Defeitos no catalisador do seu carro

Defeitos no catalizador do seu carro são comuns e podem ser confundidos com outros problemas. Isso pode ocorrer principalmente em modelos mais antigos. Em veículos modernos luzes podem acender no painel indicando o defeito no catalizador ou na injeção eletrônica.

Para que serve o catalisador?

O catalizador faz parte do sistema de escape do seu carro. Pode ficar no início ou no meio dele. Ele é muito importante para o funcionamento do motor. Defeitos no catalizador do seu carro podem produzir poluição. Essa é sua função mais fundamental: ajudar a proteger o meio ambiente. E não é uma invenção recente.

Continua após a publicidade..

Defeitos no catalisador do seu carro

Veja abaixo alguns dos principais sintomas que um catalizador pode apresentar.

1 – A luz da injeção acende e o scanner acusa problema no catalizador

2 – Cheiro forte

Continua após a publicidade..

3 – Motor fica fraco, falhando

4 – Repentino aumento do consumo de combustível

6 – Ronco ou barulho anormal no escapamento

Continua após a publicidade..

Como dito acima, o catalisador faz parte do conjunto do escapamento do veículo. O mais correto é levar em oficinas especializadas para realizar a troca, de preferência com elevador automotivo. Mas o diagnóstico tem que ser feito com aparelho eletrônico de injeção, e não apenas visualmente.

Catalisador vale ouro

Sim. É muito valioso. Item obrigatório desde 1997, o número de roubos de catalizador aumentou muito nos últimos anos. Seu material interno, manta térmica, cerâmica, alguns metais nobre, valorizaram muito essa peça.

Também é bom saber que a falta do catalizador em veículos fabricados de 1997 em diante, pode gerar multa alta. Por isso se preocupe com ele e leve somente em oficinas de confiança, não importa o serviço que será feito.

Infelizmente estes roubos acontecem mais em oficinas e lojas desonestas, embora a casos até de roubo em carros estacionados. É precioso, portanto caro também na hora de trocar. É sempre bom fazer dois ou três orçamentos e também ter boas referências do fornecedor.