O que pode descarregar uma bateria de carro?

Nossa tendência é sempre acreditarmos mais em um pneu furado do que em uma bateria sem carga que minutos antes estava normal. Isto pelo óbvio: sempre vemos os pneus e sabemos do seu estado. Mas uma bateria está sempre escondida de nossa visão e a ideia é que ela não envelhece.

Sempre que uma bateria descarrega surpreende o motorista.

 

bateria-descarregada

Várias são as causas para uma bateria descarregar. As ocultas, aquelas que não justificam o ocorrido, são o alvo deste post. Nos referimos exatamente a aquelas situações que afirmamos: “A bateria é nova… É defeito de fábrica… Quero outra!” Mas toda garantia é por defeito de fabricação, e se for constatado pela loja que sua bateria não tem defeito, será cobrado uma taxa pelo serviço. Muitos clientes nossos acreditam que a carga de uma bateria nova não pode acabar. Eles acreditam, por assim dizer, que a energia de uma bateria é eterna.

Será que apenas as antigas tem o direito de descarregar? Afirmamos que isso é um mito. Quando compramos uma bateria nova é como se comprássemos uma caixa de água já com a água dentro, cabendo a nós mantê-la sempre cheia.

No caso de ser uma bateria descarregada, mas nova, muito provavelmente o “defeito”estará no carro. Afirmamos isso porque somente 10% das baterias, ou menos, apresentam defeito de fábrica pós-instalação. Obviamente nos referimos a grandes marcas do mercado.

O que pode descarregar uma bateria de carro? Veja a lista abaixo.

– Chave de ignição ligada por muito tempo (por esquecimento).

– Não perceber faroletes ligados (podem ficar uma noite inteira descarregando uma bateria).

– Ter o costume de escutar o rádio por muito tempo, talvez até horas, sem ligar o motor.

– Esquecer a frente do rádio ligada.

– Luzes de porta-luvas e porta traseira com defeito.

– Deixar a luz interna ligada.

Existem também certas situações misteriosas que requer mais atenção. Citaremos duas que aconteceram com clientes nossos.

Foto: infocarsbrasil.blogspot.com
Foto: infocarsbrasil.blogspot.com

Um alarme pode descarregar a bateria do seu carro? Certa feita uma cliente comprou uma bateria em nossa loja. Um mês depois ela voltou reclamando que a bateria arriou, repetindo o que tinha acontecido com a bateria velha. Feita a manutenção da garantia da bateria, ficou constatado que ela estava em perfeitas condições de uso. Dias depois, o fato  se repetiu. O que estava acontecendo? A própria cliente descobriu ao chegar em horário diferente em sua casa, tendo deixado o carro na garagem. Ela o encontrou piscando todas as setas. Com essa dica na mão descobrimos que o alarme estava com dois defeitos: disparando as luzes (eis o motivo) e com a sirene queimada (por isso ninguém percebia). Resultado? Um alarme realmente pode descarregar uma bateria, nova ou não. É como um vazamento de água não percebido. Fica evidente que a resposta para a pergunta na foto acima é VERDADE.

A outra situação tem haver com a primeira foto deste post. Novamente recebemos reclamação de um cliente com relação a uma bateria nova que descarregou misteriosamente. De novo a sensação de mistério porque depois de testes feitos ficou constatado que essa bateria também não tinha defeito.

Como o serviço foi feito no domicílio do cliente, descobrimos uma rotina nada saudável para a bateria do carro. Um cobertor era colocado calçando a porta traseira do carro e deixando a luz interna por ali acesa noite a dentro. E por que faziam isso? Aí é que entra o gato na história. Com pena dos bichanos o cobertor era colocado ali para esquentar os gatos que dormiam debaixo do carro. Uma atitude louvável, diga-se, mas um bom exemplo de como uma bateria pode descarregar por um descuido nosso.  Uma situação assim é que chamamos de “roubar carga de uma bateria”.

Outro bom conselho para quem é dono de um automóvel, e precisou comprar uma bateria nova, é ler as instruções de uso que acompanham a garantia. Pesquisar sobre a duração de uma bateria também pode ajudar a preservar tal peça que é muito importante até para a nossa segurança.

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us:

This article has 146 Comments

  1. Boa noite, tenho uma bateria nova, e uma semana depois fiquei sem bateria não tenho luzes ligadas nem neste momento estou a usar um rádio, pensei que fosse o alternador, talvez as escovas tivessem curtas não sei, e entretanto abri e o alternador tem as escovas boas… Então porquê será que deixa de carregar a bateria ou porque ela perde a bateria…? Obrigado pela atenção!!

    1. Olá Filipe. Primeiro o alternador tem que ser medido funcionando no carro. Com um multímetro mede-se a carga que chega na bateria com o motor ligado. Podem ser várias as causas. Um teste simples de regulador de voltagem (peça do alternador) é ligar a chave e ver se a luz da bateria acendeu. Se não, o regulador está queimado. Mas o teste mais exato é do multímetro que tem que medir de 13,5 a 14,5. Se for menos, vai cair mais ainda a medida que se usa a parte elétrica do carro. Se der 15 ou mais temos um excesso e o regulador deve ser trocado.

        1. Olá Adilson. Quando a luz de bateria acende significa que o alternador não está carregando a bateria. Por isso ela descarregou. Pode ser defeito dentro dele ou até a Correia dele que soltou. Tem que ir a uma oficina.

        2. Boa noite a bateria descarregou, fiz uma chupeta ligou, mais o carro não andar, logo em seguida descarrega, coloquei outra bateria, apareceu a luz da bateria, mais ele andou, contínuo o mesmo problema, provavelmente deve ser mesmo o alternador, ou cabo, mais qual o valor do alternador no mercado.

  2. Boa noite, meu irmao tem um gol 2014 e ele só sai com o carro aos finais de semana nem sei se ele vai dar partida no carro nem nada pelo visto nao e ultimamente anda descarregando e o carro fica em uma garagem aberta com alarme ligado sera que pode ser isso ? posso desconectar os cabos da bateria e conectar somente quando for usar ? me ajuda por favor e parabens pelo blog li bastante coisa interessante

    1. Olá Euzebio. Seja bem-vindo ao Mãos ao Auto. O seu problema é simples: falta de ligar o carro. Uma bateria descarrega cerca de 3% ao dia. O problema, então, é o acúmulo de descarga ao final de dias de carro parado. O alternador é apenas um repositor de carga e não um carregador de baterias. A bateria precisa da eletricidade gerada para manter sua densidade. Tudo é uma reação eletroquímica básica. Você desligar a bateria vai ajudar, mas não vai resolver o problema. O certo é levar a bateria para receber um carga lenta, ser testada depois desta carga, e voltar para o carro aprovada, Então, feito isso, você deve passar a ligar o carro de preferência todos os dias. Quanto mais vezes ligar, mais tempo vai durar a carga dela. Dez minutos por dia bastam para preservar a bateria. Forte abraço e fique a vontade para perguntar.

