Para que serve amperagem de bateria?

Para que serve amperagem de bateria? 

São várias as amperagens de uma bateria: 40, 45, 48, 50, 60, 70, 80, 90, etc (amperes/hora). Quase sempre o dono de um veículo não sabe para que serve a amperagem da bateria do seu carro. Aliás, pouquíssimos conhecem isso e mesmo assim ainda tem dúvidas sobre o uso.  Muitos nos perguntam se podem mudar a amperagem da bateria original, quais seriam as possíveis consequências elétricas e outras. Muitas vezes a desinformação é  por conceitos antigos como: “o alternador não vai aguentar uma bateria mais forte”, entre outras desculpas. Mas os tempos são outros. Os alternadores se transformaram em verdadeiras usinas de energia de reposição, e alguns conceitos mudaram por uma simples questão de eletricidade aplicada. Por isso as dúvidas persistem.

amperagem de bateria

Um modo de aprender sobre amperagem é usar de ilustrações que são rotineiras na nossa vida. E isso vale para quase todo o conhecimento de eletricidade básica. Quem não conhece uma caixa d’água? Pois ela – ou qualquer outro sistema de armazenamento e distribuição de água – é um bom exemplo para entendermos o funcionamento de uma bateria e do sistema de carga do veículo.

Na foto ao lado temos um sistema de calhas para descarregar água da chuva. Reparem que são dois canos para captar a água e apenas um  para escoar para um local apropriado. Se chover muito, é óbvio que vai entrar mais água do que sair da pequena caixa. Podemos comparar esta situação com uma sobrecarga na bateria do carro. Quando o alternador joga excesso de carga na bateria, temos um defeito e a bateria vai saturar e pode até explodir, além do risco de queimar equipamentos do carro. É um defeito sério e barato de resolver. Mas quando temos uma caixa d’água onde a saída de água é constante por um motivo qualquer, chega um determinado momento que vai sair mais água do que entrar. O resultado vai ser óbvio: vai faltar água para ser distribuída pela casa.

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O que é a amperagem?

A amperagem seria a água da caixa d’água. O alternador seria a bomba que enche a caixa ou a pressão de água que vem da rua. O regulador de voltagem seria a boia da caixa. Pois assim como uma boia controla a água que entra na caixa, o regulador controla a carga que vai para  a bateria. Nos dois casos, entra o que sai, ou o necessário para manter a caixa cheia de água ou a bateria carregada.

Fica óbvio que a amperagem é a reserva de energia que uma bateria tem numa relação gasto/hora. Por exemplo: uma bateria de 60 ah vai descarregar totalmente em uma hora se for “tirado” dela 60A. Um cálculo mais detalhado explica isto: uma lâmpada de farol de 55 Watts gasta cerca de 4,6A. Para ela descarregar completamente a bateria (ou secar a caixa d’água) vai demorar um pouco mais de 13 horas (60A/4,6A). São medidas aproximadas, mas que explicam porque uma bateria é maior do que a outra. Basta comparar o tamanho de uma caixa d’água de 500 litros com uma de 1000 litros, e assim por diante. Uma bateira de 60 A vai precisar de mais chumbo e ácido e o tamanho vai aumentar se comparado com uma bateria de 45 A, por exemplo.

Repare o tamanho de uma bateria de caminhão ou ônibus
Repare o tamanho de uma bateria de caminhão ou ônibus

Por que as baterias de caminhões são enormes? Porque elas são no mínimo de 150 ah, mais do dobro de uma de 70. Além desta corrente de reserva, a bateria tem também a corrente de partida. Basta procurar no rótulo dela que esta especificação aparece. Mas isto é outra história, para outro post. Abraços a todos e usem os comentários para perguntas e dúvidas.

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This article has 2 Comments

  1. Olá Fernando.
    Preciso da sua ajuda. Como já lhe falei e enviei as Fotos. Temos um carro elétrico com duas baterias de 12volts 70amps cada que é carregado por um painel solar de 180watts 36volts 5amps com um controlador de carga e verifiquei que ultimamente ele marca 31 e as vezes quase 32volts as duas baterias. Isso é normal ou tem algo errado?
    Preciso de uma resposta o mais breve possível pois tenho medo de danificar as baterias pois são caríssimas.
    Obrigado!
    Emmanuel Távora Freire.

    1. Ola Emmanuel. Considerando o exemplo de um carro, duas baterias de 12 seriam 24 volts em série. Então a carga máxima (recarga) deveria ser 28 volts. Outro valor seria excesso de carga. Creio que pode danificar sim as baterias. Mas a medida deve ser feita nos bornes das duas baterias com um multímetro em corrente contínua escala de 200.Pois o que vale é a voltagem/corrente fina, que chega nela. Lembrando que excesso de carga esquenta bem as baterias.

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