Luz de teto. Defeitos mais comuns

Luz de teto. Defeitos mais comuns.

Alguns carros tem mais do que apenas uma lâmpada e um interruptor para iluminar seu interior. Talvez tenha até um circuito eletrônico mais complexo, com vários tipos de iluminação, como aqueles que apagam sozinhos segundos depois do motorista sair do carro. Em breve iremos postar problemas e soluções para muitos modelos do mercado. Mas basicamente iremos falar, neste post, sobre possíveis defeitos nos modelos mais simples, onde o próprio motorista pode tentar reparar.

Na grande maioria das vezes o defeito tem sido uma lâmpada queimada. Para resolver este problema basta retirar a lanterna de luz de teto tomando os devidos cuidados, que variam de modelo para modelo de carro. Um dos principais cuidados é trabalhar com as mãos limpas, pois qualquer sujeira vai manchar o teto do seu carro.

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O tipo de lâmpada pode ser torpedo – se parecendo realmente com um – ou pingo ou pingão – que é a mesma usada na luz de posição ou faroletes. Se não estiver evidentemente queimada (escurecida), então observe o filamento da lâmpada se está interrompido ou chamuscado. Mesmo se for o segundo caso, e ela não estiver queimada, o certo é trocá-la para não ter que repetir o serviço em pouco tempo. Fusíveis queimados também são causas da luz de teto não acender. Ele pode queimar por algum curto na lanterna do carro.

Este hábito também queima com facilidade o fusível da luz de teto
Este hábito também queima com facilidade o fusível da luz de teto

Mas ultimamente este fusível tem queimado muito pelo uso do GPS ou carregador de celulares. Por que? Porque o fusível que protege o acendedor de cigarros costuma ser o mesmo da luz de teto. Isto acontece em quase todos os modelos mais simples do mercado. Devemos sempre tomar cuidado ao ligarmos a tomada do GPS e outros, ou então ligá-la (e desligá-la)  sempre com a chave do carro desligada, porque normalmente, o acendedor de cigarros recebe energia apenas com a chave ligada.

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Outros possíveis defeitos em luz de teto podem ser fiação interrompida ou o “pino” da porta com mau contato (também conhecido como interruptor de luz de teto). Esta segunda opção pode ser reparada trocando a peça ou apenas limpando com um limpa contatos.

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This article has 2 Comments

  1. Bom dia Fernando,primeiramente agradeço e parabenizo-o por compartilhar informações muito importantes para proprietários de automóveis e gostaria de lhe pedir uma luz,literalmente,rs,pois a minha luz interna do meu polo 2007 não está mais acendendo quando abro a porta do motorista pela segunda vez após o destravamento da porta,embora acenda quando destravo as portas no controle e acenda sempre quando as outras portas,inclusive as traseiras,recentemente tive um problema com um terminal de um bloqueador de combustível,porém troquei o mesmo e o bloqueador voltou a funcionar normal.Grato pela atenção.

    1. Olá José. Grato por participar e pelas palavras. Se o defeito acontece na mesma lâmpada e somente através da porta, pode ser o sensor de luz da porta ou interruptor dela. Tem que começar a “investigar”por ali. Fusível queimado é possível, mas raro ter um apenas para a porta.

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