5 dicas para problemas elétricos

5 dicas para problemas elétricos

Dizer que um carro comum não é elétrico é como fazer uma soma errada.  Noventa por cento do seu carro depende da eletricidade para funcionar, inclusive o motor. Apenas este funciona também por outros meios, como a combustão. Mas mesmo assim, o motor precisa de eletricidade para funcionar. Fica óbvio que a chance maior de defeito em um carro moderno vai ser elétrico ou eletrônico.

São vários os sensores que atuam no funcionamento do motor, quase todos eles enviando informações elétricas e importantes para a central, que seria o “cérebro” do seu carro. Evidentemente que algumas falhas dependem de equipamento especial para uma avaliação e um reparo adequado. Neste post vamos alistar 5 dicas elétricas que podem ajudar a um motorista, naturalmente pouco informado, a entender o que pode estar ocorrendo com seu carro.

  • Luz de injeção acendeu

luz de injeção 3

É absolutamente comum de acontecer ultimamente. Mas nem sempre é algo grave. A grande dificuldade dos técnicos neste caso é não conseguir interpretar o diagnóstico e simplesmente trocar a peça que acusou defeito no Scanner. Depois de alguns dias, ou até de horas, a luz da injeção acende de novo. A dica neste caso é perguntar. Pergunte se algo a mais está acusando outra peça, como por exemplo: o local do sensor de rotação está limpo? O combustível pode acusar defeito em sonda lambda? Não seria influência do catalizador? (no caso de acusar sonda). Peça que ao mecânico (de confiança) que verifique o estado das velas e cabos. Isso também faz a luz de injeção acender. Aliás, é parte da manutenção do carro trocar velas e cabos baseado em tempo e rodagem. Veja mais sobre esta parte na categoria “injeção eletrônica” do nosso site.

  • Bateria fraca

Nem sempre uma fraqueza na bateria significa que ela está com defeito. Do mesmo modo quando a luz da bateria acende não é necessariamente defeito nela, e sim no alternador. Ela acende para indicar ao motorista que, enquanto estiver acesa, a bateria não está sendo carregada e o carro pode parar por falta de energia. Verificar o estado da bateria do carro também faz parte da manutenção dele, assim como fazemos com os pneus, óleo de motor e outros.

Luz de carga de bateria

Como ela fica “escondida” dos olhos do motorista (muitas vezes literalmente oculta), quando ela estraga é motivo de surpresa. Leve seu carro para um teste de bateria. Qualquer auto elétrica possui um teste de bateria e de sistema de carga (alternador). Evite deixar o carro parado por muitos dias. Não se iluda com uma bateria que liga o carro depois de uma semana parado. A descarga de uma bateria é acumulativa e o alternador não é um carregador de baterias. De preferência ligue o motor diariamente. Dez minutos ligado, e em marcha lenta, são suficientes para manter uma bateria carregada.

  • Lanterna traseira pisca como árvore de natal

Este é o chamado efeito “fantasma”. O motorista  usa da seta e quando pisa no freio ela pisca mais rápido no painel e quem está observando a lanterna percebe nitidamente que tudo pisca junto, mas com menos intensidade de luz. O diagnóstico é simples: falta de aterramento na lanterna em questão.

lanterna-de-carro-com-defeito

Basta uma inspeção visual na tomada da lanterna que encontraremos um fio (provavelmente preto) chamuscado. Muitas vezes, tanto a tomada, como a lanterna, também ficam com aspecto de queimadas. Isso acontece por que existe apenas um aterramento para todas as luzes da lanterna. Com o tempo, ele enfraquece, torra, e um sistema tenta usar o aterramento do outro, causando o efeito descrito acima. O conserto pode ser a troca da tomada e da placa das lâmpadas, ou então fazer o que se conhece em Minas como “ponte de safena”. Isso seria passar um fio por fora, ligado direto no fio preto da tomada e soldando a outra ponta na mesa de aterramento da placa de lâmpadas. Mas isso é um serviço para quem tem pelo menos um mínimo conhecimento de eletricidade automotiva, além de ser uma adaptação.

  • Lâmpada de farol queimando constantemente.

Também é algo comum. Mas o diagnóstico muitas vezes pode enganar. Não é muito comum existir um defeito crônico que queima apenas a lâmpada de um determinado farol. Tampouco um curto faria isto, porque o fusível queima neste caso exatamente para proteger todo o sistema elétrico de um farol (no caso, a lâmpada principal) . Raramente acontece de  um alternador com sobrecarga, ou jogando muita carga na bateria, queimar lâmpadas de farol. Mas não vai ser sempre a mesma ou apenas uma, e sim algumas ou todas elas, e mais alguns componentes elétricos do carro.

Foto: clubedosmonzeiros
Foto: clubedosmonzeiros

A principal causa de queima intermitente de lâmpada de farol é a sua qualidade. E isso vale também para outras luzes, como as de freio, por exemplo. Algumas marcas chamadas de “importadas” são de baixíssima qualidade e não duram muito, as vezes dias. Prefira sempre as marcas nacionais, de renome. Muitas vezes o barato pode sair caro.

