O que é um sensor de rotação

Sua função principal é medir a velocidade de rotação do motor (RPM), através de pulsos digitais captados em cima da roda dentada do virabrequim do mesmo motor repassando essa informação a central. Ele é um componente vital no sistema de injeção eletrônica do seu carro a ponto de, em alguns modelos, o carro sequer ligar, como no caso do Uno. Com o fim dos distribuidores (aquela peça onde saem ou entram os cabos de velas) o sensor de rotação passou a enviar estes pulsos (negativos)  para a central da injeção. Basicamente este sensor é um imã enrolado em uma bobina dentro de um recipiente cilíndrico e selado. Ou seja: não tem conserto,  levando a troca da da peça quando apresentar defeito. O processo de funcionamento é complexo e técnico, o que não é a intenção deste post, e sim “dar uma luz” ao motorista que pouco conhece do seu carro e de repente lhe apresentam um orçamento incluindo esta peça.

sensor de -rotaçao

Ao contrário, por exemplo, de uma sonda lambda, quase sempre o diagnóstico de defeito no sensor de rotação leva a troca da peça. Mas vale a pena inspecionar as tomadas, ou plugues que existem no meio do caminho até a central de injeção. Por ali pode haver mau contato. Muita sujeira na ponta do sensor, como barro e terra, podem causar a paralisia ou estragar esta peça. Este tipo de defeito pode fazer o motor do carro não funcionar (como se estivesse sem combustível) ou parar abruptamente. Em alguns casos o motor pode funcionar para desligar depois de alguns minutos. Outro sintoma que pode acontecer é a rotação do motor ficar irregular.

SENSOR_ROTAÇÃO_

Como toda dica que damos no Mãos ao Auto, não é recomendável trocar o sensor por um já usado e encontrado em desmanches de carros. Isto com certeza irá causar insegurança no motorista. Mesmo porque uma peça dessa, nova, como a do Uno Fire, custa por volta de 80 reais. Um preço bem acessível para uma peça que vai durar bastante tempo, além da facilidade de trocar, o que significa mão de obra (honesta) barata. Um abraços a todos.

Please follow and like us: