Ar-condicionado de carro

Por Fernando IvanenkoCriador do site Mãos ao auto

Primeiro precisamos entender o que realmente faz parte do ar-condicionado de carro e depois podemos fazer um check list com do ar-condicionado com os 6 defeitos mais comuns. O ventinho frio e bom, em dias de calor extremo, é apenas o resultado de um conjunto bem harmonizado.

Por falar em calor, existem previsões de verões cada vez mais quentes no mundo. A Europa e os EUA tiveram temperaturas recordes em 2023. Imagine no Brasil, onde sempre temos um baita calorzão todos os anos. Perder o conforto de um ambiente fresco dentro de um carro pode ser bem desgradável. Neste post voce aprenderá um pouco mais sobre isso.

Continua após a publicidade..

 Muitos não consideram o vento, ou o ventilador interno, como parte do sistema de ar-condicionado de carro. Por que? Porque podem ser circuitos separados, cada um com seu fusível, o que também separa os possíveis defeitos. Imagine você indo a uma oficina de reparo de ar-condicionado porque o vento parou? Pode ser apenas um fusível.

Muitos casos assim já aconteceram em nossa oficina. Basta lembrar que uma manutenção completa no sistema de ar-condicionado do carro não vai ser barato. Assim é o mercado. Então, se o problema é falta de vento, verifique primeiro os fusíveis. Mas podemos ter em mente alguns defeitos que também são mais comuns. 

É bom ter em mente que o sistema do ar-condicionado automotivo é bem complexo, principalmente nos carros mais modernos. Desde um simples fusível até uma central eletrônica com várias funções. Relés, ventoinhas extras para radiador, condensador, medidor de temperatura interna, entre outros, são facilmente encontrado neste sistema.

Componentes do ar-condicionado de carro

Ar-condicionado do carro

Foto: http://www.bairrovilaolimpia.com.br

Veja abaixo as peças acima, seus nomes, e o circuito montado.

Ar-condicionado de carro

 

Continua após a publicidade..

Compressor, condensador, evaporador, significam basicamente que eles fazem algo circular, condensar, esfriar e depois ser distribuído dentro do carro. Este algo é o gás.

Ar-condicionado automotivo

 6 defeitos comuns

1 – Defeito na ventoinha do condensador.

2 – Defeito no compressor.

3 – Vazamento de gás refrigerante.

4 – Fusível do compressor queimado. (do ar-condicionado)

5- Defeito em relé. (menos comum, mas acontece)

Continua após a publicidade..

6 – Correia do compressor com defeito, ou até a falta dela por algum fator externo.

Defeito mais comum

O mais comum deles é a falta de gás que quase sempre ocorre por vazamento. Alguns são lentos, demoram meses ou anos. Esses acontecem nas válvulas de entrada e saída de gás e são bem simples de consertar. Já outros vazamentos são repentinos, de uma hora para outra.

Temos aí uma lista de outras possibilidades: 

  • Canos furados
  • Mangueiras rasgadas
  • Filtro do ar sujo
  • Pequenos acidentes no trânsito também podem provocar vazamentos. Para não ter problemas com seu ar-condicionado faça manutenção periódicas em oficinas especializadas. Assim ele nunca vai te deixar na mão e seu dia vai ser mais fresco.

Veja AQUI dicas sobre vazamento de gás do ar-condicionado e como descobrir.

 

 

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.