Quer saber quais são os fusíveis do Gol G8? Neste post temos uma lista dos fusíveis do modelo G8, que abrange o período entre 2019 e 2023. 

Também publicamos aqui os acessórios e componentes eletrônicos que equipam este carro. Notem que existem os mesmos acessórios em outros fusíveis. Isso pode significar apenas uma opção da montadora ou um fusível para o mesmo acessório (como a bomba de combustível), mas do relé ou interruptor dele.

A amperagem deles ou está gravada no próprio fusível, ou pode ser indentificada pelo codigo de cores.

fusíveis do gol g8

Fusíveis do Gol G8

1 – Módulo da transmissão automática. Protege a parte eltrônica do câmbio automático

2 – Módulo do sistema de conforto – Rádio

3 – Farol de neblina. Ou farol de milha original de fábrica

4 – Sem uso

Continua após a publicidade..

5 – Airbags. Se queimar, a luz do Airbag acende, indicando que ele está fora de ação em caso de batida ou acidente

6 – Desembaçador traseiro (vidro)

7 – Ignição 

8 – Alavanca da transmissão automática (se equipado)

9 – ABS

10 – Rádio – Carregador de celular por tomada USB

11 – Sem uso

12 – Iluminação interna – Luz de posição (faroletes) pela BCM

13 – Alavanca da transmissão automática

14 – Retrovisor elétrico. Este fusível protege o motor que regula o retrovisor. É um para os dois lados.

15 – Polia elétrica do ar-condicionado. Também pode ser considerado o fusível do ar

16 – Alarme

17 – Travamento principal

18 – Limpador do vidro traseiro 

19 – Setas – Multifunções do volante 

20 – Tomada de scanner da injeção – Altura do retrovisor elétrico 

21 – Seta – Luz de freio (Todas)

22 – Módulo Conforto (Acessórios acionados por controle, etc.)

23 – Farol de neblina

24 – Relé do controle elétrico – Relé da bomba de combustível 

25 – Limpador do para-brisa – Bombinhas dos injetores de água do para-brisa (traseiro e dianteiro)

Continua após a publicidade..

26 – Injeção (módulo)

27 – Faroletes lado direito 

28 – Painel de instrumentos 

29 – Bomba de combustível (note que existem dois fusíveis para a bomba, um do relé dela e outra da própria bomba)

30 – Sistema de partida a frio (reservatório flex) – Bomba do reservatório – Partida por aquecimento (se equipado)

31 – Farol alto esquerdo e direito – Luz azul no painel indicando luz alta acesa

32 – Farol baixo lado esquerdo – Farol baixo e farol alto lado esquerdo com uso de BCM

33 – Luz de ré. Também pode ser da câmera de ré, principalmente se não for original de fábrica

34 – Espelho elétrico (retrovisor) interno – possível relé de bomba de combustível – Sistema de ajuda de estacionamento (alarmes indicadores de proximidade ao estacionar) – Relé do ar-condicionado – Partida a frio – Módulo de controle do veículo (motor)

35 – Vidros elétricos – Altura do retrovisor elétrico lado direito

36 – Interruptor das luzes (farol, farolete etc)

37 – Buzina

38 – Ventilador interno

39 – Farolete lado esquerdo

40 – Bicos injetores – Sensores dos pedais de freio e embreagem

41 – Sonda lambda – Canister

42 – Limpadores do para-brisa

43 – Farol baixo lado direito –  Farol baixo e farol alto  lado direito com uso de BCM

44 – Tomada 12 V ou acendedor de cigarro (se equipado)

45 – Unidade elétrica 

Onde fica a caixa de fusíveis do Gol G8?

Todos os fusíveis ficam em um compartimento, a caixa de fusíveis. O que reparei em minha oficina é que quase sempre o dono do carro não faz a menor ideia de onde ela fica, tanto no Gol, como em outros modelos.

