Luz do ABS acesa

Luz do ABS acesa

Alguns veículos vem equipados de fábrica com uma peça introduzida no sistema de freios. No Brasil é conhecida como ABS, que são as iniciais para o termo alemão  “Antiblockier-Bremssytrem” que é um mecanismo que evita o travamento das rodas quando o freio é acionado bruscamente. De fato, foi um avanço em termos de segurança automotiva.

Mas isto é outra história, matéria para outro post. Como é um equipamento que interfere na segurança, este texto é para explicar, e o que fazer, quando a luz amarela do ABS acende “do nada” no painel do seu carro. Uma pane no sistema ABS vai diminuir a eficiência do freio e o tempo de desviar de algo. Portanto, se esta luz acender, o carro deve ser levado até uma oficina de preferência especializada em ABS. Quando esta luz acende é porque surgiu um defeito, e o sistema tem que ser inspecionado.

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Somente através do um de um Scanner que o especialista vai descobrir o defeito, ou que que causou este defeito. Então, o “talvez seja isto” é especulação e o o sistema de freios do seu carro não é uma simples lâmpada onde se permite errar um diagnóstico. Uma maneira de evitar danos  é procurar um profissional experiente em ABS quando for fazer algum serviço relacionado aos freios, como trocar as pastilhas, por exemplo. Neste caso não é um serviço simples e pode danificar seriamente o ABS do seu carro. Equipamentos especiais serão necessários para trocar estas pastilhas.

Avarias possíveis

Fusíveis

Curto no sistema elétrico

Roda fônica (mas somente quando acontece um acidente ou ela é atingida em um impacto)

Comando ou central do ABS

Sensores de rotação (do ABS)

Baixo nível do fluído de freios (vazamentos ou desgaste das pastilhas)

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Trocar as pastilhas dos freios sem o devido cuidado pode estragar seriamente o ABS do seu carro

 Muitas vezes, sensores do ABS são trocados, mas a luz continua acendendo. Isto significa que outros componentes podem estar afetando o desempenho deste sensores. Mas em alguns casos a luz do ABS pode acender por um motivo mais simples que não implica em troca de peças. O ajuste do freio de mão, por exemplo, pode fazer esta luz acender. Mas até esta condição e regulagem, deve ser verificada por um mecânico. Quando a luz de óleo do nosso carro acende, não procuramos um mecânico? O mesmo se dá com a luz do ABS. Abraços a todos.

 

 

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This article has 11 Comments

  1. Boa tarde! Minha pergunta nao tem a ver com a postagem… Tenho um fusca 71 e devido o alternador não dar carga na bateria ela descarregou… Comprei um carregar portátil de carregamento lento… Gostaria de saber se tem algum problema em retirar a bateria para deixar recarregando durante a noite, pois a garagem nao fica próximo a minha casa.

    Desde ja agradeço.

    1. Olá Sandra. Não, Não tem perigo algum. Antigamente isso era feito com fuscas e outros. Apenas fique atenta a como retirar ela do carro. Comece sempre soltando o negativo e depois o positivo. Na hora de instalar, vc liga primeiro o positivo e termina no negativo. Quanto a a carga compre um bom carregador de 10A Obrigado por participar.

  2. Abs de meu Volvo acendeu e o carro não passa de 80. Scanner indica problema sensor de velocidade roda dianteira direita. A troca do sensor normaliza tudo?

    1. Olá João. Teoricamente sim, pois este sensor é uma das peças que podem exigir substituição no ABS. Mas deve ser feita por oficina especializada em ABS devido a regulagem que deve ser feita. Lembrando que depois do serviço a memória do ABS deve ser limpa pelo Scanner.Exija a garantia do serviço com a trocada peça. Abraços.

  3. Troquei 4 pastilhas e retirei ranhuras no disco de freio Volvo xc 60 com 90K km. Ocorreu que após 50 km de uso o ABS acendeu . Veriiquei que existe pequeno um só barulho tipo “toc” em alguma roda que não continua depois que começo a andar lentamente no engarrafamento e também um leve barulho tipo arranhado, que também não continua quando freio devagar com um lado do carro em um desnível. Não identifiquei perdas de potencia do veículo.
    Poderia orientar possíveis prováveis causas para inspeção antes de eu voltar para a oficina que trocou as pastillhas ?

  4. Fernando
    Levei numa oficina conceituada, trocaram o sensor, adquirido na Volvo da Barra é até agora tudo normal. Só não andei muito com o carro ainda mas deram a devida garantia.
    Obrigado pela atenção e força.
    Abs
    João Direnna

  5. Ao passar o scanner no meu Fit 2008 informou falha no motor da bomba. O que seria esta falha no ABS? Que bomba seria essa? Tem ideia de valores para este reparo?

    1. Olá Leonardo. grato por participar. Pelo o que eu entendi, esta bomba é a do ABS, aquela que fica cheia de canos saindo e é bem visível no compartimento do motor. Ela pode estragar por vida útil ou por troca de pastilha sem o equipamento apropriado. Até mesmo pastilha muito gasta pode estragar esta bomba.

      O preço varia entre 300 e 800 reais, dependendo do local. Mas a sujestão é trocar a peça comprada pela oficina, exigir a nota dela e a garantia do serviço. Assim toda a garantia fica concentrada em apenas um lugar. E negociar sempre.

  6. Troquei apenas um dos rolamentos da roda dianteira da Strada. Este rolamento é com ABS Magnético.Logo a pós a troca o veiculo foi ligado em suspensão e a luz do ABS não apagou. A luz teria que apagar mesmo com o carro suspenso?

    1. Olá Luiz. Se a luza continua acesa, então tem que passar um aparelho apara apagar e observar se não acende mais. Quanto ao carro suspenso e uma relação com a luz acesa eu desconheço. Muitas vezes somente por retirar o sensor a luz do abs acende.

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