Defeitos em farol de Fusca

De todos os carros nacionais, o Fusca foi um dos poucos, talvez o único, que nunca modificou o esquema elétrico de seus faróis. Seja dos anos 60, 70, 80 ou 90, tudo é igual, variando em pequenos e quase imperceptíveis detalhes e também no acabamento, como a chave de farol que um dia virou tecla. Também a voltagem da bateria mudou um dia de 6 volts para 12, como é até hoje. Mas a fiação, lâmpadas, farol e relé, nada disso mudou por décadas. Este é um dos componente do charme do Fusca: quase sempre são idênticos em tudo.

Mesmo em modelos diferentes da Volks, como a Kombi, Variant e outros, o esquema elétrico do farol e suas peças são os mesmos do Fusca. Mesmo tão antigos, são extremamente duráveis e demonstram a brilhante tecnologia do período entre as primeira e segunda guerras mundiais. Naquela época de recuperação econômica (até para se fazer outras guerras) a indústria investia na durabilidade e isso incluía o setor automotivo.

Defeitos em farol de Fusca

Os principais defeitos eram em fusíveis, que, na maioria das vezes queimavam por caloria. Uma caixa de fusível de Fusca fixava os fusíveis por duas lâminas de metal, o que deixava aquele lugar muito quente. Por isso os primeiros fusíveis do Fusca eram feitos de porcelana e até hoje são conhecidos como fusíveis de louça, embora sejam atualmente fabricados de material plástico. Por ali acontece muito mau contato. Além de lâmpada queimada, os defeitos ainda podem ser: aterramento ruim ou bambo dentro do farol; chave de farol queimada e relé de farol com defeito. O relé é a peça redonda do esquema abaixo e faz um estalo alto quando é ligado ou transferido para luz alta. Ele fica dentro do “porta-malas” do Fusca em lugar bem evidente e tem um tamanho exagerado. Se chegar corrente nos terminais 30 e 56 (este com a chave de farol ligada) e nada acender, então muito provavelmente o relé estará queimado. Mas não é uma peça cara e ainda é encontrada no mercado.

Imagem: esquema12volts.blogspot.com
Imagem: esquema12volts.blogspot.com

Para trocar o relé de farol do fusca, basta obedecer as numerações do desenho acima (redondo), desligando e religando – um por um – no relé novo. O terminal com a letra “S” é de fio um marrom que vem do comando de seta. Ele aciona , ou comuta, o farol baixo/alto quando puxamos a alavanca da seta. É a chamada chave de relampejo. Tudo da parte elétrica do Fusca é bem visível, embora pareça misturado e desorganizado. Mas com um pouco de atenção e cuidado o serviço fica bem óbvio e fácil. Qualquer dúvida faça uma pergunta ao Mãos ao Auto que teremos o prazer de orientar o leitor. Abraços a todos.

Este é um relé de farol de Fusca
Este é um relé de farol de Fusca
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This article has 38 Comments

    1. Olá Gilmar. Obrigado por participar no site. Vai ter que ser feita uma revisão na fiação do farol. Me parece ser curto direto, ou dos fios da lâmpada na lata , ou no relé de farol (o redondo), ou ainda na chave de farol, aquela que puxamos para acender. Nesta chave o fio principal costuma pegar em partes metálicas por ali. Mantenha sempre bambo o terminal negativo da bateria e desligue ao menor sinal de fumaça. Para acontecer fogo o curto está em algum fio mais grosso do sistema de farol.

  1. vou mudar o volante do meu fusca 75 estria grossa, por outro estria grossa mas de porsche. Dum projeto german look que estou fazendo. o volante já tem cubo integrado. Eu também pretendo troar o comando de seta unico pelo duplo que saiu a partir de 77. É possivel?

  2. Oi. Comprei um fuaca 75 e as lizes do faril baixo e alto estam funcionando . Mas de uns dias p ca as lizes do farol alto parecem q estam com mal contato. Ontem demorou um tempo para acender . Pode ser algum fio mal ajustado ou quebrado? Ou a chave q puxa p nivel baixo e alto?

    1. Olá Leandra. Obrigado por participar. Pode ser mau contato na chave que você cita e também no relé de farol. Ele fica dentro do capô dianteiro e é redondo e grande. Normalmente o defeito é nele. Também pode ser falta de positivo no relé que deveria ir quando puxamos o segundo estágio da chave que fica no painel. Mas nada no fusca é complicado de resolver.