  3. Ola… tenho duas duvidas. O carregador para celular veicular descarrega a bateria se tiver conectado, mesmo que nao esteja passando carga para o aparelho? Eu esqueci o meu carregador conectado no acendedor de cigarro do carro, sem o fio e sem estar conectado ao celular, fui pra aula e quando voltei o carro não pegou e tive que procurar ajuda pra fazer chupeta. Outra coisa que tenho duvida é se o ar do carro consome energia da bateria também (não ar condicionado, pq no meu carro nem tem, falo daquele ar natural do carro). Costumo deixar o carro meio ligado na chave, sem dar partida, só pra deixar esse ar ligado por uns 20 minutos enquanto aguardo a minha aula começar, será que isso é o que esta descarregando minha bateria? Obrigada!

    1. Olá Erika. Sim tudo que vc menciona gasta a bateria do carro se o motor estiver desligado. Ter isso como costume pode descarregar a bateria com o tempo. Eu sugiro que peça uma teste nela, se for mais antiga, e evitar ficar mais de 5 minutos com o ventilador ligado a meia chave. Já no caso do carregador, basta perceber que uma luz vermelha fica acesa nele quando ele está ligado no carro. Uma certa quantidade de energia, embora bem menos que o ventilador, está sendo consumida sem reposição alguma, pois o carro está desligado. Espero ter ajudado. Obrigado por participar.

  4. Olá Fernando! Bom, estou começando a conhecer carro melhor kkkk.
    Comprei meu carro, um Corsa 2005… depois de 1 ano a bateria descarregou. Pessoas me disseram que poderia ser o som que estaria puxando muito a bateria, porém a maior parte do tempo era com ele em movimento o uso do som, dificilmente ele desligado. Então troquei a bateria, porém já usada. Mas aí fiz o teste de não usar o som por dias, só que dentro de 15 dias a bateria descarregou totalmente. Será que pode ser alguma fiação do som que possa estar solto ou desconectado e que possa estar puxando muito a carga, ou eu tive o azar com a bateria mesmo?? Não consigo entender o que acontece.
    Eu fico com receio desses mecânicos e tals que se dizem profissionais me levarem na conversa, pelo fato de eu não ter tanto conhecimento assim.
    Abraços!!

    1. Olá Priscila. Primeiro compre uma bateria de marca boa e nova, tipo a moura 60a Em seguida peça para um eletricista medir o alternador. Ele é responsável por carregar a bateria no carro. Se a medida der entre 13.5 e 14 Volts está tudo normal. O famoso roubo de carga só acontece quando algo fica ligado durante horas ou de um dia para o outro com o carro parado (uma luz de teto ou luz de porta malas, por exemplo). Estas são as opções: ou vc deu azar na bateria, ou o alternador está com defeito. Obrigado por participar.

  5. Ola bom dia a todos.
    Seria possível descarregar a bateria quando ativamos o alarme de fábrica do carro, fazendo os vidros subirem automaticamente (Um recurso natural do sistema de alarme certo?) por repetidas vezes? Ou isso seria muito pouco para uma bateria descarregar?
    De antemão quero parabeniza-lo pelos posts, que nos esclarecem e tiram muitas dúvidas.
    Grande abraço.

    1. Olá Fabrício. Obrigado por participar. Descarregar uma bateria assim teria que ser por horas. Mas uma bateria no fim de sua vida pode descarregar com até alguns minutos de rádio ligado e o motor desligado. Como dito antes, faça um teste na sua bateria. É rápido e quase toda auto elétrica tem o equipamento. Abraços

  6. Bom dia! Fui tirar o carro da garagem hj cedo, e notei que a luz que indica que o alarme tá funcionando, não pisca mais! Então não consegui desativar o alarme para abrir as portas….Tudo travado e não consigo abrir com a chave! O que poderá ter acontecido? Será a bateria? me ajudem por favor….detalhe, a luzinha do controle com a chave ainda acende.

  7. Boa noite! comprei uma parati 2005 e ela ta puxando carga, testei com o multimetro e ta dando 00.78 amperes, tirei cada fusivel do painel e nenhum parou de puxar a carga, passei a tirar cada cabo do positivo separadamente e continuou puxando, ai deixei todos soltos e parou. coloquei um de cada vez encostado no polo positivo e todos estao puxando… preciso de uma luz pra descobrir onde é o defeito. pode ser um positivo encostado na carroceria ou nao tem essa possibilidade? oque devo fazer? Desde já agradeço…

    1. Olá Thiago. O melhor método de testar fuga em bateria de carros é com uma lampada de testes como a do link abaixo. O multímetro é muito sensível e costuma enganar. Fio positivo encostando na lata é curto imediato, causado fumaça ou queima de fusível. Me explica o que está acontecendo com o carro, se arria a bateria, se o carro roda diariamente. Normalmente uma fuga de carga que descarregue uma bateria é quando esquecemos uma lanterna ligada, luz de porta malas etc. Com a lampada que citei, ligada em linha com o negativo, ela pode acender e em seguida apagar.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/03/como-fazer-uma-lampada-de-teste-para-fusiveis/
      Se achar melhor pode usar uma lampada de 5 watts. Abraços, sucesso, e desculpe a demora para responder.

      1. O carro descarrega a bateria sempre que fica mais de 1 dia sem ligar, só nao descarrega quando desconecto o terminal da bateria… rodo bastante com ele, mas toda vez que paro tenho que desconectar, se nao ele descarrega. Levei a um eletricista e ele demorou cerca de 5 horas mexendo nele e nao achou o defeito. Meu carro é uma Parati 2005 1.6 Mi

        1. Olá Thiago. Fica evidente que o que está descarregando seu carro não passa pela caixa de fusível, ou não é protegido por fusível. Neste caso, se não for algo instalado erradamente, teríamos a bobina, o módulo de ignição eletrônica, o alternador. e o arranque.No dois primeiros casos é necessário que a chave esteja ligada para energizar. Então meça a corrente no positivo de bobina e no do módulo com a chave desligada.Como o eletricista ficou trabalhando 5 horas no carro, o defeito é algo bem escondido.

