SHIFT no painel do Uno Way

É cada vez mais comum aparecer no painel do Uno Way a indicação SHIFT com uma seta acompanhando. SHIFT em inglês significa mudança e, especificamente em um automóvel, significa mudança de marcha.  

De fato, esta palavra no painel está determinando ao motorista que reduza ou aumente a marcha do carro no momento que ela aparece por ali. E, como qualquer luz ou símbolo que aparece no painel, o motorista deve saber do que se trata e seguir as instruções do fabricante.

Continua após a publicidade..

Mas, com a correria do dia a dia, muitos recorrem a internet pela facilidade de encontrar a informação já pronta, resolvendo o seu problema. Este post é um exemplo disso, assim como todo o site Mãos ao Auto.

SHIFT

Como funciona o SHIFT 

Todos sabemos que quando o motor precisa de uma marcha mais leve, ele parece “gritar” como se estivesse pedindo tal mudança de marcha. De fato, é assim que aprendemos a dirigir. Lembram-se?  Acelerar, frear, observar e passar marchas conforme a necessidade.

Continua após a publicidade..

Então, será que o fabricante está querendo nos ensinar a dirigir? Não. Mas usa este acessório como uma forma de ajudar a economizar combustível. E isso é algo bem precioso nos dias de hoje.  Em outras palavras, é mais uma forma do motorista ser informado de como tirar o maior proveito possível de novas tecnologias.

Conforme indica a ilustração mais acima – encontrada no manual do carro – se aparecer SHIFT com uma seta para baixo significa que  a marcha está fraca e a rotação lenta. O motorista deve reduzir a marcha ou o carro pode até apagar.

Mas se a seta  for para cima significa o que o motor está com rotação muito alta, “gritando”. Ele está pedindo uma marcha mais alta, como passar de primeira para segunda ou de segunda para terceira e assim por diante. Desse modo, deixamos o carro desenvolver mais velocidade.

Continua após a publicidade..

É sempre bom ter em mente que não devemos nos distrair ao volante. Mas ler o manual, saber o que significa indicações como esta, nos deixará atentos. Isso significa que nem sempre precisaremos de olhar para o painel para saber o que o carro está pedindo.

Percebeu, pesquisou, e a informação estará guardada em nossa mente. Forte abraço a todos e fiquem a vontade para participar nos comentários.

knowledge-1052011_640