Veraneio – D10 e C10

A Veraneio é um carro família, tipo SUV. Foi fabricado no Brasil de 1964 a 1994 e foi literalmente um carro “revolucionário” pelo tamanho que transportava até nove passageiros, além da bagagem. Tanto é que o slogan de propaganda era “A prova dos nove”. Até 1969 tinha o nome de C1416. Talvez seja por isso que suas “irmâs” ainda tem o nome de C10 e D10.

Alguns podem associar a Veraneio com a opressão, polícia e bombeiros. Mas era de fato um carro de Veraneio, férias de família e era muito visto nas praias. Chamava muita atenção por onde rodava e podia ser visto como carro de luxo

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A Veraneio tem um motor 6 ou 4 cilindros em linha e cambio no volante. Sua parte elétrica era típica dos modelos da Chevrolet da época: fios grossos, alguns relés, uma caixa de fusíveis que também equipou alguns modelos do Opala.

VEJA AQUI OS FUSÍVEIS DO OPALA

Mas o papo aqui é sobre os fusíveis que equipam a Veraneio. Também servem para C10 e D1o. Basicamente a caixa de fusíveis era um suporte para vários fusíveis de vidro com pouca variação de amperagem. São poucos devido a tecnologia da época que era de poucos acessórios.

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Veraneio  similares e seus fusíveis

Na foto abaixo vemos a localização da caixa de fusíveis da Veraneio. Também lemos algumas explicaçôes valiosas da fábrica sobre os fusíveis.

Nessa outra imagem temos a lista de fusíveis da Veraneio. Na tampa vem escrito qual são os acessórios. Mas na falta dela é só seguir a lista de cima para baixo.

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Veraneio D10 e C10

Para trocar os fusíveis da Veraneio D10 e C10, basta retirar a tampa da caixa de fusíveis. Os fusíveis de vidros também estão encaixados. Para tirar um deles não use ferramenta metálica, pois pode provocar curto. Se não houver outro meio desligue o negativo da bateria. Um fusível de vidro pode queimar seu filamento e isso é bem evidente. Basta uma inspeção visual. Mas ele pode queimar nas pontas com o derretimento da solda. Nesse caso quase sempre o fusível sai quebrado, separado das pontas metálicas. Outra opção é testar com lâmpada de testes.

VEJA AQUI COMO TESTAR UM FUSÍVEL