  8. bom dia! tenho um problm com o carro que é o seguinte: à uma semana atras fui obrigado a mudar a bateria pois durante a noite descarregou….foi feito um teste ao alternador a potencia que gerava era a mesma que a bateria….ou seja podiamos andar com o carro mas tendo depois carregar a bateria independentemente do alternador ate à sua troca….e assim o fizemos mas dias depois em plena circulacao todas as luzes do painel acenderam e o volante bloqueva ao fim de uns segundos nao dando tempo de estacionar pois estava parado num semafero ele foi abaixo….estacionei ao empurrao..chamei um reboque..ao fim de um tempo ele veio. Expliquei o que tinha acontecido ele foi buscar os aparelhos de medicao da bateria e do alternador( eu ja sabia qual seria o resultado) qual é o meu espando quando vereficamos a voltagem o alternador dava o suficiente para carregar a bateria ou seja desta vez nao acusou nada do alternador verificamos luz da bateria e ao fim de uns minutos ela cendeu de novo….voltei pra casa com o carro e mesmo no momento de o estacionar voltou a me fazer o mesmo. O que podera estar a acontecer? gostaria de ter uma opiniao sobre este problema. Obrigado pela atencao.

    1. Olá Miguel. O primeiro passo é verificar terminais da bateria possivelmente bambos. Em seguida vistoriar o aterramento principal que vai do negativo da bateria até o bloco do motor. Me parece evidente que a energia da bateria é interrompida subitamente do carro.O alternador também pode apresentar defeito intermitente e deve ser testado por profissional que consiga fazer o defeito surgir com o carro em uma oficina. O cuidado a ser tomado é um possível excesso de carga do alternador, o que faz o farol brilhar muito quando acelera o motor e o carro pode parar.

  9. Bom dia , tenhonidadenoranta Santa Fé 2014-2015 e depois de 1 ano a bateria original não segurava mais carga , fiz a troca por uma Moura que consta em
    Cima dela um vidrinho verde mostrando que a bateria está boa . 4 meses depois deixei o carro dois dias sem ligar e Ae quando fui ligar no terceiro dia o carro não pegou pois a bateria descarregou de alguma forma . O carro não ficou nada ligado até porque quando fecha e trava ele , apagam todas as luzes . Nada de luz queimada . O que poderia tá acontecendo ?

    1. Olá Humberto. De fato a santa fé é conhecida por descarregar baterias com facilidade. Mas o correto é vc procurar o revendedor e perdi uma inspeção de garantia. Como este tipo de bateria é mais difícil de ser vendida, ela pode estar com defeito de fábrica por ter ficado mais tempo em estoque.Também peça para um eletricista medir a carga do alternador. Depois de apurado o estado da bateria, e acontecer de novo o problema, então deve-se pensar em outra solução.

  10. ola FERNANDPO….TEM UM RENAULT CLIO ANO 2005. EU PEGUEI O CARRO PELA MANHA SO PARA TROCAR DE VAGA E DEIXEI POR LA O RESTO DO DIA. AO FINAL DA TARDE FUI PEGAR O CARRO E ELE NAO DEU NENHUM SINAL DE VIDA… NAO LIGAVA ALARME NEM PAINEL NEM NADA… O QUE PODE SER??

    1. Olá Randal. Três possíveis causas: terminal de bateria bambo; algo ficou ligado e vc não viu; e bateria defeituosa. Eu recomendo um teste de bateria em uma oficina de confiança (evite fazer este teste em uma loja pois a lógica deles é vender baterias)

  11. Boa noite!
    Tenho um Fiesta 2008 1.6 flex , a bateria descarrega com 4 dias parado, apesar de ser uma Moura de 60 ah nova, medir com um multímetro a fuga de corrente e deu 0.18 Ah. Teste tirando de um por um fusível e descobrir o que estava descarregando, no qual pelo manual se tratava do ” COMANDO ELETRÔNICO DO MOTOR/ PAINEL DE INSTRUMENTOS. Quando eu retiro esse fusível o consumo cai para 0.02 Ah, porem no painel do carro não aparece nada quando a chave é acionada. Por favor dê alguma dica!

      1. Eu uso em média 3 vezes por semana. Hoje resolve testa eu mesmo alguns componentes elétricos com o multímetro que em média estar consumindo 0.17 Ah.
        Desliguei o modulo de comando do motor.
        Desliguei a bomba de combustível.
        Desliguei o sensor do velocímetro( esse reduziu em 0.02 Ah no consumo )
        Desliguei a bomba auxiliar de partida a frio.

        Não houve mudança significativas no consumo.
        Sei que tem eletricistas que não vão vasculha como eu mesmo estou fazendo.
        Desde já agradeço!!!

        1. Meu amigo, após vasculhar os relés que ficam ao lado da bateria, descobrir que ao retirar o relé de IGNIÇÃO DO MOTOR, o consumo caia para 0.02 ah. Sem ele quase tudo funciona, exceto o carro pegar. Será que o defeito seria no motor de arranque de estar puxando toda a carga da bateria?

          1. Olá Luis. O relé de ignição pode não ser o do arranque e sim do sistema todo da ignição que fica em stanbay. Mas se o motor não GIRAR, então ele é do arranque e tem que ser testado tudo por ali. A medida do alternador está corretíssima.

  12. Olá,acompanho seu site com frequencia. Há uma semana troquei a bateria,porem depois de uma semana,ela continua dando a primeira partida do dia bem fraca,pesada. Será que é roubo de carga em algum lugar?
    Desconectei o rádio e buzina(pq ela tem vez que dispara e tenho q tirar o rele ou fuzivel) .Ah,troquei as escovas tbm do alternador..
    Então se não der certo,vou levar na oficina segunda(hj é sábado).
    De acordo com sua experiencia,o que será que pode ser?Obrigado.

    1. Olá Marcel. Muitos podem ser as causas além das que vc citou. Pode ser arranque pesado, alternador carregando pouco ou muito, aterramento ruim da bateria (negativo), roubo noturno de carga, (desligue o negativo a noite e repare de manhã) e o mais comum se seu carro for flex: uso de álcool e reservatório de flex vazio. Quase sempre a buzina dispara por defeito no comando perto do volante. Obrigado por participar e ler nosso site. Se tiver mais dúvidas pode perguntar.

  13. gostaria de saber o pq que a bateria do meu carro descarregou totalmente
    sendo nova? a bobina de ignição poder roubar a carga estando com defeito
    meu carro é um parati 91 motor cht

    1. Olá Zenaldo. Uma bobina para descarregar uma bateria tem que ficar horas ligada (uma noite,por exemplo), o que implicaria na chave do carro também estar ligada. Se nada ficou ligado, se vc usa o carro diariamente ou com frequência, mande medir o alternador. O defeito pode estar nele.

  14. ola amigo aq tenho um gol quadrado ano 90 motor ap.o b.o é q minha bateria ta arriando no tempo d 2h mais ou menos meu alternador é de 90ah e tenho xenon no farol e milha tenho um som nele tbm mais so ligo com o carro em andamento.me ajuda ai oq pode ser em.des d ja agradeço ai vlw

    1. Olá amigo. Obrigado por participar. O primeiro passo é por sua bateria em carga lenta e depois testá-la. Se ela não acusar defeito,e o alternador carregar com quase 14 volts, então temos que pensar em outras possibilidades.

  15. Olá Fernando, tudo bem?
    Minha Namorada tem um Palio que está com uma bateria Moura de 60 A. Ela não usa o carro com frequência o deixou por quase 20 dias desligado e com o alarme ativado. A bateria arriou. O alarme pode ter sido o vilão da história, arriando a bateria? Qual a frequência ideal para ligar o carro diariamente e evitar esse tipo de problema? E o que fazer com o alarme?
    Obrigado!

    1. Olá Bruno.20 dias parado mais o costume de pouco uso do carro, realmente arria a bateria.Esta bateria deve receber uma carga lenta e o carro deve ser ligado o máximo de vezes possível por pelo menos 10 minutos.

    1. Olá Johnny. Depende do estado (tempo de uso) da bateria e do tempo que o carro fica sem ligar. Mas se for original do carro o relógio ficar ligado, não se preocupe, pois neste caso tudo está dimensionado para suportar, bastando usar o carro no dia a dia.

  16. Tenho um gol quadrado.se ele ficar parado um dia ja descarrega a bateria oque pode ser?lembrando que a beteria e nova e ja troquei o regulador.boa noite obrigado

    1. Olá Vinícius. Não. Mesmo que tenha dado defeito, o que eu não acredito, a garantia cobre. O que tem que ser feito é um serviço de carga lenta em alguma auto elétrica de sua confiança. Normalmente é de um dia para outro dependendo apenas da loja. A bateria volta ao normal sem comprometer em nada. Abraços.

  17. Bom dia!
    Tenho um gol g5 2009 completo. Uso ele de sexta à noite a segunda pela manhã, de terça a quinta ele fica parado. Nesta sexta usei ele normalmente, também usei no sábado. No sábado, após já ter usado o carro, fui trocá-lo de lugar no estacionamento e ele morreu e não ligou mais. Qual pode ser o problema? A bateria foi trocada em fevereiro deste ano.

    1. Olá Tiago. Obrigado por participar. Primeiro vc precisa saber se realmente foi falha da bateria. Se o motor rodou soltou, e não pegou (como se faltasse gasolina), então a bateria estaria saudável e o problema seria outro. No caso de certeza de ser bateria ela deve ser revisada pela loja que vc comprou. Eles devem te emprestar uma enquanto uma carga e testes são feitos. Algumas lojas trocam de imediato. Mas eu sugiro que vc tente ligar mais o carro, pois pode haver acúmulo de descarga durante estes três dias. Uma bateria descarrega 3% ao dia quando o carro fica parado. Três dias são 9% que o alternador consegue repor apenas a metade. Com o passar dos dias vai haver um evidente desequilíbrio de carga e ela arria (a marca também influencia neste cálculo). Lembrando que o alternador não é um carregador e sim um repositor forte de carga.Também nada disso invalida a garantia. Abraços.

      1. Muito obrigado pelo retorno rápido. Deixei na o carro para fazer uns testes. Deram uma carga na minha bateria e ela voltou a funcionar, mas agora estou com um problema novo. Agora ele dá uma escapada na partida e tenho que tentar umas duas ou três vezes até dar certo. É um problema que eu não tinha antes. Será que eles tem ligação? Será que o problema na partida ae originou na tentativa de fazer o carro pegar empurrando?

  18. Gostaria de saber se a bateria descarrega usando o farol aceso durante o dia. É verdade?
    Eu sempre ouvi isto. E se descarrega, o que posso fazer para minimizar este problema.

    1. Olá Ludoufo. O sistema elétrico foi foi feito para suportar esta situação. O que mantém a bateria caregada é o motor ligado através do alternador. Somente o farol ligado não vai forçar. Mas ele ligado junto com ar,limpadores e desembargadores,pode forçar o alternador e a bateria pode perder mais carga do que receber. Mas isso depende do carro, do estado do alternador e da bateria. Faça um teste dos dois últimos.

  19. Tenho um honda civic 99 lx, comprei uma bateria a menos de 2 meses,e hoje fui ligar o carro,so acendeu o painel,mais nao ligou o carro, tenho um alarme,um dvd automotivo que tiro ele da base do radio,e tenho lampada super branca, mais ficam desligados quando chego em casa isso pode estar afetando a carag .. sendo que minha bateria é 52 amperes, nesse caso devo comprar uma com um ampere maior ?

    Obrigado

    1. Olá felipe. A bateria do seu carro foi elaborada para suportar o sistema elétrico dele. Se vc desliga os acessórios durante a noite, principalmente o DVD, então ele deveria suportar normalmente. O que tem que ser feito é um teste no alternador, um teste de fuga de corrente, e um teste na bateria que pode estar com defeito de fábrica. Outra situação: se a bateria descarregar ela deve ficar por algumas horas em um carregador profissional. O alternador do carro é um repositor de carga e não um carregador. O que acontece é uma carga falsa e a bateria vai ficando mais fraca. Trocar por uma mais forte é complicado pelo espaço que o Honda civic tem, além da fixação ser bem diferente.

  20. boa tarde Fernando. meu carro nao ta pegando na partida. a chave começa a girar e n vira mais.o q pode ser? o painel acende, normal. e c soltar no tranco pega. e logo em seguida c gira a chave pega normal quantas vezes girar.

  21. Muito boa essa matéria! Comprei um carro novo (Honda City) e poucos dias a bateria descarregou. Acionei a seguradora que fez a chupeta, o carro pegou, depois de andar uma semana, descarregou novamente. A Honda pede que eu deixe o carro na Concessionária para dar carga de umas 8 horas. Minha dúvida é: tenho uma câmera que está ligada direto na bateria, pois a função dela é funcionar 24 horas, para eu saber quem está batendo no meu carro na minha garagem e no manual dela, informa que o gasto de energia é de 6W e a bateria é de 50, marca Heliar. Me disseram também, que como se trata de carro novo, pode ser que a bateria precise de recarga lenta, para funcionar corretamente. Será que depois da carga lenta, vou poder usar a camêra sem preocupação?
    Obrigada!

