Estepe

 

Cuide do pneu reserva do seu carro

Continua após a publicidade..

A maioria dos motoristas se preocupa com os quatros pneus que rodam no carro. Fazem uma inspeção visual, calibram em postos de gasolina, e até alinham e fazem o balanceamento das rodas. Mas qual é primeira coisa que fazemos quando um pneu do carro fura? Resposta óbvia: procuramos o estepe e o encontramos escondido e esquecido de uma boa manutenção.

Estepe

Certas medidas preventivas podem evitar que o motorista tenha dois problemas em tal situação: dois pneus vazios. Aliás, é um GRANDE problema, pois não existem dois estepes em um carro. A solução é lembrar que todo veículo tem, de fábrica, cinco pneus e todos devem receber manutenção idêntica. Além da aparência evidente de bom estado (não estar careca e sim com sulcos bem visíveis) todo pneu tem data de validade, ou vida útil conforme explica o fabricante. Depois de certo tempo, mesmo que sem uso, os pneus deformam e esvaziam com mais frequência, alem da piora da qualidade borracha

               veja AQUI matéria sobre revisão para viagem

Continua após a publicidade..

Macete: se o pneu estiver “gastando” mais de um lado do que do outro, também é necessário alguns ajustes no alinhamento das rodas. Procure uma oficina de confiança e aproveite e troque os quatros pneus.

Estepe

Compare o estado dos dois pneus acima.

Lembre-se: um pneu reserva sempre será reserva e nos modelos mais novos de automóveis eles devem ser usados somente para ir até um borracheiro e consertar o pneu principal. DE FORMA ALGUMA SE DEVE USAR O ESTEPE COMO PNEU PRINCIPAL!  Ele não foi dimensionado para isso.

Continua após a publicidade..

Estepe

Alguns modelos tem estepes bem distintos dos pneus principais.

A calibragem (valor ao se encher um pneu) deve ser a especificado no manual do automóvel. E O ESTEPE TAMBÉM DEVE SER CALIBRADO! O interessante é que existem várias calibragens para o mesmo pneu, dependendo do peso a ser transportado e até do piso da estrada ou rua rotineira do motorista. O pneu reserva tem que ser tratado como um novo ou até estar em melhor estado, pois não é usado diariamente. Estepe mal cuidado pode provocar acidentes!

VEJA AQUI A DURABILIDADE DE UM PNEU ESTEPE