Fusíveis da Brasília

A Brasília é um carro antigo, uma Variant da família do Fusca. Sua parte mecânica é muito semelhante, assim como a Kombi, Variant e outros com motor refrigerado a ar. Acontece o mesmo no caso da parte elétrica com pequenas mudanças entre os modelos. Nesse post vamos publicar a lista de fusíveis da Brasília.

Localização e lista de fusíveis

A caixa de fusíveis é tipo de pressão, com fusíveis de cerâmicas ou corpo de plástico. O filamento do fusível fica preso nesse corpo.  Na Brasília a caixa de fusíveis fica a direita do volante embaixo do painel, lado esquerdo. A leitura é feita da direita para esquerda, ou seja: o primeiro fusível é o primeira da esquerda para direita. Podemos ter até doze fusíveis. Os fusíveis 3, 4 e 5 são de 15A, o resto é de 8A. Os fusíveis da Brasília são facilmente encontrados em lojas de peças.

fusíveis da brasília

Continua após a publicidade..

Lista e funções

1 – Luz de freio

2 – Seta, luz de ré, limpadores de para-brisa

3 – Buzina e ventilador interno (opcional)

4 – Livre

Continua após a publicidade..

5 – Iluminação da cabine ou luz de advertência

6 – Radio – Relógio – Relé do farol

7- Farol alto esquerdo e luz indicadora de farol alto (luz azul no painel)

8 – farol alto lado direito

9 – Farol baixo esquerdo

Continua após a publicidade..

10 – farol baixo direito

11 – Faroletes ou lanternas lado esquerdo

12 – Faroletes ou lanternas lado direito e luz de placa

 

Como visto acima, são fusíveis simples com ligações também simples. A caixa é acessível e também possui uma tampa plástica para proteção dos fusíveis. Se um fusível da sua Brasília queimar, não insista se o novo voltar a queimar. Existe um curto no circuito que deve ser reparado. Também jamais aumente a potência do fusível. Isso pode causar sérios prejuízos no carro. Trabalhe sempre com a bateria do carro desligada para evitar erros e curtos em outras partes do carro. Desligue sempre o negativo da bateria.