O que é uma revisão programada?

O que é uma revisão programada?

Tudo que é novo tem que, de certa maneira, passar por uma revisão. Ela serve para verificar se tudo está de acordo com a proposta prometida. Até uma roupa nova merece ser revisada verificando suas costuras, assim como uma sapato novo que pode ter se deformado rapidamente. Evidentemente quando recebe a revisão que lhe cabe, é tudo de acordo com as opiniões dos profissionais da área. Mas, a garantia fornecida pelas fábricas desses produtos não são exigentes, ligando a garantia a uma visita de revisão programada e obrigatória. Porém, com um automóvel, pode ser bem diferente.

Um carro zero sempre tem programada, pela fábrica, uma revisão que pode envolver itens variados, conforme o que foi prometido pela montadora. Por isso, até esta promessa deve ser lida e entendida quando escolhemos um carro zero para comprar.

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A ideia passada para o consumidor em geral é que a revisão serve para ter e manter o controle da qualidade que saiu de fábrica conservado, ou em dia. Também é usada para melhoria de futuras garantias (ou não) e também de novos produtos que ainda podem não estar no mercado. Evidentemente que não é de graça e a falta dela desfaz a garantia que a fábrica dá ao carro. Um contrato deve especificar essa situação. Aliás. isso é o que qualquer garantia é : um contrato firmado entre o fabricante (o vendedor também é responsável) e o comprador. Tal contrato deve respeitar o direito do consumidor. Na prática vem escrito que a garantia está vinculada ao comparecimento do veículo nas datas programadas. Os contratos também devem indicar uma margem de erro para o caso de esquecimento do condutor em levar o carro na revisão programada.

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Isso significa que cada montadora pode oferecer outros benefícios ao cliente como chamativo para a compra se realizar. Menores preços, garantias maiores, produtos mais conhecidos, atendimento exclusivo, e até empréstimo de carro. Sem contar um possível preço menor do que o  da concorrência.

Nas primeiras revisões programadas, com certeza irão trocar o óleo, filtros e velas. Mas isso depende da quilometragem apontada como referência para a revisão, que podem acontecer a partir de 10 mil quilômetros rodados (veja o manual do seu carro). Quanto mais rodado, mais detalhada será a revisão, porque determinadas peças demoram mais tempo para exigir uma troca, como a correia dentada do motor.

O desgaste das pastilhas de freios depende do uso do carro. Nesse caso, a vida útil de um jogo de pastilhas também pode ser levada em conta. Mas isso vale para carros que ficam muito tempo parado.

Fica caro?

Depende. Se você prefere sempre usar os serviços ditos “originais de fábrica” – o que é uma verdade – então basta pagar o que estão pedindo ou procurar por promoções de autorizadas. E acredite: elas existem. Mas se é o seu primeiro carro zero, não fique esperando custo baixo. A sua escolha vai ser confiar no serviço que a fábrica autoriza, ou perder a garantia e fazer revisões na oficina de sua confiança. Muitos fazem isso. E o preço é bem mais em conta. O porém, nesse último caso, é o já dito: confiança na competência do seu mecânico. Já a questão das peças, basta exigir as originais. O mais importante é manter as revisões do seu carro em dia, não importando o ano e a marca. Fazer isso é investir na sua segurança e de outros.

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