Recall – O que é isso?

Recall automotivo é literalmente uma convocação das montadoras para reparar um defeito sério. Alguns podem colocar a vida de pessoas em risco. Esse defeito segue a montagem: é em série. A chamada é obrigatória e o reparo deve ser sem custos para o dono do veículo.

Por isso uma chamada é feita nos meios de comunicação citando uma sequência de números, quase sempre o número do chassi. É um serviço previsto pelo Código do Consumidor, e as montadoras também devem informar as autoridades sobre a necessidade de um Recall.

Continua após a publicidade..

O Recall também deve ser feito se a saúde dos usuário pode ser atingida. Por exemplo: um banco que causa danos no manuseio, portas que travam sem comando, etc. Por tudo dito acima percebemos que a importância de confirmar um Recall do nosso carro e, principalmente, fazer os reparos.

recall

Recall – Por que devemos fazer

Além de uma porta que pode machucar, um defeito de fabricação pode afetar partes importantes do seu carro. Os mais sérios são os que envolvem a segurança. Defeitos de fábrica em freios são um exemplo.

Continua após a publicidade..

Já imaginou se a fábrica chama seu carro para resolver um problema que envolve ressecamento prematuro de uma mangueira de freio? Um carro sem freios seria um grave problema. 

Ou pode acontecer que a montadora descobriu falhas no sistema de combustível. Isso pode causar pane súbita em alta velocidade, ou até um vazamento de combustível e um possível incêndio.

Um dos defeitos mais comuns e causa de Recall é o Airbag. Mas de 170 mil veículos foram convocados para reparar defeito nesse acessório. Já pensou o que pode acontecer? Ele pode não funcionar ou até abrir ou acionar com o carro em movimento.

Sistemas elétricos também tem alto índice de defeitos de fábrica em carros. Inclua nessa lista suspensão e direção. São acessórios que não podem falhar.

Continua após a publicidade..

Além da sua segurança, a de terceiros também está envolvida. Seja sua família ou passageiros ou até outros motoristas e pedestres. Por isso é lei, por isso está no Código do Consumidor e deve ser respeitado tanto pelo fabricante, como pelos motoristas.

Uma última dica: existe um projeto de lei (1263/19) que torna a ida até um Recall obrigatória.  É uma lei nova visando a segurança do trânsito e pessoas.