O que significa “Volkswagen” ?

Todo nome de uma empresa tem um significado. Muitas vezes leva o nome ou sobrenome da família ou do fundador. Mas também pode ter um significado do serviço que presta ou do produto inicial que ficou famoso no mercado. Não raramente o produto fabricado acaba sendo mais reconhecido pelo nome do fabricante do que do inventor do mesmo.

Continua após a publicidade..

Parece que foi isso que ocorreu com a Volkswagen, fábrica de carros de origem alemã que é uma potência nos nossos dias. Fundada em uma época de guerras mundiais, a Volkswagen foi usada como propaganda de força política e forte apelo popular.

O que significa Volkswagen

“Carro do povo”, algo como o famoso carro popular brasileiro, que poderia ser qualquer um que não ultrapasse um preço máximo estipulado pelo governo. No caso alemão, o carro foi um projeto para que povo alemão, sofrido pelo período entre guerras, pudesse ter acesso econômico.

Continua após a publicidade..

O primeiro modelo foi o fusca, um projeto Porsche. O interessante é que o nome Volkswagen foi adotado oficialmente pela fábrica somente em 1946, depois da guerra e com uma diretoria inglesa. Mas a fama de carro do povo, forte e resistente, além de barato, continuou por décadas.

 

O que significa "Volkswagen" ?

 

Continua após a publicidade..

Durante duas décadas a Volkswagen montou apenas modelos  tipo Fusca. Seus projetos militares foram abandonados, pelo menos para o grande público da época. Somente a partir de 1950 que a fábrica começou a produzir outros tipos de modelos, como a Kombi ou o “transporter”, que servia para transportar mercadorias.

Com o tempo, a fábrica do “carro do povo” se tornou campeã de vendas com modelos que fizeram história em  várias fábricas espalhadas pelo mundo. No Brasil o Fusca é um destaque até os dias de hoje. Não é mais fabricado, mas quase adentrou o século 21 na linha de montagem. É um carro querido pelo povo brasileiro.