  • Seta não funciona

A seta parou de funcionar. Se o alerta ainda funciona, na maioria das vezes não é relé de seta. Pois existe um relé para os dois sistemas. Um teste que tem ficado famoso aqui no Mãos ao Auto é o teste da tecla do alerta. Basta ligar a chave do carro, dar a seta para um lado qualquer, e então mexer na tecla do alerta sem acioná-lo. Se a seta piscar, ou ameaçar piscar, o defeito é na tecla do alerta.

O botão vermelho é o pisca alerta
O botão vermelho é o pisca alerta

Mas algumas setas podem parar por ter dois relés, como no caso do Corsão, ou sofrer interferência do computador de bordo, como acontece em alguns modelos da Fiat. Porém, nestes dois casos, quase sempre apenas um dos lados da seta para de funcionar, enquanto o outro continua normal. Além disso, o defeito se repete ao usar o pisca alerta.

Neste post procurei resumir alguns defeitos que mais aparecem em oficinas. Mas os links em destaque contém mais informações sobre como lidar com estes defeitos. Além disso, temos muitos outras dicas sobre os mais variados defeitos elétricos e eletrônicos. Se o leitor estiver com alguma dúvida basta perguntar nos comentários. Somos um dos sites que responde mais rápido porque gostamos do que fazemos. Abração a todos.

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This article has 14 Comments

  1. Meu palio 2005 quando eu aperto o freio do lado direito acende mais estar fraca a luz já do lado esquerdo estar forte pode me ajudar. Será que é a lâmpada fraca?

    1. Ola Robson. Obrigado por participar. Pode ser lampada quase queimando, ou errada, e também o mais comum: aterramento ruim da tomada da lanterna em questão> para confirmar isto retire a tomada da lanterna e procure por algum fio chamuscado.

  2. Amigo, tenho um A3 2001, ele as vezes quando dou seta para esquerdo ou direita, ele acende porem nao fica piscando, fica ligada. E as vezes quando aciono novamente, ele fica piscando, funcionando normal. o que pode ser?

    1. Olá Guilherme. tente o teste da tecla do alerta. Ligue a chave do carro e de seta para um lado qualquer. Quando ela parar de piscar mexa na tecla do alerta para os lados e pra cima. Observe a seta pisca ou ameça piscar. Se isto acontecer, então o defeito é na tecla do alerta. A outra possibilidade é : relé de seta cansado. Para saber tem que trocar. (podem ser dois ou um caixa elétrica completa) Abraços e obrigado por participar.

  3. ola sou douglas gostaria de sabe pq meu carro fica sem forca ja troquei cabo e vela nova fica pifando sempre gostaria de uma ajuda pode ser

    1. Olá Douglas. podem ser muitos motivos além dos cabos. Pode estar molhando as velas pela válvula que controla combustível na flauta (bicos) se o carro for injetado , combustível ruim ou até bomba. Um mecânico vai ter que fazer testes para descobrir a causa.

      1. meu carro teve o mesmo problema, após a troca de cabos e velas o problema persistiu ,fomos para o bomba de gasolina,e os sintomas pararam , fica a dica.

  4. ola sou Denismar eu tenho um corsa classic 2011 ele estar acendendo a luz da injeçao fica alguns dias e depois apaga depois volta de novo acender ja levei para mecanico ja passou o rastreador so fala defeito nao indetificado gostaria de uma ajuda sua desde ja agradeço

    1. Olá Denismar. Se o carro está normal,então é provável que seja combustível ruim. Deixe chegar na reserva e coloque uma gasolina especial. Depois ande com o carro por 11 km ou 20 minutos sem desligar ele. veja se normaliza assim. (pode ser gasolina de um posto de confiança).

  5. Olá Fernando, sou Eduardo e tenho um Fiat idea adventure 2012. Gostaria de saber se há algum problema com a parte elétrica do meu carro e como solucionar, pois a luz do display do radio (Original) apagou de uma hora pra outra e não acendeu mais. Percebo também que a luz do conta giros no painel ao dar partida no carro fica apagada, porém ao andar com o carro por alguns minutos a mesma acende (estranho). E recentemente a luz dos botões do vidro elétrico começou a piscar parecendo um pisca pisca de arvore de natal, parando de piscar após alguns quilômetros andando com o carro. Gostaria de saber se existe algum procedimento ou inspeção pra identificar esses possíveis defeitos antes de ir a uma oficina especializada. Desde já agradeço.

    1. Olá Eduardo. Grato por entrar no site. A única opção que você pode verificar sem ajuda de um eletricista é verificar se algum fusível está queimado. O alternador deve ser medido, pois excesso de carga dele causa o que você narra. Também a bateria e o aperto de seus terminais devem ser verificados. Enfim, pode ser um trabalho de procura até de um fio de aterramento bambo debaixo do painel ou atrás dele.

  6. Olá meu carro quando liga a rotação esta fraca e a luz da bateria acende e quando a luz da bateria acende se não acelero o carro morre oque devo fazer?

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