É muito importante saber a localização desta caixa, visto que, alguns fusíveis, qualquer um pode trocar, a não ser se ele voltar a queimar.

Continua após a publicidade..

Ela fica no painel, à esquerda do motorista, na parte de baixo. Em caso de dúvidas, o manual indica o local exato. Alguns fusíveis, que chamo de principais, ficam no compartimento do motor; ou em uma caixa à parte ou no polo positivo da bateria.

Como são os fusíveis do Gol G8?

Robustos e bem dimensionados pela fábrica. Suportam bem as calorias dos acessórios, que pode até derreter um fusível. São tipo lâmina, algo bem comum no mercado de peças, e se diferenciam por cores que simbolizam a amperagem ou potência do fusível. Ou seja: cada fusível no seu quadrado!

ATENÇÃO: Nunca mude a cor do fusível que queimou. Isto pode danificar seriamente seu carro.

Que ano é o Gol G8?

Pergunta interessante, visto que a maioria dos motoristas desconhece os anos das gerações do Gol. O “g” significa exatamente isso: a geração do Gol. Temos 8 como número, embora tenham apenas 3 gerações, e são divididas quando acontece uma ou várias alterações em relação à geração anterior, como novas tecnologias, acessórios, etc.

No caso do Gol g8, esse nome abrange os modelos fabricados entre 2018 e 2023, indicando que eles são praticamente idênticos ou da mesma geração.

Para quem trabalha diretamente com esse veículo, é muito importante saber que geração ou que ano é o Gol. Eu mesmo já tive esta dificuldade por diferenças mínimas entre eles, como o diagnóstico de injeção, por exemplo.

Até os fusíveis do Gol g8 mudam em relação a gerações anteriores, o que pode confundir a gente.

Gol 2023: Tecnologia e Acessórios para uma nova Experiência com modelos da Volks.

Se você também é um apaixonado por carros e está sempre em busca das últimas novidades do mercado automobilístico, com certeza já ouviu falar do Gol modelo 2023. Este carro da Volkswagen tem tecnologia de primeira e uma lista de acessórios que vai fazer sua experiência ao volante de um Gol bem mais interessante.

A principal novidade deste modelo é a sua tecnologia embarcada, com um sistema eletrônico de conforto de última geração e uma série de recursos e funcionalidades diretamente no painel do carro.

Sendo compatível com Android Auto e Apple CarPlay, nós podemos conectar smartphones e ter acesso a aplicativos de navegação, música e muito mais.

O Gol 2023 também conta com um sistema de som de alta qualidade, para que você possa curtir suas músicas favoritas. 

Quantos quilômetros por litro faz o Gol g8?

Pode parecer que essa pergunta não tem nada a ver com os fusíveis do Gol G8, mas tem relação com antigos e novos acessórios que podem equipar este carro. Estes, sim, estão protegidos por fusíveis.

Uma maneira que faço para descobrir novos acessórios é contando o número de fusíveis e comparar com outros modelos do Gol. Um exemplo: Um Gol G3 pode ter ar-condicionado com tecnologia mais antiga do que um Gol G5 ou mesmo o G8, deste post. Isso pode interferir no consumo, aumentar o número de fusíveis só para o ar, mostrando a importância dos acessórios no desempenho do carro.

No caso do Gol G8, que é a terceira geração de fato, o consumo do motor, usando álcool, é de 9 km por litro na cidade e 10 km por litro na estrada. Pode variar se usar acessórios que pesam no motor, como o ar (aumenta o consumo).

No caso de uso de gasolina, o consumo na cidade pode ser de 13,5 km por litro e 14 km na estrada. Lembrando essas que são médias e já ouvi muitas reclamações sobre consumo alto em todas as situações que citei. Esta variação também depende da mistura de combustíveis, no caso do carro flex, na qualidade do combustível, que pode variar muito de posto para posto, e, como dito, no uso de acessórios que atuam diretamente no motor.

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.