O que é o fio terra de um carro? Qual sua importância? Ele pode causar algum defeito no seu carro? Como saber se a causa do defeito é o fio terra? Responderemos essas e outras perguntas sobre o fio terra e sua relação com um carro.
Em inglês: ground, um termo muito encontrado escrito em aparelhos elétricos/eletrônicos. Literalmente significa chão, ou terra, como é o nosso caso. Todo circuito elétrico tem uma corrente positiva e uma negativa. O mesmo acontece na parte elétrica do seu carro. Mas os sistemas elétricos de um carro tem uma fonte positiva exclusiva. Ou seja: quase todos os acessórios são acionados por uma corrente positiva. Quando ligamos um farol, um positivo só para ele é acionado por fios, passa pela caixa de fusíveis (alguns também passam em relés auxiliares), e chegam até a lâmpada de farol. Por que ela acende? É aí que entra o fio terra.
Para completar o circuito de uma lâmpada, por exemplo, precisamos dela e do negativo. No caso será o fio terra. Todo circuito tem um fio terra no local ou próximo do acessório. A diferença é que ele é comum a todos os acessórios, ao contrário do positivo, como dito acima. Assim como a terra é pisada por todos, a lata do carro é usada como negativo gigante. Tudo isso vem da bateria do carro, a fonte de energia. Enquanto o positivo da bateria alimenta pontos específicos, o negativo é ligado na carcaça do carro, a saber: lataria, bloco do motor, portas e outros.
Então existe “abundância” de negativo no carro? Sim, isso pode ser afirmado. Mas é a facilidade de conduzir o negativo ao local que cria essa abundância toda (veja aterramento).
Quais são os possíveis defeitos de um fio terra?
Como ele é comum a vários acessórios, um defeito nele também pode atingir vários acessórios. Por exemplo: as lanternas traseiras do seu carro. Existem pelo menos 4 correntes positivas chegando ali, cada uma para uma lâmpada específica. Mas o terra é para todos, apenas um fio terra para cada lanterna. Normalmente ele é de cor preta.
Por ser único ele se desgasta mais rapidamente, esquentando e derretendo no local. O resultado é que a lanterna pode ficar parecendo uma árvore de natal quando usamos várias lâmpadas ao mesmo tempo. Ou também pode deixar qualquer luz ali mais fraca. Também é um defeito bem mais fácil de localizar e consertar.
A carga da bateria também pode ser afetada por um fio terra com defeito. Nesse caso é o fio terra principal, aquele que sai do negativo da bateria. Ali pode ter oxidação ou um terminal bambo, o que causaria pouca carga do alternador para a bateria, ou da bateria para o resto do carro. Nesse caso todas as pontas têm que ser revisadas.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Boa noite Fernando, tenho uma Saveiro G4 2009 1.6 ela as vezes quando vou dar a partida funciona normal mais as vezes só dá um estalo daí tenho que ficar tentando até dar certo e em algumas vezes o motor de arranque gira mais com um barulho estranho daí dou a partida novamente e fica normal, foi feito o motor de arranque e foi trocado o automático mais mesmo assim o defeito contínua, hoje desliguei o terra da bateria e também da lataria do carro pra ver e o carro ligava mesmo com o cabo desligado não sei se era pra isso acontecer isso pode ser parte do defeito? Desculpa por te encher de perguntas e desde já agradeço. Abraços
Olá Rafael. Grato por participar com a gente. Creio que você não desligou o pólo negativo da bateria, mas um aterramento depois dele. O carro pode funcionar sim porque as partes metálicas também conduzem o negativo. Se não for isso me avise. Mande testar a bateria e instalar um negativo direto no arranque. As buchas do arranque também devem ser trocadas, mesmo se trocar o arranque. É comum na saveiro ter uma bucha na caixa. Além disso, é muito comum esse arranque ter imãs e eles costumam se deslocar dentro dele, fazendo ele pesar e também causa barulho como se estivesse raspando algo. Um eletricista experiente avalia se tem reforma ou se é caso de troca.
Boa noite Fernando levei meu carro em um auto elétrico ele testou bateria e disse que estava ok dai e ele tirou o arranque testou ele fora do carro antes de abrir e disse que estava normal, desmontou o arranque testou o induzido, automático e viu que as escovas eram novas, montou novamente testou, colocou no carro e o defeito contínua, as vezes da partida as vezes só um estalo e quando ele estala se eu manter a chave virada as vezes ele depois de alguns segundos da a partida e quando ele faz o barulho estranho é como se a bateria estivesse fraca chega até a enfraquecer as luzes do painel daí vou tentando até que ele gira normal e o carro pega, perguntei referente a essa bucha ele falou que meu carro não usa pois já usa o arranque moderno, não sei mais o que faço. Mais uma vez obrigado
Olá Rafael. Todo arranque tem bucha ou algo que substitua elas. Mas no caso é só material que muda de cobre para ferro. Se o barulho é um TEC, então é sinal de automático de partida com defeito. O ruim de arranque mais moderno é que a reforma é difícil, quase sempre não resolve o problema e daí se faz a troca da peça inteira. Minha sugestão é que procure outra opinião de eletricista experiente.
Farei isso sim. Obrigado mais uma vez.
Obrigado meu caro, foi o melhor artigo explicando sobre o assunto!
Olá Fernando. Tenho uma lancha impulsionada por um motor V-8. Quando aciono a chave, dá o sinal de injeção de combustível, mas não ocorre ignição. Quando fecho o relé de partida, o motor pega, mas morre em seguida. Seria um problema de aterramento?
Pode ser falta de positivo na bomba ou no relé dela. Aterramento ruim quase sempre apaga tudo.
Vi que vc entende do assunto então gostaria de uma opinião sua tenho um corsa 98 1.6 q ta me dando dor de cabeça o cara pega legal mais depois um certo tempo e ele esquenta se eu para não liga se reduzir num farol fechado quer morrer como se fosse bateria fraca quando morre tenho q espera uns 30 minutos pra dar um esfriada no motor pra pegar legal senão fica cortando.
Ja toquei bateria sonda lambda sensor map bobina cabo vela não sei oq faco e não acusa nada no aparelho
Olá Mateus. Mande medir o alternador e a bomba quando der o defeito. O arranque também pode dar esse defeito. Ele esquenta e não vira. Só depois de um tempo.
Boa tarde Fernando!!! Estou com um problema no meu carro e acho que deve ser aterramento, ele é um Uno way 1.0 2011/2012 (mesmo modelo do Vivace), normalmente ele tem me dado uma dor de cabeça na parte elétrica por conta da queima ou não funcionamento das lanternas/faróis traseiros, agora na parte de trás ele apenas acende os piscas, alerta, freio e a luz de de sinalização que é aquela vermelha não quer acender, seria por conta do aterramento??
Olá Lucas. O aterramento da lanterna é para todas as lâmpadas. Somente se tudo piscar junto com a seta é que o aterramento está com defeito. Pode ser mau contato onde vai a lâmpada, defeito na placa, defeito no fio da lanterna ou até Fusível queimado. Neste caso uma lanterna dianteira também não acenderia.
Olá, resumindo então o negativo da bateria é igual ao terra? Preciso instalar uma chave tipo caça com led pra ligar/desligar uma multimídia que não possui botão ligar/desligar, não quero usar o pós chave, ficarei grato de me mandar esquema de ligação. Abraço, parabéns pelo site.
Ola Joni. Sim , o negativo é o terra. Todo ponto da lataria, interna ou externa, está em contato com o negativo da bateria.