Baterias.Qual a diferença entre elas?

Todo veículo exige o uso de pelo menos uma bateria. Seja carro, ônibus, caminhão ou motocicleta. É assim porque toda a mecânica exige uma fonte de energia elétrica que deve estar armazenada em algum lugar. Esse lugar chama-se bateria, ou acumulador de energia. Como já dito em outro post, podemos comparar uma bateria com a caixa d’água de nossa casa.

Mas mesmo em nosso país, certas normas tem que ser obedecidas pelas indústrias para que haja o máximo possível de semelhança entre os mesmo produtos fabricados por fábricas diferentes. Basta ver quantas marcas de baterias nós temos no mercado. Também os modelos de veículos citados no início tem suas diferenças básicas e poderiam ter baterias bem diferentes uma das outras. Um carro poderia exigir bateria de 38 volts, outro de 24 e assim por diante.

Antigamente as regras giravam em torno dos veículos, principalmente de passeio, com sistemas elétricos de 6 volts. Evidentemente que o avanço exigiu que se aumentasse essa capacidade de energia e então rapidamente as fábricas adotaram o sistema de 12 volts, que é usado até os dias de hoje no Brasil.

Então qual é a diferença entre elas? O tamanho e o uso. Alguns ônibus e caminhões usam duas baterias de 12 volts ligadas em série criando um sistema de carga de 24 volts. O resultado é bom para veículos grandes, como esses, que necessitam de mais voltagem e tem mais espaço para armazenar duas baterias de 12 volts e 150 amperes hora.

Repare o tamanho de uma bateria de caminhão ou ônibus
Repare o tamanho de uma bateria de caminhão ou ônibus.

É verdade que em alguns veículos mais restritos, como empilhadeiras e outros, se usam baterias de 24 volts. Mas são um número insignificante perto do tamanho da frota brasileira.

O tamanho de uma bateria é proporcional a sua capacidade de armazenar energia, assim como uma caixa d’água que comporta 500 ou 1000 litros também varia de tamanho. No caso da bateria de caminhão temos uma capacidade de 150 AH (Ampére/hora) ou mais.

Já no caso das baterias de automóveis  a força varia de 40 A a 90 A (utilitários de luxo) , mas são de tamanhos bem inferiores.

Repare as diferenças de tamanho e as diversas amperagens nos rótulos.
Repare as diferenças de tamanhos e as diversas amperagens nos rótulos.

No caso das motocicletas o tamanho é minúsculo se comparado com as dimensões das baterias automotivas. Nesse caso elas também são 12 volts, mas variam na capacidade/hora de 5 a 12 amperes. É como se fosse um balde perto de uma caixa d’água.

baterias de moto

Mas podemos colocar uma bateria maior ou mais forte em nosso carro? É sempre bom obedecer o manual de fábrica. Além disso, depende do espaço disponível. Quanto a voltagem, ela não varia nos carros brasileiros. (sempre 12 volts)  Também é bom pensar no avanço tecnológico dos alternadores. Basta lembrar dos caminhões  mais antigos que usavam baterias de 150 A e seus alternadores eram de baixa potência. Mesmo assim os cuidados com uma bateria continuam os mesmos.

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us:

This article has 203 Comments

    1. Ola Thiago. Sim. Nas baterias tradicionais, de tecnologia com uso de chumbo, quanto maior a amperagem/hora maior será a caixa exatamente pela quantidade de placas de chumbo que precisa ter.Uma bateria de 45 Amperes hora significa que nós podemos tirar dela 45 amperes em uma hora, quando ela estará completamente sem carga. Em termos práticos seria o seguinte: uma lampada de farol baixo consome cerca de 5 amperes. Duas lampadas seriam 10 amperes (p/v= i ou A). Se você deixar o seu farol ligado a bateria vai arriar 50% em 4 horas e 100% em cerca de 9 horas. (esses valores podem variar dependendo da qualidade da bateria). Quanto mais amperes a bateria tiver(40, 45, 60, 70 etc), mais horas de carga ela vai ter. Seria como aumentar a caixa de água da sua casa para ter mais reserva.

    1. Olá Fernando. Obrigado por participar. É verdade. Quanto mais equipamento maior a amperagem. Mas temos observado que alguns carros saem de fábrica com todos os equipamentos e a bateria é de 40Ah. Quando perguntamos o motivo as montadoras respondem que fizeram testes e as baterias de 40Ah resistiram por mais de 2 anos. Ou seja: em milhares de carros produzidos dá para imaginar a economia feita ao usar bateria de 40 em vez de 60… Abraços.

      1. Bom dia, Fernando! Tenho um Pálio 96 e a bateria me deixou na mão. Tem dois rapazes querendo me vender, um uma bateria selada Heliar de 48 ah por 150,00 reais e o outro um bateria Moura usada de 60 ah usada por 140, o que vc me recomenda? Mto obrigado!

        1. Olá Claudio. Se a heliar for nova o preço está muito bom. Já uma bateria usada tem que passar no mesmo teste de uma nova. O problema é que não tem como saber quanto tempo ela vai durar. Pode ser comprar gato por lebre.

    1. Olá Igor. O que pode acontecer é o seguinte: se a bateria de 170 descarregar totalmente ela deve ser levada até um carregador porque obviamente vai forçar o alternador se vc usar ele para tentar carregar a bateria. E o alternador pode queimar nessa situação. Mas se ela estiver carregada, então não vejo problemas. é manter a caixa de água cheia pra não queimar a bomba. Abraços.

        1. Olá Fabio. Obrigado por participar. Realmente o selo do INMETRO veio para criar normas que ajudaram em muito o consumidor. Muitas fábricas estavam se aproveitando da total falta de fiscalização do setor e vendendo gato por lebre. Melhorou muito esta parte. Até as baterias estão vindo mais pesadas. Abraços.

      1. Sua resposta me tranquilizou muito! Comprei uma bombinha d’água para meu trailer que traz no rótulo a seguinte informação: “Max Amp: 1,8A” Logo pensei que tinha comprado equipamento errado, pois minha bateria é de 60A. Imaginei que a amperagem da bateria queimaria a bombinha. Agora, com sua excelente explicação, compreendi que estava confundindo Tensão com Amperagem. Obrigado.

  1. Boa noite,
    Meu carro veio com bateria de 60 amperes de fábrica, mas no caso, eu posso utilizar uma de 48? Qual seria o risco em usa-la?
    Obrigada!

    1. Olá Paula. Normalmente não é recomendável diminuir a amperagem da bateria em relação a que veio de fábrica. O que é mais permitido, se houver espaço, é o contrário. O risco seria como uma caixa de água menos com o mesmo consumo da anterior que era maior. Uma hora ficar sem carga.

  2. Boa tarde. Meu filho tem uma moto de 6v e 4ha, só que ele cresceu e essa moto não aguenta mais ele como antes. Queria saber se eu colocar uma bateria de 12v e 9ah e trocar o capacitor que é bi-volts resolve meu problema ou se tem outra alternativa. Desde já agradeço!

    1. Olá paulo. Obrigado por participar. Segundo o aplicativo da Moura sua bateria de reposição é um 75 LD com a caixa um pouco mais alta do que a 70. Quanto a amperagem é tudo semelhante (72,70,75) o que pode mudar é tamanho e instalação.

  3. Oi Fernando, bom dia. Tenho um Fusca 6 volts. Ela arriou e tenho 2 perguntas: Em uma emergência, pode-se utilizar uma bateria 12 volts para chupeta rápida? Outra pergunta, essas baterias de 6 volts não são seladas. É possível tentar salva-las de alguma forma, pois sinto que ela ainda tem força. Bom, pelo menos, quando ando com o carro, quando paro e preciso dela,vela responde.
    Muito obrigado!

    1. Olá Mauricio. Obrigado por participar.Veja bem. Tudo que for 6 volts no seu carro e estiver ativo no momento da chupeta de 12 volts vai sofrer e pode queimar. Por exemplo : rádio, relé de seta e outros. O arranque também vai, mas a longo prazo, o que acontece mais quando todo o fusca é convertido para 12 volts, mas mantem-se o arranque de 6 por diferença na bitola do induzido e caixa de marcha. A chupeta vai ter que ser muito rápida e com a certeza de acessórios desligados no momento que acontece. Quanto a bateria de 6 ainda, existe mão de obra para reforma delas.Basta se informar em um revenda ou pela net.Abraços e cuide bem do seu Fusca!

  4. Oi queria saber o meu carro a bateria dele é de 48 amperes eu posso mudar pra uma de 60 amperes quais riscos posso ter na mudança pode danificar o alternador?

    1. Olá Stephanie. O aplicativo da fábrica diz que tem que ser uma bateria 48. No caso uma de 60 exigiu adaptação, como por exemplo retirada da caixa onde ela fica. Foi adaptar demais na minha opinião, visto que uma de 45 ou 40 serviria bem.

        1. Não vejo problema elétrico nenhum nisto. Inclusive, quando o espaço permite, é a preferência dos consumidores e indicação da fábrica. Eu não me preocuparia com isso. Meu Uno, por exemplo, saiu de fábrica com uma bateria de 40. Hoje eu uso uma de 60 e isso já tem anos. Fique tranquila.

  5. Meu carro é um fiesta ano 1999/2000 e usa bateria com 45 A.
    Não consegui comprar uma de 45A e coloquei uma de 60 A.
    Posso ter algum problema?

  6. GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE.. SE EU COLOCAR UMA BATERIA DE 48A SENDO QUE A ANTERIOR ERA DE 60A POSSO TER ALGUM PROBLEMA?

    1. Olá Rebeka. Depende do carro. Se ele tiver ar condicionado e acessórios, além de um motor mais pesado, a de 48 vai durar menos. Seria como se vc trocasse a caixa de água da sua casa por uma menor, mas o consumo continua o mesmo. No caso iria faltar água. Mas se for um carro mais simples possivelmente não vai interferir em nada.

  7. Ola , instalei um som maos ou menos potente com um modulo de 1600. Tenho um celta 2013 . Qual bateria devo usar . O celta tem ar condocionado.

    1. Olá Vanessa. 60A, não é necessário mais do que isso. Basta saber usar o som e a bateria. Isto implica em usar ele mais com o carro ligado, ou dar pausas e ligar o motor para compensar. Outra opção seria instalar outra bateria somente para o som. Normalmente os instaladores colocam ela no porta-malas. Uma chave também é instalada para que vc consiga carregá-la em outras situações como dirigindo no dia a dia. Mas lembre-se que em qualquer situação seu alternador vai ser mais exigido. A vantagem é que ele deve ser de 90A por causa do ar-condicionado. Obrigado por participar.

    1. Olá Jonatas. Muitos fazem esta troca por amperagens mais baixas. Mas no caso de motos não é recomendado por causa da baixa amperagem das baterias e o aumento de tecnologia eletrônica. Ela pode arriar mais fácil e durar menos. Mas se for uma caso de não se encontrar a peça, então seria única solução. Abraços.

  8. Boa tarde Amigo
    Estou com uma dúvida, fui fazer transferência de carga na bateria de um pálio agora, e logo que o carro do meu colega deu partida, o meu desligou, e a bateria que estava arriada agora era a minha. Ele fez transferência de carga na minha bateria mas a bateria dele não tinha carga suficiente pra isso talvez, então meu carro está na rua agora. Minha dúvida : minha bateria e de 45 Amperes(Ford Fiesta 2001) a do meu colega e de “60 Amperes” (Palio 98) a diferença de amperes pode ter ocasionado algum problema, e possível q a bateria dele tenha puxado toda minha carga? Ele deu uma volta c/ o carro dele é fez carga na minha bateria novamente, mas ele não segurou a carga e em 10 min descarregou . Obs: minha bateria tem alguns anos de uso

    1. OLá fernando. Não, sua duvida não procede. A maioria dos auxiliares de partidas profissionais tem menos de 40A. O único perigo em fazer uma chupeta de emergência é inverter os cabos. Mas isso iria causar muitas faíscas e assustar vc. Creio que sua bateria deu o último suspiro. Mas somente um teste final em uma loja especializada vai confirmar isso. Abraços.

  9. Tenho um Sonic Sedã 2012 e ele começou a apresentar queimas constantes de lâmpadas e alguns problemas elétricos.
    Verifiquei que a bateria dou trocada… No manual informa 12v 60Ah.
    Fisicamente está montada uma 12v 45Ah.
    Isto pode ter influenciado nos problemas elétricos?

    1. Olá Marcelo. Não. A bateria não afeta a parte elétrica apenas porque aumentou a reserva de carga dela, que são os 60A. Verifique a qualidade das lâmpadas e cite quais são os outros problemas elétricos.

  10. Tenho um Corolla 2012 completo, minha bateria original é de 50ah. Preciso trocar se eu mudar pra uma de 70ah , terei problemas com alguma coisa elétrica no carro ? E o alternador não dará problema? Pq tenho um som razoavel.

    1. Olá Wagner. O alternador do seu carro é projetado para o consumo elétrico dele. A bateria, hoje eme dia, é bem assistida em quase todas as situações, como seria no caso de uma de 70. (isto para uso normal do dia a dia) O problema pode ser espaço para a bateria no carro e uso inadequado do som, como ficar horas escutando com o motor desligado. Neste caso pouco vai mudar. Abraços.

    1. Olá marcio. No caso de moto o correto é repetir a bateria original. O sistema de reposição de carga de uma moto é mais fraco e pode estragar com uma bateria mais forte. Não é recomendável neste caso.

  11. Olá, tenho um Citroen C4 Lounge e preciso substituir a bateria. Gostaria de sugestões de bateria para repor a original de fábrica tendo em vista algumas características. A maior parte do tempo (3x ao dia) o carro percorre distâncias curtas (2 km por percurso – 6 km por dia). Possui ar-condicionado (sempre ligado), cambio automático além de dois amplificadores de som além dos itens de série de um carro Citroen (quase tudo é digital).
    Pesquisando na Internet, identifiquei que o alternador de fábrica é um 14v-150a. Com esse cenário, qual bateria seria indicada para substituir a original com uma capacidade adequada de amperes?

