A Kombi e o Fusca tem o mesmo tamanho?

A Kombi e o Fusca tem o mesmo tamanho? Sim e não. A Kombi sempre deu a impressão de ter um tamanho maior. Com certeza é porque temos um carro de transporte de carga, mais alto, e com maior capacidade de transportar passageiros. Até uma moto cabe dentro.

Mas esta diferença é por causa do espaço interno. O da Kombi é bem maior do que o do Fusca. Muitos até moram dentro de uma Kombi! Porém, no comprimento, temos uma lógica que pode enganar.

Continua após a publicidade..

Antigamente os carros eram de fato “grandes e médios”. Raramente encontramos um modelo de linha pequeno, se comparado com os carros de hoje. Pois o Fusca era um modelo considerado pequeno, econômico, e muito versátil. Podemos afirmar que ainda é.

Mas esse post é sobre as semelhanças de tamanho entre a Kombi e o Fusca. Quem é maior? Ou são do mesmo tamanho? As semelhanças de tamanho estão no chassi dos dois modelos da Volks. Aliás, de todos os modelos mais antigos e refrigerados a ar.

Continua após a publicidade..
A Kombi e o Fusca tem o mesmo tamanho?

Repare que as rodas estão alinhadas – Mas a Kombi é maior. 

Tamanho semelhante

A semelhança é a distância entre os eixos do dois carros: 2400 milímetros ou 2,4 metros entre segundo o manual da Kombi e Fusca ano 1975. Ou seja: entre os modelos mais antigos essa é a semelhança de comprimento. Esse é o “sim” de igualdade de tamanho dito acima. Mas por que ao estacionarmos uma Kombi ao lado de um Fusca a Kombi é maior?

CONHEÇA AQUI O MAIS NOVO MODELO DA KOMBI

Continua após a publicidade..

Nesse caso temos uma diferença de carroceria. A da Kombi é maior, mais comprida que a do Fusca. A Kombi vai medir 4,289 metros contra 4,05 metros do Fusca. Uma diferença de quase 24 centímetros. Pouca, e por isso a dúvida e alguma polêmica.

Um simples acessório, uma customização do Fusca, pode fazer ele ficar do mesmo comprimento, mesmo que aparentemente. Um farol de milha ou um enfeite de farol pode “enganar” quando comparamos um do lado do outro. Mas, de fábrica, a Kombi ganha em comprimento e espaço interno, outra surpreendente obra de engenharia mecânica.