    1. Olá Henry. Tem verificar a ligação do relé de seta. Talvez o negativo dele esteja ligado errado. É o fio que vai para o número 31 do relé; Ele deve ser ligado direto na lata (aterramento) do carro. Outra possibilidade é gerador ruim. Mas é mais raro e creio que seja mesmo a ligação do relé de seta.

  3. Boa tarde. O meu fusca quando liga o farol baixo, ele fica igual uma vela. E quando puxo para farol alto, tá dando fogo, e o farol não fica alto. Oque pode ser?

    1. Olá Carlos. Tem que dar uma geral no sistema de farol, desde a chave, passando pelo relé, e chegando nos fios da lâmpada, como o aterramento. Não é um serviço difícil ou caro. Mas tem que ser feito por eletricista que conheça o fusca.

  4. Ola Fernando, sempre leio o seu excelente blog.
    O farol baixo do meu Fusca esta falhando, as vezes funciona, as vezes fica so na lanterna. O rele de farol alto esta ok pois faz o click e o farol alto funciona normal. O que pode ser?

    1. Olá Roger. Obrigado pela audiência. Se for defeito nos dois farois, então é fiação ou o relé. Dê um toques nele, quando acontecer o defeito, e veja se o farol pisca. Mas se for em apenas um lado, tem que tirar o farol, reforçar o terra e medir a corrente do baixo. Se não chegar pode ser que tenha soltado um pulg que fica no porta mala. Ele tem um entrada e duas saídas e uma capa bem típica. Pode ser que o encaixe do lado que não acende tenha soltado ou está bambo.É um defeito fácil de descobrir, mas de procura.

  5. Ola gostei do seu blog tenho um fusca 78 e a lampada da bateria nao esta ligando, tbm gostaria de saber quais as posicoes doa fusiveis dentro do carro e para o que cada uma serve, obrigada um abraço

    1. Olá Márcia. A luz da bateria tem que acender e depois apagar com o motor ligado. É aceitável ela piscar quando o carro está na marcha lenta.Procure descobrir se ela está queimada ou se o gerador não está acendendo ela (neste caso o gerador não vai carregar a bateria ou terá dificuldades para isso). Quanto ao posicionamento dos fusíveis, eles praticamente não mudaram nada nos anos 70. Veja no link abaixo uma matéria nossa sobre os fusíveis do Fusca. E seja bem-vinda ao Mãos ao Auto!
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/10/fusiveis-do-fusca/

  6. Ola adorei o blog
    Tenho um fusca 78 e nao ta ligando a luz da bateria no painel o que sera? E tbm queria saber quais sao as posicoes e para o que serve cada fusivel dentro do carro
    Obrigada um abraço

  7. Boa tarde pessoal… eu tenho uma fusca 65 e estou pra fazer uma revisão em todo sistema elétrico dele. Mas eu tenho uma dúvida em relação de como é feito o acionamento do farol alto. Se é na chave de setas ou se eh no botão instalado no assualho do carro!?

  8. Olá Fernando. Parabens pelo blog!!! Muito pratico.
    Tenho um Fusca 75. Quando aciono o farol alto, o lado direito acende Alto, o lado esquerdo fica no farolete (lampada). Quando aciono o farol baixo, o lado esquerdo acende o baixo e lado direito o acende o farolete (lampada). Muito estranho.
    Já testei as lampadas e estão boas, as duas.
    O que pode ser? e Como resolver isso?

    Obrigado Fernando.

    1. Olá Lucas. Grato pelas palavras. Me parece ser fiação. Talvez um mau contato nas conexões dos dois faróis. Procure por elas dentro do capô . Normalmente são os fios branco com listra preta e os amarelos. Siga a lógica do fio que vem do farol e procure por conexão meio transparente e veja se estão bem presas.Pode ser fusível, dos que não acendem, com mau contato ou queimados. Os fios atrás destes fusíveis também podem apresentar esses defeito. Não é algo complicado. E o bom do Fusca é a diversão de procurar defeitos como estes. Abraços.

  9. Olá tenho uma kombi 96 e ontem depois de uma viagem paramos para abastecer e quando fomos sair novamente o painel não ligou mais. Ela tem um botão de arranque e ele não funcionou mais. Só que o pisca e as luzes internas funcionaram. Não era gasolina, nem bateria. Depois sem querer acionamos a luz alta e o painel acendeu para dar a partida. A Kombi liga, mas se desligar a luz alta ela apaga. Recentemente foi colocado um relé para q os faróis atendessem quando ligassemos a Kombi. O que poderia ser o problema? Me ajudem por favor

  10. olá, eu tenho um fusca 1973, quando eu desligo os farois, a meia luz do farol dianteiro do lado do carona fica ligada, mesmo com a chave dos farois do painel estando desligadas, pra nao ficar sem bateria, desconectei um fio do qual seriam as meias luz (onde consequentemente desligou a meia luz das sinaleiras e a luz de placa) e agora, quando estou com os farois em luz baixa, o farol do lado do motorista fica fraco ,e em luz alta tambem, porem ele fica piscando, ontem fez isso, entao vim lhe pedir um auxilio de como posso resolver isso?
    Obrigado!!

    1. Olá Jones. Grato por participar. Tem que verificar a fiação deste farol desde a saída da caixa de fusível até as ligações nas tomadas, inclusive do aterramento. Pode fio trocado, aterramento ruim, ou até fio colado no chicote. Um fio principal pode estar energizando o fio da sinaleira. Verifique também a caixa de fusíveis de algum fusível está encostando no outro ou na parte de trás dela se algum fio esta ligado ou encostando no fusível vizinho.

  11. Ola, Fernando tudo bem tenho um fusca 1500 72 – esta dando defeito nas luzes alta e baixa a luz baixa funciona no ta direita e esquerda mas quando aciono pra dar luz alta apaga o da esquerda e o da direita funciona corretamente que pode ser

    1. Olá Valentim Grato acessar o nosso site. Cheque a ligação dos faróis na caixa de fusível e os próprios fusíveis (são 4) Repare se todos os fios (que também são 4, dois para cada lado) estão ligados corretamente ou energizados. Confira as tomadas das lâmpadas e o aterramentos delas. Por fim cheque se as lâmpadas tem algum pólo queimado.

  12. Fernando Boa Noite tudo bem , consegue resolver o problema dos faróis o defeito estava nos fusíveis
    aparentemente estavam normais mas foi só troca-los e ficou uma beleza muito obrigado que V. tenha uma ótima
    semana

  13. Ola maos ao auto estou com a seguinte situação fusca 70 não pisca as luzes de seta mas acende no painel luzes de freio e meia luz acende…porem ao soltar o farol e deixar tudo conectado mas preso somente pelos fios a luz traseira dos seta acende fraco mas quando fixa a placa lampadas e meia luz e freio funciona mas as setas não nenhuma das 4 acendeu ou acende…então pergunto qual os passos que terei que fazer uma vez que olhando no site aqui como testar o rele e ele funciona! Porém não tenho lampada queimada fusível ou rele! Onde será que ta o b.o e sem seta não posso anda…pq eu acho perigoso…

    1. Olá Frank. O primeiro passo é saber se está chegando corrente no relé de seta. Com uma lâmpada de teste e a chave do carro ligada, ligue uma ponta da lampada de teste em um terra do carro e com a outra vá testando os terminais do relé. Ele tem que estar no número 49 ou + do relé.

  14. Ola maos ao auto to com a seguinte situação problema antigo fiz a troca do rele por novo…porém se ele comuta pra luz alta mesmo acionando a alavanca ele não comuta dai após varias tentativas ele comuta pra farol baixo e etc assim segue… a pergunta é…como fazer ele comutar farol alto e baixo quando eu quiser? To sem ideias já…

      1. Então não sei como resolver pq ela comuta quando quer até pensei em troca a chave de seta pq já desmontei lixei etc piscas funciona muito bem mas o relanpejo não só funciona quando quer que triste isso…

        1. Ok. Faça o seguinte. Desligue o “S” do relé e ligue um fio nele. Em seguida raspe a outra ponta em algum terra bom. Se o farol piscar, faça ele piscar mais, alto e baixo. Se parecer normal, o defeito é no comando.

  15. Tenho um fusca itamar e reformei recentemente tendo trocado todo o chicote elétrico. Minha dúvida é…. os relés das setas e faróis deste carro necessitam de algum aterramento pois são feitos plástico os modernos e somente tem uma chapinha para fixar na carroceria? O meu original era rosqueado na carroceria com prisioneiro de metal….

    1. Olá Marcos. Grato por participar. Não, eles não precisam de aterramento na carcaça, pois funcionam com negativo nos fios. No relé de seta´é o numero 31; e no relé de farol é o de letra “S”, que recebe terra quando você converte do baixo para o alto e ele faz um barulho. O restante dos aterramentos dos dois sistemas é nos soquetes e tomadas das lâmpadas.

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