Alguns veículos vêm equipados de fábrica com uma peça introduzida no sistema de freios. No Brasil é conhecida como ABS, que são as iniciais para o termo alemão  “Antiblockier-Bremssytrem” que é um mecanismo que evita o travamento das rodas quando o freio é acionado bruscamente. De fato, foi um avanço em termos de segurança automotiva.

Mas isto é outra história, matéria para outro post. Como é um equipamento que interfere na segurança, este texto é para explicar, e o que fazer, quando a luz amarela do ABS acende “do nada” no painel do seu carro. Uma pane no sistema ABS vai diminuir a eficiência do freio e o tempo de desviar de algo. Portanto, se esta luz acender, o carro deve ser levado até uma oficina de preferência especializada em ABS. Quando esta luz acende é porque surgiu um defeito, e o sistema tem que ser inspecionado.

defeito-no-abs

Somente através do um de um Scanner que o especialista vai descobrir o defeito, ou que que causou este defeito. Então, o “talvez seja isto” é especulação e o o sistema de freios do seu carro não é uma simples lâmpada onde se permite errar um diagnóstico. Uma maneira de evitar danos  é procurar um profissional experiente em ABS quando for fazer algum serviço relacionado aos freios, como trocar as pastilhas, por exemplo. Neste caso não é um serviço simples e pode danificar seriamente o ABS do seu carro. Equipamentos especiais serão necessários para trocar estas pastilhas.

Luz do ABS acesa: avarias possíveis

Fusíveis

Curto no sistema elétrico

Roda fônica (mas somente quando acontece um acidente ou ela é atingida em um impacto)

Comando ou central do ABS

Sensores de rotação (do ABS)

Baixo nível do fluído de freios (vazamentos ou desgaste das pastilhas)

abs

Trocar as pastilhas dos freios sem o devido cuidado pode estragar seriamente o ABS do seu carro

 Muitas vezes, sensores do ABS são trocados, mas a luz continua acendendo. Isto significa que outros componentes podem estar afetando o desempenho deste sensores. Mas em alguns casos a luz do ABS pode acender por um motivo mais simples que não implica em troca de peças. O ajuste do freio de mão, por exemplo, pode fazer esta luz acender. Mas até esta condição e regulagem, deve ser verificada por um mecânico. Quando a luz de óleo do nosso carro acende, não procuramos um mecânico? O mesmo se dá com a luz do ABS. Abraços a todos.

 

 

Please follow and like us: