A buzina do Corsa é um dos acessórios que mais apresenta defeitos. Seja pela qualidade da peça ou pela posição dela no carro. O Corsa visita muito oficinas  por problemas na buzina. Mas também é um dos modelos mais fáceis de consertar. A GM é conhecida entre os reparadores como uma fábrica que não complica muito a construção dos seus modelos. A parte elétrica deles também é simples, principalmente nos modelos mais antigos.

Continua após a publicidade..

Quase sempre o defeito implica em troca, o que facilita o serviço. Nos modelos mais antigos do Corsa a buzina fica localizada no lado de  dentro do  paralamas, lado do motorista, presa por um suporte. Pode ter um ou dois fios, dependendo se já foi trocada anteriormente. Seu barulho é o tradicional “fon-fon” e originalmente temos apenas uma buzina, ou uma corneta. O relé não é um obrigação, principalmente se a buzina for de dois fios.

Continua após a publicidade..

Principais defeitos na buzina do Corsa

Continua após a publicidade..
  • Fusível queimado. Quase sempre ele queima por excesso de uso. Mas também pode ser por um curto no circuito da buzina ou em outro que é protegido pelo mesmo fusível. O manual do Corsa informa quais são esses outros acessórios (veja aqui). Tenha atenção com esse defeito. Se o fusível queimar de novo, não insista. O curto tem que ser encontrado e consertado. Jamais instale um fusível de cor diferente (ou amperagem diferente). Isso pode causar mais problemas e custos.

Buzina do Corsa

  • Acionador de buzina. É o local onde apertamos para a buzina tocar. Pode ser simplesmente um fio solto ou peça interna quebrada. Normalmente apresenta defeito por uso e tempo. Se retirado com cuidado (quando é no volante), fica fácil de entender e procurar por algum defeito. Mas se o carro tem Airbag NÃO MEXA. Somente um profissional capacitado pode fazer o reparo.
  • Buzina com defeito. Ela pode queimar como uma lâmpada, por exemplo. Uma maneira de descobrir é medindo a corrente na tomada substituindo a buzina por uma lâmpada de teste. Se a lâmpada piscar ao tocar a buzina, temos um defeito. Nesse caso a troca da buzina tem que ser feita.
  • Não tem buzina. Sim, é comum no Corsa a buzina sumir, cair no asfalto. É um dos defeitos crônicos do Corsa. O suporte dela é frágil e quebra facilmente.