Bateria. Por que ferve?

Foto: hypescience.com
Foto: hypescience.com

O princípio é o mesmo que acontece quando fervemos uma panela cheia de água, como a da foto acima. É necessário calor, um líquido, e um recipiente.

bateria-fervendo

Pois na foto acima temos algo parecido. A bateria é o recipiente e o alternador (peça à esquerda da hélice amarela) é a fonte calor. O líquido, que pode ferver, está dentro da bateria. Tudo isso é o sistema de carga do seu carro e fica dentro motor.

Bateria. Por que ferve?

Uma das possibilidades de uma bateria ferver é quando o alternador envia excesso de carga para ela, fervendo a água que está ali para reagir quimicamente os ácidos com o chumbo e a eletricidade gerada. A temperatura sobe até o ponto e ebulição, como a água na panela, secando a bateria e  a danificando definitivamente.

bateria-explodida

Nesta situação, a bateria se comporta como uma panela de pressão sem uma válvula de escape. Então, ela incha para os lados e pode explodir como a da foto acima. Basta uma centelha para isso. Mas o uso por tempo exagerado de alguns equipamentos do carro, como ar-condicionado, também pode sobrecarregar a bateria de energia vinda do alternador.

Outra situação que faz uma bateria ferver é qualidade do produto. Baterias sem tradição usam placas finas que com o tempo “colam”e entram em curto, fervendo o conteúdo da bateria. Também existem no mercado baterias reformadas que são vendidas como novas, mas apenas a caixa delas é nova. Por dentro os fabricantes usam placas de baterias que deveriam ser sucata e completam com placas novas de baixa qualidade. São conhecidas como sub-baterias e normalmente tem garantia de 6 meses. Não se aventure com uma dessa, mesmo que o preço seja tentador.

 

Please follow and like us:

This article has 3 Comments

    1. Olá ALex. Primeiro vc tem que medir o alternador para verificar se está havendo excesso de carga. Se tudo estiver normal, o certo é trocar a bateria. Não tem como fazer ela parar de ferver, pois é um defeito interno. A não ser se ela estiver ainda dentro da garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *