Como trocar a bateria do Ford Fiesta

Como trocar a bateria do Ford Fiesta

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual. Também espere 60 segundos, com a chave desligada, antes de realizar a troca.

Embora a maioria dos modelos da linha Ford é equipada com bateria de baixa amperagem (simplesmente não cabe uma maior), talvez seja a mais fácil de trocar do mercado. Estamos nos referindo ao Ford Fiesta, EcoSport e outros similares. São poucos pontos de fixação e todos de fácil acesso, bem ao alcance dos olhos. Ali encontramos duas porcas segurando uma barra no meio da bateria, além das porcas dos dois terminais. A única ferramenta necessária comprova a simplicidade que “contaminou” ineditamente os engenheiros da montadora. Para retirar a bateria basta uma chave de 10 milímetros, seja de boca, canhão, ou de estria. Com qualquer uma delas se consegue fazer esse serviço.

bateria-eco-fiesta

Observe a foto acima e compare com seu carro, localizando as quatro porcas onde você irá trabalhar. A primeira que deve ser, nesse caso, apenas afrouxada, é a porca do negativo. Toda retirada de bateria deve começar desligando o terminal negativo por uma questão de segurança. O terminal positivo costuma sempre estar com acabamento vermelho e deve ser o último a ser desligado. Em seguida solte completamente as duas porcas que seguram a barra de ferro, exatamente no meio da bateria. Ela também deve ser retirada para que a bateria nova se encaixe no lugar. Feito o dito acima, coloque a bateria nova na caixa que ficou exposta no carro. Recoloque a barra central apertando as porcas. Desta feita você deverá ligar primeiro o terminal positivo, apertando definitivamente sua porca. Em seguida faça o mesmo com o negativo. Ou seja, você deve sempre terminar o serviço conectando o pólo negativo. É um serviço muito mais rápido que parece. (confira os sinais da bateria com os cabos)

DICA : Tenha certeza que o rádio do seu carro não exige um código. E se exigir, verifique se ele está gravado em alguma parte do manual do carro.

 

Please follow and like us:

This article has 4 Comments

    1. Olá Renato. Até hoje não tivemos este tipo de problema. Quando aparece um carro que nunca trocamos a bateria, consultamos o manual sobre isso. Na dúvida pode se trocar a bateria com uma outra auxiliar energizando os cabos. Seria um serviço para duas pessoas.Também costumamos esperar 2 minutos com a chave desligada para efetuar a troca.Mas com o Fiesta nunca tivemos problemas com o módulo. Existe a possibilidade do rádio exigir um código. Normalmente este código também vem com o manual

  1. Olá Renato. Estava exatamente com essa dúvida sobre o módulo. Obrigado por seu trabalho de esclarecimento e ajuda a quem precisa. Tenho conhecimento básico de eletrônica e estava inseguro quanto a troca da bateria.
    Um abraço e obrigado.

  2. MINHA BATERIA DESCARREGOU; POIS ESQUECI AS LANTERNAS LIGADA. COLOQUEI UMA NOVA; E NÃO FUNCIONOU; TIVE QUE CHAMAR UM MECÂNICO; O MESMO LEVOU HORAS PRA RESOLVER O PROBLEMA. E MESMO ASSIM; A LUZ DA INJEÇÃO FICOU ACESA, SÓ VINDO APAGAR; HORAS DEPOIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *