Fusíveis do Gurgel X15

O Gurgel X-15 é um veículo utilitário nacional fabricado nos anos 80 e 90, muito usado para trilhas, forças armadas e uso rural. Como era um carro robusto e simples, o sistema elétrico do X-15 também é básico e fácil de entender.

Abaixo está um guia completo da lista de fusíveis do Gurgel X-15, incluindo localização da caixa de fusíveis, tipo de fusível e amperagem recomendada:

 

Onde fica a caixa de Fusíveis do Gurgel X-15?

Fica no painel interno, geralmente do lado esquerdo, abaixo do volante, protegida por uma tampa plástica ou metálica simples.

Basta abrir a tampa da caixa de fusíveis puxando cuidadosamente para frent

Tipo de Fusível Utilizado neste Gurgel

O Gurgel X-15 utiliza fusíveis cilíndricos de porcelana ou plástico (tipo “padrão antigo brasileiro” e VW da época).
São os fusíveis do tipo torpedo ou vidro, que eram comuns nos veículos nacionais da década de 70 e 80.

 

Tabela de Fusíveis do Gurgel X-15

 

1 Faróis (Baixo) 8 A ou 10 A
2 Faróis (Alto) 8 A ou 10 A
3 Lanternas Dianteiras e Traseiras 5 A
4 Luz de Placa / Painel / Iluminação 5 A
5 Limpador de Para-brisa 10 A
6 Buzina 8 A ou 10 A
7 Setas e Pisca-alerta 8 A ou 10 A
8 Rádio (se equipado) / Acessórios 5 A
9 Motor de partida (com relé, se houver) 15 A (fusível independente ou relé separado)
10 Reserva (fusível sobressalente) –

Fusíveis do Gurgel x15

Pode haver pequenas variações

 

 

Observações Importantes

Muitos modelos de Gurgel X-15 foram adaptados e montados sob encomenda de clientes, uma praxe naquela época, então pode haver variações.

O sistema elétrico do Gurgel X-15 é muito semelhante ao do Fusca ou Kombi antiga, inclusive compartilhando fusíveis. Eu diria que é exatamente o mesmo, pois é o mesmo chassi.

Recomenda-se usar fusíveis cerâmicos, mas não  são mais fabricados. Hoje em dia encontramos de plástico, do tipo torpedo.

Cores dos fusíveis

Branco: 5 A

Vermelho: 8 A

Azul: 10 A

Amarelo: 15 A

 

Dicas de Manutenção

Verifique sempre a instalação elétrica antes de trocar um fusível queimado. De preferência leve em uma auto elétrica conhecida e com experiência em carros antigos.

Jamais substitua fusíveis queimados por fusíveis de amperagem mais alta do que a recomendada, pois isso pode causar incêndios ou danos no chicote. Se queimar novamente, não insista. Existe um curto e deve ser reparado. Sempre tenha fusíveis reservas, principalmente deste tipo que cada vez são mais raros. Lembrando que adaptações podem ser feitas em toda a parte elétrica, mas você vai perder a originalidade.