Inverno chegou. E, não muito estranhamente, as vendas de baterias novas aumentam. Talvez seja a melhor época do ano para os lojistas desse ramo. Não temos em nosso país um inverno tão rigoroso como o da foto abaixo. Mas as temperaturas por aqui caem o suficiente para exigir mais da bateria do seu carro. É mais comum uma bateria arriar ou descarregar em uma manhã fria de inverno, ou até mesmo do outono brasileiro, do que em épocas de calor.

bateria de carro descarrega no frio

Por que a bateria do carro descarrega no frio?

A função inicial e mais pesada da bateria é girar o motor de partida e esse, por consequência, gira o motor até que  o ciclo da ignição se complete e o motor funcione por si só. Um motor de partida é um equipamento poderoso que precisa de muita energia para acionar o motor do seu carro.

Mas normalmente nós entramos em nosso carro e o ligamos, iniciando uma tranquila viagem sem sequer saber do que citamos acima. O problema é quando fatores como o frio, combustível misturado, usar exclusivamente álcool no tanque, não dar manutenção na partida a frio, e por fim uma bateria já com mais de dois anos de uso, se misturam, dificultando a antes leve e tranquila partida que acontecia.

Alguns ainda dizem que o frio enfraquece a química da bateria. Pode até ser, mas talvez na Noruega, ou em lugares frios como a Groenlândia. Aqui em nosso país, mesmo no forte frio do sul, uma bateria nova e top de linha consegue girar o motor do seu carro desde que as outras situações citadas sejam melhoradas. Como?

O que fazer para a bateria não arriar no frio

1Procure usar somente gasolina no seu Flex durante frio intenso. Ela já vem com 27% de álcool em sua composição, o que já é um fator contra.

2 – Mantenha a partida a frio do seu Flex sempre abastecido, de preferência com gasolina aditivada. Afinal é apenas um litro!

3Não confie em uma bateria de carro com mais de dois anos. (para carros de passeio) Lembre-se que a maior garantia do mercado é de um ano e meio. Por que será?

Outros fatores podem ser defeitos no motor de partida ou no alternador. Mas isso é comum nos carros mais antigos. Feito isso, além das “manhas” que somente o dono do carro conhece, você sempre terá uma bateria forte para enfrentar o “rigoroso” inverno brasileiro.

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