Setas do Celta. Como trocar o comando?

A grande maioria dos carros de hoje possui um comando de seta  com pisca-alerta e comando do limpador de para-brisas conjugados em uma só peca. Ou seja, estragou um, troca-se tudo, inclusive o comando dos faróis que também está por ali. E no caso do Celta também é assim.

Repare que o coamndo é uma peca só.
Repare que o comando é uma peca só.

Mas como em outros modelos, isso não vai dificultar o serviço de troca, além de se renovar todo o conjunto de comandos do carro, como chave de faróis, comando de limpadores de para-brisa e até o pisca-alerta. Para trocá-la o serviço é praticamento o mesmo do Palio ou Uno mais novo. Alinhe o volante deixando as rodas retas, retire a capa da buzina, e desenrosque a porca que prende o volante em seu lugar.

Retire a capa da buzina com uma chave de fenda fina.
Retire a capa da buzina com uma chave de fenda fina.

Além de uma chave de fenda, você vai precisar de uma chave estrela, ou Philips , e o cachimbo certo para soltar a porca do volante. (a medida do cachimbo varia de modelo para modelo de carro.)

Solto o volante, dê duas leves pancadas nas laterais dele para que ele se desgarre do local. Retire as capas que dão acabamento atrás do volante, e procure por duas “teclas”que seguram o comando no lugar. (veja na imagem do comando no início do post e também na foto abaixo) Uma está a direita e a outra a esquerda. Basta um movimento certo nas duas teclas e o comando sairá facilmente.

Repare a tecla mais a esquerda. Ela prende o comando a barra de direcao.
Repare a tecla mais a esquerda, em baixo. Ela prende o comando a barra de direção. Existe mais uma do lado direito.

 

Desligue as tomadas que ficam atrás do comando e repita o processo inverso para instalar o comando novo, capas e volante. Nesse (volante) dê um aperto razoável na porca. Com um pouco de atenção e paciência você conseguirá fazer a troca do comando de setas do Celta. Para uma segurança maior trabalhe com a chave do carro desligada, ou, se possível, com a bateria desligada pelo negativo. Dúvidas? Comente que o ajudaremos a resolver.

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This article has 30 Comments

  1. Boa noite a luz de freio do meu celta parou de funcionar mais a lanterna não e não sei se existe um fusível para luz de freio ou oque pode ter acontecido obrigado

  2. Olá! Estou um mal contato na alavanca do limpador de para-brisa do meu prisma 2009. O temporizador as vezes não funciona, aí eu dou um breve esbarrão na alavanca do limpador e ele vai para no meio do percurso, então de esbarrões em esbarrões eu oriento ele onde eu o quero. As vezes também afeta o limpador na primeira velocidade contínua. Com certeza deve ser um mal contato. Preciso abri-lo e verificar os contatos É o mesmo esquema para desmontagem? No aguardo. Grato.

  3. Olá, boa tarde,

    Tenho um celta 05/06, e o comando da buzina dele começou a falhar até parar, tem com desmontar a chave pra reparar os contatos ou só trocando a chave completa? desde já grato.

    1. Olá Jouber. O contato que apertamos está sim no seu alcance de consertar. Retire a “almofada” e veja se algum contato dela está com defeito.( se ela for no volante) Mas se for depois do volante,ou junto da seta, um eletricista vai ter retirar o comando. Na maioria das vezes se troca ele. Existe a possibilidade de ser defeito na buzina que também para como você narrou.Neste caso é necessário retirá-la e fazer um teste de bancada e na tomada dela que vem do carro.

  4. Boa tarde amigo, tenho um celta 2003, troquei a chave de seta da maneira que está descrito no artigo, porém agora as setas e o pisca alerta não estão dando nenhum sinal de vida, levei em um eletricista e ele apenas me informou que eu devo ter esquecido de tirar o relé do comando antigo, e instalado o novo sem ele, será que é isso porque o meu comando eh exatamente iguau o da primeira foto, e olhando para ele eu não consigo ver nenhum relé ali

    1. Olá Brian. Sim, é possível se o relé trabalhar no comando ele não vem na peça nova. Mande um foto do comando antigo para meu email eletrocarro@hotmail.com Eu te ajudo a solucionar o problema.. Se o relé for na caixa de fusível ele costuma ser preto e com a numeração em romano de VI ou número seis. Ele também é o único que possui três pinos com os números 31,49 e 49a

  5. Fernando. Ótimo trabalho vem fazendo. Me ajude com uma coisa. Sabe me dizer se a pinagem do chicote da chave de seta do Celta G1 (../06) é a mesma do Celta G2(06/..)? Ouvi alguns dizendo que é o auto-eletricista disse que necessita alteração na pinagem, outros dizendo que tirou um e colocou o outro sem alterações. Gostaria de trocar o volante pelo mais moderno, com a buzina no centro do volante e a para ficar sem gambiarras a troca do comando de seta seria a solução perfeita. Obrigado!

    1. Olá Leandro. Somente comparando uma chave com a outra. Isto é assim porque alguns modelos saíram com chaves de pinagem igual e outros não e tudo dependendo de como a montadora fez. O mesmo acontece com a linha Fiat, mesmo ano, muda-se uma letra do modelo, mas pode mudar ou não alguns acessórios. A solução é conseguir uma em comodato com um cheque de garantia, e combinar a devolução ou não da peça.Aqui em BH é uma situação comum que as próprias oficinas fazem. Abraços.

  6. olá, tenho um celta 2009, o comando do farol baixo não esta funcionado bem, fica farrapando, e quando pega se acionar as setas ele apaga, não está pegando bem o contato. Pretendo desmontar para verificar se é mau contato. Qual a sua sugestão?? E como devo fazer ?

    1. Olá wagner. Obrigado por participar. Eu sempre troco o comando devido a dificuldade que podemos encontrar e desagradar o cliente no resultado final. As peças dentro do comando são frágeis e quebram com facilidade por serem acionadas por alavancas. A força aplicada a cada seta é mediana. Veja o custo benefício. Muitas vezes trocar a peça que é interiça é a melhor opção. Por aqui eu consigo consertar muito comando da linha Fiat, mas apenas o alerta. O resto é quase impossível.

  7. Olá, gostaria de saber como tiro o miolo do chave do celta 2005, a chave eh codificada e quebrou dentro do miolo, jah tirei o volante, porém, a chave de seta com o miolo n querem sair. parece q o miolo eh preso a ela, como que eu faço,..? obg

  8. Bom dia Fernando!!
    Tenho um celta 2008 e tem hora que não acende o farol nem o painel ,mais as setas funcionam,
    hoje pela manhã não acendeu nem funcionou o carro e acendeu a luz de injeção, depois mexi na chave de seta e acendeu e funcionou e desligou a luz da injeção, o que pode ser ?

  9. Olá Fernando, meu celta e 2005 e a buzina dele e na chave de seta, é possível mudar para o volante essa buzina, se eu comprar o volante com a função… Tem volante para o celta com a opção de buzina..
    Foi muito mal projetado essa buzina ao lado… Maldito engenheiro.. Kkkk

    1. Olá Jaqueline. É provável que também tenha que trocar o comando, o que pode implicar em tomadas diferentes. Acho muito difícil esta opção. E de fato os engenheiros são terríveis na hora de projetar um carro.

    2. Jaqueline, consultei um auto-elétrico, e ele me disse que existem duas formas:

      1) trocar a chave de seta pelo modelo 2006 em diante, MAS vai ser necessária adaptação dos plugs. No modelo até 2006 são 2 plugs, de 2006 em diante são 5 se não me engano.
      2) Colocar um contato de buzina como esse aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741324542-contato-da-buzina-gm-celta-codigo-93384816-_JM) e fazer uma ligação dos fios correspondentes ao botão atual em um relé, sendo acionado belos contatos do volante. Mais barato, mais simples. Mas estou com dificuldades em encontrar este contato. O auto-elétrico até tem, mas disse que custa por volta de R$ 100,00… se eu não encontrar, vou comprar com ele mesmo, fazer o que. Os fios em questão são esses aqui (https://drive.google.com/file/d/0B8xHrC-lYtFHLVFJN2RMMFFmX1U/view). Aqui tem um tutorial de uma outra forma que um cara fez. Foi meio gambiarra, mas funcionou. Tutorial: http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=124386

  10. Olá, sou deficiente físico e gostaria de perguntar pra vc se vc pode colocar o comando de setas no botão do meu volante? Obrigado.

  11. Boa noite tenho um celta 2003 …ele começou a não funcionar o farol baixo e a lanterna ….porem se eu ficasse mexendo varias vezes na chave de seta ligava o farol…..o alto é o unico que funciona normal …agora não funniona o farol baixo e alto de jeito nenhum o que pode ser…..chave de seta ou no modelo celta 2003/2003 existe algum rele…

    1. Olá Sergio. Embora a distância atrapalhe eu creio que seja problema na chave de farol, visto que mexer nela fazia o defeito sumir por algum tempo. Peça um teste dela. Não é um serviço demorado ou caro. Obrigado por perguntar.

  12. Ola bia tarde… como faço para retirar o volante do celta 2003 na qual a buzina é lateral.. ja retirei a porca e a arruela do q nao larga…
    Agradeço

  13. Vc sabe me dizer se eu trocar a chave de seta do celta 2001 que a buzina e na chave pela do 2005 q a buzina e no volante da certo? A chave atual está muito ruim e queria aproveitar para fazer esta alteração.

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