    PS – Parabéns pelo prontidão em responder perguntas e pelo projeto do site.

    1. Olá marcos. O uso que vc relata é o normal e suficiente para manter a carga da bateria em dia. O aplicativo da Moura indica para o seu carro uma bateria 75 LD, que é uma excelente bateria com boa reserva e capacidade de recuperação de carga. Confirme no revendedor a peça. Vc estará bem servido com esta marca. Abraços.

  12. Possuo um Corolla 2013/2014 GLi 1.8, automático, completo (adquirido em Junho/2013) a bateria original dele é uma Heliar 50Ah, ontem (27/Maio/2016) a bateria deu sinais de necessidade de troca (descarregou e tive que dar uma chupeta pra poder pegar). Passei hoje numa loja de baterias e o vendedor me deu duas opções da bateria Heliar de 52Ah e 60Ah, como o vendedor fez o mesmo preço, independente da amperagem, optei pela Heliar de 60Ah. Isso pode acarretar algum problema no meu carro por não ser a mesma amperagem da que veio de fábrica ? Será que essa bateria estava mesmo no tempo de trocar mesmo ? Qual o tempo médio de vida útil de uma bateria ?

    1. Olá Wagner.O tempo de vuda util da vateria de dois anos a três anos para o seu carro é normal. Quanto amperagem a diferença vai ser apenas que vc ganhou mais capacidade de armazenamento de energia. Ela deve até durar mais. Inclusive na reposição as fábricas de baterias estão aplicando baterias maiores, se couber.

  13. Bom dia meu amigo, tenho um Sentra 2010 e o mesmo apresenta problemas para dar partida pela manhã e quando demora um certo tempo desligado. Ele até dá 2 solos mas se não pegar já fico sem bateria. Já substituí a bomba e filtro de combustível, uso gasolina aditivada e sempre mantenho o tanquinho cheio de premium… será que a tensão da bateria não consegue dar conta da partida e ao mesmo tempo de enviar o combustível pra régua no motor? Já pesquisei um pouco e alguns me dizem que tenho mesmo que trocar, até porque ela já tem mais de dois anos… outro detalhe é que, quando dou a “chupeta” notoriamente o motor de partida gira bem mais rápido e o carro pega rapidinho… o que poderá ser? Obrigado pela atenção!

    1. Olá Alexandre. Obrigado por participar no site. Não tenha dúvidas em trocar a bateria. Mas tenha sempre em mente que a maioria dos carros precisa pelo menos funcionar mais, de preferência todos os dias por uns 10 minutos. Este tempo em marcha lenta irá manter sua bateria carregada. Medir a carga do alternador é essencial e o próprio vendedor da bateria pode fazer esta medidas. Abraços.

  14. Olá Fernando, tenho um Fusca 1978, 1300L ele ainda é dínamo em vez do alternador. O ideal seria eu colocar uma bateria de 48Ah ou existe a possibilidade de colocar uma de 60Ah? Existe algum risco de colocando amperagem de 60? A propósito, me indica algum período de atividade para que ele não perca a carga?

    1. Olá Vinícius. De fato o gerador vai trabalhar menos com uma bateria de 48 ou 45, embora a sua função seja a mesma de um alternador: manter a bateria carregada. Mas no caso dela descarregar muito o gerador vai sofrer e a bateria não carrega. O risco é esse. Mas por outro, lado se o carro for de uso diário, a bateria de 60 tem mais força na partida. O certo em um Fusca é ligar todo dia e manter meia aceleração por cerca de 10 minutos. Também existe a possibilidade de instalar um alternado no fusca e aumentar a corrente fornecida ao sistema elétrico.

  15. Boa tarde,

    Possuo um Citroen C3 e gostaria de saber qual seria a bateria ideal para este tipo de veículo, se 45Ah é suficiente ou se seria necessário uma de 60Ah ou até 75Ah.

    Obrigado!

  16. Boa noite.

    Tenho uma carro modificado, uma parati turbo 1.6 AP 95/96, injeção fueltech com 4 bicos 120lbs. A bateria ficou parada durante 6 meses.
    Nessa semana, quando ligamos a bateria ela funcionou e carrega normalmente enquanto andamos. Porem, de um dia para o outro ela não segura carga e acabamos então por fazer uma chupeta. Só assim o carro funciona.
    Atualmente, estou usando uma bateria 60 amperes.

    Será que uma nova bateria de 60 amperes daria conta de ligar e alimentar o carro ou seria melhor adquirir uma com mais amperes?

    Muito obrigado e parabéns pelo site.

    1. Olá Juliano. Se a bateria é mesma de 6 meses atrás, então eu sugiro uma carga lenta. Se ela estiver em condições normais, vai manter a a carga e vc pode usá-la tranquilamente. Uma chupeta e andar com o carro não carrega a bateria completamente e por isso ela descarrega. Mas se depois de carga lenta e um teste ela acusar defeito, uma de 60A atende bem a situação.Abraços e obrigado por participar.

  17. Boa noite.
    Tenho um triciclo tuk tuk,(de carga c/bau)a bateria de fábrica contem ref.6 DM 18 e custa R$450,00,gostaria de saber se posso usar uma bateria de 30 amperes( de jet squi)mais barata para substituir a original que apresentou defeito?
    agradeço antecipadamente.

  18. Comprei um pequeno motorhome Kombi….nele ha duas baterias de 12 v 60 A cada, uma para a casa e a outra para a partida. Sucede que, quero instalar um frigobar e necessito, para a casa, uma bateria mais potente 120 ou 150 A ou duas de 60 aproveitando a que já tenho….Ha problemas com o alternador (55A/h) para carregar 1 de 60 mais uma de 120A ou as duas de 60A?? Até agora os eletricistas não me responderam com segurança.

    1. Olá Rubens. O correto é aumentar a potência deste alternador porque existe a possibilidade de se usar equipamentos pesados por mais tempo. Um alternador de 55 vai ser forçado se as baterias estiverem muito descarregadas. Com o tempo vai haver desequilíbrio do que sai de energia e do que entra, e o estator dele torra literalmente. A bateria da partida estando separada da casa é muito importante para não ficar sem partida e energia de emergência, caso o alternador estrague (cerca de duas horas de energia sem o alternador). Os eletricista respondem como vc disse porque sabem que o alternador é apenas um repositor de carga e não um carregador. São coisas bem diferentes. O conselho é: aumente a potência do alternador (veja as possibilidades disso), coloque mais uma bateria de 60 para o motorhome, deixe a bateria da partida separada do sistema, e use com comedimento os acessórios do motorhome. Também compre um carregador de 10A para emergência em locais que tenha energia. disponível.Abraços.

  19. OLA FERNANDO TUDO BOM,TENHO UM FORD F4000 ANO 2009 E A BATERIA DELE É DE 90 AMPERES … QUERO TROCAR POR UMA DE 150 AMPERES PARA TER UMA MELHOR PARTIDA….TEREI ALGUM PROBLEMA RELACIONADO AO ALTERNADOR ?? FICO NO AGUARDO

    1. Olá Paulo. Se a bateria ficar sempre com carga plena, não haverá problema (O carro rodar diariamente). Mas se ela descarregar muito, ou totalmente, então terá que ser carregada por um carregador profissional para não forçar o alternador. Aliás este é o procedimento com qualquer bateria descarregada. O alternador é dimensionado para o consumo elétrico do carro, como ar condicionado, conjunto de faróis, etc.

