Elaboramos esta matéria porque certos modelos do Picasso têm a bateria instalada embaixo do banco do motorista, o que dificulta muito fazer uma chupeta de emergência, no caso da bateria estar arriada. Nesse post ensinamos como fazer uma chupeta no Citroen Picasso. Mas no caso de dúvidas, sempre procure a ajuda de um profissional.
Local esquisito, não é?
Como fazer uma chupeta no Citroen Picasso
Mas a fábrica providenciou locais para recarregar a bateria sem precisar de levantar o banco, aliás uma tarefa complicada até para profissionais.
Abra o capô do seu Citroen Picasso.
Note o objeto vermelho, na direita da imagem. Existem dois parafusos bem à esquerda desse objeto vermelho. São parafusos energizados que se ligam por cabos à bateria Ou seja: é como se fosse o polo positivo da bateria. Já o negativo é perto da fechadura do capô e está bem visível e com a informação adequada.
Note também esta imagem
Em seguida, pegue seu cabo de chupeta e proceda como se esses pontos fossem os polos da bateria. Ligue a garra vermelha no parafuso que tem o sinal + , sem um círculo, e a garra negativa no ponto perto da fechadura (tenha certeza da presença dos sinais de + para o positivo e o de – para negativo). O restante do procedimento é o mesmo que explicamos na matéria: como fazer uma chupeta em bateria arriada. Para trocar a bateria deste carro veja este post. Tudo deve ser feito com a maior atenção. Baterias são fontes de energia, e de muita energia. Podem ocorrer curtos com queima de equipamentos do carro e até queimaduras em quem está realizando o serviço. Por isso insistimos: no caso de dúvida chame um profissional.
Sempre use este cabo com segurança
Quer receber mais posts do Mãos ao Auto?
Curta nossa página no Facebook
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
muito bom seu site parabens endico a todos.
Excelente, Mas pergunto: Qual a diferença do parafuso + sem o circulo para com o circulo.
Se eu parar o carro + de 30 dias, para não descarregar a bateria posso desligar a bateria nestes parafusos. Qual dos dois, + s/circulo ou c/circulo.
Atenciosamente. Marinho Filho.
Olá Marinho. Para desligar a bateria melhor sempre desligar o negativo. Ele até não é muito difícil de desligar, mas vc vai ter que mexer na bateria debaixo do banco. Basta ter acesso ao negativo. Desligar o positivo é sempre perigoso. Quanto ao círculo simplesmente a fábrica não explica, apenas ordena que a chupeta seja assim. Mas imaginamos que o sem círculo vá direto para a bateria e o com círculo alimenta alternador, arranque, e caixa de fusíveis. Creio que seja para proteger o circuito inteiro na hora de fazer a chupeta ou como proteção.
Fernando. Muito obrigado pelo pronto atendimento. Tudo esclarecido. NOTA 1000, MAÕS AO AUTO. Marinho.