Defeito em rádio de carro

Um defeito em rádio de carro pode ser algo simples, que nós  podemos reparar. Alguns defeitos podem exigir que se retire o rádio do painel, o que envolve ferramentas especiais e experiência. Nesse caso é melhor levar até uma loja especializada, pois pode quebrar partes do painel do carro.

Mas existem defeitos elétricos onde não é preciso retirar o rádio para reparar. Existe uma lógica de testes elaborada pela fábrica que pode ajudar. Nesse post explicamos um passo a passo para tentar resolver um defeito mais simples no rádio do seu carro.

Continua após a publicidade..

Leia também

Seguro de carro da Caixa é confiável?

O primeiro passo é ter o manual do carro em mãos. Caso não tenha, procure por um na internet. São bem comuns. Ou entre na nossa página de fusíveis. Ali temos muitas listas numeradas de vários modelos nacionais, inclusive carros antigos (VEJA AQUI).

Defeito em rádio de carro

Continua após a publicidade..

Dicas para descobrir o defeito

1 – Fusível queimado na caixa de fusíveis. É nesse caso que devemos consultar o manual para localizar o fusível do rádio. Consulte o índice que fica nas últimas páginas procurando pela parte de fusíveis.

2 – Retire o fusível para um exame visual. Olhe contra a luz e observe se o filamento está rompido. Nesse caso o fusível está queimado. Troque por um igual, da mesma cor. Não insista se o fusível voltar a queimar (veja aqui).

3 – O rádio ou Cd acende, mas não funciona. Verifique se aparece a palavra CODE no visor. Nesse caso a bateria foi desligada. Também devemos recorre ao manual. Procure por um cartão que vem separado do manual. Nele existe um código (CODE) que deve ser digitado no rádio. Segue uma lógica bem simples, é só ler atentamente o procedimento.

Continua após a publicidade..

4 – Fusível fora da caixa de fusível. Nesse caso podemos ter dois tipos: um fusível ligado em linha (instalação não original) ou um ou dois fusíveis na parte de trás do rádio. Nos dois casos tem que retirar o rádio do local, o que implica em recorrer a um profissional.

5 – Rádio queimado. É bem mais comum do parece. Depois de testado os fusíveis, fiação e tomada do rádio, é muito provável que tenha queimado a saída de som dele. Os alto-falantes também podem queimar. Mas nesse caso é mais raro queimar todos.

6 – Fiação com defeito. A tomada traseira do rádio pode se soltar ou até mesmo soltar um fio dela. Mas também pode apresentar defeito no lado do chicote que entra na caixa de fusível. É um caso de procura.

Um rádio, ou sistema de som pode ser de várias marcas. Também podemos melhorar a instalação e equipamentos que compõe o sistema. Um rádio e alto-falantes de qualidade duram mais, além de uma ter qualidade bem superior.