Limpador traseiro e a ré

Então seu Uno Novo ou Way já te surpreendeu com o limpador do vidro traseiro quando você manobrava em ré? Pois alguns leitores do Mãos ao auto já tomaram esse susto. E por ser algo que acontece esporadicamente, muitos acabam procurando uma oficina achando ser um defeito do carro. Até profissionais não sabiam o que era o tal defeito estranho. Mas não é um problema ou algum defeito intermitente. Isto faz parte do sistema elétrico do carro, mas diretamente do circuito dos limpadores dianteiros e traseiro.

Continua após a publicidade..

O que é isso?

Sempre aconselhamos o motorista a ler atentamente o manual do seu carro. Somente assim iremos conhecer todos os recursos disponibilizados pela montadora, quase todos para aumentar o conforto e principalmente segurança ao dirigir. E é exatamente esse o caso entre o limpador traseiro e a ré do seu Uno.

Continua após a publicidade..


Limpador traseiro e a ré

Continua após a publicidade..

Temos uma ajuda para manobrar de ré durante uma chuva. Aí entra a explicação do por que acontece esporadicamente: tem que estar chovendo. A explicação é simples. Se estiver chovendo, obviamente o limpador dianteiro vai estar ligado. É impossível dirigir na chuva com ele desligado. Porém o limpador traseiro pode ser acionado de duas maneiras: ou no seu interruptor no comando do volante ou ao engatarmos a ré para manobrar. Mas isso só acontece quando limpador dianteiro estiver ligado, o que vai facilitar a manobra limpando o vidro tarseiro! A chuva parou, você desligou o limpador dianteiro, o traseiro não vai ser acionado mais pela ré engatada. No trânsito maluco de hoje não deixa de ser uma ótima ideia. Com certeza não é um acessório exclusivo da Fiat. Outros modelos e fábricas também devem usar essa técnica. Sabe de algum outro carro que também funciona assim? Deixe sua opinião e conte para nós nos comentários no fim desta página.