A luz de placa pode ser a que recebe menos atenção da parte dos motoristas. Afinal ela serve “apenas” para iluminar os números e letras que estão por ali, não atrapalhando o dirigir de nenhum outro motorista. Isso é certo? Não. Esta lâmpada não acender pode infringir os artigos 230 ou 250 do código de trânsito brasileiro. Em ambos os casos haverá multa e, no artigo 250, com certeza haverá perda de pontos na carteira

luz de placa

O artigo 230 atua sobre lâmpadas queimadas e o artigo 250 regulamenta o “não acender luzes” após o por do sol. Neste caso pode ser por esquecimento ou, infelizmente, de propósito, quando o motorista deseja que fique apagada a luz de placa, impedindo a identificação do mesmo. Aliás, esta é a única função desta lâmpada: iluminar a placa identificando o veículo.

Como funciona a luz de placa?

Quase todas elas são acionadas em conjunto com os faroletesou luz de posição – logo no primeiro estágio da chave do farol. Alguns modelos podem ter uma ou duas lâmpadas separadas iluminando a placa. (as duas tem que acender!) As lâmpadas usadas podem ser; pingão 5 Watts, torpedo de 5 a 10 Watts, ou até a de 10 Watts de um polo, mas o modelo pequeno. Na dúvida, retire a lâmpada e a leve em uma loja como modelo.

Principais defeitos

O fusível que protege o circuito da luz de placa é o mesmo que protege um dos faroletes. Portanto, para saber se o defeito é fusível queimado, basta acender os faroletes e observar se outras lâmpadas não acenderam. Se tudo estiver normal, então temos uma ou duas lâmpadas queimadas. A possibilidade de ser mau contato no soquete também não deve ser descartada. Com um pouco de paciência, e dependendo do carro, qualquer um consegue reparar este defeito. Consultar o manual de instruções do carro vai ajudar. Alguns deles detalham como trocar lâmpadas e até indicam qual delas o motorista vai conseguir trocar. O mesmo acontece no caso de algum fusível queimado.

Verificar periodicamente as luzes do seu carro pode evitar despesas maiores do que uma simples troca de lâmpadas. A opção de levar o carro periodicamente a um eletricista de confiança também é uma boa decisão.

luz de placa queimada

Please follow and like us: