Luz do teto do carro não acende

Então a luz interna do seu carro parou de acender assim: do nada, de uma hora para outra. E pior: talvez sejam duas ou três luzes, no mesmo lugar, que se apagaram. É uma situação que tem que ser resolvida, pois outros equipamentos do carro também podem parar em conjunto com a luz teto. E normalmente sentimos a falta da luz interna a noite, quando mais precisamos, naquela hora de preencher um cheque ou digitar a senha do cartão em um posto de gasolina. E quase sempre este defeito também deixa o porta-malas na escuridão, assim como o porta-luvas.

Continua após a publicidade..

Luz do teto do carro não acende

Mas não é um defeito complicado como pode parecer. A solução pode estar ao seu alcance, bastando um pouco de vontade. O primeiro passo é entender que quando um sistema elétrico, ou parte dele, para totalmente, quase sempre é porque a energia foi interrompida propositalmente.

Luz do teto do carro não acende

Continua após a publicidade..

Porém, não foi uma tomada como a da foto que foi desliada, mas algo que tem uma função parecida de energização.

Luz do teto do carro não acende

Um fusível como um destes acima muito provavelmente estará queimado. Mas como queimou? A “mão” de quem desligou este fusível?

Luz do teto do carro não acende

Continua após a publicidade..

A resposta e exatamente o que você imaginou vendo a foto acima. Este fusível pode ter queimado por um ato seu, ou de algum passageiro que também usa do seu carro. Como? Quando ligamos o carregador do GPS, ou outros carregadores, no acededor de cigarro, existe uma grande possibilidade de queimar o seu fusível. E o fusível do GPS costuma sempre ser o mesmo que alimenta a luz interna e suas acompanhantes. A dica é: introduza o carregador sempre com a chave do carro desligada, e faça o mesmo para retirá-lo. A maioria dos carros só energizam o acendedor com a chave ligada.

Valeu a dica? Então veja mais neste link.