A grande maioria dos carros de hoje possui um comando de seta  com pisca-alerta e comando do limpador de para-brisas conjugados em uma só peca. Ou seja, estragou um, troca-se tudo, inclusive o comando dos faróis que também está por ali. E no caso do Celta também é assim.

Repare que o coamndo é uma peca só.

Repare que o comando é uma peca só.

Mas como em outros modelos, isso não vai dificultar o serviço de troca, além de se renovar todo o conjunto de comandos do carro, como chave de faróis, comando de limpadores de para-brisa e até o pisca-alerta. Para trocá-la o serviço é praticamento o mesmo do Palio ou Uno mais novo. Alinhe o volante deixando as rodas retas, retire a capa da buzina, e desenrosque a porca que prende o volante em seu lugar.

Retire a capa da buzina com uma chave de fenda fina.

Retire a capa da buzina com uma chave de fenda fina.

Além de uma chave de fenda, você vai precisar de uma chave estrela, ou Philips , e o cachimbo certo para soltar a porca do volante. (a medida do cachimbo varia de modelo para modelo de carro.)

Solto o volante, dê duas leves pancadas nas laterais dele para que ele se desgarre do local. Retire as capas que dão acabamento atrás do volante, e procure por duas “teclas”que seguram o comando no lugar. (veja na imagem do comando no início do post e também na foto abaixo) Uma está a direita e a outra a esquerda. Basta um movimento certo nas duas teclas e o comando sairá facilmente.

Repare a tecla mais a esquerda. Ela prende o comando a barra de direcao.

Repare a tecla mais a esquerda, em baixo. Ela prende o comando a barra de direção. Existe mais uma do lado direito.

 

Desligue as tomadas que ficam atrás do comando e repita o processo inverso para instalar o comando novo, capas e volante. Nesse (volante) dê um aperto razoável na porca. Com um pouco de atenção e paciência você conseguirá fazer a troca do comando de setas do Celta. Para uma segurança maior trabalhe com a chave do carro desligada, ou, se possível, com a bateria desligada pelo negativo. Dúvidas? Comente que o ajudaremos a resolver.

Please follow and like us: