Como fazer o rodízio de pneus do seu carro

No Brasil existem carros com tração dianteira e tração traseira. Um puxa, o outro empurra seu veículo. Por isso, os pneus podem sofrer uma maior ou menor pressão conforme a tração do seu possante. Como a maioria dos veículos de hoje são de tração dianteira, deixamos os que são “empurrados” para um post de carros antigos, quase todos eles são tracionados por esse sistema. A pressão exercida quando o carro é “puxado” pela tração é grande, exigindo um esforço maior dos pneus. Além disso, os pneus dianteiros então diretamente ligados ao volante. Ou seja: os dianteiros viram, os traseiros não. Isso explica por que quase sempre reparamos primeiro o desgaste dos pneus dianteiros. Eles ficam “carecas” mais depressa que os traseiros. É aí que entra a necessidade de um rodízio de pneus.

 

Pneu - Quando fazer o rodízio no seu carro

 

Por que fazer o rodízio dos pneus do seu carro?

Simplesmente por prevenção. Seu veículo é um conjunto de segurança, a sua segurança, e o estado dos pneus podem comprometer em muita a dirigibilidade dele. Cabe ao motorista fazer a prevenção do carro. E uma das medidas é o estado dos pneus, incluindo o estepe.

Veja também: Cuide do estepe do seu carro

Isso tem que ser feito de maneira correta, mas não há nada de complicado e você mesmo pode fazer. No caso do veículo com tração dianteira, o rodízio consiste em passar os pneus traseiros para a dianteira e deixar os pneus dianteiros “descansando” no eixo traseiro, pois ali, como já explicamos, a pressão exigirá menos esforço dos pneus.

Isso deve acontecer a cada 10 mil quilômetros (veja a tabela abaixo) e assim teremos um desgaste mais equilibrado dos quatro pneus. Lembrando que a dica vale para pneus ainda em bom estado (boa banda de rodagem) e  dentro da data de validade.

Atenção: o rodízio é prevenção e não reparo.

Pneu - Quando fazer o rodízio no seu carro

Tabela de rodízio

Mantenha a manutenção básica em dia, conforme outros posts do Mãos ao Auto, e seus pneus também estarão trabalhando para sua segurança.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.