    1. Olá Sandra. É raro um carro zero ter problema na bateria, mas acontece sim. Eu acredito que esta câmera está descarregando a bateria por ficar 24 horas ligada. Seis watts seria o mesmo que uma lampada de lanterna ficasse acesa pelo mesmo tempo. Creio que por isso eles pediram para aplicar a carga lenta. De fato ela fica normal sim, mas o problema, se voltar a descarregar, continua no carro.

      1. Obrigada, Fernando. Deixei o carro na Honda e apesar deles colocarem a culpa na câmera, eles trocaram a bateria. E outra dúvida: o sistema multimídia também gasta um pouco da bateria, mesmo estando desligado ? Pois imagino que fica no modo tipo “stand by”, já que o horário fica atualizado. É isso mesmo?

  22. Olá! Fernando queria tirar uma dúvida, ouvi falar que não pode deixar a frente do som no carro mesmo ambos desligados pq gasta bateria. Tenho que tirar a frente do som todo dia? Isso é verdade?

    1. Olá Miriam. De fato a frente do rádio gasta energia da bateria. Mas o perigo seria quando é algo acumulativo, quando deixamos o carro parado por vários dias. Se existe uma rotina de uso, esta descarga será minima. Mas se a frente do radio for cheia de luzes quase parecendo com uma televisão, neste caso é melhor retirar a frente, tanto por poder descarregar a bateria, como por chamar atenção de ladrões.

  23. Bom dia,
    Fiz revisão no meu carro e menos de dois dias depois a bateria deu problemas e tive que trocar (tinha mais de dois anos). Disseram que pode passar em todos os testes (amperagem) num dia e no outro dar problemas. Isso é realmente possível? Desde já muito obrigada

  24. Minha bateria descarrega em dois dias oq pode ser?esses dias ah noite tava ligando o motor no outro dia de manhã já não ligava ..pode me ajudar obg..

    1. Olá rodrigo. Se a bateria for nova você deve fazer um teste nela em uma loja especializada.Se ela estiver boa, então um eletricista deve procurar por uma possível fuga de corrente. São testes simples que qualquer oficina de elétrica de carro faz.

  25. Boa noite meu carro passa a noite com o alarme ligado ele fuciona perfeitamente. .,,,Gostaria de saber’se o alame ficatr ligado piscando a luz dele mesmo descarrega a bateria mais ele so esta ligado para nimguem mexer pois se alguem’mexer ele despara e eu fico sabenndo

    1. Olá bruna. Se você usa o carro diariamente, então esta luz piscando não será suficiente para descarregar a bateria. Fique tranquila. O alarme só descarrega uma bateria se disparar e ninguém desligar ele, ficando ligado por horas.Obrigado por participar.

  26. Olá! Minha bateria (Heliar) tem um ano de uso e eu estou rodando muito pouco com o carro, acho que por conta disto ela chegou a descarregar. Fiz o procedimento da “chupeta” e dois dias na semana dava uma volta para que não descarregasse. Cheguei a levar para um profissional fazer o teste do alternador e está normal e continuei o procedimento de sair com o carro para que o alternador alimentasse a bateria, fiz isso na quarta-feira (06/07) e quando fui ligar já percebi que a bateria estava com dificuldade para ligar o carro mas ligou, só que na segunda-feira passada (11/07) a bateria voltou a descarregar. O carro possui um som comum e o alarme (instalado mas não está acionado) e eu não deixei nenhuma luz acessa. O que devo fazer? Tentar outra “chupeta” ou trocar a bateria?

    1. Olá Priscilla. Antes de trocar eu sugiro que peça a um eletricista para aplicar uma carga lenta de 24 horas na bateria. Por ser muito nova, existe boa chance de normalizar. Lembrando que o alternador não é carregador e sim repositor de carga. Ou seja: quando se faz a chupeta a carga do alternador é limitada e a bateria acumula descarga, como uma bateria de celular viciada. Mas uma carga lenta em um carregador profissional por um dia inteiro vale a pena tentar.

  27. Boa tarde, gostaria que vc desvendasse um inigma, minha bateria funciona normalmente logo de manha, se eu parar em algum lugar ela nao liga, passa uns cinco minutos ela liga normalmente. E muito irritante. Ela fica dias funcionando normalmente, mas posso fazer uma viagem, se eu parar em algum lugar desligo o carro tento ligar, ela nao pega, mas passa uns 15 min. Ligo funciona normalmente. As vezes quando to meio irritado faço pegar no tranco dai pega. O inigma e como pode uma bateria falhar e depois de cinco ou dez minutos ela volta a ligar?

    1. olá Marcos. Uma bateria não falha. Ela simplesmente estraga e vai parando, deixando a partida pesada. Sugiro uma avaliação do arranque (esquenta junto com o motor e para) e também do contato de ignição.Terminais da bateria também podem estar bambos. Para avaliar a bateria vá até um ele’trica e peça um teste dela. Normalmente é feito como cortesia.

    1. Olá Eduardo. Não. Um fusível não consome bateria. O que pode consumir é o acessório mal instalado, como ele ficar ligado direto em um positivo direto e não desligar partes internas (um rádio ou multimídia, por exemplo). O fusível serve apenas para proteção do circuíto. Se ele for mal instalado, o acessório fica sem proteção para possíveis curtos.

  28. Olá boa noite meu namorado tem um corsa classic ano 2015 completo, ele viajou na segunda e só retornou na quarto a noite, quando foi no outro dia foi liga o carro para trabalhar e o carro nem o painel ligou. O que pode ter acontecido.

  29. Oi, Tenho um Uno, A Bateria estava com 0% de vida útil, ela carregava mais se eu desligasse o carro quente e fosse dar a partida ele arriava, Mas se eu deixasse o carro esfriar uma ou 2 horas podia dar partida que funcionava. troquei por uma bateria “usada” e voltou a funcionar mesmo quente, mas duas semanas depois voltou o mesmo problema, quando deixo o carro parado de noite amanhasse sem carga, ando um pouco e a carga volta mais com o mesmo defeito de carro quente não dar partida. todo dia mesma coisa (Manha bateria morta – dia funciona mas não com carro quente). Como ele zera a carga durante a noite não se i se tem algo roubando a carga (nada fica ligado). Sabe se só bateria nova resolve ou pode ter algo mais?

