Como usar corretamente o ABS do seu carro

Como usar corretamente o ABS do seu carro

O ABS (sistema anti-bloqueio das rodas) é um dispositivo veicular que funciona combinado com os freios do carro, impedindo o bloqueio das rodas em uma freada. Isso permite que o motorista tenha um controle melhor da estabilidade durante a freada, diminuir ou melhorar o espaço da frenagem e usar plenamente as qualidades e funções dos pneus. Então, é essencial saber como usar corretamente o ABS do seu carro.
Tudo é comandado por uma central eletrônica que recebe sinais de sensores instalados na roda, determinando qual é a melhor pressão que os cilindros de freio devem receber da central hidráulica que também compõe o sistema de ABS.  Muitas vezes a luz do ABS acende exatamente por causa destes sensores que talvez tenham que ser substituídos. Mas isso também envolve a qualidade das peças que colocamos no nosso carro durante uma manutenção, por exemplo. Por isso os pneus, pastilhas e outros componentes do freio devem ser os recomendados pelo fabricante.

sistema-abs
Repare abaixo do reservatório de óleo de freio (cor branca) os canos e o sistema hidráulico do ABS mais comum

Dica para usar corretamente o ABS do seu carro

Quando a freada é de emergência, ou uma parada súbita, o motorista vai sentir uma leve pulsação no pedal dos freios. Esse é um sinal que o ABS entrou em ação. Mas não solte o pedal e continue apertando para que a frenagem continue a acontecer e o carro usufrua das vantagens já citadas do ABS. Esta ação vai possibilitar desviar de objetos ou obstáculos com mais facilidade, pois as rodas não travam. Mas tenha em mente que esse sistema não significa segurança absoluta em uma freada, mesmo que tenha a sensação de habilidade ao volante. Por isso, sempre respeite a legislação, principalmente a parte de manter a distância regulamentada do veículo que vai a frente. Dirigir com atenção ainda é o melhor meio de prevenção de acidentes.

usar-abs

Please follow and like us:
Posted in ABS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *