O que é o fio terra de um carro? Qual sua importância? Ele pode causar algum defeito no seu carro? Como saber se a causa do defeito é o fio terra? Responderemos essas e outras perguntas sobre o fio terra e sua relação com um carro.

Em inglês: ground, um termo muito encontrado escrito em aparelhos elétricos/eletrônicos. Literalmente significa chão, ou terra, como é o nosso caso. Todo circuito elétrico tem uma corrente positiva e uma negativa. O mesmo acontece na parte elétrica do seu carro. Mas os sistemas elétricos de um carro tem uma fonte positiva exclusiva. Ou seja: quase todos os acessórios são acionados por uma corrente positiva. Quando ligamos um farol, um positivo só para ele é acionado por fios, passa pela caixa de fusíveis (alguns também passam em relés auxiliares), e chegam até a lâmpada de farol. Por que ela acende? É aí que entra o fio terra.

O que é um fio terra?

Um exemplo de fio terra na lata de um carro

Para completar o circuito de uma lâmpada, por exemplo, precisamos dela e do negativo. No caso será o fio terra. Todo circuito tem um fio terra no local ou próximo do acessório. A diferença é que ele é comum a todos os acessórios, ao contrário do positivo, como dito acima. Assim como a terra é pisada por todos, a lata do carro é usada como negativo gigante. Tudo isso vem da bateria do carro, a fonte de energia. Enquanto o positivo da bateria alimenta pontos específicos, o negativo é ligado na carcaça do carro, a saber: lataria, bloco do motor, portas e outros.

Então existe “abundância” de negativo no carro? Sim, isso pode ser afirmado. Mas é a facilidade de conduzir o negativo ao local que cria essa abundância toda (veja aterramento).

O que é um fio terra?

Quais são os possíveis defeitos de um fio terra?

Como ele é comum a vários acessórios, um defeito nele também pode atingir vários acessórios. Por exemplo: as lanternas traseiras do seu carro. Existem pelo menos 4 correntes positivas chegando ali, cada uma para uma lâmpada específica. Mas o terra é para todos, apenas um fio terra para cada lanterna. Normalmente ele é de cor preta. 

Por ser único ele se desgasta mais rapidamente, esquentando e derretendo no local. O resultado é que a lanterna pode ficar parecendo uma árvore de natal quando usamos várias lâmpadas ao mesmo tempo. Ou também pode deixar qualquer luz ali mais fraca. Também é um defeito bem mais fácil de localizar e consertar.

O que é um fio terra?

A carga da bateria também pode ser afetada por um fio terra com defeito. Nesse caso é o fio terra principal, aquele que sai do negativo da bateria. Ali pode ter oxidação ou um terminal bambo, o que causaria pouca carga do alternador para a bateria, ou da bateria para o resto do carro. Nesse caso todas as pontas têm que ser revisadas.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.