    1. Olá Luis. Você é um bom observador do seu carro. Para bens por isso! Você descreve sintomas de embuchamento ruim de arranque. Quanto o carro está quente o embuchamento acusa. Mas faça um teste na bateria antes de mexer no arranque.

  30. Boa Noite tenho um focus 2003 há uns três meses estava rodando e acendeu. A luz da bateria então ah troquei pois já estava na hora de fazer a troca , porém uma semana depois com a bateria nova a luz da bateria voltou a acender, levei na mecânica e ele m disse q a centralina havia torrado e efetuou a troca, não acendeu mais , porém um mês após isso fikei na rua ( a bateria morreu) levei denovo no mecânico p ver a parte elétrica e ele n achou nda disse me que está tudo o ok mas ainda noto q a bateria descarrega o que mais pode ser ? Obrigado pela atenção

  31. Tenho niw civic sempre compro baterias moura!! 4 dias ja veio partidas pesadas hj arriou totalmente ..tava na garantia levei tem 1. Ano 4 meses ..esta gerando bem.. E defeito da bateria ou mesma fim da vida util da. Bateria mesmo dentro da garantia!!

    1. Olá Guilhermy. Pode ser defeito sim da bateria. Mas espere o resultado do laudo que a Moura fornece em caso de defeito. Se ela estiver ok será devolvida funcionando. A Moura só não cobre casos de sobrecarga e queda de bateria, o que não é o seu caso.

  32. Olá Fernando! Estou com uma baita dor de cabeça com um Fusion. Do nada arriou a bateria, levei a um auto elétrico e lá fizemos todos os testes possíveis e o consumo de bateria com o carro desligado está normal para ele. Fica em 0,03 miliamperes. Troquei a bateria (Moura 60amp) e com três dias a bateria acabou de novo. Fizemos novos teste no multímetro e tudo e o consumo está normal. Já não sei mais o que fazer. O que mais poderiamos olhar, já que não acusa nada. Desde já agradeço!

    1. Olá Rodrigo. Você descreve sintomas típicos de alternador carregando pouco, ou com defeito intermitente. O que pode estar acontecendo é uma queda de tensão/corrente com o carro andando. Pode ser desde o fio positivo do alternador bambo, ou regulador de voltagem. Algo roubando a carga seria algum acessório esquecido ligado ou se ligando sozinho, como a ventoinha do radiador. Mas seria facilmente notado.

      1. Primeiramente muito obrigado pela atenção, raridade hoje em dia! Prestamos atenção se algo fica ligado ou religa com o carro parado e não há nada. O alternador como carro parado e lógicamente funcionando está normal, mas com certeza vou conferir o variador de voltagem. Novamente obrigado e grande abraço!

  33. ola tenho um civic 2012 faz uns 2 meses atras comprei uma bateria da marca jupiter nao aguentou um mes fui ate a loja troquei a bateria por outra nova assim mesmo fui dar partida ela estava descarregada foi feito chupeta e funcionou levei auto eletrica testou o alternador esta tudo normal sera que a multimidia ligada no pos chave ela gastaria energia da bateria mesmo desligada a noite…

    1. Olá Juarez. Eu sempre desconfio de multimídia descarregando bateria. O que tem que ser feito é um teste de fuga de corrente com tudo desligado através do negativo da bateria. Se for constatado a fuga basta encontrar a fonte e corrigir. Pelo seu relato eu acredito neste fuba de corrente e ponho a multimídia como principal suspeita.

  34. Ola Fernando bom dia, estou com o seguinte problema: de uns meses pra cá a bateria do meu carro descarregou 4 vezes, e em todas fiz a chupeta e o carro voltou a pegar na hora ! O eletricista me disse que o aparelho de som estava puxando carga porém eu já fiquei 3 dias sem usa-lo e mesmo assim a bateria descarregou, sabe oque pode ser ? ( A porta traseira quando eu abro não acende a luz só as vezes seria isso o problema ?)

    1. Olá Igor. Primeiro tem que dar uma carga lenta na bateria e depois testá-la. Se el estiver ok, então o alternador tem que ser testado também. Se tudo estiver normal, então tem “ladrão” de carga no seu carro e um teste de fuga de corrente tem que ser feito. Uma luz só descarrega uma bateria se ela ficar horas acesa sem alguém perceber, tipo uma noite inteira.

  35. Tenho um corsa 96 alternado de 120 amperes e tenho uma bateria auxiliar para o som fui tentar ligar lá Carro e não ligou

    O que pode ser

  36. Boa tarde. Compre o uma bateria nova de 60 ah, essa noite retirei a frente retrátil do meu dvd e ficou aquela luz vermelha ascesa a noite toda. Quando fui virar a chave o carro não pegou a bateria estava zerada. O eletricista fez o teste e disse que o carro não está roubando nada.
    Tem como essa luz fazer esse estrago todo?

    1. Olá Tiago. Grato por participar. Se for um led vermelho não descarrega a bateria. Mas no caso do DVD pode ser que a ligação dele descarregue a bateria. Peça uma revisão da ligacao dele se nao for original. Caso contrario oque descarrega uma batria assim é luzes que ficar a acesas durante a noite, ou algo parecido.

  37. Daniel, tenho uma fiat uno 96 , tem alarme e som, porem coloquei um interruptor no som , minha bateria descarrega e agr nao pega mais carga . so me resta o alarme . qual procedimento pra solucionar meu problema ?

  38. Oi tudo bem meu nome é Vivian , meu carro é um Cobalt, e ele disparou o alarme, e infelizmente eu nao estava em casa para desligar… a bateria dele tem somente 3 meses… Agora ele nao esta ligando, mas as luzes do painel assendem normalmente, o que faço por favor!

  39. muito obg mais tenho carro novo a bateria descarregou botei uma nova não ta nem com três semanas direito ai ja esta descarregada de novo o que pode ser, que ta levando a bateria descarrega tão rapido assim?

    1. Olá daniel. Pode ser algo que ficou ligado ou que está roubando a carga durante a noite. Também fazer pouco uso do carro pode descarregar uma bateria mesmo que seja nova. Mas somente um eletricista vai poder confirmar o defeito.

    1. Olá Mariane. Grato por participar. A bateria do carro suporta carregar o seu celular. Mas é sempre melhor fazer isso com o motor do carro ligado, ou quando estamos rodando com ele. Com o carro parado, e se a bateria estiver antiga, pode descarregar e o carro não ligar temporariamente.

  40. Bom dia, preciso de uma ajuda!!!
    Tenho um Ford Fiesta Sedan 2016 1.6 SE com motor Rocan, e ele uma vez por semana aprox. descarrega da bateria.
    Já levei em 03 eletricista e nada, não tem módulo, e foi desligado item a item e não foi resolvido.
    Retiramos todos os periféricos e nada.
    é alguma fuga direta.
    Já troquei a bateria 03 vezes e nada, o Alterador carrega normal. Uma forma que eles avaliaram é colocar uma lâmpada e ela fica ligada bem fraquinha.
    Ele é de 48A de fábrica, coloquei uma de 60A e mesmo assim descarregou depois de 24h.
    Inverti o automático do alternador e nada.
    Olhamos o aterramento da bateria e nada.
    Não tenho ideia do que fazer, passamos o Scan e nada.

    Pode me dar uma luz?
    Fico no aguardo
    Obrigado,

  41. Bom dia amigo acho que só vc pra me dar um diagnóstico, meu carro é um Vectra 98 a alguns meses ele começou a descarregar a bateria do nada por exemplo ando com ele e paro pra resolver alguma coisa em Questão de 10 minutos quando retorno e vou dar partida o carro está sem carga nenhuma, isso não acontece com frequência, é uma vez ou outra, um eletricista condenou meu alternador sendo que não tem nem 3 meses que foi feito manutenção no mesmo, outro eletricista condenou minha bateria, será que realmente é um dos 2 problema? Meu carro não tem som e o alarme é de fábrica, luzes do porta malas e porta luvas apagam normalmente já fiz o teste, desde de já agradeço.

    1. Olá Josielson. Grato por entrar no nosso site. Você tem dois diagnósticos. Peça outra opinião sobre o alternador. Uma simples medida confirma o defeito. Se o multímetro marcar na bateria a medida entre 13, 5 e 14, 5, com o motor ligado, então o alternador está dentro dos padrões do ano do seu carro. !5 volts ou mais é excesso e deve ser corrigido.Normalmente a luz de bateria acusa defeito no alternador. Já a bateria tem que ir para a carga lenta e depois se faz o teste nela. Carro que fica parado alguns dias da semana , todas as semanas, também enfraquece a bateria e acontece o que você narra. Se uma chupeta faz o carro pegar, então está descartado problema no arranque.

      1. Grato amigo pela é, sim na chupeta ele pega ou no tranco também, inclusive comprei um cabo justamente pra quando isso acontecer pedir um favor a uma pessoa de boa fé, é um problema muito chato, o alternador foi trocado tudo inclusive as escovas, se não me engano a bateria tava dando 12.9 quando o mecânico fez o teste.

  42. Ola .
    Mecânico precisou tirar painel do meu carro pra fazer uma solda.
    Agora bateria esta descarregando.
    Dei uma olhada na bateria e achei um cabo solto que nao tava ligado no polo negativo da bateria.
    esse cabo me parece vir do painel.
    Oque pode acha?

  43. Ola tudo bem..
    Tenho um gol bola ano 98..
    Uma semana para sempre de manha quando vou dar arranque ele não pega…
    Mas as luzes do painel acende o radio também..
    Sera q e bateria.
    Tenho costume de deixar o botão do ventilador ligado sera q é isso..
    Mesmo o carro tendo desligado rouba bateria?

    1. Olá jorge. O primeiro passo é fazer o carro funcionar e ir até uma oficina de elétrica e de confiança para testar a bateria e o alternador do carro.O ventilador só funciona com a chave ligada, o que não descarrega a bateria com o carro em repouso. E se o carro tiver pouco uso, a bateria acumula descarga e cada vez vai ficando mais difícil de virar o motor.

  44. Ola preciso de uma ajuda
    O meu carro fox 2005 nunca deu problema , mas há um mês deu problema nos faróis da frente eles não acendiam e a seta traseira do lado direito uma hora funcionava outra hora não e estava em alguns momentos acelerada
    Levei ao mecânico ele arrumou disse q tinha dado curto nos faróis e a minha bateria q não era selada estava vazando
    Ok diante disso troquei a bateria por uma nova
    Só q eu andei dez dias com a bateria nova e o meu carro parou fui ver a bateria estava zerada voltei na loja eles fizeram um teste no alternador e disseram q estava tudo ok , eles me deram uma bateria nova e essa durou apenas 4 dias e o carro parou de d novo , voltei na loja e eles me emprestaram uma bateria usada mas carregada e essa durou apenas uma ida e volta da igreja
    o q será q esta acontecendo pq isso nunca aconteceu um eletricista olhou o carro fez teste e até agora não achou o problema
    O q será? to desesperada pq desde q troquei a bateria e mandei arrumar os farois q eu não tenho mais carro
    Será q o farol pode ta puxando carga da bateria ?

  45. Olá Fernando muito obrigado pela prontidão em me ajudar
    No momento meu carro esta na oficina nas mãos do eletricista na tentativa de achar o problema , vou conversar com ele e passar essas informações
    Qualquer novidade ou problema entro em contato d novo kkk
    Muito obrigada

  46. Ola! Meu astra é automático e arriou a bateria de um fia para o outro. A chave do alarme está com problemas para abrir.Pode ter sido isso a descarga da bateria. Não é alternador e nem bateria velha . Obrigada

    1. Olá Adriana. Sim, mas pode ser outro acessório que ficou ligado, como faroletes, rádio ou uma luz interna. Para descobrir tem que aplicar uma carga lenta na bateria, testá-la, e então fazer um teste de fuga de corrente. Qualquer eletricista consegue fazer isso com uma simples lâmpada de teste.

  47. Bom dia, tenho um pólo 2006 e não uso todos os dias, fica parado em média 3 ou 4 dias por semana, a bateria é nova, porém descarrega às vezes… Tendo em vista que li alguns posts com casos semelhantes ao meu, que pode ser falta de uso constante, peço ajuda… Pensei em colocar uma fonte alimentadora, dessas de som e tbm pensei em colocar um simples disjuntor no cabo da bateria pra desligar depois que eu parar o carro, resolveria meu problema? Desde ja agradeço!

    1. Olá Elton. Bom dia. Grato por sua participação. Sim, o pouco uso do carro pode descarregar a bateria mesmo sendo nova. Desligar um cabo pode ajudar aumentando o tempo de armazenamento de carga. Mas a bateria precisa da eletricidade gerada pelo alternador para manter a densidade. Então ela vai descarregar mesmo que desligando um pólo. Eu sugiro uma carga lenta nela para sua recuperação e ligar sempre o carro por dez minutos, pelo menos por mais vezes do que acontece. Basta ligar e deixar na lenta para a bateria se manter carregada. Outra solução, se não for possível ligar o carro, seria um carregador doméstico e eletrônico encontrado a venda até na internet. Nesse caso seria bom desligar o negativo (é sempre ele que desligamos) para carregar. Mas não use aqueles carregadores que usam lâmpadas incandescentes. São fracos e podem danificar componentes do carro.

      1. Só pra eu entender melhor… Mas se eu colocar o disjuntor só pra segurar a carga durante os 4 dias e depois eu andar com o carro pra recarregar não funciona? E poderia me sugerir um uma marca e modelo desse carregador?

        1. Com certeza vai ajudar. Basta desligar o negativo. Mas uma bateria descarrega até na prateleira da loja. Ela perde cerca de 3% da carga por dia. Desligando vai melhorar. Mas mesmo assim ela vai perdendo carga e um dia acontece o desiquilíbrio. Lembrando que o alternador é um repositor de carga e não um carregador. Em determinado momento ele passa a apenas repor e não carrega o que já perdeu com dias acumulando descarga por estar parado. Gosto muito da marca Kita.

  48. eu estou trocando as lâmpadas do carro por led ! só que vejo anoite que parece que ficam ligados, sei que o consumo e é extremamente baixo mais estou com uma pulga atrás da orelha, porque são muitos Leds e aí devo me preocupar?

    ótimo post !!!

    1. Olá Everton. Obrigado por sua participação. O primeiro passo é pedir uma medida de fuga de corrente para saber se vai comprometer a carga da bateria. O segundo é rever a ligação dos leds, conferindo a polaridade deles. A lógica não permite que algo assim fique ligado o tempo todo.

  49. Bom dia, parabéns pelo Blog! Sr. Fernando minha dúvida é a seguinte, meu carro é um palio 2015 fez um ano agora que tenho ele, a bateria dele é uma HELIAR, não escuto som pois não tem, é um carro básico, e os faróis e faroletes se desligam automático quando se desliga o carro, ontem pela manhã saí a fazer uma compra muito rápida levou apenas uns dois minutos até então tudo normal, quando girei a chave pra ir embora… Acabou a bateria, foi feito uma chupeta e nada, dei um tranco e pegou e fui pra casa, e até então mais nada de bateria. O que poderia ter ocorrido? teria possibilidade de haver algum roubo de energia? Ou um mal funcionamento de alguma peça? Ou a bateria realmente deu problema? Fiquei sem entender e utilizo ele praticamente todos os dias. Desde já obrigado abraço

    1. Olá Danillo. Obrigado por participar e pleas palavras de incentivo. O primeiro passo é fazer um teste no alternador, em seguida na bateria e por fim no arranque. Uma chupeta pode não funcionar se a bateria estiver muito ruim. Roubo de carga seria raro, pois algo bem evidente teria que ficar ligado por horas, como os faróis.A solução é fazer os teste na sequencia que citei acima. Outra possibilidade é colocar uma bateria de teste no lugar da sua. Mas não compre uma sem ter certeza do estado do alternador e da bateria. Se sua Heliar for antiga, então aumenta muito a chance de ser bateria.Forte abraço.

  50. Oi Fernando, eu gostaria de saber o seguinte… Meu carro é um palio 96 ,4 portas e injeção eletrónica. Ele nao estava ligando e levei no mecânico ele disse que era o motor de arranque, arrumamos. Depois voltou a nao da partida , levei no mecânico, dessa vez a bateria, trocamos. E agora ta com o mesmo problema… Simplesmente nao da partida… Já nao sabemos mais o que fazer… Nao tem nada que descarregue, já tiramos o alarme, o som, já foram feitos testes no alternador, verificamos as luzes e tal…. O que mais poderia ser…? A bateria é nova e a marca é EIAR.

    1. Olá Paula. Grato por entrar o Mão ao Auto. Seria interessante verificar o negativo que vai na caixa e os parafusos da traseira do arranque. Fora isso, tem que medir a corrente no arranque no momento da partida e quando apresenta o defeito. Não é difícil de resolver. O eletricista tem que ser experiente, pois é um trabalho de procura, mas bem óbvio.

  51. Ola. Fernando Boa noite. Tenho um Fox Imotion 2013. De uns tres meses pra ca. Quando eu giro a chave de ignição ele costuma nao ligar. E se eu permenecer com a chave virada ele da uns instalos no lado direito e nao liga. Pois ai tenho que desliga lo e ficar tentando ligar. Pois isso acontece quando eu ando muito com ele e quando o tempo esta muito quente. Como ele é automatizado o controle de bordo alega que há falhas no sistema. O que pode esta acontecendo. O Blog é muito bom. Parabéns.

    1. Olá Sheila. Grato por sua participação e por suas palavras sobre o site. E vem novidade aí! O primeiro passo é testar a bateria do seu carro Mas troque ela apenas com a garantia que este problema não vai acontecer mais. Se carro fica “mudo”, ou nada acontece com o motor no momento da partida, um eletricista vai ter que medir se a chave esta enviando corrente elétrica para o arranque. Repare se a chave ficou diferente ao virar ela no carro. Perceba se ficou mais dura ou sem retorno quando soltamos ela. Mas se o arranque pesa, e bateria está boa, então é defeito no motor de partida. Buchas e escovas tem que ser trocadas. Mas nesse caso, pergunte ao eletricista coo está o resto das peças do arranque. Muitas vezes é melhor trocar ele todo, por um novo mesmo. Sucesso por aí!

  52. Boa tarde Fernando. Eu achei o seu texto e o blog em si muito interessante e pensei que pudesse fazer uma pergunta… eu tenho um Renault 4gtl e desde uns tempos que a luz da bateria tem estado acesa , mandei o alternador a arranjar e descobri que o regulador não estava bom. Depois de montar o alternador o carro nao pegou de novo e decidi por a bateria a carregar durante 9horas visto que precisava do carro para o dia seguinte. Montei a bateria no carro e ele pegou mas umas horas depois deixou de pegar novamente .. será que me podia ajudar ? Obrigado.

    1. Olá Rui. veja bem: se a luz de bateria ainda permanece acesa é porque o alternador ainda não está carregando a bateria. De fato, essa luz é do alternador, ou a que indica defeito nele e avisa que a bateria vai ficar sem carga a qualquer momento. Tem que revisar totalmente a peça e a fiação que vai dele até a bateria e o painel.

      1. Muito obrigado pelo esclarecimento Fernando. Visto que o alternador já foi revisto anteriormente e o problema era do regulador eu fico mais inclinado para a fiaçao do veiculo.. pode ser algum fio que não esteja a passar corrente. Mais uma vez obrigado , este site já faz parte dos meus favoritos.. continue assim, abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *