Onde fica o relé de seta do Palio

Onde fica o relé de seta do Palio

A maioria dos modelos do Palio saem de fábrica com o mesmo relé de seta. Especificamente onde ele está instalado? Também o lugar quase não mudou  neste carro da Fiat. Mesmo o Uno mais antigo tem o relé de seta no mesmo lugar que alguns dos modelos mais novos da Fiat, como o Palio.Ele é azul e tem três pinos com a seguinte numeração: 49, 49a, e 31. Não é uma peça visível, mas sua troca também não é um bicho de sete cabeças. Este é um dos relés mais antigos e comuns do mercado automobilístico. Pouco mudou em décadas. Isso prova sua eficiência imbatível entre todas as outras tentativas da indústria.

relé de seta do palio


volante-palioO primeiro passo é retirar o volante do seu Palio .Para esse serviço você vai precisar de uma chave tipo cachimbo número 24.  Não continue o serviço seu seu carro possuir Airbag. Retire a capa da buzina (foto acima) para ter acesso a porca que prende o volante na coluna de direção do seu Palio.

relé-de-seta-fiat

 O relé de seta do Palio é encaixado no comando como a foto acima. Retirando o volante o relé de seta fica bem visível na sua cor azul. Para trocá-lo, talvez você precise retirar a capa preta que envolve o comando. Mas também não é um serviço difícil. O relé de substituição não precisa necessariamente ser da cor azul. Muitos vem de fábrica também na cor preta. O que importa que que deve ser um relé de seta de três saídas e caixa baixa. Para remontar basta seguir o caminho inverso sempre aplicando um “aperto final” na porca que segura o volante ( não se esqueça desta porca!). Com um pouco de paciência e cuidados você consegue trocar o relé de seta do seu Palio.

Please follow and like us:

This article has 105 Comments

          1. Sim. Sempre o lado esquerdo. Aparece um símbolo de uma luz com um ponto de exclamação no painel. Já troquei as duas lampadas da seta e o problema persiste.

    1. O meu é 2005 e esta com o mesmo problema que o seu, ja levei nas auto elétrica, fizeram todos os testes e me falaram que o possível problema pode ser no relê e segundo eles nao tem como trocar só o relê e sim todo o painel de fusível!

    1. Nesse caso distância atrapalha e vc vai precisar da ajuda de uma oficina.Com certeza algum fio está desligado do comando de seta e alguns testes bem específicos precisam ser feitos. Eu estou imaginando um defeito no comando e essa é uma peça só exigindo a troca por inteiro.Mas como eu disse a distancia atrapalha uma ajuda.

  1. tenho um palio fire 2005/2006, quando ligo a seta ela funcio por alguns segundos e depois para de funcionar, quando viro um pouquinho o volante , éla volta a funcionar novamente,

    1. Olá Generis. Verifique se o mesmo acontece com o pisca alerta. Se for o caso o primeiro passo é testar o relé de seta e trocá-lo.Também pode ser defeito na alavanca de seta. Mas o mais fácil de resolver é observando o estads do relé de seta.

    2. Com o meu pálio 2006 aconteceu isso, dava a seta e ela parava qd eu pisava no freio
      . Levei ns auto elétrica e o fio preto tava dando curto. Precisaria trocar o suporte onde encaixa a lâmpada, mas como é difícil achar essa peça. Ele deu um jeitinho nesse fip

  2. Tenho um Palio 2006 HLX, a seta da esquerda traseira e dianteira fica ligada direto quando destravo o alarme. O que poderia ser? Já abri o volante e as proteções não achei o relé da seta. Onde fica nesse modelo de carro?

    1. Olá Daniel. Se acontece quando vc aciona o alarme então não é relé , pois o alarme pisca sozinho as lampadas da seta (se o alarme que vc citou for o para impedir ladrões). Quanto ao rele, normalmente ele fica na coluna abaixo do volante e tem a cor azul ou preta com três pinos.

  3. Minha seta esquerda não está funcionando. Ligo o pisca alerta e somente o lado direito funciona.
    Descobri um painel ao lado esquerdo do volante. Será que tem algum fusível que possa trocar?

      1. Queria lhe enviar uma foto do painel de fusíveis para você me orientar. Porque já olhei vídeos na internet e nenhum parece com o meu.

    1. Ok. Não é fusível no seu caso. Existe apenas um para as quatro lampadas da seta e outro para o pisca alerta.Também existe apenas um relé de seta que fica na coluna do volante, abaixo dele. As possibilidades são: defeito no comando de seta. Tente mexer nele com o farol ligado, no alto e no baixo, e repare se a seta esquerda ameaça piscar. Outra possibilidade é defeito no alarme do carro (se tiver). Verifique se as quatro lâmpadas piscam quando vc o aciona. Também pode ter um fio solto entre o alarme e a seta, uma tomada solta por um serviço recente debaixo do painel, e por fim as duas lampadas queimadas ou com mau contato. Nesse caso verifique uma por uma.

      1. Mexi com o farol ligado, no alto e no baixo, e apresentou o mesmo defeito. A seta esquerda continua sem piscar a direita funciona normalmente. Quanto ao alarma fiz o teste e as quatro lâmpadas piscavam. Troquei as lâmpadas recentemente, acho que não estão queimadas.

        1. Se as quatro piscaram, então as lampadas estão boas.Tente mexer na tecla do alerta com a seta para a esquerda e observe se a seta pisca. Fora isso, será um defeito que exigirá um teste nas tomadas da seta e na fiação completa.

  4. Já havia feito este teste. O problema persistia. Acho que terei de levar em um mecânico eletricista. Já não sei o que fazer e preciso resolver logo por causa da vistoria.

  5. Olá, tenho um Fiat Palio 2001/2002, quanfo aciono a seta(só lado direito) fica piscando a seta a luz de freio e a luz de ré, sabe me dizer oque pode ser?

  6. Comprei um farol do palio fire 2001 porque bati meu carro e o farol antigo quebrou mas ainda estava funcionando , mas decidi trocar. Só que a lampada H7 nao acende. Ja soldei os terminais, ja troquei a lampada e nada. Ja ate retirei o farol inteiro do carro pra ver se tinha algum fio solto e nada. por favor me ajudem.

      1. Problema resolvido. Realmente era o fusivel que deve ter queimado quando o funileiro foi retirar o farol antigo e eu achei que poderia funcionar logo quando coloquei o farol novo. Muito obrigado ao pessoal do maos ao auto.Estão de parabens com as dicas. Ate mais abraço…

    1. o Comando de seta é bem próximo do farol, principalmente daquele que passamos do baixo para o alto. Pode ser comando com defeito. Mas outras possibilidades existente como algum aterramento – do farol – ruim. Obrigado por participar, Alex.

  7. Olá, a seta do lado direito nao funciona. Troquei a lampada e nao funciona.vi fusives junto ao volante e todos ok. As outras 3 setas todas ok. O pisca alerta tb só as 3 ok. E fica no painel piscando rapido indicando lampada queimada.e nao é. . Palio week 2002/2003 1.3 16v. Pode me ajudar? Obrigado

    1. Olá Gesler. Pelo o que vc descreve parece ser defeito onde a lampada é encaixada. Se for dianteiro, com soquete que sai sem fios, pode ser defeito dentro do farol O palio dá muito mal contato por ali.Retorne explicando o lado do defeito.

  8. Palio 2010
    Mandei colocar revestimento de couro, incluindo o volante que foi retirado para ser revestido.
    Os serviços foram feitos em uma empresa especializada e indicada pela concessionária da Fiat.
    Ao sair da loja, a seta da esquerda não funcionava, a da direita acendia e não piscava, somente quando acionado o farol alto na alavanca de comando.
    O pisca alerta funciona normal, ao acionar o alarme os piscas acendem normalmente.
    Os fuziveis estão ok e todas as tomadas estão bem conectadas.
    Passado dois dias nenhuma seta funciona. Nem aquela que acendia simultaneamente com o farol alto.

    Você tem idéia para onde devo correr?

    1. Olá Paulo. Primeiro faça o teste da tecla ligando a chave do carro, dando a seta para um lado qualquer e mexendo na tecla do alerta. Se piscar a seta o defeito está na tecla do alerta. O comando de seta e farol também pode ter quebrado. Ele é bem frágil a movimentos inadequados.

  9. Olá, tenho um Palio 97 que a seta direita não funciona com os faróis ligados, com o farol desligado funciona normalmente, o que pode ser ?

  10. Olá, tenho um pálio 97 que igual ao do GENERIS fica falhando a o pisca dependendo do ângulo q o volante está, com algumas pancadas sobre o painel volta a funcionar. Já troquei todas as lâmpadas, o painel de circuito da traseira com seus conectores e o problema persiste. Como faço pra saber se é o RELÉ ou se é a CHAVE DE SETA?!?

    1. Olá Lucas. Pelas pancadas e o resultado, pode ser relé de seta que fica na coluna atrás do volante, ou até mesmo defeito na tecla do alerta se ela ficar em cima do comando. Tente mexer nesta tecla quando der o problema. Se a seta voltar é defeito na tecla.

      1. Obrigado pela agilidade Fernando, O alerta do meu carro fica próximo ao rádio então sem chance. Agora q vc disse amanhã mesmo vou testar um novo relé. Tomara q seja só ele pq já gastei mto tentando resolver esse problema. Infelizmente não tinha achado vcs antes. Novamente obrigado.

  11. Meu carro é um palio 2003, tem momentos que para de funcionar a seta e até mesmo o alerta e é preciso desligar o carro e ligar de novo para voltar a funcionar. O que pode ser?
    Obrigada

    1. OLá Franciele. Pode ser relé de seta cansado ou tecla do alerta com defeito. Quando der o problema mexa levemente na tecla do alerta com a seta ligada para um lado qualquer. Se voltar a piscar a tecla, ou o comando inteiro, tem que ser trocado. Já o relé de seta é mais fácil e barato. Ele fica atras e debaixo do volante, protegido por uma capa. É azul e tem três pinos.

  12. Boa tarde, tenho um Palio fire 2014, o pisca alerta dele não liga, no entanto as setas funcionam normalmente, qual será o problema?

  13. Tenho um palio 2008, quando ligo a seta ou pisca alerta passa um tempão com a luz acesa para pisca. Depois que pisca leva outro tempo ai pisca de novo. Já verifiquei e não tem lampadas queimadas. Qual o provável defeito?

  14. tenho um palio 97/98 e do nada pararam os piscas, todos, nem a luz de seta acende,..
    fuziveis ja verifiquei que nao e, as outras luzes funcionam normal, o que pode ser.?
    Obrigado

    1. Olá Lucas. Tente o teste da tecla do alerta. Ligue a chave do carro e dê seta para uma lado qualquer. Em seguida mexa na tecla vermelha do alerta sem ligá-lo, para cima e para baixo até achar uma posição que a luz de seta comece a piscar. Se isto acontecer, então a tecla do alerta está com defeito. Fora isto pode ser o rele seta que é o azul e fica no comando embaixo do volante. Retirando a capa de baixo do comando se tem acesso a ele.

  15. Tenho um palio 2007 modelo 2008 estou com problema no pisca as luzes acende mas não pisca já testei ligando o botão do pisca alerta mas nada; o pisca alerta estar funcionando normalmente. O que pode ser?

      1. Já fiz isso mas tbm não funcionou e esqueci de mencionar que o pisca alerta acende mas também não pisca.
        o que pode ser.

