Relé de buzina

Também é chamado de relé auxiliar. Mas nem toda buzina é obrigada a ter um relé em seu circuito . A presença dele é uma mera questão de necessidade por causa da potência, ou pela fiação que vem do volante. Nos dois casos o relé realmente é uma ajuda, fazendo jus ao nome técnico que recebeu. Sua aparência pouco mudou com o passar das décadas. E as mudanças foram apenas no tamanho, mas suas potências foram mantidas conforme o uso. Por exemplo: um relé de ventoinha tem que ser mais forte, algo em torno de 70 amperes; o mesmo serve para um relé de farol de milha e os famosos relés duplos. Mas o mais fraco dele é exatamente o da buzina e por isso é um erro usá-lo em outros acessórios como os citados acima.

relé de buzinaQuando um carro possui um relé de buzina de fábrica ele tem seu lugar na caixa de fusível, ao contrário da foto acima onde vemos o mesmo relé pronto para ser instalado externamente.

Por que algumas buzinas não precisam de relé?

Depende se a buzina é de uma ou duas saídas. Aliás, esse é um meio de saber se seu carro saiu de fábrica com um relé de buzina: verificando quantos polos tem a buzina. Se ela tiver dois fios ligados, então dificilmente haverá um relé de fabrica. Mas se for uma buzina de apenas um fio, vale a pena procurá-lo em caso de defeito depois de verificar fusível e fiação no volante. A de duas saídas recebe um positivo direto da caixa de fusíveis e um negativo que vem do volante. Por isso ela não precisa de um relé que tem a capacidade de acionar um positivo através de um negativo.

É exatamente o que acontece com uma buzina de um polo. Quando acionamos a buzina no volante um negativo é enviado ao relé, que por sua vez libera um positivo (por isso o “estalo” ) e faz a buzina de um polo tocar. Essa tem o negativo em sua carcaça que é presa ao carro.

Relé de buzina

Embora bem maiores, as buzinas antigas dependiam apenas de uma mão para tocar, como a da foto acima. Porém, a finalidade das duas é a mesma: fazer barulho e chamar a atenção de outros. É de fato um item muito importante de segurança (e obrigatório) e que deve estar sempre pronto para funcionar.

Please follow and like us: