Viajar de carro de carro ou outro meio de transporte?

É notório o amor que o brasileiro tem por uma carro. Muitas vezes ele é tratado como um membro da família. Obviamente que tudo isso tem um custo: manutenção periódica, manutenção preventiva, e, o que nos interessa nesse post, uma manutenção de viagem. Viajar de carro também é uma das paixões do nosso povo. Somos um país tropical com um litoral imenso e cheio de praias como atração turística. Também somos um país de dimensões continentais, o que significa variedade de clima, cidades quentes e cidades frias. Tudo é uma tentação para quem gosta de viajar de carro.

VEJA AQUI COMO PROGRAMAR UMA VIAGEM DE CARRO

Grandes distâncias podem sugerir viajar de ônibus, por exemplo, que é mais barato. Ou de avião que é mais caro, mas muito rápido. Porém, economizar muito pode transformar a viagem em algo mais cansativo. Já aviões são mais para negócios, para quem tem pressa em resolver algo. Mas viajar de carro é uma aventura. Liberdade é o outro termo para quem viaja de carro. Podemos ir e vir sem nos preocupar com a existência de transporte e horários ficam mais flexíveis. Porém, isso tem um custo diferenciado.

viajar de carro

Viajar de carro e seus custos

Não são baixos. Afinal, conforto exige custos a mais. Um deles é a preparação do carro para uma viagem. Uma manutenção assim é bom, mas bem mais minuciosa e cara. Uma solução nesse caso seria manter todas as manutenções do seu carro em dia. Pneus devem ser bem novos, calibrados e rodas alinhadas. O motor deve estar em perfeitas condições de uso. Freios e outros itens de segurança também entram nessa lista de cuidados e tudo tem custo. Outro fator é que o carro vai se desgastar ao fim da viagem, o que implica em uma revisão pós-estrada. Existe alguma alternativa?

Viajar de carro -Vantagens de alugar um veículo

Existem várias sugestões de usar um carro alugado para viajar. Uma delas é ir de avião e alugar um carro no local (tem que ser feito com antecedência). Nesse caso o custo da passagem de avião vai depender da oferta e procura.

  • Viajar de carro com amigos pode ser muito bom. Se o carro for alugado as despesas podem ser divididas, assim como a condução do carro na viagem. Nesse tipo de viagem, o carro pode ser maior, mais confortável também.
  • Porta-malas. Pode parecer estranho, mas alugar um carro possibilita escolher o modelo. Escolher um com porta-malas maior é uma boa ideia, principalmente se o nosso carro não tem um porta-malas grande.

viajar de carro

  • A liberdade de poder escolher o modelo é uma das grandes vantagens de viajar com um carro alugado. Podemos “dimensionar” o modelo conforme a viagem. Um modelo compacto pode ser alugado para viagens solitárias ou curtas. Um carro dos sonhos também pode ser alugado, como uma Van ou um carro mais luxuoso e completo. Viajar de carro alugado pode ser a realização de um sonho, mesmo que temporário.
  • Outros fatores: não precisamos de nos preocupar com manutenção e documentação do carro. Também teremos a mesma liberdade que teríamos viajando com um carro próprio. Pode ser um custo que compensa em tudo: economia e alegria de ter uma viagem de férias tranquila.

Uma dica final é escolher bem a locadora de carros. Ela tem ser conceituada no mercado com boas referências. Um bom site para saber isso é o Reclame aqui. Opiniões e experiências de amigos e familiares podem ajudar muito. Pesquise sempre.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.