Fusíveis do Gol G6 (o G5 modernizado)

Por  Fernando Ivanenko.  Técnico com 35 anos de experiência em elétrica automotiva.

Aos que estão com pressa ou em emergência, segue a lista dos fusíveis

Fusíveis tipo filamento

(Fusíveis no compartimento do motor. Veja no fim do post)

Da esquerda para direita (olhando o carro de frente):

1 – Alternador – Protege o circuito eletrônico do alternador em caso de curto direto ou interno dele.

2 – Alimentação ou corrente do compartimento interno. Se queimar o carro fica sem energia em quase tudo.

3 – Ventoinha do radiador – Protege a segunda velocidade da ventoinha.

4 – Sem uso. Pode ser adaptado para algum acessório com corrente direta da bateria.

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5 – Sistema de ABS.

6 – Partida do E-flex (aquecida)

Fusíveis tipo lâmina no compartimento do motor do GOL G6

Eles ficam em fila, à esquerda dos fusíveis de filamento e também em cima da bateria, seguindo a numeração.

De cima para baixo:

7 – ABS

8 – Ventoinha do radiador (primeira velocidade)

9 – Módulo e acessórios de conforto.

10 – Módulo do motor.

11 – Esse fusível protege a bomba hidráulica da caixa automática (se equipado).

12 – Caixa automatizada (se equipado).

Fusíveis da cabine do Gol G6 – Lista e funções

1 – Caixa automática

2 – Módulo do sistema de conforto

3 – Farol de neblina (BCM)

4 – Farol de milha

5 – Airbag – Módulo

6 – Desembaçador do vidro traseiro

7 – Ignição

8 – Cambio ou seletor da transmissão (carro com caixa automática)

9 – Módulo do freio ABS

10 – Rádio -Sistema de som

11 – Sirene ou buzina do alarme do carro

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12 – Iluminação da cabine – Luz de posição

13 – Câmbio da caixa automática (seletora)

14 – Retrovisor externo elétrico

15 – Ar-condicionado (embreagem elétrica dele)

16 – Alarme do veículo

17 – Travas do carro

18 – Limpador de para-brisa traseiro

19 – Setas e funções do volante

20 – Plug de diagnóstico de injeção – Retrovisores, no caso o rebaixamento de alguns modelos

21 – Setas – Luz indicadora de freios

22 –  Módulo de conforto

23 – Farol de neblina

24 – Relé da central elétrica – Relé da bomba de combustível do tanque

25 – Limpador de para-brisa dianteiro e seu esguicho de água

26 – Injeção eletrônica

27 – Farolete lado direito

28 – Instrumentos do painel (Painel)

29 – Bomba de combustível – (também tem o fusível do relé – 24 ou 34)

30 – Partida a frio – Bomba da partida a frio – Partida aquecida – Outros sistemas do sistema total flex

31 – Farol alto dos dois lados e luz azul indicadora de farol alto no painel

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32 – Farol baixo lado esquerdo – Farol baixo e alto lado esquerdo da BSM

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33 – Luz de ré e alguns acessórios instalados ligados ao engatar a ré

34 – Várias funções que podem variar – Relé da partida a frio – Relé da bomba de combustível – Módulo de ajuda de estacionamento (sensor de estacionamento) – Relé do ar – Módulo do motor e dos retrovisores

35 – Módulo dos vidros elétricos 

36 – Interruptor de luzes

37 – Buzina

38 – Ventilador interno

39 – Farolete lado esquerdo

40 – Bicos injetores – Sensor do pedal de embreagem – Interruptor de luz de freio ou senso eletrônico do mesmo (no pedal)

41 – Limpador de para-brisa

42 – Tomada 12 Volts

42 – Caixa ou módulo elétrico do carro

 

No ano de 2012, o Gol G5 ganhou novos faróis, além de linhas novas na frente. Os faróis eram do Fox. O carro ficou mais moderno, e “ganhou” o apelido de Gol G6 dos revendedores para chamar atenção do consumidor. Foi lançado em 2012 como sendo modelo 2013, algo bem comum no meio das montadoras. Também podemos ter variações elétricas e eletrônicas, como no caso dos fusíveis do Gol G6.

O procedimento correto, no caso de equipamentos de um carro com os fusíveis do Gol, é consultar o manual. Ali tem informações da fábrica de como trocar e também fotos com localização e ordem de cada fusível. Mas, na falta do manual, o que é bem comum no Brasil, uma lista pode ser consultada.

É o que publicamos neste post: os fusíveis do Gol G6. Nossa intenção é ajudar a todos os motoristas de maneira prática e rápida, principalmente para um caso de emergência. Profissionais de elétrica automotiva também são ajudados.

É bom lembrar que o manual completo está disponível no site da montadora. Nunca se arrisque em caso de dúvidas na hora de trocar ou tentar resolver um problem elétrico. No caso de o fusível queimar novamente, não insista na troca. Pode existir um curto circuíto na parte elétrica protegida por este fusível. Aliás, ele existe exatamente para proteger no caso de um curto. Nesse caso um eletricista experiente deve ser consultado.

Caixa de fusíveis do Gol G6 no compartimento do motor

Eles ficam em cima da bateria e podem ser tipo lâmina e também de filamento. Para saber a amperagem, basta conhecer o código de cores dos fusíveis (VEJA AQUI)

 

fusíveis do gol g6

Fusíveis mais usados tipo lâmina

 

VEJA AQUI COMO TROCAR UM FUSÍVEL

Pode existir variações entre modelos e anos. Alguns fusíveis podem simplesmente não ter no seu Gol como pode indicar a lista. Mas isso só significa que determinado acessório não está instalado no seu carro.