Motor de partida patinando É muito comum um dono de automóvel perceber esta situação. Quando se dá partida no carro, parece que algo patinou, ou fez um barulho de “enceradeira”, mas o motor fica inerte. Normalmente isso começa pela manhã, quando o motor está mais pesado pelas horas que ficou parado, ou mesmo em tempo de frio. A tendência é ficar cada vez mais difícil do carro pegar. As “patinadas” do arranque vão aumentando a cada tentativa até que o carro não pega mais. Não é problema na bateria. Tampouco um relé ou fusível estragou. Com certeza o alternador vai estar em boas condições. O grande vilão disso está dentro do motor de partida, e pode ser considerada a última peça dela. Ou seja: para trocá-la vai ser necessário desmontar todo o motor de partida na bancada.

partida patinando

Repare os dentes do Bendix antes da bucha de cobre.

bendix

Eis a peça a ser trocada. repare os dentes que engrenam no motor. Os defeitos acontecem dentro da parte mais larga da peça.

Eixo Bendix

Este é o nome da peça a ser trocada . Trata-se de uma peça que se engrena na cremalheira do motor, girando, e fazendo o motor também girar até ele pegar.

Apesar do seu pequeno tamanho, sua função a transforma em uma das peças mais robustas do arranque e até da mecânica do carro. Ela patina porque algumas das engrenagens internas não suportam o peso do motor. Como é uma peça blindada, um conserto, ou reforma, é temerário. O preço reduzido de um Bendix novo também não justifica comprar um reformado.

O tempo de trabalho para reparar este defeito varia de carro para carro, dependendo do acesso ao arranque.  A mão de obra é cobrada a parte, independente se outras peças do arranque serão trocadas. Barulhos diferentes (ferro com ferro), que igualmente acontecem no momento da partida, também podem exigir a troca do Bendix

Modelos

O formato, tamanho e número de dentes em um Bendix também podem variar de acordo com o modelo do carro. Mas basicamente tem um preço parecido e funções e possíveis defeitos idênticos. Também são encontradas facilmente em lojas de peças. Uma última dica: se uma revisão de rotina for feita no arranque, não exite em trocar o Bendix dele. Isto pode evitar futuros problemas. Abraços a todos.

defeito em bendix

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