Motor de partida patinando

Motor de partida patinando É muito comum um dono de automóvel perceber esta situação. Quando se dá partida no carro, parece que algo patinou, ou fez um barulho de “enceradeira”, mas o motor fica inerte. Normalmente isso começa pela manhã, quando o motor está mais pesado pelas horas que ficou parado, ou mesmo em tempo de frio. A tendência é ficar cada vez mais difícil do carro pegar. As “patinadas” do arranque vão aumentando a cada tentativa até que o carro não pega mais. Não é problema na bateria. Tampouco um relé ou fusível estragou. Com certeza o alternador vai estar em boas condições. O grande vilão disso está dentro do motor de partida, e pode ser considerada a última peça dela. Ou seja: para trocá-la vai ser necessário desmontar todo o motor de partida na bancada.

partida patinando
Repare os dentes do Bendix antes da bucha de cobre.
bendix
Eis a peça a ser trocada. repare os dentes que engrenam no motor. Os defeitos acontecem dentro da parte mais larga da peça.

Eixo Bendix

Este é o nome da peça a ser trocada . Trata-se de uma peça que se engrena na cremalheira do motor, girando, e fazendo o motor também girar até ele pegar.

Apesar do seu pequeno tamanho, sua função a transforma em uma das peças mais robustas do arranque e até da mecânica do carro. Ela patina porque algumas das engrenagens internas não suportam o peso do motor. Como é uma peça blindada, um conserto, ou reforma, é temerário. O preço reduzido de um Bendix novo também não justifica comprar um reformado.

O tempo de trabalho para reparar este defeito varia de carro para carro, dependendo do acesso ao arranque.  A mão de obra é cobrada a parte, independente se outras peças do arranque serão trocadas. Barulhos diferentes (ferro com ferro), que igualmente acontecem no momento da partida, também podem exigir a troca do Bendix

Modelos

O formato, tamanho e número de dentes em um Bendix também podem variar de acordo com o modelo do carro. Mas basicamente tem um preço parecido e funções e possíveis defeitos idênticos. Também são encontradas facilmente em lojas de peças. Uma última dica: se uma revisão de rotina for feita no arranque, não exite em trocar o Bendix dele. Isto pode evitar futuros problemas. Abraços a todos.

defeito em bendix

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This article has 20 Comments

  1. Boa noite meu caro.
    Tenho um marea omtem ele adava normal quando desliguei ele e fui ligar dinovo ta fazendo um barulho igual com ferro ou uma enceradeira ae fui curiar o motor de arranque e dei umas pancada nele e piorou agora nem barulho ta fazendo mais quando dou partida no carro viro a chave e nem da sinal de nada na partida

    1. Olá Mayc. Boa noite para você também. Pois então: no mínimo o bendix do arranque do seu carro estragou. Mas somente com ele na bancada isso vai poder ser avaliado. Pode ser que algo mais estragou. Neste caso eu sugiro que você avalie o que é melhor; ou o custo benefício de consertar, ou de trocar o arranque inteiro. A mão de obra vai ser fixa. Mas se for apenas o Bendix,buchas e escovas, o conserto vai ficar de bom tamanho. Abraços e seja bem-vindo ao site.

  2. Obrigado por responder antes ele tava fazendo um barulho igual a enceradeira depois fui da uma de curioso e dei uma batidinha de leve no motor de arranque com a chave de.fenda piorou agora nao pega nada obrigado por responder amigo foi rapido a sua resposta parabéns.

  3. Boa tarde!
    Primeiramente parabéns pelo trabalho feito aqui.
    E minha dúvida é :

    Tenho um Celta 2009, quando eu viro a chave pra ligar as vezes faz uns barulhinhos tipo raspando alguma coisa, é muito rapido, coisa de 2 a 3 segundos,e barulhinhos curtos, tipo “rec,rec,reec”
    Ainda não posso arrumar, mas levei em três mecânicos pra ter uma idéia de valores.
    O primeiro foi muito convicto em dizer que precisa trocar o embuchamento do motor de arranque. Que isso ocorre pelo tanto que já foi gasto,e trocando isso esse barulho para.
    O segundo não botei muita fé. Ele falou que é só fazer uma limpeza em alguma coisa do motor de arranque que ta tudo certo, e que o meu Celta não tem embuchamento (achei estranho).
    E o terceiro, disse que precisa trocar o Bendix, e que se fosse embuchamento, o carro as vezes nem ia ligar.
    O primeiro achei mais lúcido nas palavras. O que você acha que pode ser ?

    1. Olá Max. Obrigado pelos elogios e seja bem-vindo ao site. Me parece ser buchas (e todo arranque tem bucha ou algo similar). Lubrificação é parte do processo de reparo do arranque, seja qual for o defeito. Como o embuchamento ruim estraga o Bendix, melhor trocá-lo de uma vez. Mas uma dica: verifique se a marca do arranque é Bosch, pois esta vale a pena a reforma.

  4. Boa noite. Parabéns pela matéria…. Sabe me informar se o arranque do fiesta 2008 troca o bendix? Arranque da Valeo D7E43.

  5. Oi boa noite meu palio nunca apareceu defeitos no bendix, Hoje quando parei pra abastecer fui ligar deu sinal que iria pegar e depois o barulho enceradeira não pegou de jeito e nenhum do pegou no tranco. Sendo que meu carro nunca apareceu problema de bendix antes .

    1. Olá Rafael. De fato o bendix é assim mesmo. Costuma apresentar defeitos mais no frio ou quando tem muito álcool na gasolina, mas é quase sempre inesperado.Por isso é recomendável trocá-lo ao primeiro sinal de deslize.

  6. Boa noite! Tenho um celta 2014 e hoje quando fui ligar ele, virei a chave e ele fez téc téc téc téc téc e não ligou os fidros não fecha e nem as travas no controle. Isso pode ser arranque?
    Ou pode ser bateria?

    1. Olá Bruno. Boa noite. Muito provável que seja bateria descarregada ou com defeito. tem que fazer uma chupeta ou um socorro elétrico nele. Em seguida levar até uma oficina para medir o alternador e a bateria.Abraços.

  7. Bom dia, primeiro a matéria está muito boa, mas a minha dúvida é o seguinte, eu liguei o carro e ele deu uma patinada segundo suas informações e a do mecânico foi o bendix que estragou e imagino que amenos que eu troque o carro não pega na chave, porém depois de um tempo o carro parado eu liguei e o carro pegou normal então assim eu entendo que o bendix está normal ( sendo o problema em outro lugar )ou pode acontecer dé mesmo com o bendix estragado o carro ainda sim ligar normalmente? ??

    1. Olá Bergson. Grato por participar. O bendix é um conjuntos de engrenagens e é blindado. Pode acontecer de deslizar somente na engrenagem com defeito, e, na que está normal, consegue virar o motor. Nestes casos a tendência é o defeito ir aumentando e cada vez desliza mais. Lembrando que em casos de clima muito frio o bendiz que desliza pode voltar ao normal quando o clima melhora. Problema em outro lugar, e semelhante a um bendix deslizando, eu vi uma vez só, em quase 30 anos: o automático apenas gira o induzido. Foi em um Corsa, mas neste caso o defeito é definitivo.

  8. Olá,
    Tenho um ford focus 2010, foi realiza a troca dos.componentes dootor de partida, ele está ligando partindo bem mãos após a partida notasse que o motor de partida mantém o giro, talvez por inércia, mais gostaria de saber se é normal!

  9. Boa tarde, eu tenho um vectra 94 e quando eu tento liga lo na chave faz o barulho ” tec tec tec tec” e não liga, dei uma carga na bateria e botei pra pegar no tranco e funcionou, porem não liga na chave só no tranco, o que deve ter acontecido? será que trocando o bendix resolve?

    1. Olá Bryan. Pode ser automático de partida. Mas o “tec” seria somente uma vez no momento que você gira a chave para o arranque funcionar. Se for um tec tec contínuo, em apenas uma partida sem soltar a chave, então tem que testar a bateria.

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