Revisão – O que fazer antes de viajar

Alguns dos momentos mais felizes de uma família são as viagens de férias, muitas vezes feitas de carro, devido ao conforto e liberdade durante o passeio. Numa situação assim, a primeira preocupação que vem na mente do motorista é a segurança de seus familiares. Então, uma revisão de carro é uma das medidas que devemos tomar antes de aventurar pelas estradas brasileiras. 

Muitos confiam em oficinas e apenas pedem uma famosa “revisão de viagem”. Sabemos que a confiança é o maior trunfo que temos com o mecânico que cuida de nosso carro. Talvez seja um mecânico que conhece seu veículo há anos e até dá manutenção nos carros de amigos seus e outros familiares. Isso é ótimo! Um bom começo para uma boa viagem!

Revisão de carro e observação – Podemos ajudar

Mas por que não ajudá-lo? Existem situações que o motorista pode observar e assim fazer uma lista bem educada para o mecânico. Uma experiência que temos em nossa oficina é que o mecânico trabalha bem melhor sozinho, principalmente sem os olhos do dono no serviço. A explicação é que ele se sente vigiado, o dono parecendo não confiar em seu trabalho.

Continua após a publicidade..

Lista de controle

Tenha certeza de que seu carro carrega o estepe e as ferramentas para a troca do pneu. Um pneu furar é muito comum de acontecer.

Um bom mecânico também irá trocar as correias externas, verificar o estado das pastilhas e outras partes do sistema de freios, além de trocar cabos e velas (se forem mais antigos, é melhor efetuar a troca). Ele também vai verificar toda a suspensão do veículo.

VEJA TAMBÉM:

Oficina de carro – Dicas rápidas de manutenção

 

Continua após a publicidade..

Revisão dos pneus

O estado dos pneus é de máxima importância em uma viagem, mesmo as mais curtas. Mas não basta apenas uma inspeção visual positiva, pois outros fatores interferem seriamente no estado dos pneus.

revisão de carro

Pense nisto: em uma viagem, seu carro pode rodar por horas seguidas, dependendo da pressa. Assim, seus pneus estarão rodando contra o atrito do asfalto por horas (e isso também vale para qualquer componente de segurança do veículo. Aí está a grande necessidade de uma séria revisão antes de uma viagem).

 Revisão de carro – Validade de um pneu

Todo pneu tem um prazo de validade, mesmo que não esteja careca, mas com uma boa aparência. Esse prazo é de no máximo cinco anos de fabricação. Mas como saber quando o pneu do seu carro foi fabricado?

Na área de identificação do pneu, encontra-se um número de série composto de 11 dígitos em seguida à palavra “DOT. Os quatro últimos dígitos deste número indicam a data de fabricação do pneu (dois dígitos para a semana e dois para o ano). Ou seja: 1311 significa que foi produzido na 13ª semana de 2011. Se constar 3806 indica que foi feito na 38ª semana de 2006. Acrescente mais cinco anos que você saberá o prazo de validade.

Continua após a publicidade..

Faça o mesmo com o estepe. Alinhamento e balanceamento são de suma importância. Muitas vezes é ao fazer esse serviço que se descobre defeitos que podem causar acidentes. Para isso procure uma oficina de confiança.

Tenha certeza que não se esqueceu de nada e experimente o carro por alguns quilômetros antes de pegar a estrada. Sendo assim, tudo testado, boa viagem!

 

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.