  16. Oi boa tarde
    Tenho um palio 98 a seta estar desligando de um lado ai passa um pouco liga e desliga do outro lado ai quando piso no freio acende o sinal da seta no painel as vezes sera o que pode ser desde já agradeço pela atenção

    1. Olá Wanderson. Verifique o aterramento das lanternas traseiras. Eles causam muito mau contato no sistema de lâmpadas. Quanto a seta piscar e parar, pode ser tecla do alerta (mexa nela quando der o defeito e repare se conserta) ou o relé de seta cansado. Eu acredito no defeito do relé. Abraços e obrigado por participar.

  17. Boa noite tenho um palio 2001 fire
    O pisca do lado direito não está funcionando com a lanterna ligada
    Ela só funciona com a lanterna apagada
    Quando acendo a lanterna o pisca fica acessa
    Porém o lado esquerdo está normal
    O que pode ser???

  18. Tive um 96 que precisei trocar a chave seta o pior é arrancar volante e depois ainda ficou torto hoje tenho um 2011 com 9000 km o que gosto e a buzina que precisando penduro nela o attractive fiquei um mês e devolvi muito ruim e a buzina péssima

  19. Tenho uma palio fire 2003 8v e tou com um problema o farol de baixa não acende mas o farol de alta as setas o alerta tá tudo funcionando menos o farol de pode mim ajudar

    1. Olá Gleyton. Primeiro tire uma lampada e veja se está queimada. O filamento pode enganar. Então rode a lampada e repara se ele está interrompido. Se ela estiver queimada muito provavelmente a outra também estará queimada. Outra possibilidade é a chave de farol com defeito e fusíveis queimados ou a falta deles (são dois).

    1. OLá Patrícia. Você está descrevendo sintoma típico de falta de aterramento na tomada da lanterna traseira. Mande verificar as duas lanternas que encontrarão um fio preto estorricado por lá. Obrigado por participar.

    1. Olá Manoel. A chave de farol deve ser revisada. Talvez ela esteja agarrando ou quebrada na posição alto (luz azul no painel). Também pode ser um relé de farol (instalado) agarrado. Sou mais um defeito no comando do farol.Abraços.

  20. Boa noite
    Tenho um Palio 2010 que do nada fica piscando as 4 lanternas como se tivesse o pisca alerta ligado e não trava pela trava elétrica.
    Mesmo quando aperto o botao da trava elétrica para travar o carro ele fica piscando até que simplesmente para.
    O problema acontece as vezes
    O que pode ser ?

    1. Olá Thiago. Obrigado por participar. O problema deve estar no alarme do carro que aciona as quatro lâmpadas independente do pisca alerta. Pode ser problema no módulo ou uma simples regulagem. Procure uma casa de acessórios de sua confiança e peça uma analise do estado do alarme.

  21. Grato pelo retorno Fernando, mas eu retirei capa coluna volante e nada de relé, ele faz parulho atras da cx.fusíveis, poderá estar por alí?

  22. Olá. Tenho um palio 2001 e o pisca está parecendo em curto. Quando eu ligo os traseiros piscam a sinaleira e levemente os piscas e quando aperto no freio com os piscas ligados eles piscam com maior velocidade. Pode me dar uma dica do que poderia ser? Desde já agradeço.

    1. Olá Roberta.Grato por participar. É muito provável que seja aterramento ruim nas tomadas das lanternas traseiras. Um fio preto deve estar torrado. Basta reparar, trocando as tomadas (e talvez o soquete das lâmpadas), ou apenas limpar ou passar um fio por fora. Esta segunda opção é mais barata e funciona bem.

    1. Olá Alvanir. É muito provável que seja defeito na tecla do alerta. Ligue a chave do carro e de seta para um lado qualquer. Em seguida mexa na tecla do alerta, balançando ou apertando levemente. Se a seta voltar a piscar, então é defeito na tecla.

  23. Boa noite amigo me ajuda aí , comprei um Siena hlx 2007 e ele veio com um problema na seta do lado direito ele pisca e depois para e depois pisca e para de vez o que será ? Já não sei o que fazer! Segundo um amigo o problema pode ser no body computer do carro m ou deve ser o comando ? To preocupado no gasto !!! Espero que me ajude pois to preocupado! Desde já agradeço

  24. Olá boa tarde o meu palio fire 2002 parou recentemente de funcionar as setas mas funciona normalmente no alarme aí fui verificar se era o relê e descobri que não tem relê nenhum em baixo do volante apenas um espaço vago no caso onde se encontra o relê pois nem na caixa de fuziveis eu localizei o relê

    1. Olá Eric. O relé de seta do Palio fica atrás do volante (com certeza) quando o pisca alerta é na coluna. Já o alarme contra ladrões pisca as setas por conta própria, sem precisar do relé de seta.Este relé pode estar atrás da caixa de fusível. Mas um eletricista tem que procurar ele, pois pode ser uma central de pisca.

  25. Olá

    Estou querendo trocar o rele do meu palio (1.0 16v de 2001) mas não encontro onde está o original ! Já procurei atras do volante (como vc mostra no seu video) e tambem na coluna do volante (sem a capa).

    Quando ligo o mesmo, o som “pisca pisca” parece vir por DETRAS da caixa de fusivel…será posivel isso? (ainda nao desmontei a caixa para verificar)

    Grato

    1. Olá Jan. Grato por participar. Sim, alguns relés de seta da Fiat ficam atrás da caixa de fusível, principalmente do ano do seu carro. Se ele ainda pisca, basta soltar um pouco a caixa que você localiza ele fácil.

        1. Voçe acredita que ainda não encontrei o relé? Procurei e procurei na caixa de fusiveis e também atrás da caixa (soltei as porcas). Eu ouço o tal “estalo” quando as setas estão ligadas, mas não consigo identificar a peça!

          Tem alguma outra sugestão?

  26. OK, valeu. Acho que vou levar o carro para a Fiat e bater um papo com alguem lá.

    Queria ver se tinha como trocar por uma unidade nova, porque acho o barulho muito baixo (as vezes fica ligado e não noto – pergiso, isso!).

  27. Amigo, quero parabenizar pelo seu trabalho, e agradecer pelas dicas, pois conseguir fazer o reparo na seta, suas dicas me fizeram achar o defeito (Palio Fire 2005\2006) – seta e pisca alerta parando de funcionar, troca do relê, tudo Ok.
    Grato!

  28. Boa tarde, minha strada 2009 pisca a seta normal no painel, porem so funciona os piscas traseiros, os dianteiros sem sinal e nao e lampada pois tedtado outra. O que pode ser? Obrigado.

          1. Não tem computador de bordo é básica. Como medir? ontem mexi um pouco no socket do pisca e funciono toquei de novo parou. Tinha levado para o eletrecista disse que tinha que trocar um farol e não sei o que. O pisca que ele arrumou já não está funcionando mais, tem alguma relaçao de não funcionar se um dos dois farois não está bom por ser ligado em um unico fio e nao em dois como no volkswagem . obrigado

          2. Pode ser mau contato do soquete no farol. Normalmente se faz uma limpeza e levanta os pinos del. Se acontecer de parar de novo pode ser que tenha que trocar o farol ou fazer uma ligação externa, o que seria uma adaptação. Infelizmente este tipo de soquete está apresentando problemas semelhantes ao seu.

    1. Olá Lindomar. Grato por entrar no Mãos ao Auto. Pode ser o relé, mas tem que acontecer o mesmo com as duas e com o pisca alerta. É muito comum ser problema na tecla do alerta. dê seta para um alado, com a chave do carro ligada, e mexa na tecla do alerta. Se piscar, ou ameaçar piscar, então a tecla está com defeito. Eu sempre recomendo trocar o relé se ele for antigo, mesmo que o defeito seja em outro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *