O que é um sensor de rotação

O que é um sensor de rotação

Sua função principal é medir a velocidade de rotação do motor (RPM), através de pulsos digitais captados em cima da roda dentada do virabrequim do mesmo motor repassando essa informação a central. Ele é um componente vital no sistema de injeção eletrônica do seu carro a ponto de, em alguns modelos, o carro sequer ligar, como no caso do Uno. Com o fim dos distribuidores (aquela peça onde saem ou entram os cabos de velas) o sensor de rotação passou a enviar estes pulsos (negativos)  para a central da injeção. Basicamente este sensor é um imã enrolado em uma bobina dentro de um recipiente cilíndrico e selado. Ou seja: não tem conserto,  levando a troca da da peça quando apresentar defeito. O processo de funcionamento é complexo e técnico, o que não é a intenção deste post, e sim “dar uma luz” ao motorista que pouco conhece do seu carro e de repente lhe apresentam um orçamento incluindo esta peça.

sensor de -rotaçao

Ao contrário, por exemplo, de uma sonda lambda, quase sempre o diagnóstico de defeito no sensor de rotação leva a troca da peça. Mas vale a pena inspecionar as tomadas, ou plugues que existem no meio do caminho até a central de injeção. Por ali pode haver mau contato. Muita sujeira na ponta do sensor, como barro e terra, podem causar a paralisia ou estragar esta peça. Este tipo de defeito pode fazer o motor do carro não funcionar (como se estivesse sem combustível) ou parar abruptamente. Em alguns casos o motor pode funcionar para desligar depois de alguns minutos. Outro sintoma que pode acontecer é a rotação do motor ficar irregular.

SENSOR_ROTAÇÃO_

Como toda dica que damos no Mãos ao Auto, não é recomendável trocar o sensor por um já usado e encontrado em desmanches de carros. Isto com certeza irá causar insegurança no motorista. Mesmo porque uma peça dessa, nova, como a do Uno Fire, custa por volta de 80 reais. Um preço bem acessível para uma peça que vai durar bastante tempo, além da facilidade de trocar, o que significa mão de obra (honesta) barata. Um abraços a todos.

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This article has 26 Comments

  1. Olá meu amigo a ver se pode me ajudar tenho uma santa fé 2007 parou de repente 3 vezes aconteceu morreu o motor completamente e voltou do nada que pode ser , caso ajude eu estive rodando com ela baixo combustível por uma semana obrigado

    1. Olá Salesio. Se a luz da injeção não acendeu procure evitar rodar com pouca gasolina, pois o pescador da bomba pode não alcançar o combustível, principalmente em subidas e decidas. Pouco combustível também contribui para entupir conduítes e bicos injetores.

  2. Olá, Fernando! Tenho um Peugeot 207 1.4 Flex, ano de 2009. Há algum tempo ele começou a morrer pelo caminho, independente da velocidade (já morreu tanto parado no sinal, como a 90 km/h) e da temperatura. Já levei a algumas oficinas e já fui aconselhado a trocar a bobina e as velas e assim o fiz; porém, volta e meia esse problema aparece. Algumas vezes o carro morre e leva 15 minutos para tornar a ligar e outras, cerca de 2 horas. Tanto faz se estou rodando com o carro há muito tempo, ou se acabei de sair da garagem, o problema acontece a qualquer momento.
    Passado o scanner diversas vezes, ele indica falha nos cilindros 1 e 4. Pode me dar alguma luz, camarada?

    1. Olá Douglas. Primeiro tenha certeza que as velas e cabos instalados são originais. Isto é muito importante. Uma possibilidade é a tomada do corpo de borboleta com defeito. Seus pinos costuma ficar bambos e o carro morre. As tomadas da caixa a direita da bateria (BSN) devem ser limpas com um limpa contato, assim como os dos módulo. Esta são as possibilidades que consigo imaginar a distância. Abraços.

  3. Ola Sou Edson Tenho um Gol G 3 e ta com um problema q me deixa com raiva pois levei no mecanico e ele passou na maquina e disse q é sensor de rotacao Sempre q estou com ele em movimento ou parado no sinal e ao sair ele morre tenho q ta com e pe na embreagem ate o final se nao morre E quando ta frio vai bem mas esquentou dai ja era so fica morrendo

  4. Fernando, tenho um Escort Zetec 1.8 e tem tempo que venho sofrendo com um problema que tá me deixando louco. Meu carro – quando ligo, em marchas baixas ou retomadas – ele dá falta de combustível, o Hallmeter mostra mistura pobre, o carro perde quase toda potência, ai ela volta de uma vez. esses sintomas acontecem principalmente quando vou sair com o carro ou quando, por exemplo, vou passar uma lombada de 2º marcha e acelerar. Não é 100% das vezes, mais quase. Já fiz vários testes e passei por alguns profissionais e nada. Agora to me lembrando, e vou conferir de novo, que o há um tempo atrás me pareceu que o sensor de rotação tava se movendo um pouco no lugar que ele fica fixado. Nesse Escort a roda fônica é no volante do motor. Se ele realmente estiver se movimentando, pode ser esse o problema do carro, né?

