Luz de óleo acesa

Sabe aquela “chaleirinha”  vermelha que acendeu no painel do seu carro? Pois então pare o carro e procure um mecânico (ela pode também piscar o que é a mesma coisa). O fato dela ser vermelha já é um sinal evidente de parada obrigatória. Aliás, as cores das luzes do seu painel obedecem a regra de uma sinaleira. Verde significa normalidade, amarelo quer dizer atenção e Vermelho é um sinal de pare. A consequência pode ser um grande prejuízo no seu bolso. A semelhança com uma chaleirinha não é por acaso. De fato, o simbolo é de Almotolia, um recipiente  de óleo muito conhecido durante o século 20 que servia para um mecânico lubrificar seu serviço com mais facilidade

Almotolia de óleo do século 20

Almotolia de óleo do século 20

Por que você deve parar o carro quando esta luz acende? Simples: pode ser falta de lubrificação no motor. Se o nível de óleo estiver baixo, a bomba de óleo vai evidentemente trabalhar menos até a luz acender. Rodar com o carro desse modo pode danificar definitivamente o motor. Mas medidas simples do dia a dia podem evitar dor de cabeça e um rombo na conta bancária. Basta ter em mente o que chamamos de revisão. O sentido desta palavra deve nos deixar em alerta toda vez que pensamos nela.

luz de oleo acesa

Possíveis causas:

  • Falta de óleo no motor. É mais comum do que muitos pensam. Um carro também gasta óleo lubrificante. O certo é sempre conferir o nível com o motor ainda frio. Trocar o óleo e o filtro na data correta também é primordial.
  • Vazamento de óleo do motor. Também é algo comum. Especialmente em veículos que rodam muito (como Taxi) ou antigos.  O recomendado é verificar possíveis manchas de óleo no piso da garagem pela manhã, depois de um “descanso” do carro. Confirmada as manchas, passe verificar e completar o nível de óleo do motor e providencie o conserto do vazamento.
  • Motor fumando. Se uma fumaça espessa e branca sai da descarga quando o motor é acelerado, é sinal de defeito. A fumaça é o óleo do motor sendo “queimando” junto com a gasolina. Evidentemente que com pouco tempo o nível dele no motor vai abaixar. A solução é a mesma do item anterior: completar o óleo e procurar um mecânico de confiança para consertar o motor.
  • Cebolinha de óleo com defeito.  Ela a responsável por acender a luz de óleo e também pode estragar ( ela funciona por pressão). Neste caso é bem mais simples e basta troca cebolinha. Mas não tem como advinhar ou confiar que vai ser apenas este defeito. O certo continua ser parar o carro, se a luz de óleo acender, e procurar um mecânico torcendo para ser apenas a cebolinha com defeito.
  • Óleo ruim ou “velho”, o que significa rodar muito tempo sem trocá-lo. Muitas vezes ficamos apenas completando o nível, o que pode causar borras de óleo. Elas podem danificar a cebolinha ou atrapalhar a lubrificação. Mais uma vez fica o conselho: o carro deve ir até uma oficina especializada para apurar o defeito.
  • Bomba de óleo danificada. É mais raro, mas também pode acontecer. É por isso que recomendamos a parada do carro quando a luz de óleo acende. Rodar com o seu carro com uma bomba de óleo com defeito é pedir para fundir o motor. Não é por menos que a bomba de óleo é comparada com o coração. Ela bombeia o óleo assim como ele faz com o nosso sangue.

Luzes vermelhas no painel do carro

 

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