  20. Olá Fernando tendo em vista que aqui é o único lugar onde respondem as questões… (e parabens por isso)

    Vê se você pode me ajudar, comprei um mini carro elétrico para meu filho porem a bateria não carrega mais e nem da sinal algum. A bateria atual é de 6V se eu comprar uma bateria estacionaria de 12V vou ter problemas futuros para o brinquedo do meu filho?.

    Obrigado pela atenção

    1. Olá Max. Obrigado por participar. Se a bateria original é de 6 V, significa que toda a parte elétrica do carrinho também é 6 V. Colocar uma de 12V vai queimar estas peças e o carro não vai funcionar mais.Talvez você encontre uma bateria de 6, mas com amperagem maior, o que seria possível usar e ela iria durar mais. O único impedimento neste caso seria o carregador dela que tem que ser proporcional a amperagem. Por exemplo: se você dobrar a amperagem da bateria, o carregador vai ter que ser o dobro mais forte do que o antigo. Mas tem que ser uma bateria de 6 Volts.Abraços e obrigado por participar.

      1. Obrigado pelo retorno Fernando sua informação foi de grande valia…

        Sucesso com o site e mais uma vez muito obrigado pela atenção.

  21. Ola Fernando, eu tenho uma cb 300 modelo 2010 que necessita de uma bateria nova. A ficha tecnica dela me informou que a respectiva bateria é de 12v e 6Ah selada. Minha preferência para a bateria seria a Moura, só que tenho buscado em toda a linha e somente encontrei com amperagem 5Ah e 7Ah, ambas de 12. Sei que não posso diminuir a amperagem que vem da fabrica, e por isso queria saber se posso utilizar a Moura de 12v e 7Ah. Caso não possa, gostaria de saber um alternativo.

  22. Bom dia! sempre usei a heliar nos carros que tive, minha esposa comprou uma Montana na agência e a bateria está vazando. Eles irão dar outra e questionei em é ela da a diferença é pegar uma heliar, e eles disseram que a comum e a mesma coisa que tem garantia também, que estaria jogando dinheiro fora. Favor me de uma orientação?

    1. Olá Alexandre. As boas marcas são, pela ordem: Moura, Heliar, Ac delco e Tudor. Qualquer uma destas , com 18 meses de garantia, te atende bem. Nào sei a marca que eles vão instalar, mas a garantia não quer dizer longevidade além do tempo garantido.

  23. Olá Fernando , tudo certo ?
    Tenho um Passat GTS 86 a álcool , no momento ele está com uma bateria de 60 amp,mas já está no fim da vida útil , por motivos de economia irei colocar uma de 45 amp , há algum problema ? Ou só interfere em relação a partida a frio ?

  24. Fernando, tenho um fusca 1200 e ainda 6 volts. Ficou muito tempo parado e agora estou reativando. Depois de colocar tudo em ordem após uma boa revisão. A bateria é de 2010 de 110Ah e foi pouco usada. Ao medir no voltimetro apresenta exatos 6V, mas quando dou a partida, o motor de arranque praticamente não faz nada. Até inicia algum movimento e nada. Como saber se o problema é da bateria ou do arranque? Será que se fizer uma “chupeta” colocando uma bateria de 12V em série com a de 6V, vai estragar algo? Por favor aguardo suas sugestóes. Obrigado! Paulo Lima

    1. Olá Paulo. Obrigado por participar. Tudo que for 6 volts no carro, e estiver em contato com a bateria na hora da chupeta que vc relata, vai sofre e pode até queimar. O arranque vai girar mais rápido, a bobina pode queimar. Muitos fazem (ou faziam quando havia mais carros de 6V) isto e funciona se o carro pegar rápido. Mas não é recomendável. O correto seria aplicar uma carga lenta na bateria e depois testá-la. Outra informação: a ligação da chupeta é em paralelo, pois em série vc soma a voltagem.

  25. Boa noite estou na dúvida qual é melhor eu copra para o meu palio 2007 1.0 com ar

    Estou na dúvida de uma bateria 2 linha zetta de 50 amperis ou uma de 1 linha Moura de 40 amperis

    Pois muda só a amor agem pois o fabricante e o mesmo no caso a zetta e a 2 linha da Moura

  26. Boa noite comprei uma bateria de caixa baixa ele e de caixa alta tem algum problema ele e original e de 70 hp agora coloquei uma de 60 hp .tera alguma problema no alternador?

  27. Olá bom dia esqueci os faróis ligado e a bateria arriou, e agora o carro não quer mais da o arranque, acende todas as luzes mais não dá o arranque, tem como recuperar a bateria?

  28. Bom dia, tenho um corolla 2009 tenho que trocar minha bateria, vi que a que está no meu carro e de 65ah, então resolvi ligar para cosecionaria e lá eles me indicarão uma de 45ah o que faço?

    1. Olá Ricardo. Obrigado por participar.Segundo a distribuidora da Moura em BH a sua bateria é um 60Ah na reposição. Apenas procure saber na loja se a sua é modelo caixa alta. A caixa baixa exige adaptação. Abraços.

  29. Ola amigo, td bem? Tenho uma L200 GLS 2005, e usava uma bateria de 70ah dessas mais baratas… Dai ela parou de funcionar, chamei a asistencia do seguro pois estava sem cabo de fazer chupeta, e vimos q realmente ela tinha ‘morrido’… Como precisava resolver na hora o meu problema, e por estar com um preço bom, acabei comprando uma bateria MOURA de 60ah, que a empresa da assistência tinha ali na hora! Fiquei meio na duvida na hora, mais ele me garantiu que nao tonha problema, e q por ser de marca boa, duncionaria ainda melhor do q a q usava…! Por isso cheguei ate aqui, e gostaria de saber se realmente o q ele disse tem fundamento!! Obg!!

    1. Olá Vinícius. O que ele quis dizer é que uma Moura de 60A é semelhante ou melhor do que uma de 70A de marca desconhecida. Ou seja: a mais barata é 70 na etiqueta e por dentro é 60. Mas a bateria correta do seu carro é uma 70A real, Moura, Heliar ou outra marca conhecida com selo do INMETRO.

      1. Mais posso usa-la sem problemas no meu carro? So ira mesmo afetar a cida util da bateria, sem danos para o meu carro? Agradeço pela atençao!!

          1. Olá Josué. Não tem problema trocar uma de 65 por uma de 60. São quase idênticas. A não ser que uma seja maior em altura do que a outra. A referência hoje do INMETRO é 60Ah e não mais 65Ah.

