“É dona… O problema do seu carro é no aterramento… “. Com uma explicação dessa fica difícil não pensar em um balde cheio de terra causando um defeito no seu carro. “É falta de aterramento dona… ” explica outro de outra maneira. Então a “dona”  imagina que uma pouco de terra vai consertar seu carro. Parece engraçado, mas já ocorreu algumas vezes em nossa oficina. Mas tudo foi devidamente esclarecido.

Nao é bem este aterramento que seu \carro precisa

Nao é bem este aterramento que seu carro precisa

É algo fácil de entender. No caso dos automóveis o aterramento é feito na lataria e no motor. Como? Repare que o negativo da bateria do seu carro está ligado a essas partes, e todo o sistema elétrico busca negativo na lata do carro. Isso acontece para facilitar a montagem elétrica de um automóvel. Mas não se preocupe, isso não causa choques! Mas como assim facilita a montagem elétrica do carro? Porque basta ao montador levar o fio positivo, (de um farol , por exemplo) e o negativo necessário para fazer acender o farol pode ser tirado da lata perto dele. E o mesmo ocorre com outros equipamentos elétricos instalados em seu carro. Então, falta de aterramento no carro é um problema elétrico.

Repare a malha cor de cobre ligando o negativo a lata do carro.

Repare a malha cor de cobre ligando o negativo a lata do carro.

Um cabo sai do negativo da bateria  e é ligado também no motor ou caixa de marcha fixados através de grossas porcas que distribui o aterramento por fios conhecidos como malhas de aterramento. Ou seja, seu carro pode ter pelo menos mais duas malhas escondidas como a da foto acima. Alguns mau contatos, como luz de freio piscando junto com a seta, ou um farol que acende fraco, são consequências de um aterramento com defeito. Na maioria das vezes basta reparar apertando porcas e parafusos da lata perto do defeito e que tenham fios ligados neles. Outra solução ao seu alcance é verificar se o cabo do negativo da bateria está devidamente apertado, pois ele é a “central”de carga negativa de todo o aterramento do seu carro. Essa é mais uma das curiosas relações da eletricidade com os nossos automóveis. De fato, o bom aterramento de um carro é essencial para um bom funcionamento elétrico.

Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us: