Fusíveis do Lada segundo o manual

 

Também vale para o Niva

fusíveis do lada segundo o manual

Continua após a publicidade..

Quem é o fabricante do carro Lada?

É um carro de origem russa. A fábrica original chama-se AvtoVAZ, mas hoje pertende a marca francesa Renault. Foi um veículo bem vendido na década de 90 no Brasil. Foram importados o Niva, um utilitário bem robusto (um Jeeo russo) e o Lada com modelos dus e quatro portas. Muitos dizem que foi uma cópia de modelos da Fiata da décadas de 60/70. De fato se parecem muito.

Tem Lada no Brasil?

Foram importados mais de 70 mil unidades da fábrica russa. Portanto é um carro raro no brasil. Mas ainda vemso alguns circulando, principalmente o Niva que agradou mais o gosto brasileiro. Mas existem em maior quantidade em outros países da América do sul.

Quem trouxe a Lada para o Brasil?

O presidente de então, fernando Collor deMelo, chamou os carros brasileiros de carroças. Até então era proibido importar, ou era muito caro. Com esta desculpa Collor abriu o mercado do mundo para o Brasil. E por incrível que pareça, os carros russos foram os primeiro a serem importados. E Lada em russso significa “querida”.

Por que a Lada saiu do Brasil?

Quando veio para o Brasil já era uma carro desatualizado, embora bem robusto. Eu mesmo já retifiquei o motor de um Nina em 1994. Foi uma experiência e tanto. Um fato que ocorreu foi um dos fatores do Lada e Niva sairem do Brasil: a dificuldade de conseguir peças. Este Niva que eu arrumei ficou seis meses parado na oficina aguardando a chegada de peças da Russia. Também o aumento dos imposto para importação de veículos subiu muito para incentivar a industria automoblística brasileira.

Qual é o motor do Niva?

Os modelos russo tinha um bom sistema elétrico, simples, mas duradouro. Já os motores penavam pela má qualidade do nosso combustível. Lembrando que 96% da frota de carros no Brasil era movida a etanol. Porém, o motor do Niva tinha um bom conceito. Era um carro 4×4, um Jeep russo como dito acima. Tinha um motor 1.8, talvez 1.7, com 80 cavalos de força. Bom para a época.

Continua após a publicidade..

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

Continua após a publicidade..

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.

VEJA TAMBÉM

Start&stop