Porca da lanterna do Palio

Este post é sobre uma das mais incríveis porcas já produzidas em série para um automóvel. Portanto se refere ao Pálio mais antigo, anos 90 para trás. Não é novidade a Fiat fazer uso de parafusos com roscas numerosas. E isso também acontece com a porca da lanterna do Palio.

A fixação da bateria do mesmo Palio, e alguns mais novos, confirmam isso. Nesse caso é um parafuso bem grande. Mas nesse post nos referimos a lanterna traseira, os dois lados. Existe por ali uma porca gigante, mas não em largura, e sim em comprimento. Alguns acham que foi elaborada para facilitar a retirada da lanterna.

De fato ajuda, visto que se fosse uma porca “rasa”, o serviço seria mais custoso. O grande problema é encontrar esta tal porca da lanterna do Palio no mercado. E, mesmo com todo seu tamanho, é costume perdê-la no momento do serviço.

porca da lanterna do Palio

Ela pode se soltar de sua mão, ou da chave usada e cair em lugares que são chamados por profissionais reparadores de “buraco negro”. Caiu ali, pode ser um sumiço para sempre.

Em outras situações alguém já fez um “vale” nesta peça exatamente pela raridade de encontrar para comprar. Para retirá-la uma chave de 10 mm deve ser usada. Pode ser de estria ou boca. Curiosamente ela tem pouca rosca se comparada ao seu comprimento.

Porca da lanterna do Palio e alguns macetes

O macete para ela não se perder dentro da lataria do carro é apenas aplicar um desaperto com a chave, e fazer o resto do serviço com a mão sempre atento e segurando firme a porca.

Como é uma peça rara de um carro antigo, podemos substituir por uma porca normal. O que muda já foi dito acima: dificulta o serviço. A chance de perder essa porca curta é bem maior, mas pode ser substituída com muita facilidade. Ela é encontrada em qualquer loja de ferragens ou de porcas e parafusos.

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