Luz de óleo acesa

Luz de óleo acesa

Sabe aquela “chaleirinha”  vermelha que acendeu no painel do seu carro? Pois então pare o carro e procure um mecânico (ela pode também piscar o que é a mesma coisa). O fato dela ser vermelha já é um sinal evidente de parada obrigatória. Aliás, as cores das luzes do seu painel obedecem a regra de uma sinaleira. Verde significa normalidade, amarelo quer dizer atenção e Vermelho é um sinal de pare. A consequência pode ser um grande prejuízo no seu bolso. A semelhança com uma chaleirinha não é por acaso. De fato, o simbolo é de Almotolia, um recipiente  de óleo muito conhecido durante o século 20 que servia para um mecânico lubrificar seu serviço com mais facilidade

Almotolia de óleo do século 20
Almotolia de óleo do século 20

Por que você deve parar o carro quando esta luz acende? Simples: pode ser falta de lubrificação no motor. Se o nível de óleo estiver baixo, a bomba de óleo vai evidentemente trabalhar menos até a luz acender. Rodar com o carro desse modo pode danificar definitivamente o motor. Mas medidas simples do dia a dia podem evitar dor de cabeça e um rombo na conta bancária. Basta ter em mente o que chamamos de revisão. O sentido desta palavra deve nos deixar em alerta toda vez que pensamos nela.

luz de oleo acesa

Possíveis causas:

  • Falta de óleo no motor. É mais comum do que muitos pensam. Um carro também gasta óleo lubrificante. O certo é sempre conferir o nível com o motor ainda frio. Trocar o óleo e o filtro na data correta também é primordial.
  • Vazamento de óleo do motor. Também é algo comum. Especialmente em veículos que rodam muito (como Taxi) ou antigos.  O recomendado é verificar possíveis manchas de óleo no piso da garagem pela manhã, depois de um “descanso” do carro. Confirmada as manchas, passe verificar e completar o nível de óleo do motor e providencie o conserto do vazamento.
  • Motor fumando. Se uma fumaça espessa e branca sai da descarga quando o motor é acelerado, é sinal de defeito. A fumaça é o óleo do motor sendo “queimando” junto com a gasolina. Evidentemente que com pouco tempo o nível dele no motor vai abaixar. A solução é a mesma do item anterior: completar o óleo e procurar um mecânico de confiança para consertar o motor.
  • Cebolinha de óleo com defeito.  Ela a responsável por acender a luz de óleo e também pode estragar ( ela funciona por pressão). Neste caso é bem mais simples e basta troca cebolinha. Mas não tem como advinhar ou confiar que vai ser apenas este defeito. O certo continua ser parar o carro, se a luz de óleo acender, e procurar um mecânico torcendo para ser apenas a cebolinha com defeito.
  • Óleo ruim ou “velho”, o que significa rodar muito tempo sem trocá-lo. Muitas vezes ficamos apenas completando o nível, o que pode causar borras de óleo. Elas podem danificar a cebolinha ou atrapalhar a lubrificação. Mais uma vez fica o conselho: o carro deve ir até uma oficina especializada para apurar o defeito.
  • Bomba de óleo danificada. É mais raro, mas também pode acontecer. É por isso que recomendamos a parada do carro quando a luz de óleo acende. Rodar com o seu carro com uma bomba de óleo com defeito é pedir para fundir o motor. Não é por menos que a bomba de óleo é comparada com o coração. Ela bombeia o óleo assim como ele faz com o nosso sangue.

Luzes vermelhas no painel do carro

 

Please follow and like us:

This article has 44 Comments

  1. ola meu carro ñ acende a luz de pressão do óleo motor, porem esta com barulho estranho no motor, levei mecânico ele mediu pressão e não registrou nada de pressão, ai ele disse que certamente ñ esta lubrificando motor, mas achou estranho porque a luz ñ acende nem qdo gira a chave no primeiro estágio.

    1. Olá fabiano. Tem que fazer um teste no sensor de óleo do motor. Leve até um eletricista para que ele confirme defeito neta peça. Mas se o carro não está lubrificando, não pode ligar o motor. Tem que ir de reboque ou ser consertado para depois testar o sensor de óleo.

  2. Olá, SpaceFox 2009, a luz do óleo acende quando pego algum congestionamento ou quando tem vários semáforos fechados… Quando acelero a luz apaga, quando paro ela acende, o q pode ser?

    1. Olá eunice. Toda vez que esta luz acende um mecânico tem que averiguar. Mas pelo seu relato poder ser marcha lenta baixa e aí a luz acende por falta de rotação do motor. Mesmo assim peça uma vistoria a um mecânico.

  3. No meu carro (siena 1.4 EL), a luz de óleo às vezes fica piscando quando ligo o carro (geralmente pela manhã, quando passo dois ou três dias sem ligar ele). E quando desligo o veículo e ligo novamente, a luz não pisca mais. Isso já aconteceu algumas vezes. E sempre que isso acontece, desligo e ligo novamente o veículo e para de piscar.
    Ainda não ligou durante um percurso, ou seja, ainda não piscou depois que o veículo está em circulação. Isso acontece às vezes quando ligo o carro pela primeira vez.

    1. Olá Deuzimar. Primeiro verifique o nível de óleo pela manhã. Se faltar, complete. Mas pode ser apenas a marcha lenta do carro baixa por ficar mais parado ou por estar mais frio de manhã. Por isso normaliza depois. Mas jamais ela deve acender com o motor quente e ligado. Obrigado por participar.

  4. tenho um gol g5 1.0, troquei o oléo havolline 15w40, pois completou 100000km, depois da troca tudo normal, mais no dia anterior liguei o carro e a luz do oléo não apagou, verifiquei o oléo tava na normalidade, porém por ter trocado um dia antes completei no nível maxima, mesmo assim ta no limete aceitavo, o que pode vim a ser essa anormalidade, desde já agradeço sua atenção e compreenssão, abraços amigo

    1. Ola hadeilton. Voce deve levar o carro até um ofina para saber se alguma borra está atrapalhando a lubrificação ou até mesmo se criou um vácuo quando o óleo foi trocado. Também pode ser apenas o sensor de óleo com defeito. Mas eu sugiro que um mecânico verifique seu carro sem ele rodar até o local . Um serviço em domicílio é mais seguro.

  5. boa tarde meu irmão tem um gol 2010 comprado a pouco tempo, depois q ele pegou o carro a luz da bomba de óleo a famosa chaleirinha fica sempre piscando geralmente quando para o carro, ele já levou na loja e eles trocaram a cebolinha mas o problema continua, meu irmão levou o carro na loja novamente e agora eles falaram q teria q abrir o motor, a pergunta é a seguinte será q esse procedimento é o mais correto, ou a outra possibilidade de sanar o problema? desde já deixo aqui meus sinceros agradecimentos, e meus parabéns por tirarem as duvidas de todos.

    1. Olá Iran. Grato por participar. Sempre que esta luz acende, e ela continua acendendo mesmo trocando a cebolinha, é de fato preocupante, pois é sinal de lubrificação ruim. Antes de abrir o motor pode-se verificar a bomba de óleo e possíveis borras que entopem a lubrificação.Outra possibilidade é o fio da cebolinha estar encostando em partes metálicas do carro. Mas de qualquer maneira o carro não pode rodar com este problema. Procure uma segunda opinião com o mecânico presente.

  6. Olá boa tarde!
    Meu carro ferveu, tive que fazer o cabeçote. Depois de alguns dias começou á acender a luz do óleo apenas quando o carro esta bem quente, as vezes parado quando eu esterçava a direção pois ele é direção hidráulica, ai acendia de novo depois parava. Levei no mecânico novamente o mesmo que desmontou o cabeçote, e ele me disse que a bomba de óleo estava danificada, e eu olhei com ele o pescador não estava entupido.
    Troquei a bomba de óleo original e troquei filtro e o óleo novamente, porém as vezes ainda fica piscando o que pode ser? ( Carrro Ford Fiesta Sedan 1.0 2007) .

    Abs.

    1. Olá Fabio. Pode ser o fio do sensor de luz de óleo descapado e pegando em alguma parte metálica do motor ou do carro. Quando isto acontece a luz de óleo pisca ou fica acesa. Pode ser também o próprio sensor de óleo com defeito. Mas não rode com o carro acendendo a luz de óleo. Pode ser outro problema de lubrificação.

  7. Olá Fernando tudo bem?
    Tenho um voyage 2010 e a alguns dias notei que a luz do óleo acendia quando o motor esquentava, porém apenas em rotação baixa, vi alguns relatos parecidos com o meu, mas a minha pergunta é: Se posso dirigir até a oficina (pois fiquei com medo após alguns relatos postados) visto que a oficina não fica muito distante da minha casa (uns 5km) e como essa luz acendeu a primeira vez semana passada e de lá pra cá continuei rodando. Desde já grato!

    1. OLá Alexandre. Grato por participar. Tem que checar em uma oficina. A luz de óleo quando acende pode ser desde um sensor ruim, pouco óleo no motor , ou falta de lubrificação.De qualquer maneira o carro nào deve rodar assim.Pode dar um prejuízo grande. O conselho é procurar uma oficina, ou pedir que um mecênico atenda em domicílio para se ter certeza que não é problema de lubrificação.

  8. Tenho novo uno 11/12 a luz do óleo começou a piscar vezes em guando.ai como alguns dias atrás tirei o cárter e limpei o pescador.ai o mecânico disse que tinha trocar a cebolinha do óleo. SÓ que não foi original. Acende e apaga .sera pode ser porque a cebolinha NÃO é original?

    1. Olá Valdeci. Creio que não. O defeito está repetindo mas dentro das características da marca que você comprou. Esta questão de luz de óleo acender é muito séria e deve se avaliada por mecânico experiente e de confiança. Pode ser lubrificação insuficiente por defeito na bomba interna ou motor com muita borra espalhada.

  9. Olá Fernando.
    Tenho um Fox 1.6 e hoje do nada acendeu a luz do óleo enquanto o carro estava em movimento. Como estava perto de casa continuei.
    Chegando em casa esperei o motor esfriar e fui verificar o nível de óleo… Estava tudo ok…
    Ao ligar o carro novamente, a luz de óleo apagou normalmente após alguns segundos e parece que está tudo bem. Mas estou preocupada, pois não entendo nada de carro.
    Será que pode ser algum problema sério ou isso pode acontecer as vezes?

    1. Olá Cristina. A luz de óleo quando acende tem mandar averiguar. Por isso ela é vermelha. Mas pode ser defeito elétrico, como o sensor de óleo começando a adar defeito ou algum fio dele esbarrando onde não deve. Mas é importante porque pode ter acontecido um momento de falta de lubrificação do motor. leve até um mecânico e fique de olho na luz de óleo. Acendeu você deve para o carro.

  10. OLÁ FERNANDO,
    Tenho um vectra 2006, e o mesmo começou a uns 30 dias a piscar a luz do oleo somente em baixa rotação , e quando o motor rstá quente, tipo paro em um semáforo a rotação diminui abaixo de 1000 e ela ascende, porém somente com ele bem quente, no manual consta ser normal, porém o mesmo não acontecia, o óleo, cebolinha, filtro , e bomba de oleo foram todos trocados, e o problema continuou, acha que devo creditar no manual que isso é normal, ou ficar procurado problema.

    1. Olá Adilson. Pode ser rotação baixa na lenta do carro.É preciso um giro mínimo para apagar esta luz e a de bateria. Mas um mecânico tem que avaliar com um Scanner a situação da rotação. Também deve ver se a lubrificação está normal.

  11. Olá tenho uma boxer 2003 ela acende a luz do óleo quando o motor esquenta já troquei a cebolinha limpei o cárter o mecânico mediu a pressão e falou que tá normal,sabe o que pode ser e já agradeço

    1. Olá Gilson. Se tudo foi testado pelo mecânico, resta a fiação da cebolinha que pode estar encostando ou mascada em partes metálicas do carro, ou problema no painel do carro. Vale conferir o fio da cebola, seguindo ele até entrar para dentro do carro.

    2. Boa tarde Fernando, o mecânico abriu o motor, e está com pouco de folga de mancal, abriu a parte de cima e estava um pouco gasto uma volta do comando também que segundo ele poderia intervir na falta de pressão, arrancou o motor e mandará retificar a parte de virabrequim, a parte de válvulas , e a parte do comando talvez seja trocada devido ao desgaste.

  12. Boa tarde, tenho um VW Polo GT 2011 2.0, a luz de óleo está acendendo, levei o carro no mecânico pra ver a pressão e está normal, troquei o sensor de óleo (comprei o original) e o problema persiste, troquei óleo e filtro, nada mudou, já rodei mais de 1000km assim, com a luz acesa, o que pode ser o problema? Será que é algo elétrico ?

    1. Olá Victor. Faça o seguinte ou peça que alguém faça: desligue o fio da cebolinha de óleo e veja se a luz de óleo apaga. Se ela não apagar, o fio dela deve pode estar encostando em algum aterramento do carro. Pode ser raspando na lata algo assim. Mas também pode ser painel com problema. Leve o carro até um eletricista pois é defeito fácil de descobrir.

  13. boa noite!!! tenho gol 2010 g5. e a chalerinha do óleo fica piscando tempo todo. já levei em dois mecânico e não consegue achar o problema já trocou bomba . a cebolinha o óleo e filtro só q continua. o q possa ser? obrigado

    1. Olá Edna. Se já trocaram todas as peças citadas, então resta a fiação e o painel. Pode ser que o fio da cebolinha esteja encostando em partes metálicas, ou aterradas do carro e a luz pisca. Também pode ser problema no painel. Um eletricista descobre o defeito com alguns testes bem simples.

  14. Olá boa noite tenho Fiat Idea adventure ele hoje acendeu a luz do óleo, e em seguida começou fazer barulho, andei alguns kml com ele fui no posto completa óleo, a luz sumiu mas barulho continuou… Estou preocupada

    1. Olá Patrícia. Você tem que levar o carro até um mecânico para avaliar este barulho. Talvez seja melhor não rodar com ele é pedir orçamento em domicílio ou rebocar até uma oficina.Leve em um mecânico de sua confiança.

  15. Olá boa tarde . Tenho um Gol G5, Quando meu carro não está em marcha está ascendendo a luz do óleo, quando está em marcha a luz apaga. Isso só acontece quando o carro está ligado faz um tempo, quando a temperatura estabiliza em 90 graus. O que pode ser? Grato desde já.

    1. Olá Michel. Grato por participar no site. Primeiro verifique o nível de óleo com o motor frio (pela manhã, antes de ligar). Estando normal, peça que verifiquem a lenta do motor. Se ele estiver muito baixa a luz acende com o carro na lenta. Outra possibilidade seria cebolinha de óleo com defeito ou o fio dela esbarrando em partes metálicas. Não está descartado um problema de lubrificação, embora seja bem mais raro.

  16. Tenho um corsa 2006, peguei o carro recentemente, fiz a troca do óleo(15w40 Técnico) Depois dessa troca percebi que ao andar em torno de 20km(mais ou menos) A luz do óleo começa a piscar e depois acende de vez, com o motor ainda quente, se eu desligo e ligo ela se apaga, não demora muito e acende novamente, Levei ao mecânico e a primeira coisa foi trocar a cebolinha ,e ainda continua, levei pela segunda vez e ele falou que o cárter está com borra, e era preciso abri todo o motor para uma limpeza geral, se melhor ainda, abrir também a caixa de marcha para fazer limpeza completa. Sera que isso realmente vai funcionar? ele cobrou (500$) com as peças dele, se não abrir caixa de marcha fica por (300$). OBS: Motor não faz barulho nenhum, todos se admiram da disposição do carro, até parece ser 1.6(Ele é 1.0), Não queria abrir o motor, pós tenho receio que não fique o mesmo, de mesma disposição. bichinho dar 120km fácil e não treme nada.
    Desde de já agradeço!

    1. Olá Linas.A troca do óleo de caixa não afeta a luz de óleo do motor, são serviços separados e diferentes. Normalmente se completa o óleo de caixa. Mas uma oficina de troca de óleo pode confirmar se é necessário. Quanto ao motor, de fato a borra pode fazer a luz acender. O problema é que ela pode entupir a lubrificação do motor e ele trava, como um infarto do coração. Mas existe a possibilidade de ser o fio da cebolinha descapado e esbarrando em partes metálicas do motor. Isso também faz a luz acender. De qualquer maneira o conselho é resolver o problema e não arriscar o motor.

  17. Ola Fernando.
    Estou com carro novo, somente 30km, uma palio weekend adventure 1.8,( ano 2016, modelo 2017 )e ao ir parando proximo ao farol, a luz da “chaleirinha” acendeu e tambem a da bateria, e fiquei sem freio, e o carro desligou!Na hora não olhei o display do carro para ver se aparecia alguma mensagem, puxei o freio de mão, liguei o pisca alerta .Voltei a ligar e tudo funcionou normalmente.Será que já estou com problema no carro novinho!!
    Obrigada.

    1. Olá maria. Grato por perguntar e participar do site. Pode ser que o carro simplesmente morreu. Isso pode acontecer com qualquer motorista. Quando ele apaga ou está para apagar, essas luzes acendem porque o motor começa a girar menos. Seria um problema se essas luzes acendessem com o motor acelerado ou rodando normalmente.

    1. Olá Dilhermano. É arriscado rodar com essa luz acesa enquanto não descobrir o defeito. Na maioria das vezes é cebolinha de óleo ou o fio dela. Mas como pose envolver lubrificação do motor, tem que consertar rápido.

  18. Olá.

    Entrou agua pelo escapamento do meu peugeot 206 1.6 16V.
    O carro ligou normal; porém enquanto andei três quarteirões a luz do oleo acendeu, alegando a pressão do mesmo;
    O oléo na vareta estava misturado com água, fiz a troca do óleo e filtros, mas a luz permanece acessa e os tucho fazem barulho, parecendo que a bomba não esta jogando o óleo até eles.

    Teria alguma dica?

    Obrigado.

  19. Bom dia Fernando!
    Ontem meu carro deu um problema Q rompeu uma mangueira de refrigeração e a temperatura foi lá em cima e começou fazer um barulho. À luz de óleo acendeu e não apagou mais, com o carro dado meia chave ela fica acesa. Eu fui e tirei o cabo da cebolinha de freio e apagou com o carro desligado só na meia chave. O que pode ser? Será Q é problema na cebolinha de óleo ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *