O que é o aterramento de um carro?

“É dona… O problema do seu carro é no aterramento… “. Com uma explicação dessa fica difícil não pensar em um balde cheio de terra causando um defeito no seu carro. “É falta de aterramento dona… ” explica outro de outra maneira. Então a “dona”  imagina que uma pouco de terra vai consertar seu carro. Parece engraçado, mas já ocorreu algumas vezes em nossa oficina. Mas tudo foi devidamente esclarecido.

Nao é bem este aterramento que seu \carro precisa
Nao é bem este aterramento que seu carro precisa

É algo fácil de entender. No caso dos automóveis o aterramento é feito na lataria e no motor. Como? Repare que o negativo da bateria do seu carro está ligado a essas partes, e todo o sistema elétrico busca negativo na lata do carro. Isso acontece para facilitar a montagem elétrica de um automóvel. Mas não se preocupe, isso não causa choques! Mas como assim facilita a montagem elétrica do carro? Porque basta ao montador levar o fio positivo, (de um farol , por exemplo) e o negativo necessário para fazer acender o farol pode ser tirado da lata perto dele. E o mesmo ocorre com outros equipamentos elétricos instalados em seu carro. Então, falta de aterramento no carro é um problema elétrico.

Repare a malha cor de cobre ligando o negativo a lata do carro.
Repare a malha cor de cobre ligando o negativo a lata do carro.

Um cabo sai do negativo da bateria  e é ligado também no motor ou caixa de marcha fixados através de grossas porcas que distribui o aterramento por fios conhecidos como malhas de aterramento. Ou seja, seu carro pode ter pelo menos mais duas malhas escondidas como a da foto acima. Alguns mau contatos, como luz de freio piscando junto com a seta, ou um farol que acende fraco, são consequências de um aterramento com defeito. Na maioria das vezes basta reparar apertando porcas e parafusos da lata perto do defeito e que tenham fios ligados neles. Outra solução ao seu alcance é verificar se o cabo do negativo da bateria está devidamente apertado, pois ele é a “central”de carga negativa de todo o aterramento do seu carro. Essa é mais uma das curiosas relações da eletricidade com os nossos automóveis. De fato, o bom aterramento de um carro é essencial para um bom funcionamento elétrico.

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This article has 238 Comments

  1. Tenho um lancer 98 1.6 – 16v. Automático.
    Ao ajudar um colega que estava sem bateria , coloquei o meu veículo ao lado do dele e desliguei o meu . peguei o cabo de chupeta e conectei ao dele. O carro dele pegou na hora .
    Mas ao ligar o meu . ficou estranho . falhando o ponteiro do r.p.m ficou doido e o carro não pega . o motor vira pesado . mas quando desligou o sensor o motor vira leve . já verifiquei as bobinas . correia . velas . sensor de rotação. Já dei várias partidas . a luz do painel até apaga .
    Por favor alguém tem uma dica .
    Grato .

        1. OLá Felipe. Negativo e lataria estão ligados um no outro. É obvio que quanto mais ferro ou lata exposto maior vai ser o aterramento. Mas lembre-se que nem todo fio preto é negativo. Você tem que ter certeza disso ou seguir um esquema elétrico que indica ser o fio preto um terra.

    1. Boa tarde Marcelo o ideal seria vc levar o carro pro mecânico zerar a central e ver se teve algum dano no veículo vc deve gastar mas ou menos 150, pra fazer isso. E lembrando que carro com injeção eletrônica sempre da problema se botar pra pegar no tranco ou se der chupeta com ele desligado espero ter ajudado.

    2. Bom dia
      Tenho um pálio hlx 1.8 – 2005 saio pela manhã e quando o ponteiro da temperatura chega na terceira linha e simplesmente morre, depois de uns 10 minutos volta a funcionar e não dá problema algum. Já levei em 02 mecânicos e eles não conseguem achar nada, nenhum defeito, e só faz isso depois de o carro ficar parado umas 10 ou 12 horas, antes disso não dá problema. Já foi trocada bomba de combustível, relê, desativei o alarme e nada.

        1. Fernando bom dia, já levei o carro em dois mecânicos, ambos passaram o aparelho no carro, e os aparelhos não identificaram nenhum problema no carro .

          1. Bom dia, pra finalizar….o mecânico conseguiu encontrar o defeito do meu carro, era o sensor de rotação, o primeiro mecânico ja tinha trocado mas havia colocado uma peça paralela e o defeito continuou, após mais de um mês indo e vindo das oficinas, conseguiu descobrir.

  2. Olá,
    Eu tenho um Fusca 83, que recentemente foi instalado travas, vidros elétricos e alarme Positron, e logo após a estas instalações, o alarme ficou disparando direto (somente com o motor funcionando). Além disso, o som também está apresentando problema, quando o motor está desligado funciona perfeitamente, contudo, quando o carro está em movimento, o som fica picotando com muita falha, e ao desligar o motor o rádio volta a funcionar perfeitamente.
    Será que pode ser alguma coisa relacionado com aterramento dos cabos. Se puder me ajudar ficarei muito grato

    1. Olá Vladimir. Creio que vc terá que pedir para revisar a instalação do alarme. Verificar o aterramento seria uma opção, mas verifique se o terra ou negativo da bateria está apertado. É comum instalação de alarme em Fusca apresentar alguns problemas.

      1. Bom dia.
        Apesar da demora, (acreditem, o carro ficou 9 meses em reforma kkk) estou aqui para dar o feedbak do problema que estava ocorrendo no meu fusca.
        Após revisar toda a instalação elétrica e o problema persistir, resolvi trocar os cabos de velas e graças a Deus o problema foi sanado.
        Agradeço a atenção de todos, em especial ao Fernando Ivanenko.
        Abraços.

  3. Olá, tenho um palio 2001 16v, quando ligo as luzes de posição no carro, se uso a seta liga as duas ao mesmo tempo, junto com as luzes de freio, sendo que a luz da seta fica muito fraca, porém se as luzes de posição estão desligadas funciona tudo normalmente. Pode ser falta de aterramento? Sabem me dizer quanto é a mão de obra?

      1. Sim, verifiquei a tomada que vai nas lanternas, e percebi que a entrada de um dos fios parece esta queimada, tanto na lanterna esquerda, quanto na direita. Se for isso é necessário substituir essa peça também?

        1. Seria apenas meio conserto porque a parte onde se liga a tomada também deve estar corroída. Ou vc troca as tomadas e os soquetes dos dois lados, (onde ficam a s lampadas) ou a outra solução seria passar um fio por fora, ligando a base da lampada até o fio que vc viu queimado. Neste caso seria uma adaptação.

    1. Verifique se isso acontece somente quando vc usa a ré ou se repete com a seta e vc pisando no freio. Se for assim é problema de aterramento na lanterna traseira. Mas se não for o caso pode ser fio colado no chicote em algum lugar do carro. Também pode ser fiação de reboque se ele tiver um. Nesses dois últimos casos vc vai ter que levar em um eletricista.

        1. Se for problema de aterramento vc terá que ter acesso a tomada das duas lanternas.Em alguns modelos de Uno a tomada é exposta no porta malas, bem atrás da lanterna. Mas se vc tiver que tirar a lanterna precisará de um pouco de paciência. Ela é fixa por três porcas de canhão 8 milímetros. Mas primeiro faça o teste do freio com a seta. Se vc pisar no freio com a seta ligada, e tudo piscar igual uma árvore de natal, então de de fato é um problema de aterramento.

          1. E isso q acontece e também se aciona a Re acende os piscas e a luz de freio da pra resolver e já tirei as lanternas e aqueceu o pino dos freio aquele q conecta nos fio

  4. Fiz o aterramento do farol de milha no próprio pólo negativo da bateria isso pode ocasionar algum problema? Tbm senti baixa luminosidade do farol de milha, será se tem algo relacionado com isso.

  5. O meu carro está com problema quando vou liga ele, hoje parei posto no posto e abasteci quando fui bate na chave ele nao quis pega ele não deu nem sinal ai tenho que fica tentando ate pegar, sera q isso pode ser esse cabo?

      1. Por favor me ajude estou com o mesmo problema no meu gol 96 do nada ele para de dar giro na ignição nao da sinal sou consigo ouvir um tec nos relês Armando, mais nada , depois do nada ele volta a funcionar e como se nao tivesse energia para dar partida ele não chega nem a virar fica sem giro mesmo , dez de ja agradeço… me desculpa ter comentado aqui e porque ja nao sei oque fazer e o único lugar que achei algo que me indenfiquei foi aqui mesmo…

        1. Olá Jonas. Pelo ano do seu carro pode ser problema no contato de ignição, miolo da chave, ou arranque e fiação dele. No primeiro caso force a chave um pouco mais e ao mesmo tempo sacode ela na ignição (no momento da partida). Se girar o carro, um chaveiro resolve seu problema. No caso da fiação, existe perto da bateria (lado esquerdo dela) um cabo com um fio preto e vermelho e junto uma tomada. Pode ser mau contato nesta tomada. Fora isso o arranque vai ter que ser revisado. Cabo de bateria bambo tb causa isto.
          Ok vc fez três comentários (rss) em um deles vc diz que o carro rodando fica fraco e apaga. O sistema de carga vai ter que ser verificado, como alternador e fiação dele.

  6. Olá , tenho um gol bola 95 e comprei uma bateria do cunhado , e tudo está funcionando perfeitamente mais o farol de milha está apagando e acendendo constantemente …
    Oque está acontecendo e como posso arrumar ?

  7. Olá! Tenho um Polo 2003. Ele travou a luz de ré acssa o tempo todo, logo pensei ser um problema de aterramento, porém eu parei ele e a bateria zerou. Nos testes constatei o seguinte: se eu retirar o cabo do negativo da bateria e deixar só o positivo conectado, ao medir a tensão entre o pólo negativo da bateria e a lataria do carro da 12,4 V, ou seja, a lataria do carro está com carga positiva! Logo cheguei a conclusao que estava com curto em algum ponto do carro, um fio positivo teria descascado e entrado em contato com a lataria ou um fio negativo. Ao levar em um eletricista o mesmo me disse q isso é normal?!?! É normal amigo?

    1. Ola Tiago. Um fio positivo em contato com a lataria produziria um curto. O resultado seria: fusível imediatamente queimado ou esquentando e queimando por caloria. Um positivo sem fusível seria direto da bateria e o resultado seria muita fumaça. Nunca fiz a medida que vc relata e fiquei curioso. Então, repeti o seu procedimento no meu carro e deu 12.2 volts. A minha conclusão ao analisar a situação é que: é de fato uma medida normal, mas é superficial sem relevância.SE voce trocar o multímetro por uma lampada de teste de 12V ela acenderá muito fracamente (ou não vai acender). Isto acontece porque algo está ligado ao circuito da bateria, como um radio por exemplo.( ligar entre o polo negativo e a lata e entre o pólo negativo e terminal do negativo é a mesma coisa) Quanto a luz de ré acesa direta pode ser cebola de ré aberta.Desligue a tomada dela e veja se apagou. Minha conclusão é sem examinar seu carro pessoalmente. Mas que bom que vc levou até um eletricista. Obrigado por participar.

  8. meu corsa ano 2000 quando estou andando, nele quando vou reduzir a macha do carro para a segunda começa a ficar oscilando a luzes do painel e de repente o carro apaga mais como a ingniçao da chave ta ligada as luzes do a painel ficam todas acesas . O que pode ser sera problema de aterramento?

    1. Olá Jean. Primeiro vc deve analisar o sistema de injeção do carro, como a marcha lenta dele. O giro do motor pode estar caindo muito na redução de marcha e o carro apaga. Combustível tipo álcool tem causado o que vc relata.

        1. O Scanner é uma das ferramentas que vão ajudar o mecânico a descobrir o defeito do seu carro Ele apenas da’um laudo de como está o funcionamento da injeção. Verifique se o problema acaba se vc acelerar o carro antes dele morrer.

  9. Olá. Tenho um fusca ano 1980. Quando comprei o vendedor informou que ele estava com problema no “aterramento”. No primeiro dia o carro ligou normalmente. No segundo dia acendeu a luz de bateria, tudo normal, porém não gira o arranque, faz um “tec tec” e não gira. Chamei o eletricista, ele mexeu justamente no lado negativo, e em algo embaixo do fusca. O carro voltou a pegar. Quando o eletricista colocou a borracha “tapete” que cobre a bateria e colocou o banco em cima o carro apresentou o mesmo problema, batia a chave, acendia as luzes de bateria e não girava o motor, apenas o barulho “tec tec”. O eletricista voltou a mexer na bateria bem como em algo embaixo do carro. O carro voltou a pegar novamente durante uma semana tudo normal. Agora passados uma semana e meia voltou a apresentar o mesmo problema acende as luzes do “painel” luz de bateria etc, porém não gira o motor, apenas o barulho “tec tec”. O que posso fazer para ele ligar?. Qual será o possível problema?. Teria alguma dica do que pode estar ocorrendo com o meu fusca?. Fico preocupado, pois muitas vezes tenho medo de sair pois pode me deixar na “rua”.

    1. Olá André. Seriam duas possibilidades: automático de partida ruim. É uma peça que fica em cima do arranque embaixo do carro e faz este barulho de tec tec quando está com defeito. Mas como o eletricista mexeu também no negativo da bateria, eu creio que pode ser de fato problema no aterramento geral do carro, o que também faz este barulho por causa do mau contato.Eu sugiro que peça ao eletricista que reforce o aterramento, ligando um cabo extra do negativo da bateria até a porca que fixa o arranque na caixa. O que ele deve estar fazendo é apenas apertando os parafusos e porcas do aterramento do seu Fusca. Obrigado por participar.

    1. OLá Rodrigo. Pode ser relé de farol agarrado. Solte os relés da caixa de fusível e veja se apaga o farole lanterna. Depois experimente o carro e veja se todo o resto está funcionando normal. Se for assim, basta trocar este relé auxiliar.

  10. Todos os fusca tem aterramento entre o câmbio e o assoalho (em baixo do CARRO )
    pois andei observando o meu só observei aterramento no alternador

  11. ola eu tenho um Peugeot 206,quando ligo carro o farol acende sozinho,e quando do seta pra direita ela nao liga, tenho ligar o botao do farol pra da seta,o que pode ser?

    1. Olá Eliana. Provavelmente a chave de farol e seta está com defeito.Quando ela é girada interfere na seta. Mas somente uma inspeção pessoal pode confirmar. Se for assim, ela deve ser trocada. (trata-se de uma peça única). Obrigado por participar.

  12. ola,, tenho uma gaiola motor de fusca,, instalei igniçao eletronica,, no dia que montei funcionou beleza mas no outro dia nao pegou mais,, fis teste de bobina e nao sai faisca no cabo ao contato com chassi,, sera aterramento?

    1. Olá Gustavo. Legal este lance de gaiola. Sim, pode ser um aterramento ruim.Neste caso aterre o módulo que você instalou e veja se resolve. Ele tem que estar bem aterrado. Outro defeito bem comum é a bobina móvel, ou aranha, que fica dentro do distribuidor. Ela pode interromper e o sistema não centelha mais. Um teste é dar umas pancadinhas no distribuidor durante a partida.Pensando mais simplesmente, pode ser falta de positivo no módulo e na bobina. Como você gosta de carros assim, sugiro que fabrique uma lampada de teste. Veja o link abaixo e depois te explico, se você já não sabe, como ele funciona no carro.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/03/como-fazer-uma-lampada-de-teste-para-fusiveis/

  13. Olá, tenho uma Rural 72 que foi totalmente refeita a parte elétrica e, a princípio, tudo funciona normalmente; entretanto, observei que com o contato ligado, ainda sem funcionar o motor, ao acionar o chaveamento de seta, aparece um pulso no distribuidor semelhante ao do relé de seta, como fosse um barulho de uma faísca de centelha. Pode me dizer se isso é um defeito? Caso positivo, como resolvê-lo?

    1. Olá Moreno. Quando ligamos a chave imediatamente o distribuidor é energizado e tal pulso é possível sim.Por isso a bobina esquenta quando esquecemos a chave ligada. Se o carro tem funcionamento normal, então está tudo ok.

  14. Olá, tenho uma Astra 1999, quando piso no freio acende no painel o sinal do milha, e não está marcando a tenperatura no manômetro, só a temperatura, o sensor foi substituído e a ventoinha liga normalmente.

    1. Olá Jéssica. O primeiro passo é verificar a lâmpada de freio e o aterramento das duas lanternas traseiras.Outra possibilidade é algo com defeito dentro do painel. Neste caso ele deve ser retirado e avaliado. Pode ser até um simples mau contato na tomada dele.

  15. Tenho um 206 o painel apagou do nada e todos os ponteiro pararam de funcionar. Mais volta e td funciona denovo so que reparei que as vezes acelerando ou aumentando o ar ele volta a funcionar sera que pode ser aterramenyo?

  16. Bom dia amigo, tudo bem?
    tenho um polo 2003, 1.6 e recentemente tenho percebido que com o carro desligado uma luz no painel fica acesa. Da direção hidraulica (Já foi verificado direção e ela está perfeita, oleo no nivel, etc)… mas não é ACESA todo o tempo, e sim ela fica oscilando independente das luzes do painel do carro estiverem ligadas ou não.. se eu remover a chave do contato ela continua lá… e de dois dias pra cá a luz do porta malas aberto está ficando igual… bem fraquinha, porém de noite dá pra perceber que ela está um pouco acesa e as vezes fica oscilando…
    Teria alguma dica antes de eu levar em algum eletricista?
    Já levei em um profissional de paineis e ele disse q é um defeito na placa do painel…. estou achando estranho e me cobrou 300 reais para soldar uma peça na placa do painel…estou com medo de pagar esses 300 reais e o cara simplesmente remover a lampada e o defeito eletrico continuar…
    Pode me ajudar?
    Agradeço desde já!

    1. Olá israel. Bom dia.Um simples defeito de lâmpadas é difícil neste caso, pois elas estão acendendo. Creio que seja um defeito no painel. Mas pode ser desde a placa defeituosa, um aterramento ruim, ou simplesmente a tomada do painel mal encaixada. Procure outro orçamento, ou até um terceiro e veja se o preço e o motivo são semelhantes. Vc também pode pedir para acompanhar o reparo. Abraços e nos conte o resultado final. Isto ajuda muitos por aqui.

  17. ola boa noite tenho um palio 01 fire 1.0 quando dou seta e piso no freio a seta acelera e as luzes de freio tbm ascendem oque pode ser me ajude obrigado!!!

    1. Olá weverton. Obrigado por participar. Basta vc verificar a tomada da lanterna em questão e procurar por um fio chamuscado. Muito provavelmente vai ser o preto, o fio terra. Ou seja: o aterramento tem que ser reparado. Mas também pode ser um mau contato na tomada quando encaixada na lanterna.

  18. Boa noite Fernando. To com problema em com em passar um tubo de dentro do carro para a parte do motor
    Nao querendo desmontar muito das partes plasticas

  19. Bom dia,

    Comprei um aparelho de som novo, ligo o som do meu carro e ao andar com ele, verifico que o som começar a falhar, não chegando a desligar o aparelho, mas para de sair o som e volta. Se bem que quando era o outro aparelho não acontecia isso.

    Será que pode ser essa questão do aterramento ?

    1. Olá Diego. Sim, pode ser que o aterramento ou até outro fio tenha ficado bambo quando ocorreu a instalação. Vai ser necessário retirar o rádio e revisar por ali. Outra situação que já vi, mas bem mais rara, é o alternado estar carregando para mais. Neste caso o radio corta para não queimar. Mas isso é bem raro mesmo.Abraços e obrigado por participar.

      1. Agora que você falou,

        Realmente foi mexido no alternador a algum tempo, pensando como se fosse esse caso do alternador. a solução seria a troca do alternador, regulagem ou fiação mesmo ? só para me situar quando for ao autoelétrico.

        1. Primeiro peça uma medição do alternador (motor ligado). A medida jamais pode chegar ou passar de 15 Volts no multímetro. Isso seria excesso. Mas se a medida estiver correta, então não precisa mexer no alternador. Quando um alternador da excesso troca-se apenas o regulador de voltagem. Fios bambos no alternador também devem ser conferidos.

  20. Olá estou com um problema nomeu gol o farol queima lampada direto fui com o miter para ver se era o positivo eno fio marrom deu positivo nos 3 fios o que pode ser

    1. Olá Wilian. Melhor medir a corrente com uma lampada de testes de 21 watts (tem um post no site sobre ela “como fazer uma lampada de teste”) o multímetro quase sempre engana nessas medidas de fiação de carro. Chegar corrente nos três fios vai acontecer curto, ou o farol baixo e alto acendem juntos. O primeiro fator sobre a lampada é a marca. Marcas paralelas (todas) duram muito pouco. Mas se for duas queimando vale a pena medir a carga do alternador, pois excesso queima qualquer lampada. Outro fator é aterramento ruim. Repare o estado geral das tomadas. Não podem estar torradas ou quebradiças. O aterramento do farol também pode ser reforçado. Abraços e sucesso no conserto.

  21. Bom dia amigo,

    Tenho um Astra 2010 e ele tá com problema em gerar carga para a bateria. Ele para de gerar as vezes, entretanto a luz do painel não se acende. Eu fico sabendo pq a carga da bateria fica tão baixa q os equipamentos elétricos começam a falhar, e nesse momento se colocar um medidor constato q ele tá com menos de 13 volts mesmo com o carro ligado, muitas vezes menos até de 12v. Geralmente se eu desligo o carro e ligo novamente ele volta a gerar e o medidor volta pra casa dos 14v. E depois de algum tempo usando o veículo, ele para novamente de gerar, necessitando desligar e religar o veículo para voltar a gerar. Ja troquei bateria e o regulador de voltagem do alternador. Sabe me dizer o q pode estar acontecendo?

    1. Olá André.Temos algumas possibilidades. Pode ser defeito no regulador de voltagem (neste caso a luz da bateria não acenderia apenas com a chave ligada), ou pode até ser o fio positivo bambo e chamuscado na entrada do alternador, ou em suas conexões pelo caminho até a bateria ( fusível de alternador, passagem pelo arranque). Para mexer ali é necessário desligar o negativo da bateria e o motor deve estar totalmente frio. Repare que o aquecimento do motor e o funcionamento do carro tem haver com o defeito, o que me faz pensar nestes fios. Este seria o problema mais fácil e barato de resolver. Estas são as possibilidades que me ocorreram. Abraços, obrigado por participar, e sucesso no concerto do seu carro.

  22. Boa noite, twnho um gol bola 2002, ele esta apresentando um defeito no painel de instrumento, quando liga a ventuinha o painel fica louco, ja troquei ate o painel e nada, ja olhei os aterramento, dizem que na parte eletrica vc tem alguma ideia do que pode ser

  23. Olá, tenho um gol g6 2015. Acontece que cerca de uma semana fui ligar o carro e ele não funcionou, ponteiros do painel tremendo, ligava o farol e o que ligava na verdade era o limpador. Troquei a bateria, voltou a funcionar, porém a bateria estava entrando em curto e a partir daí toda vez que ligo o farol, as luzes do painel do ar condicionado ficam fracas. O que pode ser?

    1. Olá Wesley. Alguns modelos realmente enfraquecem as luzes de indicação, como as do ar, quando ligamos o farolete ou farol. Pode ser este o caso. Mas se antes acendia normal, seria bom um eletricista verificar se houve algum dano na caixa elétrica do seu carro e também medir o alternador. Bateria em curto é apenas um apelido para placas coladas. Isso normalmente não causa dano, mas apenas arria e momentaneamente nada funciona normal. É bom lembrar que quando desligamos a bateria para uma troca nem tudo fica igual, precisando repetir a operação. Mas leia no manual do seu carro o que acontece quando a bateria é desligada. Isto varia de modelo para modelo.

  24. Olá.. Tenho um g5 2008 que ficou parado uns dias e descarregou a bateria.. Fez chupeta e rodei pra recarregar..mas entre os 2000 e 5000 giros o carro está oscilando a aceleração como se tivesse acababando o combustível ou falhando cilindro..o que pode ser?

    1. Olá Júnior.Pode ser que tenha desregulado algo com a bateria descarregada. Uma atualização com um scanner pode ajudar. Outra opção é vc deixar a chave do carro ligada (só para acender o painel) por uns 30 minutos. Mas cuidado para não travar a porta com a chave dentro. Deixe uma delas aberta durante este tempo. Abraços.

  25. Olá…
    Tenho um Palio 08…
    As vezes apaga o faról e todo o painel com as lâmpadas de AC e circulador de ar, tudo ao mesmo tempo….
    Obs. Isso acontece com o AC desligado…
    Pode ser aterramento???
    Grato

  26. Olá, tenho um celta 2009 e instalei farois de milhas sendo que o fio positivo é direto na bateria, eles funcionam normalmente só que a luz do botao que liga, que é uma vermelha não apaga, o que pode ser? Essa luz que fica ligada não é a que indica que estão acessos é outra que tem no botao original do farol de milha

    1. Olá Patrick.Pode ser que a corrente seja a mesma que é usada direto da bateria. Vá até um eletricista e peça para colocar a corrente desta luz em uma “pós Chave”. Ou seja, ela só vai acender quando vc ligar a chave do carro. Também pode ligar ela nos faroletes, ou mesmo na saída da própria chave. Neste caso ela acenderia quando vc acendesse o farol de milha. Vc escolhe a melhor situação.

  27. Olá tenho um gol g5 2010 quando to na rua com ele é paro em um cruzamento ele fica querendo morre piso no acelerador e nada ai desligo e ligo novamente ai ele pega e asvese morre alguém pode me ajuda.

  28. Tenho uma saveiro cross 2013, estava com bateria fraca, então tirei ela para carregar, agora coloquei ela de volta. até ai tudo bem. Mas quando esta andando e uso o freio, ou até mesmo quando o motor da uma segurada quando para de acelerar os piscas alerta se ligam, já verifiquei aterramento, tirei a bateria novamente e coloquei denovo, mas nao to conseguindo resolver o problema, gostaria de saber o que poderia ser.

    1. Olá Jeam. Desligue o negativo a bateria, verifique todos os fios dos terminais (se algum esta bambo,positivo e negativo) espere uns vintes minutos e religue o negativo. Ligue a chave do carro apenas para dar painel e espere por alguns minutos. Depois dê partida e veja se o problema terminou. Também não deixe de medir o alternador do carro. É muito importante saber esta medida. Abraços e obrigado por participar.

  29. Boa tarde,

    Tenho um gol 96 1.0 CHT, havia postado antes a respeito de som picotando e tal e relação disso com o alternador.
    Mudando o foco, levei meu carro para arrumar o alternador, que inclusive já foi levado diversas outras vezes, tem rotor novo e acho que todo o resto deve ser novo. O auto eletrico disse que talvez nã tenha sido soldado corretamente e derreteu alguma coisa, ele lixou aparentemente tirando excesso e voltou o alternador ao veiculo que naquele momento resolveu o problema.

    Passado duas semanas, a luz da bateria voltou a ascender novamente, o Sr. teria alguma ideia ? Já passei por dois auto eletricos…

    1. Olá Diego. Primeiro esqueça o senhor… rss. Se nada mais estiver com defeito evidente, tipo fiação do positivo do alternador bambo, e vc já levou ele várias vezes, então minha experiência recomenda a troca da peça inteira. Muitas vezes o rotor não casa com o estator (diferença de Amperagem por falta de peça no mercado) e pode ocorrer vários defeitos. Mande verificar o estado do fio principal do alternador e compre um novo ou reformado com garantia. É o que eu faria. A gente acaba gastando mais dinheiro consertando um alternador ruim do que resolver de vez com outro. Abraços e obrigado mais uma vez por participar.

      1. Fernando levei no autoeletrico, seguinte:

        – ele me explicou que era os diodos que a solda caiu ou algo assim, dai não dava contato, algo do tipo. Dai eu falei para refazer todas as soldas para ver se resolve de uma vez, vamos aguardar um tempo para ver se não dá problema agora !!!
        tinha a opção de compra a peça dos diodos nova, mas ele falou que a solda já resolvia, vamos ver os próximos capítulos kkkk

  30. Olá. Tenho um Monza 93 estava queimando fusível direto da bomba de combustível fui analisar todas as opções. Então encontro o aterramento da bomba bem oxidado e renovei o mesmo. Será que isso pode ser o motivo de queimar fusível pois paro de queimar. Att André

    1. Olá André. Fusíveis podem queimar por curto (positivo encontrando negativo) e isso pode acontecer no chicote, no plug da bomba e até dentro dela mesmo. Por aterramento ruim ele pode queimar por caloria ou seja: o circuito esquenta até a parte mais frágil se romper, no caso o fusível. Se não queimar mais vc achou o problema e solucionou. Abraços.

  31. Boa noite! Eu tenho um corsa Wind 96, ele estava funcionando normalmente. Aí de uns dias pra cá eu ligo ele e está saindo fumaça da parte do pólo postivo da

  32. Olá, tenho um New Civic 2007 e esporadicamente quando vou liga-lo, após acender todas as luzes do painel, some toda a alimentação, como se tivesse um curto, ou não existisse bateria conectada. Já verifiquei e reapertei os cabos. Pode ser o motor de partida ou outro componente entrando em curto??

    1. Olá Ginei. Todo curto queima fusíveis ou sai fumaça. Eu acredito que ainda seja algum mau contato mais escondido, como a outra ponta do negativo no motor, o positivo do alternador ou da entrada da caixa de fusíveis.

  33. Olá Fernando.
    Estou para reformar um Gurgel Carajás VIP ano 1989. De um tempo para cá os faróis, lanternas ficaram fracos, os limpadores ficaram lentos, etc. Como moro no litoral e a manutenção está “atrasada” e ainda, o carro é de fibra de vidro, estou chegando à conclusão que o aterramento é uma das causas principais dos problemas mencionados. Vou rever os pontos originais de aterramento. Seria conveniente criar outros pontos de aterramento? Onde ou para quais equipamentos e ou acessórios? Podem ser usados cabos flexíveis?
    Obrigado.
    Sílvio

    1. OLá Silvio. Acredito que somente a limpeza de ferrugem no local e o reaperto tanto dos aterramentos distributivos, como o principal, aquele que sai da bateria e vai ao motor e ao chassi. Creio que o problema esteja nestes dois últimos ou em um deles. Conferiri o positivo do aarnque também vale a pena.

  34. Boa noite amigo, tenho um Honda civic 2005, troquei praticamente todo o alternador, mas quando dei a primeira volta com o carro, a luz de bateria acendeu, o carro morreu… depois disso o painel ta marcando atrasado, e o carro não passa da gasolina pro gnv, será que pode ser aterramento ? Grato desde já

    1. Olá Jonatahn. Eu sugiro uma inspeção geral na fiação do alternador e no aterramento do carro e do próprio alternador. Se tudo estiver ok, arrume uma bateria emprestada ou funcione o carro com uma bateria auxiliando. Ligue o negatido dela no bloco do motor, em alguma parte metálica. Daí ligue o carro e veja se normalizou. Se for sim, meça o alternador. (antes veja se a luz da bateria acende com a chave ligada e apaga com o motor ligado) Se ele estiver ok o problema está ou na sua bateria ou no aterramento. Mas neste caso a luz da bateria não pode acender mais com o motor ligado.

      1. Valeu amigo, descobri o problema… A antena do Gnv estava ligado no sensor de rotação do carro, mas quem fez a instalação não isolou e acabou soltando… Grato pela ajuda ! Abraços

  35. boa tarde, tenho um opala 79 de dia ele funciona tudo pisca alerta pisca direito pisca esquerdo farol de milha farol baixo farol alto luz de freio tudo mesmo o problema e d noite quando estou com os farois ligados as vezes eu dou seta direita ou esquerda no painel acende so que a luz fica acessa direto e o pisca nao pisca , as vesses pisca tem vez que funciona normal dai se eu desligo farois e ligo so o pisca parece que funciona normal

    1. Olá Joelson Seria interessante vc verificar o aterramento dos farois e das setas na parte da frente. O aterramento do relé de seta também deve ser olhado. Pode ser também que o fio das setas estejam se encontrando em algum ponto com os fios dos farois. Como se estivessem colados. Veja se acontece o mesmo com o pisca alerta (se tiver um).

      1. amigo pisca alerta funciona normao com o carro motor desligado tanto quando com o motor ligado, os farois tambem e so as setas mesmo que desligado funciona normal motor ligado ela so acende a lampada no painel e o pisca nao pisca so apos desligar o motor dai ela pisca normal

  36. Bom dia tenho o Peugeot 206 1.4 8v eu ligo o farol médio fica uns segundo ligado e pula sozinho pro farol alto, as vezes nem pega o médio já pula direto para o alto, outro detalhe é que o farol alto as vezes pega os dois lado e vezes só um lado, pode ser algum aterramento ou fusível ?

    1. Olá Charles. Parece ser um sintoma típico de chave ou haste de farol com defeito. Se ela estiver muito sensível ao toque ou rígida demais, vc deve pedir a avaliação de um eletricista. Nestes casos a troca do comando é a melhor solução.

  37. olá tenho um corolla 2007/2008, o mesmo não apaga o farol de luz alta mesmo quando desligo a chave de seta, ja troquei a chave de seta por outra nova e mesmo assim o problema continua, o que pode ser? o eletricista olhou a questão de relé mais tbm não soube dizer ao certo o problema!

  38. Tenho um Fiesta Rocam 2013 e estou a ponto de vende-lo, desde que tirei ele ZERO vem dando esse problema esporadicamente e agora passou a acontecer com muita frequencia: Saio de casa, rodo 1 pouco com ele, vou na padaria e quando volto ele nao liga… Geralmente da o problema justamente em paradas ou quando o dia esta muito quente. Tentei d etudo na concessionaria e nao resolveram, ja trocaram bateria, motor de arranque e NADA. Recentemente o mecanico do meu seguro que veio arrumar o carro uma vez me disse que o aterramento causa este tipo de problema, será possivel? Eu viro a chave e ele parece que tenta ligar mas nao liga, reseta informaçoes do painel e algumas vezes até o ponteiro da gasolina nao sobe.

    1. Olá paulo. Sim, pode ser aterramento. Uma maneira de testar é ligar um fio mais grosso no negativo da bateria e em uma parte metálica do motor. Como se fosse uma chupeta de negativo. Se o problema parar basta apertar os negativos principais do carro. Resetar informações durante a partida tem duas possíveis causas: bateria ruim (o que não é o seu caso) e ligação ruim da bateria com o carro que pode ser o negativo dito acima. Mas também o positivo bambo no arranque, por exemplo, causa isto. É um trabalho de procura e sinceramente com um pouco de boa vontade e honestidade, o eletricista descobre facilmente.

      1. Pois é, sinceramente eu não entendo muito bem, posso de repente dar uma reforçada no negativo. Porém a autorizada da Ford a qual fiz todas as revisões me dizia que era “normal” do carro, recentemente levei a uma oficina e trocaram motor de arranque e o problema persiste.
        Vou tentar por mim mesmo fazer este reforço e aperto no negativo.

  39. Olá, tenho um focus hatch 2.0 ano 2013, gostaria de saber porque quando ligo a ignição do carro o farol acende, tipo da uma piscada rápida, depois de ligado segue tudo normal.

  40. Bom dia amigo, tudo bem? Estou com uma dúvida simples de aterramento. Se você pegar todos os contatos de terra (de sensores e relés, por exemplo) e ligar no negativo da bateria da certo né? Só que pode dar problema se não apretar direito ou dar mal contato. Seria bom puxar, por exemplo, uma barra de ferro (isolada do chão pra não dissipar pra Terra) e ligar esses contatos em vários pontos dela, transformando ela em um condutor. Isso? Desde ja agradeço a atenção.

    1. Olá João Vitor. Sim. seria possível realizar sua ideia. Mas se o aterramento principal (bateria/motor) e o secundário (motor/lataria) estiverem bons, então qualquer ponto ta lataria será um bom negativo. Inclusive já exitem alguns pontos espalhados principalmente no compartimento do motor.

  41. Olá tenho um fox 2011 quando vou ligar ele tenho que tentar 3 ou 4 vezes para ligar faz tec tec e não pega.TRoque bateria e nada .pode ser aterramento Obrigado e fica na paz

    1. Olá Marcelo. Se o “tec” é alto a ponto de vc ouvi-lo de dentro do carro, ele vindo do motor, então pode ser automático de partida com defeito. Outra possibilidade é os fios da caixa que fica em cima da bateria estarem com mau contato. São fios vermelhos presos por porcas.

  42. ola fernando bom dia, estou com um poblema no meu polo 2006 dificil de resolver,o carro só pega se encostar um aterramento na carcaça do modulo dele, ja testei todos aterramento dele parase tudo ok

    1. Olá Maurício. Me parece que vc vai ter que reforçar o aterramento do módulo. Veja se ele está visível. caso contrário verifique se os parafusos do módulos estão bem presos. Vc também pode levar um aterramento ate ele.

  43. Boa tarde, Eu tenho um gol g3,o farol de milha xenon so pega com o carro desligado, quando eu ligo o carro o xenon do lado do carona fica ligado so uns 10 segundo o que pode ser ??

  44. Bom dia!
    Amigo estou com problema, muito doido… Sempre ligo às larternas do carro as luzes do ventilador/ ar apagam e nem o ventilador nem o ar funcionam, e após o desligamento das lanternas, o relé do ventilador fica fazendo um barulho continuo, já troquei o relé e não resolveu. Isso pode ser falta de terra para o ventilador/ar? O carro é um Palio fire 2005
    Desde já agradeço a atenção

  45. Olá Fernando. Parabéns pela atenção e boa vontade em responder. Tenho um Corolla 2009 e ele tá falhando na lenta. Fiz limpeza do tbi , as velas estão OK. As bobinas não aparentava anormalidade. Bicos 100%. Passei o scanner e não deu nada. Fica falhando na lenta . Principalmente quando coloco ré. Não chega a morrer, porém da oscilação que chega a vibrar o carro. Abri o capô e vi que quando ligo o ar,e deixo o carro só contando, o motor do ar condicionado fica ligando e desligando cerca de 5 segundos pra desligar e ligar. Pode ser queda de tensão.? Problema no aterramento? Desde já agradeço.

    1. Ola Luciano. Faça uma medida do alternador para saber se tudo está normal. Também evite mustura de combustíveis diferentes (se ele for flex) e principalmente o uso de álcool. Lembre-se de rodar 11 km toda vez que mudar o tipo de combustível que vc está acostumado a usar. Esta é quilometragem que a central precisa para acertar a mistura. Abraços e sucesso por aí!

  46. Ola Fernando, meu fato é curioso.
    Tenho um stilo 2005 1.8 16v, e geralmente quando piso no freio, aparece no computador de bordo avaria da seta posterior direita e luz traseira, mas mesmo com essa avaria no c de bordo as luzes estão funcionando perfeitamente, ja troquei sensor do freio, levei para olhar central e bc do carro e nada de sair esse defeito, as vezes para, as vezes volta, um saco o carro ficar apitanto essas falhas e td esta funcionando, aguardo comentário, grande abraço.

  47. Oi tenho tenho um santana 89, ao trocar o miolo da chave parou de funcionar as setas os vidros os limpadores junto c os esguixos d´agua, oque pode ser. Vc pode me ajudar, obrigado.

  48. ola…tenho um ford ka 2009 mod novo..queimou o fuzivel responsavel pelas luzes de lanternas do lado direito do carro,troquei funcionou mas em seguida queimou o fuzivel responsavel pelas trancas troquei voltou a funcionar…mas agora apagou as luzes do painel que representa motor, oleo arrefecimento e quando gira a chave ignição so fazo barulho do acionamento da bomba e nada de partida…que pode ser? farois iluminaçao interna tudo funcionando, menos ignição e partida…nem um fuzivel queimado nem relés

  49. Olá..tenho um uno 87 com vidro elétrico e trava . Quando eu vou dar partida ele apaga o painel todo. É eu mexi no negativo da bateria com uma chave combinada e tá saindo faísca. Será que você pode me ajudar.

  50. Bom Dia Fernando

    Primeiramente Parabéns pela dedicação em responder todas as dúvidas do pessoal.

    Veja se consegue me aconselhar para resolver o problema do meu carro.

    Tenho um FIAT BRAVO 2011, a mais ou menos 1 ano, fiz a instalação de um kit xenon MORIMOTO importados dos EUA, com garantia de 5 anos. Produto de qualidade.

    Quando fizemos a instalação fizemos fio terra que veio junto do kit xenon na lata do carro, sem raspagem da tinta, um dos faróis as vezes não ligava. tirei o fio terra que e funcionou normal, depois instalei novamente o fio terra e ficou funcionando normal.

    Recentemente , troquei a bateria do carro, e agora o farol do lado direito as vezes não liga de primeira, tendo eu de desligar e ligar por umas 3 vezes. troquei o aterramento que antes era do lado direito, e o deixei do lado esquerdo ligando direto no negativo da bateria.

    Na configuração atual. o xenon esta instalado com o fio terra ligado direto no negativo da bateria e mesmo assim algumas vezes o farol do lado direito apresenta dificuldade para ligar.

    O carro possui o sistema cambus, e o kit xenon tambem é completo com o sistema cambus.

    Desde já muito obrigado

    Bruno

    1. Olá Bruno. Obrigado por participar com a gente no blog. Se o negativo é direto da bateria. Então você esta usando o melhor deles. Talvez seja o reator falhando ou o negativo que entra nele com mau contato.(talvez fio se quebrando). Se for possível troque o reator, com seu chicote, de lado e veja se o defeito também muda de lado. Mas não faça isso com o xenon energizado. Espere algumas horas para fazer depois do último uso dele.

  51. Boa Noite,
    tenho uma Saveiro 99 e quando a ventoinha e acionada o painel fica “doido” ou seja, os ponteiros de velocidade, giro, combustível e temperatura “zeram” como se tivesse desligado o carro e depois voltam ao normal. Isso também acontece quando piso no freio.
    pode ser um problema de aterramento?

  52. Boa Noite, fernando tenho um Palio 97, ele com os farois desligado tem uma força que nem parece de 1.0, quando ligo os farois ja se percebe a desaceleração e falhas na aceleração do meu carro, e se eu ligo o som junto, na batida fica piscando, troquei bateria, alterador, cabos e velas, e continua da mesma forma!
    por favor me ajude pois to gastando tanto e nao estou contente com os resultados, obrigado desde ja agradeço!

    1. Olá Raphael. Verifique o aterramento que sai do negativo e vai para a caixa de marcha. O positivo do alternador também tem que ser verificado. A distância atrapalha, mas me parece ser algo mais simples, de procura. Mesmo porque não tem mais nada para trocar.Com um multímetro ligado na bateria, o motor também ligado, um eletricista experiente vai descobrir o defeito.

  53. Caro Fernando, bom dia, estou com um problema no meu carro numa Pick-Up Corsa 2003!!! Tenho um som bem potente com 3 baterias duas de 100 Amperes e uma de 350 Amperes, o que esta acontecendo é que quando o carro fica em marcha lenta o giro do motor cai e chega quase morrer e ai acende a luz da injeção eletrônica !! Pode ser problema de aterramento !!! Os aterramentos estão na lataria do carro, será que seria necessário aterrar no parafuso do cinto de segurança por que tem um melhor aterramento ?

    Att

    Emerson

    1. Olá Emerson. Você deve medir primeiro a tensão do alternador na bateria que fica no compartimento do motor. Se estiver muito baixa ele morre. O aterramento muito ruim vai atrapalhar até o carro de virar. Mas o principal deve ser verificado, na caixa. E o cabo positivo do alternador também.

  54. Bom dia!
    Tenho uma toyota bandeirante ano1986, totalmente restaurada.
    Dia desses, rodando com ela, ao acionar a seta para entrar à direita, verifiquei que acendeu a luz da bateria no painel. Quando parei, fiquei sem partida. Fiz pegar no tranco e depois de rodar algum tempo mais, a luz do painel apagou e numa parada seguinte, voltei a dar partida na chave e o carro pegou normalmente.
    Minha bateria é nova e o alternador foi testado e também está bom.
    O que pode ser? Defeito na chave de seta? Problemas com o aterramento?

    1. Olá Ferracini. Obrigado por Participar. Problema na seta acho difícil, pois ela pouco interfere na carga e no desempenho do alternador. Seria bom verificar o aterramento principal que liga o negativo direto ao motor ou caixa. Pode ser defeito intermitente no alternador. Lembrando que para carregar, o alternador precisa da luz de bateria. Ela tem que acender na chave e apagar com o motor em funcionamento. Se ela não acender quando vc liga a chave o alternador não carrega. Isto pode acontecer quando o painel está com defeito, não acendendo duas luzes. E pode ser intermitente.

  55. Bom dia Fernando.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida, fui consertar o radiador do carro, mas quando voltou não estava funcionando o ar condicionado, e dai levei no mecânico que tinha arrumado o ar-condicionado a 04 meses atrás, e o mesmo confirmou que estava com problema no chicote (até ele perguntou alguem sabotou o seu carro? pois está sem fio terra ). Agora a empresa que arrumou o radiador falou que não mexeu na parte elétrica, mas quando peguei o carro estava com data e hora para arrumar. O que você acha?
    Grato pela atenção Ronaldo.

  56. Olá, Fernando, meu carro está com o seguinte problema;quando ele está com o motor bem quente, ao ligar o farol alto o carro apaga tanto em movimento como parado, já levei no eletricista e foi trocado regulador e rolamento do alternador, reforçado o cabo do mesmo, apertei os aterramentos e o problema persiste!OBs O alternador está funcionando normalmente segundo o eletricista.Pode ser problema na bobina?Abraço e obrigado.

    1. Olá Douglas. Se apaga somente com o farol alto (aquele que acende a luz azul no painel) e com o baixo não acontece isso, então pode ser problema no sistema do farol alto. Um curto pode fazer o carro apagar. No caso de bobina o carro desligaria sem precisar de ligar o alto.

  57. boa noite tenho um polo 99 e quando ando com as vezes do nada as luzes do painel ficam fracas e carro perde rotaçao e começa a querer morrer,pode ser aterramento?

      1. Olá amigo meu carro new civic 2007 hoje ainda liga beleza mas eu sinto a bateria ficando fra fui conferi no marcado dela fica vermelho marcando sobrecarga só que a bateria e selada entende e já tem uma 2 anos será que dá sobre carga e porque a água vai secando e também vi que quando da sobrecarga e por que o regulador de voltagem está com defeito o que vce me diZ o carro ainda pega na chave normal só sinto a bateria ficando fraca vou tentar colocar água ou solução de bateria nela pois pode ser que já está ficando seca mesmo como faço pra testar o gerador de voltagem amigo obrigado

        1. Olá Josué. Se a bateria é selada, então não pode colocar água ou solução. Ela é descartável. O correto é medir o alternador com o motor ligado e um multímetro na bateria. A medida não pode chegar ou passar de 15. Pois bem: antes de mandar consertar o alternador, troque a bateria, pois ela estando vermelha há de estar ruim (você pode também pedir para testar a bateria). Depois de trocar a bateria, torne a medir o alternador. Se a medida normalizar com algo entre 13.5 e 14.8, e assim permanecer, então não existe sobrecarga. Muitas vezes uma bateria ruim engana a medida que fazemos do alternador. Abraços e obrigado por participar.

  58. Bom dia, cara eu tenho um Focus 2009 Guia com o botao Start/Stop… Seguinte esses dias queimou um led de posição e depois parou de funcionar as sinaleiras, fiz a troca do led e mesmo assim nao voltaram a funcionar. Só funciona quando o carro esta sem a “chave” ligada e o interruptor eh virado para o lado esquerdo, pois ele tem essa posição. Mas quando ligo a chave as luzes se apagam, mesmo na posiçao para a esquerda. Quando viro pra direira posição de ascender os farois tudo funciona, menos a sinaleira e os leds da frente. O que poderia ser? Sera que é algum mau contato com a chave Start/Stop? Sendo quando ela esta desligada os led e as sinaleiras funcionam, e quando aperto desliga msm na posição q funciona.

  59. Boa tarde, eu tenho um Peugeot 206 1.0 16v 2002, ele esta com um defeito maluco, as luzes do painel fica dando pico de energia mesmo com a ignição desligada, já levei em vários eletricista o ultimo agora conseguir resolver em parte, pois fez uma gambiarra ate que deu certo, mais eu queria resolver o problema. Por favor, se puder me ajudar eu ficaria muito grato… desde já agradeço.

  60. Ola fernando. Tenhol um gol g4 1.0 8v 2006. Quando ligo os farois e o limpador de parabrisa, na desaceleraçao.cai a rotaçao e depois volta ao normal. E o motor fica tremendo na lenta.foi testado alternador, e um monte de coisas no carro.tudo esta normal. Pode ser aterramento?. Abcs.

  61. Fernando, bom dia.

    Tenho um Gol bola 96 e vários problemas. Então, um deles é SEMPRE quando acabo de abastecer o carro fica engasgando e as vezes até morre, pra que isso não aconteça eu tenho de manter a aceleração antes de sair.
    Outro problema dele é, que todos os dias dou a partida mas o carro não liga, o painel sim, mas o carro não. As vezes até o painel nao liga, daí eu vou mexendo na bateria até ficar OK, por vezes eu tenho que até virar a direção pra conseguir dar a partida, a bateria e nova.

    1. Olá Fabiano. Quanto ao carro ficar engasgando tem que medir a pressão da bomba e verificar o estado do filtro de combustível.O problema também pode estar relacionado ao mau contato que você encontrou. Pode ser no joelho da chave onde vão os fios, ou perto da bateria onde passam os fios da bobina e arranque.

  62. Olá Fernando.
    Tenho um Honda Fit 2012, e de uns 5 meses pra cá toda vez que eu colocava a chave na ignição e girava eu ouvia um estouro da minha caixa de som esquerda, mas depois o som se adequava. Ontem, mais especificamente, além de ouvir o estouro, senti cheiro de queimado e percebi que vinha dessa caixa de som e a mesma esquentou e a mesma não produziu mais som. Claro que deve ter queimado. Não tenho ideia do que pode ter ocasionado. Vou ao mecânico, mas queria ter um pouco mais de entendimento sobre as causas. Obrigada!

  63. Caro Fernando

    Segue abaixo minha pergunta anterior e a sua resposta.

    Pois bem, descobri o seguinte no Manual do Fiat Bravo. Existe o Bravo que vem com Xenon de Fabrica e no manual consta a seguinte características:

    Fusivel F12 corrente 15 Farol Baixo bi xenon
    Fusivel F12 Corrente 7,5 Farol com lampadas Halogenas

    É o seguinte, vc saberia me dizer se existe a possibilidade de alguma mudança de forma a resolver o problema do xenon, em alguns momentos um dos lados nao liga, acredito que seja pela baixa corrente, teria como aumentar? seria possivel substituir o fusivel?

    Observei que quando desligo o som do carro e dou um acelerada no carro aumenta a problabilidade do dois farois ligarem de primeira vez.

    o xenon e de marca muito conceituada no estados unidos, nao acredito que seja problema nele.

    Desde ja Muito Obrigado

    Bruno Oliveira

    Bom Dia Fernando

    Primeiramente Parabéns pela dedicação em responder todas as dúvidas do pessoal.

    Veja se consegue me aconselhar para resolver o problema do meu carro.

    Tenho um FIAT BRAVO 2011, a mais ou menos 1 ano, fiz a instalação de um kit xenon MORIMOTO importados dos EUA, com garantia de 5 anos. Produto de qualidade.

    Quando fizemos a instalação fizemos fio terra que veio junto do kit xenon na lata do carro, sem raspagem da tinta, um dos faróis as vezes não ligava. tirei o fio terra que e funcionou normal, depois instalei novamente o fio terra e ficou funcionando normal.

    Recentemente , troquei a bateria do carro, e agora o farol do lado direito as vezes não liga de primeira, tendo eu de desligar e ligar por umas 3 vezes. troquei o aterramento que antes era do lado direito, e o deixei do lado esquerdo ligando direto no negativo da bateria.

    Na configuração atual. o xenon esta instalado com o fio terra ligado direto no negativo da bateria e mesmo assim algumas vezes o farol do lado direito apresenta dificuldade para ligar.

    O carro possui o sistema cambus, e o kit xenon tambem é completo com o sistema cambus.

    Desde já muito obrigado

    Bruno

    SUA RESPOSTA

    Olá Bruno. Obrigado por participar com a gente no blog. Se o negativo é direto da bateria. Então você esta usando o melhor deles. Talvez seja o reator falhando ou o negativo que entra nele com mau contato.(talvez fio se quebrando). Se for possível troque o reator, com seu chicote, de lado e veja se o defeito também muda de lado. Mas não faça isso com o xenon energizado. Espere algumas horas para fazer depois do último uso dele.

    1. Olá Bruno Grato por relembrar o assunto. Tente a troca do fusível de lugar. Pode ser que a amperagem para lâmpadas comuns não esteja sendo adequada, esquentando por exemplo, e o farol demore a acender. Mas também pode ser que a ligação do xenon original seja diferente, passando por um relé para ajudar na potência. Mas para comprovar isso tem que seguir a fiação do seu carro ou pesquisar se o Bravo vem com esta possibilidade de fábrica ou tem que instalar para ligar o xenon. Digo isto pelo fato de existirem dois fusíveis e portanto dois possíveis circuítos separados. Eu ainda não peguei esta situação que vc está passando. O que eu já vi no Bravo são os faróis de baixo, quando é instalado o xenon, eles piscam de um lado só por causa do dispositivo de acender este farol quando se faz uma curva.Abraços e sucesso por aí. Depois nos relate como foi resolvido o problema.

  64. olá Fernando. Tenho um gol g3 2004 e estou com problema no som. Já instalei dois rádios diferentes e o problema continua ele funciona normal desligado mas quando liga o motor desliga e não liga mais. Quando desligo o carro ele liga de novo sozinho e funciona normal, se liga o carro desliga de novo e não liga mais. já tentei instalar de vários modos mas é a mesma coisa, o som é comum não tem nada forte. qual problema poderia ser . Obrigado.

    1. Olá Marcelo. Não sei se já tentou, mas ligue o positivo do rádio direto no positivo da bateria com um fusível em linha. O negativo também pode ser separado e ligado em outro aterramento mais consistente. Também seria uma boa medir o alternador do carro para saber se ele está com sobre carga o que pode desligar o radio.

  65. Olá, tenho um Corolla se-g 2009 e estou com problemas na parte dos faróis. Os mesmos são xenon de fábrica e as luzes ficam se apagando, troquei as lampadas e os problemas persiatem. Apesar de ter comprado no mercado paralelo, pois novas na autorizada custam r$ 1.600,00 o par. Me falaram que poderia ser o aterramento, o que você acha?

  66. Oi minha kombi 79
    Quando eu aciono a luz o duzivel e o fio vermelho esta derretendo e esses dias o pisca direito fico aceso por que ?

  67. Boa tarde..
    tenho uno eletronic 95, algumas semanas ele vem apresentando uma queda de energia quando aciono alguma ceta ou vidro eletrico,,,chega a apagar o relogio digital do painel,,pode ser aterramento? quando ligo ele fica com luz de bateria acionada por volta de uns 30 a 40 segundos..

  68. Olá…tenho um Tempra 8 v 20 carb,gostaria de passar para monoponto, qual dar mais trabalho eu estou com dúvidas se precisa trocar o chicote inteiro??? Valeu obs.

  69. Fernando bom dia.
    Vou relatar o que aconteceu comigo: Tenho um omega 2001 e a cerca de 2 dias atrás percebi que esporadicamente ao arrancar com o carro ele dava uma breve falhada que me parecia ser de elétrica ou de alimentação do motor, eu pisava e ele dava uma engasgada. Antes de levar a algum lugar ou ver o que poderia ser, aconteceu o seguinte: fui ao supermercado, estacionei, fiz minhas compras e quando voltei, liguei o contato e antes de ligar a ignição tudo funcionava, painel, luzes internas e etc.. porém ao dar a partida, apagou tudo, nada funcionava mais, nem a luz interna acendia, nem painel, nada, era como se tivesse desconectado a bateria. O que fiz, abri o capô, olhei para a bateria e coloquei a mão no conector do polo negativo da bateria. imediatamente a parte eletrica ressuscitou, não estava frouxo o cabo nem nada mas ao tocar no conetor tudo voltou ao normal, dei a partida e fui para casa. O interessante é que até as engasgadas no motor pararam. Daí pergunto se poderia ser um tipo de mal contato no polo, aterramento, etc.. O que poderia verificar quanto a isso?
    Grato

    1. Olá Cassiano. Grato por participar. Com certeza algo está bambo na região que você pôs a mão. Pode ser o cabo negativo com mau contato no terminal . Ele costuma se soltar do terminal ,mas o terminal continua bem preso na bateria. Também pode ser a outra ponta do cabo negativo que vai para o bloco do motor.

  70. Boa tarde, tenho um palio 97, e faz um bom tempo que eu sinto que a elétrica dele esta fraca, por exemplo, se aumenta mto o volume do som, o radio desliga, se vou subir os dois vidros juntos, fica sem força e vai bem de vagar, ae subo os vidros com o radio ligado, desliga… Notei que os farol estão fracos tbm, achei que era lâmpada, mas troquei e continua.. A bateria ja foi trocada e o problema continua, eh a bateria padrão dele, o som eh simples n tem potencia nem nada. A questão eh que quanto mais aparelhos elétricos eu ligo nele, eu sinto os outros ficando mais fraco, por exemplo o ar quando esta ligado oa vidros ficam fraco pra subir, o som pode desligar… Enfim, será que eh aterramento tbm? Obrigado.

    1. Olá Diego. Você deve pedir para medir o alternador do carro com estes equipamentos ligados. Pode ser que ele não esteja conseguindo carregar o normal. Mas antes de retirar o alternador, peça que verifiquem a fiação dele, como o fio positivo e o seu terminal que vai atrás do alternador, se ele está em boas condições, e o aterramento do alternador no motor.

  71. Rapaziada tenho um Vectra 2.2 16 v auto meu seguinte o motor de arranque dele fora do carro gira normalmente rápido e forte aí qando coloco ele na instalação do carro ele gira lento demais ao colocalo em sei lugar de origem só faz barulho do automático dele mais na bancada gira muito bem até com bateria com uma carga inferior ele gira normal será qe esse problema de ele não girar no motor seria falta de aterramento?

    1. OLá Anderson. Tem que testar as peças que estão dentro do arranque. Uma coisa é ele virar fora do carro, outra é tracionando o motor. tem que verificar escova, embuchamento, induzido, e a bateria que está no carro.

  72. Olá, troquei às lâmpadas do meu palio 2008, achando que estava prestes a queimar. Troquei, mas o farol da esquerda não tem iluminado tanto quanto a outra. O que pode ser? Aterramento? Fusível queimado?

  73. boa noite, achei muito esclarecedoras as suas observações não da vontade de parar de ler, pode me tirar um duvida??? tenho um kadett gls com kit gaz a 3 anos sem problemas a uns dias minha caxinha entrou em curto eu chegando em casa, eu desliguei o carro normalmente e sai, no dia seguinte quando fui pegar o carro o painel estava aceso e a bateria arriada, desde então sempre que eu ligo os dois polos da bateira acende tudo no painel, teria uma ideia do que pode ter acontecido??? tenho deixado desconectado da bateria desde então, se puder me dar uma luz ficaria muito grato

    1. Olá Gerson. Grato por visitar o site. É muito provável que algum fio colou em outro e energizou o circuito de painel ou ignição. A caixa do conversor pode ser o problema. Por ali deve começar uma revisão. Abraços

  74. Boa noite Fernando tenho uma pálio 2008 e está dando problema na ignição quando eu viro a chave acende o painel, aciona as travas mas não vira o motor que pode ser isso sendo que já testei bateria .

    1. Olá Marcelo. Seu caso pode ser arranque ou comutador da chave se ele estiver muito duro, sem a mola de retor. Tem que fazer alguns testes bem específicos nela e na fiação do arranque. Aterramento ruim deixaria as luzes fracas como se a bateria estivesse desligada do carro.

  75. Olá, to com um problema que é o seguinte, meu rádio do carro quando fica uns 10 minutos no volume auto começa a falhar os graves e vai perdendo a intensidade do volume,fui verificar ontem e a traseira do rádio estava muuuito quente tanto que acabei queimando o dedo que até fez bolha. O que será que pode ser, meu carro uma ecosport 2.0, o som não tem nada de mais só os 4 auto falantes

    1. Olá Rafael. Me parece que seu rádio está com problema interno. Ele esquenta e começa a alterar. O que esquenta é a saída de som, ou amplificação do som. Talvez tenha que trocar o rádio. Instalação errada também causa isso.

      1. Olá Fernando! Obrigado pela prontidão em me responder.
        Então, acredito que seja má instalação, pois o rádio era de outro carro, porém estava instalado com 2 auto falantes 6×9, e ficava com o som muito tempo auto e nunca falhou. Na instalação o que será que pode ser, auto falantes ligados com polos errados? ou positivo ligado junto com outro acessório?

  76. Ola tenho um corsa 97 mpfi ele quebrou o cilindro de ignição com as luzes do painel acesas entao tirei o negativo da bateria para nao acabar então troquei o cilindro de ignição agora a luz da injeção eletrônica está piscando sem parar e o carro n pega só pega quando injeta a gasolina o que devo fazer

    1. Olá Jonathan. Vai ter que revisar a ligação do comutador que foi trocado. Também pode ser que um relé tenha queimado pelo defeito ou até mesmo um fusível. Vale a pena conferir isso. Mas se não der resultado, então um eletricista vai ter que fazer alguns testes bem específicos no carro.

  77. boa tarde Fernando,meu nome é Fabiano
    estou com problemas no meu fox 2011,quando ligo as lanternas a lux do painel ,ar e vidros eletricos acende fraquinhas e depois de um certo tempo apagam todas,oq pode ser?

  78. Bom dia caro Fernando e a todos! Comprei um honda civic 1999 e, ao ligar os faróis com o carro ligado, todo o sistema elétrico (luzes externas e do painel) ficam oscilando bem rápido (mais fraca e mais forte). Fica tipo piscando, mas não chega a perder o foco do farol por exemplo, só percebe que o foco fica tremendo. Poderia me ajudar nesse sentido? Muito obrigado!

  79. Boa noite Fernando como faço o aterramento correto no meu astra 2.0 16 v 2000, ao ligar o ar a rotação cai muito e ao pisar no freio ou engatar a ré a luz de neblina acende.
    Abc e fica na paz.

    1. Olá Adriano. O aterramento geral normalmente é feito do negativo para a caixa. Basta seguir o cabo negativo até a ponta final e conferir o aperto. O terra dos acessórios também tem que ser verificados, principalmente os da lanternas traseiras que costumam estar torrados na tomada.

          1. Coloquei um de 25 na frente do cabeçote,melhoroumuito na partida, gira mais rapido, deixo esse msm ou seria melhor um de 16mm, e do positivo da bateria pro positivo do alternador coloco um de 16mm ou 10 estaria bom?Abc

  80. Esse de 25 eu coloquei na frente no cabeçote, mas acho q esta muito quente nessa área, isso influencia?
    Acha melhor colocar na parte de trás?
    Abc.

    1. Olá Alexandre. Se aluz da injeçào acendeu, então tem que rastrear. Mas você deve mandar medir o alternador, pois pode estar acontecendo sobrecarga e o motor corta. Também verifique o estado da tomada do corpo de borboleta.

  81. Autor: Fernando Ivanenko
    Comentário:
    Olá Alexandre. Se a luz da injeção acendeu, então tem que rastrear. Mas você deve mandar medir o alternador, pois pode estar acontecendo sobrecarga e o motor corta. Também verifique o estado da tomada do corpo de borboleta.

    Boa tarde.
    Obrigado pelo retorno,

    a luz não acendeu!
    mesmo assim passei o raster inclusive hoje!
    o alternador esta ok.

    Acusou tensão baixa no cabo da bateria, isso pode fazer o carro cortar mesmo?

    Comprei recente esse carro, e depois que acusou esse problema notamos que o negativo da bateria por ter um polo com diâmetro menor, ele adaptou um polo menor uma malha de cobre no polo original na lata.

    Será que isso ?

    Ate pensamos que era bomba de combustível mais esta com 3 bar.

    Agora vou pedir para conferir a tomada do corpo da borboleta.

    Muito obrigado pela ajuda.

    Alexandre.

  82. Boa tarde Fernando, tenho um fit 2007 que está acendendo o painel ao pisar no freio e quando paro no farol pisando no freio e ele acende o painel ele dá um tranco (desengatando a marcha e quando solto o feio ele apaga o painel e volta a engatar, Vc dá-me me dizer oque pode ser? Se for aterramento sabe me informar onde fica os aterramento para que posso conferir eles

    1. Olá Fábio. Primeiro verifique os cabos da bateria, tanto o negativo quanto o positivo. Veja se estão bem firmes. Em seguida retire as lâmpadas do freio e observe se o defeito para. Se parar recoloque apenas uma e torne a fazer o teste. Se não ocorrer nada retire a lâmpada e recoloque a outra repetindo o teste. Também repara se elas são idênticas. Por fim observe o aterramento da tomada da s lanternas, se estão torrados. Eu estou imaginando um curto no circuito do freio que apaga o carro quando você aciona o pedal.

  83. posso fazer um aterramento na carcaça da central de injeção do Agile pois já notei.que nos outros carros tem e no Agile so tem uma a do chicote. No prisma po exemplo tem na carcaça e no chicote.

  84. Boa tarde tenho um uno 2002 com o seguinte defeito a ventoinha liga mas não desliga de tempo em tempo ficando todo o tempo ligada do após desligar o carro ai que ela desliga.O que pode ser já troquei o cebolao e o sensor de temperatura e nada..

  85. Boa tarde Fernando, como é feito o aterramento do módulo de injeção do astra 2.0 16v 2000? Passei o scaner e deu falha P0110 falha no circuito do sensor de temperatura do ar( sensor map).
    Abc.

  86. Tenho um corsa sedan 1.0 8v ano 2006 recentemente enquanto eu dirigia o painel começou a piscar e apagou o fogo,troquei a bateria ele liga mas pouco depois de rodar apaga e agora começou a fazer uns barulhos ao ligar as luzes do painel ,qual deve ser o problema dele?

    1. OLá Dacilene. Se o resto do carro fica normal, então pode ser mau contato na tomada do painel ou até alguma solda solta no circuito dele. Peça a um eletricista que verifique o painel e relés na caixa elétrica dele.

  87. Olá, o tenho um gol g2, 98/99, todas vez que piso no freio, as luzes dos freios fica acessar direto, até mesmo quando o carro fica desligado, tenho q pisa forte no freio pra desligará…
    Queria sabe qual é esse problema..

  88. Meu gol ano 98/99, quando piso no freios as luzes de freios ficam acessa direito até mesmo quando desligo o carro, e preciso pisa forte no freio pra elas apaga, gostaria de qual era o problema…

    1. Olá Anderson. Muito provável, pelo ano do seu carro, que seja interruptor de luz de freio agarrando e energizando as lampadas. Ele fica no pedal de freio, acima dele e costuma ter dois fios. Retire ele e veja se o pino está agarrando. Se apertar o pino a luz deve apagar e vice versa.

  89. Olá Fernando. Muito bom seu artigo sobre aterramento. Parabéns pelo trabalho excelente e ajuda que vc dá aqui! Minha dúvida… tenho um fit 2010 manual que tem queimado constantemente as lâmpadas. A primeira foi a lâmpada de indicador de farol de neblina, dias depois queimou uma luz de seta frontal, seguiu com uma luz de freio, e por vai. Já medir a corrente na bateria e chwega a 14.8 com aceleração, 13.6 sem aceleracao. Hoje, vi seu artigo aqui. Pode ser aterramento? Tem algum teste que eu possa fazer? Grato.

    1. Olá Tiago. Grato por sua participação e suas palavras. No caso do aterramento uma solução seria reforçar ele externamente em outro ponto. Mas se for lampada traseira, quando o aterramento está ruim, a lanterna fica meio doida, confundindo a seta com o freio e outros. A medida do alternador está dentro dos padrões. Outros fatores mais comuns para queimar lampadas são: tempo de uso; água em contato com a lâmpada; e marca falsificada ou as famosas chinesas.Estas duram pouco mesmo. Coloque sempre uma Philips, Osram ou GE. Lembrando que curto não queima lâmpada sem queimar o fusível junto.

      1. Muito obrigado Fernando! Esqueci de dizer que com o carro parado, as luzes oscilam um pouco a intensidade. Reparei também que elas esquentam muito, e rapidamente, chegando a uma temperatura que queimaria os dedos em menos de 10 segundos após acionadas. Fiz esse teste com a luz de freio. Ao acionar o freio, em menos de 10 segundos, elas chegam a uma temperatura que queimaria as mãos. Isso é normal?

  90. Boa tarde Fernando, o meu carro está com as duas ventoinhas ligadas direto, só param quando desconecto a bateria, é um astra 16v 2000, oq pode ser?
    Agradeço se me ajudar.

    1. Olá Adriano. Grato por acessar o site. Poder ser sensor da ventoinha que não desarma, algum relé ou fioda ventoinha colado (mais raro). Mas pode ser central também. Em alguns modelos é ela quem arma a ventoinha. Comece primeiro trocando o sensor.

      1. Boa tarde Fernando consegui solucionar, com o cabo negativo desconectado eu tirei o maxfusível de 30 amp que fica em uma caixa perto da bateria, ele que aciona a ventoinha, sem o fusível eu conectei o cabo da bateria, ai depois eu tirei o cabo d novo, coloquei o fusível e novamente botei o cabo da bateria, o carro ficou normal, agradeço as dicas, fica na paz.

  91. Bom dia, Fernando! Felicidades, saúde do corpo, mente e da alma e prosperidade para você e família nesses anos que seguem! Mais uma vez venho aqui buscar sua ajuda… No dia 22 de dezembro, perguntei a você sobre queimas frequentes de lâmpadas. O carro é um honda fit 2010. Segue a pergunta anterior:

    “tenho um fit 2010 manual que tem queimado constantemente as lâmpadas. A primeira foi a lâmpada de indicador de farol de neblina, dias depois queimou uma luz de seta frontal, seguiu com uma luz de freio, e por vai. Já medir a corrente na bateria e chwega a 14.8 com aceleração, 13.6 sem aceleracao. Hoje, vi seu artigo aqui. Pode ser aterramento? Tem algum teste que eu possa fazer?”

    Pela sua resposta e o contexto do problema, interpretei que a possível causa seja lâmpadas velhas. Mas aí, ontem eu estava parado com o motor ligado e faróis desligados (tinha acabado de dar a partida, mas estava fazendo uma ligação). Após, liguei os faróis, foi quando ocorreu uma piscada forte e branca (lembrando um relâmpago) na dianteira. No momento imaginei q alguma lâmpada tinha queimado, mas segui adiante e fui constatar que a lâmpada dianteira esquerda realmente queimou. Cenário:

    Corrente na bateria variando entre 13.6(sem aceleração) a 14.8 (com aceleração);
    Fusíveis não queimam;
    Pequena variação na intensidade das luzes nas marchas lentas e no momento em que o ar é ligado;
    já queimou duas luzes traseira e duas dianteiras em quatro meses;
    O tempo de queima entre uma lâmpada e outra é em média um mês.

    Além de queima por vida útil, tem alguma outra sugestão como causa das queimas constantes? Pode ocorrer das medições da corrente não variar durante as medições mas em algum momento ocorrer um pico de tensão? Algum outro motivo que corresponda a situação?

    Muito obrigado pela ajuda, Fernando
    Abraço

    1. Olá Tiago. Um aterramento ruim poderia causar queima de lâmpadas. Mas seria um defeito bem visível, como, por exemplo, ligar a seta e pisar no freio e tudo parece ser um árvore de natal. O que eu tenho reparado é vida curta por causa da marca. Esta medida de alternador que você narra, não queima lâmpada. A não ser que seja uma sobrecarga intermitente. Ou seja: o alternador aplica uma voltagem de mais de 16 Volts ocasionalmente. Nesse caso um eletricista tem que fazer alguns testes nele para descobrir. Saudações e sucesso por aí!

  92. Boa Noite Fernando Ivanenko, tenho um bora 2.0 8V – 2010, que esta cortando giro quando chega em 4mil.
    Ja fiz vários testes, já levei a varias pessoas e nao acharam nada.
    tudo foi trocado achando que estava ruim.
    Cabo de vela, velas, sensor de rotação, sensor de aceleração…..

    Esse dias reparei, que ele so corta o giro do motor antes de ligar a ventoinha quando frio, apos isso ele nao passa de 4 mil. O carro esta normal anda normal nao acende nenhuma luz, mas, quando precisa dar uma acelerada, trava em 4 mil giros.
    Acha que pode ser algum problema de aterramento, por so acontecer isso quando liga a ventoinha?

    Se for, onde no carro posso verificar uma possível falha?

  93. tenho um Santana 2000, bateria nova, ja testei o motor de arranque….e tudo ok! porem ele do nada quando paro desligo e quando vou ligar não liga. no painel da sinal de passando energia, ou seja a luz cai um pouquinho e nao pega…de repente viro a chave de novo e pega. isso acontece independente do motor frio ou quente , rodado muito ou pouco, se espero um tempo ou não…ninguém consegue descobrir???

    1. Olá Pedro. Pode ser que o fio que energiza o arranque esteja fraco ou se rompendo em algum lugar. Uma opção seria trocar o fio ou por um relé auxiliar de partida, que seria o famoso “puxa saco”. Mas muitas vezes o arranque apresenta um defeito oculto, tipo: induzido em curto ou automático com defeito no momento que pega o peso do motor. Mas vale a tentativa do fio. Um teste seria usar um fio por fora, indo do terminal do arranque (que recebe energia da chave) e encostar rapidamente no positivo da bateria. Se virar, ou fio ou o comutador da chave estão com problemas. Mas faça este teste com a chave desligada e o carro em ponto morto.

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