Como trocar a buzina do Fox

Este post serve também para o Gol 3 em diante e outros modelos da Volks que usam um motor parecido. Quase todos são idênticos. Trocar uma buzina pode ser algo extenuante. Mas, em alguns casos, para leigos, não é impossível realizar esse serviço. É cansativo, porque a maioria delas fica na parte de baixo do carro, atrás do para-barro, ou mesmo escondida atrás de muitas outras peças. Algumas exigem até a retirada do para-choque do carro. Mas não é o caso do Fox, apesar de também ficar em baixo.

Continua após a publicidade..

Como trocar a buzina do Fox

Um pouco de esforço e planejamento facilita em muito o trabalho. Tudo que fazemos na vida exige isso. Eu sempre costumo dizer que, na maioria dos carros, existe uma lógica na instalação de seus acessórios e componentes em geral. Por isso foi escrito acima que um planejamento é essencial. Fazendo isso seguiremos passos que levam a um caminho, ou serviço, óbvio.

Como trocar a buzina do Fox

Continua após a publicidade..

Localizando a buzina do Fox

Para localizar a buzina do Fox,  fique de frente para  o carro. Ela está a sua esquerda, embaixo, perto do farol. Não existem capas e outros (as)  protegendo ela. Ela  está bem visível e possui uma tomada de dois fios com alavancas laterais que devem ser pressionadas para soltar a tomada. Muitas vezes ela agarra por ficar mais exposta a poeira e barro vindo do asfalto.

Continua após a publicidade..

Como esta buzina possui duas lâminas de suporte, e também duas porcas entre essas lâminas, a retirada da buzina do Fox fica mais fácil soltando as duas porcas menores que prendem o conjunto inteiro na longarina do carro. Mas uma vez lembramos para perceberem o óbvio ou a lógica do serviço.

Na foto acima estas porcas ficam na parte preta da lâmina logo depois da “curva” que a peça tem. Como dito, são duas porcas que saem com um chave de 10 milímetros. Se a buzina já foi testada e está queimada, basta trocar por um nova seguindo o sentido inverso da desmontagem. Mas lembre-se: trabalhe em segurança, sempre acompanhado de alguém e com a roda do carro calçada. Também não deixe a chave do carro ligada durante o serviço. Em caso de dúvida, procure um eletricista de confiança.