    1. Olá Olavo. Sim, pode ser o sensor bambo. Quando sai da posição o carro ameaça morrer e engasga. Outra possibilidade que já vi em modelos iguais ao seu é bomba de combustível com pressão variando. Neste caso basta medir ela com o equipamento apropriado.

  5. Olá Fernando! Tenho um Ford Ka 99 endura, e ele está com um problema, está perdendo potência e falhando, além de sair uma fumaça preta com cheiro forte de gasolina e consumir muito combustível. Normalmente ele perde potência, começa a falhar à partir da 3ª marcha, e falha na 4ª e 5ª também, e na maioria das vezes ele perde potência e falha em subidas, até mesmo em subidas simples, que não exigiriam muito do carro. Já troquei velas e cabos de velas, e limpei os bicos injetores. Tem alguma dica do que pode ser? Obrigado Fernando!

  6. Ola Fernando tenho um palio ele funciona quando quer já troquei a bobina de ignição e continua o mesmo problema poderia o sensor de rotação?

  7. Boa tarde, temos aqui um siena 1.4 2011 ele desliga com o carro em movimento depois de já quente. Tento colocar ele pra pegar umas 3 vezes, ai faz aquele barulhinho como se fosse bomba, na 4 vez volta a pegar normalmente, ja fizera teste de bomba e não é, toda a injeção já foi trocada: velas, cabos, bobina, limpeza tbi. Pode ser o sensor de rotação?

    1. Olá Maria. Sim pode ser sensor de rotação. Um eletricista experiente saberá fazer um teste que descobre defeito no sensor de rotação. Também pode ser a tomada do corpo de borboleta com defeito. Ela costuma folgar os pinos e apresenta este defeito que você cita.

  8. Olá Boa noite tenho Peugeot 307 o carro desligou na pista e não quer ligar, vc da a partida ele fica querendo pegar mais não pega pode ser sensor de rotação?

    1. Olá Paulo. Sim pode ser este sensor. Mas muitas são as possibilidades que podem causar este defeito, como bomba de combustível e filtro dela ruins, combustível de baixa qualidade, partida a frio com defeito e outros. O carro tem que ser examinado por um profissional para descobrir. Se ele pegar, e a luz da injeção ficar acesa, então tem que escanear o carro para saber o motivo.

  9. Bom dia Fernando!
    Tenho um marea 2.0 20v 98/99 já troquei 3 sensores de rotação em menos de 3 meses… Rodo umas 4 semanas e o carro para.
    Gostaria da sua ajuda para saber se pode ser uma pane eletrica a causa desses problemas ou algo mais simples…
    Obrigado e parabéns pelo seu trabalho!

    1. Olá wenderson. Tem que escanear o carro para saber porque a luz acendeu. Partindo disso é que começa o concerto. Mas peça ao técnico que verifique a tomada do corpo de borboleta. Ele costuma afrouxar os pinos e acontece o que você descreve.

  10. Olá Fernando, tenho um escort zetec que estragou parado de um dia para o outro,tenho algum conhecimento de injeção eletronica, mas este defeito estou patinando,é o seguinte, o motor esta funcionaado em dois cilindros o 1 e 4 , testei velas ,cabos e testei a bobina que tem três pinos no do meio esta certo no lado do 1 e 4 quando vira o arranque ele pulsa, e no 2 e 3 que não funcionam ele fica com sinal negativo estatico mesmo desligando a chave da ignicao. Tem alguma dica do que pode ser? Obrigado

  11. bom dia, tenho um gol g4 2008, em umcerto dia, em 1 cidade, o carro morreu do nada apagando todo o painel. Ele ja estava um tempo ligado.
    Dai, como sou um cara previnido, verifiquei os fusíveis e havia 1 queimado de 15 e justamente o que dá a partida no carro.
    troquei o fusível e o carro pega normal.
    Apareceu um defeito, no qual quando ele esquenta, mesmo parado ou andando ele começa a ficar fraco, o acelerador não responde e ele morre.
    Se tentar ligar de imediato ele não liga e após um tempinho, alguns minutos, ele liga normal. o que pode ser??

    1. Olá Julio. Grato por participar.Seria bom escanear o carro e medir seu alternador. Se ele morre pode ser algo cortando a injeção, como excesso de carga do alternador ou relé de bomba e bomba de combustível esquentando. Estes seriam os defeito mais comuns que tem os sintomas que você descreve.

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