  30. Olá, tenho um SienaEL 2010 e a bateria é de 50A Moura, só acho bateria Moura de 48A posso fazer a troca ou seria melhor colocar uma bateria Moura de 60A.
    Grato.
    Luiz

    1. Olá Luiz. Pode colocar ade 48. Ela é quase idêntica a de 50. Somente é um pouco mais baixa. A de 60 também pode. Mas se a de 50 for a original, então durou muito e a de 48 acompanha. Além disso vc vai economizar na compra.

  31. Me tire uma dúvida compreu uma moto elétrica pra minha filha e a bateria está descarregando rápido vou comprar outra a que está na moto é 6 v 8 ah posso colocar uma 6v 4,5 ou vai me dar algum problema? A ah pode ser diferente?

  32. Boa tarde Fernando,
    Meu padrasto tem uma moto nxr 150 bros da honda ano 2011 de bateria heliar 12 v 5 Ah que descarregou. Na casa dele possui um carro gol 2008 de bateria moura 12 v 60 Ah. A minha pergunta é se dá para fazer uma conexão entre as baterias (do carro para a moto) sem afetar a parte elétrica da moto, tendo em vista a grande diferença de amperagem e mesma tensão (12v). Em caso positivo quanto tempo deve ser realizado a conexão e qual o cabo ideal para essa conexão (a que ele possui é um cabo de conexão entre baterias de 300 A). Desde já agradeço qualquer esclarecimento.

    1. Olá edmilson. Você pode usar a bateria do gol apenas para fazer uma chupeta. Ou seja: apenas para fazer a motor pegar. Para carregar a bateria vai s necessário ela ficar e uma carga lenta com carregador apropriado. Os perigos são os mesmos de uma chupeta para carro: possíveis curtos, com o positivo encostando em partes metálicas, inversão de polaridade, e alguma faísca que possa inflamar gases da bateria (bem mais raro de acontecer). Mas o que tenho visto é que quando a bateria da moto está descarregada, e a medida dela acusa menos de 12 volts, então ele está com defeito. A não ser que seja muito nova. Quanto a amperagem o que importa é o que a bateria descarregada pode puxar da carregada.(5 de 60) Seria como encher um balde usando a água de uma caixa de 500 litros. Os problemas maiores são sempre possíveis curtos no processo.

  33. troquei a bateria do meu gol , posso utilizar a velha na minha cerca elétrica?ela ainda tava virando o motor,pois minha central não veio bateria!

  34. boa tarde
    amigo tenho um palio seminovo
    preciso trocar a bateria e a ki estava era de 60 amp
    gostaria de saber se eu colocar bateria de 40 amp eu posso colocar
    meu carro e um palio 1.0 vidro e um som basico tenho duvidas ???
    desde de ja agradeço

  35. Ola como vai amigo,tdo bem?veja bem tenho um Tipo 95 IE estou em duvida se posso comprar uma bateria de 40A pra ele pois nao sei o total de gastos do carro quando ta com farol ligado etc,nao tenho som.Me ajude ai por favor.Grande Abraço vlw….

    1. OLá Denir. Vou bem, obrigado. O problema de instalar uma bateria de 40 vai ser a pouca potência de partida dela em relação ao motor do Tipo. 60 A seria a ideal. Com o motor ligado pouco vai influenciar, pois o alternador repõe o que é gasto.. No mais a durabilidade vai ser menor.

  36. boa tarde Fernando !!!

    Minha dúvida é a seguinte tenho um palio 97 edx , a bateria de 45 amperes está o mesmo valor de uma bateria de 60 amperes, porém o vendedor me disse que a marca do de 45 é melhor e o tamanho seria melhor para a de 45 amp, mas fiquei na dúvida será que a vida útil , seria melhor com de 60amp.

    1. Olá Daniela. A bateria de 60 tem mais força na hora da partida e uma reserva maior de energia. A de 45 é menor em tudo, mas é a original de fábrica e deve ser por isso que o vendedor está elogiando. A caixa onde fica ela é apropriada para a de 45. Se for uma marca top, e a diferença de preço for compensadora (o que nesta loja não é), você por instalar a de 45. O tempo de duração é muito parecido. Eletricamente as duas podem ser usadas.

    1. Olá Bruno. Depende do estado e se ela couber no seu carro. A diferença é que uma tem solução e a de gel tem uma substância gelatinosa, o que implica em uma vida útil maior. Mas a diferença de preço é bem grande.

  37. Fala amigo. Desculpe mudar um pouco o foco aqui mais segue: tenho uma bateria de parafusadeira de 9,6 v e não consigo encontrar o mesmo modelo para troca. Assisti a um vídeo em que o eletricista pegava uma bateria de 12v e simplesmente ligava aos polos da máquina e boa. Você considera arriscado realizar esse ‘ artifício tecnico” rss para não perder o equipamento? quais são os riscos? posto que a máquina foi dimensionada pra 9,6v e estamos aplicando 12v?

    1. Olá Magno. Uma bateria de 90 não vai caber no seu carro se você estiver pensando em trocar uma pela outra. O que acontece quando colocamos uma bateria com diferença tão grande assim, é que se ela descarregar totalmente o alternador vai ser forçado e muito provavelmente não vai carregar ela totalmente. Seria necessário um carregador profissional para isso.

  38. Boa tarde meu carro é um jetta 2.5 bateria 60 amp caixa alta.
    Posso colocar uma 60 amp caixa baixa ? Coloquei uma do lado da outra na loja e diferença d altura não é mta.
    Obrigado

  39. Prezado, comprei uma fiat toro, peguei o carro na concessionária e no mesmo dia, entrei no painel de avisos eletrônicos do computador de bordo, o computador de bordo com o carro desligado marcava 12 V, quando liguei o auto, passou para 14 V.
    Olhando o manual do carro as especificações da bateria são : 70 amperes / 16 V.
    Pergunto, é normal esta marcação com carro ligado 14V , ou deveria mostrar 16V já que o carro é zero km ? ou a bateria que está no carro já era usada?

    1. Olá Branko. O correto é 14V. 16v seria o suportável de uma sobrecarga para um sistema de 12V. Ou seja: se o alternador der defeito carregando para mais, até 16 V o circuito suportaria. Sempre que você medir o alternador com um multímetro vai perceber que a medida vai estar perto dos 14V, dependendo do acessório que estiver ligado. As especificações, e o que você percebeu estão corretos. Abraços.

  40. Fala Fernando,blz?
    Tenho um Uno 2003 e quando comprei a três anos atrás estava montada uma bateria da marca Pioneiro 45Ah.
    A seis meses atrás tive que trocar e,como não tive problemas nesses dois anos e meio, mantive a marca como também a capacidade.
    Agora…Estou querendo colocar farol de milha.
    Será que vai suportar???

    Obs.:O carro tem alarme positron e som básico.

    No aguardo

    1. Olá Cássio. Como usamos o milha normalmente com o carro ligado, o que tem que suporta o sistema elétrico é o alternador.Pelo ano do seu Uno não vejo problema nenhum em continuar com a bateria de 45. No caso do alarme é trabalha em “silêncio”, e somente gasta bateria quando é acionado por algum gatuno e dispara. Também não vejo problema. E sim, a Pioneiro tem surpreendido como uma boa marca. Obrigado por participar.

  41. Fernando boa noite , precisava tirar várias dúvidas com v. Se tivesse um email poderia enviar diretamente ou um telefone , porém seguem algumas . No caso de utilizar a bateria/alternador em um sistema que consome de 100 a 500 Watts . Poderia utilizar uma bateria de 25 A somente para a partida e um alternador de 70 A para manutenção do sistema no consuma máximo ?

  42. Ola, Fernando!
    Bom saber que existem Profissionais De bom coração como você que gostam De ajudar pessoas. Parabéns!
    Bem, Moro em Israel com minha esposa que é Judia e temos um pequeno Varro eétrico 4 rodas tipo golf cart. Ele é movido pot um motor 24volts. USA duas baterrias 12volts 70amps cada, ligadas em série que sao carregadas por enérgia elétrica. Resolvi alimentá-lo a enérgia solar e comprei um painel solar semi-fléxivel De 180watts, 36volt, 5amps, da China. Instalei-o usando um controlador De caga Minghe, também da China. Parece-me estar funcionando muito bem mais eu não
    entendo bem as coisas que aparecem no display. Quem sabe você pode me ajudar e tirar minhas dúvidas. Se você river email out Whatsapp posso te enviar Fotos e as perguntas. O meu é +9720586004419
    Moramos nas Colinas do Golan Israel fronteira com Syria.
    Obrigado,
    Abraços!
    Emmanuel Távora Freire.

  43. Oi Fernando, fiquei preocupada, tive que trocar a bateria do celta hj, e a corrente de partida da bateria nova nova é de 300, mas a minha era partida de 340. Quero saber se está diferença vai me causar problemas. Grata.
    Ester.

  44. Tenho uma Ford Transit 2011 usa duas baterias de 65 ampares o correto de fabrica e 800 amperes ela não pega na partida so usando wd no CDI antes com o ex proprietário pegava na partida ele trocou as baterias se colocar a bateria de fabrica tenho uma chance de pegar na partida…

  45. Olá, boa tarde.
    Tenho um gol g6 2013 e gostaria de saber se a bateria dele é realmente caixa alta?
    E se pode trocar por uma de caixa baixa?
    Ou se o que dizem sobre só colocar caixa alta no gol é válido.

    1. Olá Igor. De fato é uma caixa alta. Mas eletricamente ela é idêntica a caixa baixa. Inclusive aqui em BH o preço das duas é igual. O mais comum é repor com caixa baixa por ser mais fácil de encontrar. A caixa baixa encaixa bem no lugar. Abraços.

  46. Boa noite amigo! Tudo bem? Tenho um corsa 00/01 completo e cheios de acessórios elétricos instalados com uma batetia Moura de 60amp. Gostaria de saber se é possível trocar a bateria para uma de 70amp ou 90amp?! E se for possível, tenho a gatantia de q não irá prejudicar algum setor elétrico do carro? Ou até mesmo poder queimar algo? Posso ter algum prejuízo? Ou posso fazer a troca tranquilamente? Se sim, a de 70amp ou 90amp? Obrigado por responder as minhas dúvidas e pela paciência! Aguardo!

    1. Olá Jésus. Não há muita diferença da 70 em relação ade 60. A de 90 não vai caber. Dependendo dos acessórios a de 60 vai aguentar bem, ainda mais uma da Moura. Lembrando que o alternador é dimensionado principalmente para o consumo elétrico do carro que sai de fábrica (como ar radio etc) Uma bateria maior prejudicaria se ela se descarregasse totalmente, forçando o alternador. Mas isto aconteceria com qualquer bateria. Um alternador não é carregador de baterias e sim repositor de cargas. Ele sempre deve trabalhar com a bateria carregada.

  47. Boa noite Fernando!

    Tenho um celta 09, com ar condicionado, vidros eletricos, direção, um som mais ambiente, porém um pouco potente, com um módulo de 400w e um sub de 10″, só uso o som com o carro em movimento, raro funcionar o som com o carro desligado.
    Qual é a melhor amperagem para minha bateria? E exceto a Moura, quais outras marcas vem em seguida? Heliar e Tudor respectivamente?

    Agradeço e aguardo retorno.

    1. Olá Horácio. Grato por participar. A heliar tem uma bateria chamada racing que atende bem situação de som como o seu. Ela é de 65 amperes e muito boa. A Tudor é boa também e o diferencial é que a fábrica costumar cobrir garantia por sobrecarga, o que é comum no seu carro. Já Moura e a Heliar não cobrem. ( aqui em minas)

  48. Boa tarde
    Olá tenho um Santana ano 90 !
    No momento ele está com uma bateria de 60 a pm
    Devido ao som eu kero colocar uma de 100 amp!
    Isso Pod ser feito ou terei algum problema?

    1. Olá Danilo. É óbvio que você quer colocar uma bateria de 100 porque vai aumentar o consumo elétrico do carro e vai ganhar mais tempo de som. As dificuldades vão ser: forçar mais o alternador, que é a usina de energia do seu carro, o espaço para a bateria. Pelo ano do carro, creio que você vai ter que aumentar a potência do alternador (procure o mais forte), manter a bateria normal do carro, por uma chave que separe o circuíto do som do alternador, e principalmente, ter bom senso no uso. nenhum alternador consegue carregar uma bateria totalmente descarregada.

  49. Boa tarde!!

    Tenho um Kia Soul 11/12 e preciso trocar minha bateria tem alguma marca que você indica?
    Minha bateria é de 45 seria melhor colocar uma de 60 caso tenha espaço?
    Sei que algumas marcas são de primeira linha (AC Delco, Moura, Eliar, Boch) mas me ofereceram outras marcas com um valor mais acessível como a Erbo, Fortex, Power, Lider. Sabe me dizer se estas marcas são boas? vale a pena arriscar?

    Obrigado

    1. Olá Rodrigo. Se tiver espaço e o cabo positivo ficar em posição segura – longe de partes metálicas – a de 60 pode ser instalada. Mas eu gosto da relação custo/benefício se a 45 for original, ela durou bem e custa menos. Das marcas que vc citou eu conheço somente a Erbo, sendo de segunda linha. Mas tem a Zetta da Moura que é muito boa e mais barata. Abraços.

  50. bom dia !!!
    quais as melhores baterias do mercado alem de moura tenho um voyage 11/12 – 1.6 e preciso trocar a bateria mas só conheço a moura e é muito cara. desde já agradeço.

  51. Bom dia Fernando, Meu carro S10 tem uma bateria de 12v e 70Ah. Ficou 10 dias na oficina aguardando peças. Quando foram ligar o carro na oficina, foi necessário fazer chupeta. Quando ligo o carro, percebo que ele vem carregando normalmente a bateria, que chega tensão 15,4. Tenho andado pouco com ele, mas nas dua vezes que saí, tive que ser socorrido por chupeta. Nesse caso uma recarga por carregador resolveria? ou foi a bateria que pifou mesmo?.

    1. Olá Sebastião. O primeiro passo é mandar carregar a bateria em carga lenta e depois fazer o teste com equipamento apropriado. A medida que você relata é alta para o alternador, mas pode ser porque a bateria está descarregada ou com defeito.

  52. Há mesmo como saber se uma bateria de carro está carregada? Como? Como medir amperagem da bateria? Como?
    O que define a carga de uma bacteria, voltagem ou amperagem?
    Grato!
    Emmanuel Távora Freire.

    1. Olá Emmanuel. Para saber se uma bateria está carregada e se vai segurar esta carga é preciso usar um equipamento de teste. Toda casa de bateria e quase todas as auto elétricas possuem este aparelho. Mas, antes de testar, a bateria tem por obrigação ficar em carga lenta por cerca de 10 horas, descansar algumas horas, e aí sim ser testada. A carga é definida pelos dois: voltagem e amperagem. Mas normalmente uma bateria descarregada vai ter uma voltagem abaixo de 12 Volts e automaticamente a amperagem vai estar baixa.

  53. ola meu amigo!!! tenho uma D10 1982 motor diesel o carro utiliza duas baterias 60hp minha duvida e a seguinte se eu trocar por uma de 150 hp estragaria o motor de arranque por ser uma carga maior ou nao tem nada e ver? e o alternador carregaria ele normalmente? grato e aguardo resposta!!!!

    1. Olá valdirnei. Grato por participar. A bateria não vai afetar em nada o arranque da sua D20, não se preocupe.O que importa é ser 12 Volts. Quanto ao alternador eu também não vejo problemas, desde que você não use ele para carregar um bateria totalmente descarregada.Ele deve apenas repor o que a parte elétrica do carro está tirando da bateria. Isto vale para qualquer bateria, mesmo as duas de 60 do seu carro. Abraços.

    1. Olá Gislene. No caso de carro elétricos o procedimento é respeitar o fabricante. Embora você vá aumentar o tempo de carga, o carregador dele pode não aguentar a somatória de amperes extras, pois a bateria é usada ou desenergizada de maneira diferente.Neste caso não seria recomendado aumentar a amperagem.

  54. Olá! Tenho uma Tracker 2008/2009 (chevrolet). Preciso trocar a bateria. Atualmente está com uma Heliar de 65 ampéres. O manual recomenda a de 45 ampéres. Parece que hoje as baterias duram menos e estou na dúvida se pago mais pela de 65 Ah ou se não vale a pena e compro uma de 45 Ah. O que me diz? Grata

    1. Olá carolina. Se a bateria de 65 coube bem no carro (espaço), então é sempre bom repetir uma boa experiência. Inclusive o aplicativo da Heliar recomenda uma bateria de 65A para o seu carro. Obrigado por participar.

  55. Bom dia, tenho um Celta 07 e quero colocar uma bateria de 60 nele, mas na hora de comprar vi que tem bateria de 60a e de 60ah, gostaria de saber qual a diferença entre elas.
    Obrigado

  56. Boa tarde, tenho uma moto virago 250 carburada ano 1999, no manual pede 10A, coloquei uma de 14A, teria algum problema? a moto não tem alarme e nenhum acessório adicional que precisa da bateria

  57. Quero instalar algumas baterias extras no meu carro apenas para serem recarregadas no carro para não gastar energia elétrica em casa para recarregá-las na tomada. Qual a amperagem máxima que posso ter num carro popular sem queimar o alternador, derreter a fiação e causar incêndio? Isso é, qual a quantidade de baterias? E, ainda, posso substituir o alternador por outro mais potentes para este meu objetivo sem prejuízo da instalação elétrica do veículo?

    1. Olá Antônio. Aumentar a potência do alternador vai ajudar sim. mas é bom lembar que um alternador é um carregador de baterias limitado. Sua função principal é manter a carga de uma bateria 100% já carregada. Ou seja: ele é mais um repositor de carga do que um carregador. Esperar que ele carregue uma bateria com menos de 80% de carga nela vai descompensar o sistema. Mas uma alternador consegue manter uma bateria carregada sem ser forçado. Basta lembrar que os caminhões antigos usavam baterias de 150 e os alternadores erma fracos. Então vai depender do consumo também. O alternador vai queimar somente se for forçado por um bom tempo por uma bateria totalmente descarregada.

  58. Boa tarde!
    Tenho um focus 2.0 16v automatico 2004. Ele começou apresentar o problema de quando ligar o ar condicionado, o carro fica fraco e as vezes até morre. No manual
    aconselha bateria de 60amperes, o carro está com 48 amperes. Pode ser esse o problema?

    1. Olá Cláudio. Sim, pode ser se a bateria for antiga. Muitos modelos saem de fábrica,completos, com baterias de 40 A. O recomendável é medir o alternador e a bateria em uma oficina de confiança. Abraços e grato por participar no site

  59. Boa tarde Fernando !!!
    Tenho um caminhão mod 608 ano 84,normalmente sempre usei bateria de 150 A comprei uma de 180 A .Tem algum problema ???

  60. BOM DIA .
    TENHO UM STILO BLACKMOTION 1.8 8V QUE NO MOMENTO ESTÁ USANDO UMA BATERIA DE 60 AMP.
    PRECISO TROCÁ-LA , GOSTARIA DE SABER QUAL A AMPERAGEM MÁXIMA DE BATERIA QUE EU POSSO INSTALAR NO VEÍCULO SEM DANIFICAR O MESMO?
    DESDE JÁ , AGRADEÇO.

  61. Olá bom dia.. Tenho um palio Sporting com a bateria Cral 55ah, fui olhar no manual e diz que a bateria é de 60ah a ser utilizada no veículo, hj a bateria deu Pau colou as placas, e na correria e na falta de condições no momento comprei uma da mesma com 55ah, vai dar algum problema, e tem alguma problema quanto a vida útil, sendo que a que troquei durou 1,4 meses

    1. Olá freitas. Eu sempre gosto de sugerir que se repita uma boa experiência no que diz respeito a baterias. Se a de 40 for original e durou muito, não vejo necessidade de mudar para uma de 60. Mas se o consumo de energia aumentou por alguns equipamentos instalados no carro, então uma de 60 pode ser usada dependendo do modelo do carro. Neste caso, se for um carro mais moderno, o espaço onde fica a bateria pode ser a principal dificuldade, pois uma bateria de 60 vai ocupar mais espaço.

  62. Amigo minha moto segundo o manual é 12v 12ah, mas toda loja que eu ligo os vendedores falam que não tem problema usar um amperagem menor 7/9 até 14 por exemplo, aí eu fico na dúvida e a moto ta parada.

    1. Olá Tiago. Pelo fato de ser moto, uma bateria de 7 ou 9 vai ter menos capacidade de armazenar carga. Se for de 14 vai forçar o magneto que carrega a bateria. Na falta da de 12, creio que a de 9 ou 10 é a melhor opção. O tamanho dela e a fixação também tem que ser levado em conta.

    1. Olá Fabio. No caso da Tucson tem que ser de 80A. Uma de 60 pode te deixar na mão por causa da partida e sistema elétrico do modelo. Já vi casos assim e apresentava dificuldades com frequência. Ale’m disso ela vai durar bem menos.

    1. Olá Souza. Não se preocupe. O alternador libera a carga que a bateria está pedindo ou a que o motorista está usando, como faróis, ar, etc. Quando um alternador estraga uma bateria é por sobrecarga. Mas isto aconteceria com o de 70a ou outro também. Abraços e obrigado por participar.

  63. Olá Fernando
    Tenho um celta 2010 ele tá com uma bateria de 60 posso repetir ou coloco à de fábrica.
    A que vem de Fábrica aguenta som de 800 wats.

  64. Boa tarde Fernando!A bateria original do meu carro era de 75 amperes e se estragou.Tenho uma de 45 amperes.Posso utiliza la sem problemas para o sistema elétrico?

    1. Olá Ricardo. O que pode acontecer é: a bateria arriar por falta de potência para virar o arranque (mais raro), menor durabilidade, você não poderia utilizar todos os esquipamentos juntos, pois ela sofre mais na sobrecarga. Estes seriam os inconvenientes. Mas dependendo do carro, ele não “sentiria” nada. Um exemplo são os carros da Volks, como Fox, que saíam com bateria de 60 e com todos os acessórios, e passaram a sair com bateria de 40 e com boa durabilidade.

  65. Boa noite, possuo um celta 2003. A bateria dele é de 40ah, tenho som no carro e as vezes ela falha com o som mais de 10 minutos ligado. Quero trocar por uma de 60ah que era de um gol g5 de um amigo. Tem algum problema nisso será? Obrigada

    1. Olá Ana. O único problema vai ser a altura dela. Normalmente a bateria do Gol é caixa alta e a do Celta caixa baixa. Nesse caso tem conferir comparando a altura de uma com a outra. A altura tem que ser idêntica ou pode pegar no capo do carro ou em outras partes metálicas.

  66. Ola Fernando me ajuda! Comprei um Kia Rio tem 2 anos 8 meses de estava funcionando bem! Tive que viajar e deixei para minha mãe ligar para aquecer o motor! Quando voltei comecei a usar novamente,passei 4 dias sem ligar o carro e nao pegou mais acendia as luzes mas dava uns trancos e o motor não ligava! Chamei o mecânico e ele disse que era a bateira talvez eu tivesse esquecido algo ligado! Ele deu uma carga de energia e voltou ao normal! Voltei a usar o carro novamente. Apos 15 dias passei 4 dias sem usar novamente e o mesmo problema apareceu chamei o mecânico que disse que precisava trocar a bateria! Ele mesmo foi compra uma nova a meu pedido pois confiava nele a bateria que ele comprou foi ( AMARON HI-LIFE12V). Ele fez a troca e pedi que deixasse a velha para meu marido checar quando chegar de viagem! A minha dúvida é : essa nova bateria e mesmo boa e pq ele levou a velha sem minha permissão isso me intrigou um pouco ! Liguei e no outro dia todo errado ele retornou uma bateria que nao parece ser a minha original de fábrica! Tem como eu saber se é a original?

    1. Olá Patrícia. De fato, em toda venda de bateria se exige a velha na troca. Senão, o preço sobe mais um pouco. O que faltou da parte do mecânico foi te informar sobre esta venda com troca. Quanto a marca AMARON HI-LIFE12V eu percebi que é uma bateria importada, mas pouco conhecida. Se puder enviar a foto da bateria que ele enviou, a antiga, eu consigo saber se é a original. Se puder envie para o email: eletrocarro@hotmail.com

  67. Não entendia nada de bateria, até agora. Meu carro tá na garagem mortinho da Silva, bateria com 3 anos e 8 meses de vida – viveu bastante, né? – A bateria instalada é de 45ah liguei para a loja e me informaram que pode ser trocada por uma de 60ah. Fiquei na dúvida e vim parar aqui, muita sorte, você esclareceu tudo! Muito obrigado. Edson.

  68. Olá Fernando, comprei uma Kombi para transformar num pequeno motohome e percorrer pequenas distâncias com meu filho (raio de 300 km máximo). De saída preciso comprar uma bateria nova pois a dela já está muito ruim mesmo. Pensando na necessidade de usar mais equipamentos na Kombi (ventilador, um ou duas lampadas, carregador de celular e computador) gostaria de saber se será necessário uma bateria para partida e outra para os equipamentos, conforme observei em outra conversa sua com um participante do fórum (21/06/16), e também mudar o alternador e, em caso afirmativo, qual seria o recomendável. Grande abraço.

    1. Olá. Sim, instalar outra bateria iria ajudar muito. Ela deve ser ligada separada dos componentes externos e de funcionamento da Kombi. Ou seja: apenas para os acessórios do moto home(apenas o alternador dela vai ter que ser ligado na bateria extra). Quanto ao alternador, para por um mais forte, sendo a kombi de motor antigo, você vai ter que procurar uma reformadora de alternadores e pedir para aumentar a potência dele. Mudanças nas peças internas, como o estator e o rotor, vão ter que ser feitas. Digo isso porque não existe alternador de kombi com mais de 45A.

  69. Olá Fernando, tenho um corolla 2004, minha ateria é de 50Ah. Há algum problema para o carro se utilizar uma estacionária? Esse tipo de bateria funciona normalmente em um carro?
    Muito obrigado, grande abraço.

    1. Olá Bruno. Se a especificações elétricas forem semelhantes, além do tamanho e terminais, não haverá problemas. Mas se for uma bateria já bem usada ela pode ter sofrido sobrecarga e sua vida útil pode ser pequena no carro.

  70. Bom dia Fernando.
    Tenho um Toyota Prius de 2006 e quero substituir a bateria de 12V. A original é de 45Ah mas montei um novo som que acho está a consumir mais bateria, posso colocar uma de 55Ah ou maior e também têm me dito que deveria comprar uma de GEL, é aconselhável? Pois são aproximadamente o dobro do valor, terei algum beneficio nisso?

    Obrigado desde já

    1. Olá Filipe. Existem baterias próprias para som, ou para segurar mais a carga durante o uso de som. São várias marcas no mercado e o preço varia muito. Uma top é da Heliar e são de gel e diferenciadas no formato. Mas também tem o preço bem salgado. No caso de uma bateria comum uma de 60 seria bom, desde que caiba no local sem pegar em nada do carro inclusive na altura.

    1. Olá Osvaldo. Quanto maior a amperagem/hora, mais placas de chumbo a bateria tem, o que aumenta a corrente de partida. Basta comparar os rótulos e você vai perceber que uma de bateria de 45 tem corrente de partida menor que a de 60 e assim por diante. Corrente de partida maior significa mais força na hora da partida.

  71. Olá Fernando, meu corolla 2013 rodava bem com a bateria original + DVD player com camera de ré e TV + 2 amplificadores Alpine por quase dois anos. Depois de trocar a bateria por uma nova da Moura 50A sinto que ao diminuir a velocidade ao parar no semafóro a rotação do motor cai além do normal parecendo que vai morrer e depois sobe rapidamente, como se o alternador compensasse a queda na rotação. Já fiz limpeza de todo sistema de injeção e o tecnico disse que minha bateria apesar de nova, esta “fraca”. Poderia ser a bateria o motivo da queda de rotação ou aterramento? O carro tem 47mil KM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *