Um relé pode aumentar a potência dos faróis?
É uma pergunta frequente e interessante: pode um relé de farol aumentar a potência de uma lâmpada? A resposta é não. A potência da lâmpada é definida na sua fabricação. Não há como aumentá-la depois disso; não dentro da normalidade elétrica de um carro, que é o caso deste post.
Muitos podem afirmar que já perceberam a lâmpada ficar mais potente quando aceleram o motor. Uma moto, por exemplo, faz isso. Mas neste caso a voltagem aumenta com a aceleração, ou por ser de fábrica assim, ou por defeito do alternador, no caso dos automóveis.
Isso seria excesso de carga, ou uma lâmpada de 12 volts recebendo 16 ou mais volts. O final vai ser a queima dela e de outro equipamentos do carro. Seria quase o mesmo que ligar uma lâmpada caseira de 110 V em 220 V. Ela brilharia além da sua capacidade e depois queimaria.
Mas e no caso de uso de um relé de farol?
Alguns afirmam que um relé de farolpode aumentar a potência de uma lâmpada. Mas na verdade ele apenas conserva a energia final que chega na tomada (ou plug) delas. Toda corrente percorre um caminho. No caso do farol, ela é acionada pela chave, vinda da bateria, passa pela caixa de fusíveis e percorre o seu caminho mais longo: pela fiação até o farol.
Assim, muita energia é perdida, principalmente quando o que vai ser energizado é algo potente, como a lâmpada do farol. Não é verdade que uma lâmpada esquenta muito quando está acesa? Pode até provocar queimaduras. Então um relé de farol é bem-vindo. Não é por nada que alguns relés são chamados de auxiliares. Ou seja: eles ajudam a corrente a chegar no seu destino com menos esforço, por assim dizer.
Um relé auxiliar é na verdade uma bobina de cobre com alguns componentes eletrônicos para melhorar seu desempenho. Ele pode ser pequeno ou duplo, no caso dos faróis. Um relé duplo alimenta os quatro faróis com eficiência. O processo é simples. O relé é instalado entre a origem da corrente e os faróis (como uma ponte).
Deste modo conseguimos acionar um acessório potente através de uma corrente mais fraca. Em vez dela se “perder” pelo meio do caminho, se dissipando em calor, ela entra nas bobinas que aumentam a corrente e absorvem toda a caloria. Em suma: o relé “esquenta” em vez da fiação e outros componentes, e as lâmpadas acendem em potência total.
Sim, o relé ajuda em manter a potência de fábrica. Mas a sua maior função é proteger partes mais frágeis do circuito que podem estragar com as calorias citadas acima. Muitas vezes o principal atingido é a chave de farol. Algumas chegam a derreter por dentro e custam bem mais do que um relé. Lembrando que grande parte dos modelos nacionais já saem de fábrica com relés para os faróis. Então a solução seria lâmpadas mais potentes de fábrica? Sim. E elas existem. Mas isto é outra história.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Bom dia, td bem? Tenho um Vectra Challenge 2000 e acho a iluminação do farol muito fraca mesmo usando lâmpadas “Philips Xtreme vision” no alto e super brancas (normais) no baixo. As lentes, de acrílico, do farol são originalmente fumê e confesso q estão meio opacas. Mas partindo do pressuposto q as lentes estão bem transparentes, posso instalar um relé de potência sem risco de derreter os componentes do farol e a fiação? Obrigado.
Olá Ezequiel. Existe o relé de farol duplo. Ele serve para lâmpadas comuns de 100 watts. Porém ele vai proteger o que está ligado antes dele, como fusíveis, fiação e a chave do farol. Os soquetes e o interior do farol vão sofrer, pois é o dobro da potência.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/08/rele-de-farol-duplo-o-que-e-isso/