Regulador de voltagem do alternador

Regulador de voltagem do alternador

Talvez você já tenha ouvido o nome dessa peça depois de um orçamento de uma oficina. Muitas vezes um nome assim ressoa na mente de um dono de carro como a famosa “repimboca da`parafuseta” que é na verdade a tradução de “vou ser enganado”. Mas, de fato, é a peça que mais estraga dentro de um alternador. O mau funcionamento desta peça pode deixar o motorista sem bateria, o que significa a necessidade de um socorro no local ou de um reboque. Além do regulador,  dentro de um alternador tem as seguintes peças: ponte retificadora, rotor (seria o induzido),  estator, e  rolamentos. As escovas fazem parte do regulador de voltagem. Todas estas peças podem comprometer o funcionamento do seu alternador. Mas basta apenas uma delas estragar e o sistema de carga vai parar. Por isso, o alternador é um dos componentes do seu carro que deve passar por manutenção. Basicamente seria medir sua corrente na bateria com o motor ligado, e verificar se ele esta com algum barulho anormal (rolamentos). Em alguns casos o defeito é externo, e é algo simples, que um eletricista experiente e honesto consegue avaliar e consertar.

Os sintomas de regulador de voltagem ruim podem ser:

  • Luz de bateria não acende em hipótese nenhuma. Neste caso o alternador pode enganar na medida. Mas o resultado é sempre de bateria descarregada.
  • Luz da bateria acesa direto. Pode ser por defeito interno do regulador ou por escova baixa. Mesmo assim deve-se trocar o regulador.
  • Excesso de carga. Isto só pode ser confirmado com um teste de carga na bateria através do multímetro e com o motor ligado. Qualquer medida acima de 15 Volts, estando a bateria em boas condições, é considerado excesso de carga. O regulador de voltagem é o grande responsável por este defeito e deve ser trocado.

alternador-defeitos

Gostamos muito de comparar o sistema de carga de um carro com a ligação de água de um casa. A bateria seria a caixa de água. O alternador seria a bomba ou a pressão da água da rua. A carga seria a própria água que entra na caixa. E, por fim, a boia seria o regulador de voltagem. Juntando tudo fica óbvio o funcionamento de cada peça dentro alternador. Não precisa complicar muito a imaginação!

No caso do regulador de voltagem e a boia da caixa, a função e os defeitos tem semelhanças. Assim como a boia comanda a entrada de água de acordo com o que tem na caixa, o regulador controla a entrada de energia (volts e corrente)  na bateria de acordo com o que foi gasto por ela. Imagine: se damos descarga no banheiro, imediatamente a boia abaixa e entra água na caixa até o nível normalizar. Também no caso de  uma carro é assim. Se ligamos o farol o alternador envia a energia gasta no momento, com o regulador “regulando” a quantidade de energia necessária.

Mas, e quais seriam os defeitos? Se uma boia não abre, a caixa não enche, e há de faltar água na nossa casa. Se um regulador de voltagem não carrega (a luz da bateria acende), então obviamente vai faltar carga na bateria e ela vai “esvaziar” em horas, e arriar.

alternador-regulador

Oras, se uma boia não fecha vai transbordar a caixa de água, vazando por todo lado. Do mesmo modo se um regulador estraga aberto o alternador dispara na carga saturando a bateria. O resultado vai ser de dano na bateria, lâmpadas queimadas, e módulos também (se não houver o reparo imediato). É o que chamamos de sobrecarga vinda do alternador para a bateria.

Como dito antes, trocar apenas as escovas não é recomendável. Pense no seguinte: as escovas são novas, mas o regulador é antigo. Seria como trocar o flutuador da boia e manter a engrenagem velha, que pode estar enferrujada. Com pouco tempo ela pode travar ou não fechará mais. Quase sempre, depois de trocar as escovas, o regulador abre o bico e o serviço tem que ser refeito. Não seria prático, visto que o regulador de voltagem é a peça mais barata de um alternador.

Regulador de voltagem moderno. (peça interna de um alternador)
Regulador de voltagem moderno e suas escovas. (peça interna de um alternador)

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This article has 28 Comments

  1. Gostei muito dos comentarios.tinha muita duvida ,se o defeito do regulador impedia que a luz da bateria acendece,é meu caso.desmontei o alternador de meu carro tres vezes fazendo os testes que vi no iyu tub.parabens pela competencia,é muito bem explicativo suas dicas.

  2. bom dia, tenho um focus 2002, fiz a troca do regulador mas o alternador continua não carregando a bateria, o eletricista disse q pode ser q o carro reconheceu a peça trocada e está rejeitando ela, e teria que passar um scanner pra resolver isso.
    tem algum outro modo de resolver esse problema?

    1. Olá rafael. Obrigado por perguntar. Veja bem: se existe um carro onde o alternador tem que ser escaneado, então é algo bem moderno que eu ainda não vi. Sugiro um segunda opinião, ou orçamento. Com certeza tem outro defeito no sistema de carga. Pode ser ainda dentro do alternador, ou externo, como a fiação dele ou um possível fusível de proteção queimado ou com mau contato.Existe a possibilidade do regulador está errado. Neste carro é sempre melhor usar a peça original de fábrica. Pode ser isso que o eletricista tentou passar para vc.

  3. Boa tarde,tenho um logus 93 e meu carro parou e nao ligou mais troquei a bateria so q nao adiantou…quando coloquei a bateria nova a luz da bateria no painel acendeu mesmo com o carro desligado permaneceu acesa. O fio do alternador q vai para o motor de arranque a ponta q sai do alternador derreteu ..tirei o q derreteu e fiz uma ganbiarra e o carro funcionou so q o alternador esquentou mto ..mto mais quando a ventuinha acionou pode ser o regulador de voltagem? Pq quando ligo o carro q tirei o positivo ou o negativo da bateria o carro morri oq pode ser?

    1. Olá vania. O alternado vai ter que se examinado. O primeiro sintoma da luz acesa com o carro desligado poder ser de diodo queimado dentro dele. Ele esquentar muita jé sinal de defeito e deve ser medido sua carga. Isso pode estragar a bateria nova ou outros componentes elétricos do carro. Procure o mais rápido possível um eletricista.

  4. Olá! Tenho um escort europeu, motor ap a gasolina. Meu alternador estava roncando, levei para trocar os rolamentos. Antes o alternador funcionava, mesmo roncando. Feito o conserto dos rolamentos, fiquei na rua com a luz da bateria acesa. Troque por conta o regulador de voltagem, mas não resolveu o problema.
    O que pode ser?

    1. Olá Adriano. Pode ser vérios fatores. O regulador seria uma deles. Mas ainda tem a mesa retificadora,estator e rotor. Talvez até o fio do alternador com problema. Tem que reavaliar o alternador. Se o alternador for argentino ( ou importado) ele é uma peça complicada. Mas se for um Bosch, então os testes são bem simples e o conserto também.

    1. Olá Adriano. O que importa no seu caso é a furação do alternador que vc está comprando. Ela tem que ser igual. Normalmente é igual no motor AP e diferente no motor CHT. Já várias trocas destas no passado, mas somente comparando os dois para ter certeza. A polia também tem que ser igual. E você faz bem em trocar porque o alternador Lucas é problemático em se tratando de reparo.

  5. Tenho um Escort zetec 1.8, alternador esta intermitente, o cabo que sai do alternador estava solto por cima da tampa de válvulas passando perto do coletor de escap, depois q passei pelo lugar certo parou o problema, mais já chegou ao ponto de descarregar bateria na rua quando quente. Isso poderia provocar uma falha no sistema de carga?

  6. Boa matéria!! Tenho um polo sedan 1.6, e já troquei o alternador por 2vezes e na última me deixou na mão na Br parou totalmente!! Tive que ser rebocado. Seria possível ter defeito em alguma peça por dentro dele? Ou tenho que trocar por outro novamente?

    1. Olá Adrielle. Grato por participar. Sim, é possível avaliar qual peça estragou e se vale a pena a troca dela. Basta retirar o alternador e um eletricista fazer alguns testes na bancada.Normalmente o regulador de voltagem é a peça mais frágil por ser eletrônica.

  7. Olá!
    Já li que o óleo pode criar curto no alternador. Meu filho tem um 207 e o oleo da DH está vazando e caindo no alternador. As luzes internas do carro piscam, mas é interminente. Será que apenas o óleo pode causar isso?Obrigada.

    1. Olá leila. Grato por participar. De fato o vazamento vai acabar estragando o alternador e deve ser consertado. Quanto as luzes internas, ser for as do teto do carro, pode ser um mau contato nelas. Mas se for do painel tem que fazer alguns testes bem específicos. Eu recomendo o conserto do vazamento de óleo da direção o mais rápido possível. Um alternador desses não é barato.

      1. Boa noite, Fernando! Obrigada pela resposta, vamos corrigir o problema da DH, pelo que li, no 207 teve recall justamente por problemas na DH. No caso da luz, pisca a interna, farois e as luzes do painel, acredito que possa ser o regulador, mas moro em Curitiba e é dificil encontrar um auto eletrico bom por aqui, levei em um que nem conseguia testar o alternador, vamos ver se tenho sorte na próxima. Obrigada! 🙂

  8. Bom dia! Tenho um gol bola 99 e a uns 1 mês a luz da bateria acende e apaga ou fica piscando bem fraca quando estou dirigindo, e nao deu outra o carro morreu a 120km na rodovia. Posso trocar direto o regulador e dar uma carga na bateria antes de ir ao auto elétrico?

    1. Olá Marcio. Seria uma tentativa se você tiver facilidade para trocar o regulador. Mesmo porque ele será trocado de qualquer maneira. Se trocar e voltar ao normal, então está resolvido o problema. Mas trabalhe com o negativo da bateria desligado.

  9. Boas. Meu carro é um Peugeot 106. Meu alternador estava só a passar 12v mais ou menos e eu mudei o regulador+escovas. Ficou bom.. Ficou a passar 13.90 +/- .. Passadas umas horas o alternador começou a descer voltagem e fiquei mesmo a pé . . Pensando que poderia ser problema do novo regulador pedi outro regulador.. Conclusão.. Ficou bom durante umas horas, fiz uma viagem de 15min de noite e acabou por ficar sem carga outra vez .. Que será?

    O que me chateia é que no ínicio fica bom, passado um bocado, volta a ficar mal :/

    1. Olá Fernando. Que situação! Mande verificar se o positivo do alternador e demais fios estão apertados e nos seus devidos lugares e do aterramento dele também. Tendo certeza disso, deve-se desconfiar do suporte de escovas, caso ele seja separado do regulador, e/ou do rotor que seria o induzido dele. Se houver um curto nele o regulador queima. São testes que devem ser feitos na bancada e por pessoa experimente. Caso encontre estes defeitos sugiro comparar o custo benefício de comprar um alternador novo.

      1. Desde já, muito obrigado pela resposta.

        Reparei que naquele “veio” de cobre onde as escovas encostam (não sei o nome) há grande desgaste por parte das escovas encostarem.. Será disso? Acho que é Anel coletor ou assim 😮

        1. O anel coletor é parte do rotor que citei. Pode ser sim, ou curto ou a escova não alcança o coletor. Observe se há marca das duas escovas no coletor. É bem nítido. Se não encontrar é sinal que não estão encostando. Basta uma não encostar. Mas neste caso específico a luz da bateria teria que acender e não apagar.

      2. Eu penso que possam ser as escovas que não estão a encostar bem.. Porque o coletor tem as marcas bem nítidas das ultimas escovas e estas novas como estão normais podem não entrar na tal marca (“ranhura”) das antigas..

  10. Olá Fernando, tenho um Ford Focus 2009 e alguns minutos depois de ligar o carro a luz da bateria acende. Às vezes apaga por uns segundos depois volta a acender. O alternador foi trocado recentemente e parece que está funcionando normal, tanto que a bateria não descarrega, o carro liga sem problemas, bem como todas as luzes, etc. O mecânico verificou que a bateria está sendo carregada normalmente mesmo com a luz acesa no painel. Tem alguma ideia de que pode estar acontecendo?

    1. Olá Geraldo. grato por participar. Eu sugiro que verifique a fiação do alternador, principalmente o fio da luz da bateria. Ele pode estar raspando em partes metálicas e a luz acende. Também pode ser problema no painel se o alternador antigo deu sobrecarga no sistema.

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