Elaboramos esta matéria porque certos modelos do Picasso têm a bateria instalada embaixo do banco do motorista, o que dificulta muito fazer uma chupeta de emergência, no caso da bateria estar arriada. Nesse post ensinamos como fazer uma chupeta no Citroen Picasso. Mas no caso de dúvidas, sempre procure a ajuda de um profissional.

Como fazer uma chupeta no Citroen Picasso

              Local esquisito, não é?

Como fazer uma chupeta no Citroen Picasso

Mas a fábrica providenciou locais para recarregar a bateria sem precisar de levantar o banco, aliás uma tarefa complicada até para profissionais.

Abra o capô do seu Citroen Picasso.

Como fazer uma chupeta no Citroen Picasso

Note o objeto vermelho, na direita da imagem. Existem dois parafusos bem à esquerda desse objeto vermelho. São parafusos energizados que se ligam por cabos à bateria Ou seja: é como se fosse o polo positivo da bateria. Já o negativo é perto da fechadura do capô e está bem visível e com a informação adequada.

Como fazer uma chupeta no Citroen Picasso

   Note também esta imagem

Em seguida, pegue seu cabo de chupeta e proceda como se esses pontos fossem os polos da bateria. Ligue a garra vermelha no parafuso que tem o sinal + , sem um círculo, e a garra negativa no ponto perto da fechadura (tenha certeza da presença dos sinais de + para o positivo e o de – para negativo). O restante do procedimento é o mesmo que explicamos na matéria: como fazer uma chupeta em bateria arriada. Para trocar a bateria deste carro veja este post. Tudo deve ser feito com a maior atenção. Baterias são fontes de energia, e de muita energia. Podem ocorrer curtos com queima de equipamentos do carro e até queimaduras em quem está realizando o serviço. Por isso insistimos: no caso de dúvida chame um profissional.

Como fazer uma chupeta no Citroen Picasso

    Sempre use este cabo com segurança

Hoje em dia existem no mercado baterias portáteis que são muito mais eficientes do que o cabo da foto acima. O preço delas é bem em conta e já experimentei até em bateria arriada de caminhão. E funcionou bem.

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook