Luz de placa

A luz de placa pode ser a que recebe menos atenção da parte dos motoristas. Afinal ela serve “apenas” para iluminar os números e letras que estão por ali, não atrapalhando o dirigir de nenhum outro motorista. Isso é certo? Não. Esta lâmpada não acender pode infringir os artigos 230 ou 250 do código de trânsito brasileiro. Em ambos os casos haverá multa e, no artigo 250, com certeza haverá perda de pontos na carteira

luz de placa

O artigo 230 atua sobre lâmpadas queimadas e o artigo 250 regulamenta o “não acender luzes” após o por do sol. Neste caso pode ser por esquecimento ou, infelizmente, de propósito, quando o motorista deseja que fique apagada a luz de placa, impedindo a identificação do mesmo. Aliás, esta é a única função desta lâmpada: iluminar a placa identificando o veículo.

Como funciona a luz de placa?

Quase todas elas são acionadas em conjunto com os faroletesou luz de posição – logo no primeiro estágio da chave do farol. Alguns modelos podem ter uma ou duas lâmpadas separadas iluminando a placa. (as duas tem que acender!) As lâmpadas usadas podem ser; pingão 5 Watts, torpedo de 5 a 10 Watts, ou até a de 10 Watts de um polo, mas o modelo pequeno. Na dúvida, retire a lâmpada e a leve em uma loja como modelo.

Principais defeitos

O fusível que protege o circuito da luz de placa é o mesmo que protege um dos faroletes. Portanto, para saber se o defeito é fusível queimado, basta acender os faroletes e observar se outras lâmpadas não acenderam. Se tudo estiver normal, então temos uma ou duas lâmpadas queimadas. A possibilidade de ser mau contato no soquete também não deve ser descartada. Com um pouco de paciência, e dependendo do carro, qualquer um consegue reparar este defeito. Consultar o manual de instruções do carro vai ajudar. Alguns deles detalham como trocar lâmpadas e até indicam qual delas o motorista vai conseguir trocar. O mesmo acontece no caso de algum fusível queimado.

Verificar periodicamente as luzes do seu carro pode evitar despesas maiores do que uma simples troca de lâmpadas. A opção de levar o carro periodicamente a um eletricista de confiança também é uma boa decisão.

luz de placa queimada

Please follow and like us:

This article has 21 Comments

  1. Para mim essa regra deveria ser aplicada apenas aos carros que não possuem a tal placa refletida. À noite essa placa é muito mais visível que a placa comum, mesmo com várias lâmpadas a iluminando. Mas lei é lei, né! A minha não acende por causa de um fusível, tenho que trocar o fusível o quanto antes…

  2. tenho uma palio weenkemd 99 nao ta queimada as lanpadas eu ligo o carro acende a luz da placa mais dai quando em ligo os farois a luz da placa se apaga oque deve ser

  3. Bom dia.
    O conjunto onde fica a luz da placa quebrou e soltei o cabo para trocar o conjunto, onde fica encaixada a lâmpada. Ocorre que o cabo entrou por dentro do para choque e se perdeu.
    Será que preciso desaparafusar o parachoque para acessar esse cabo ?

  4. Pessoal, minha luz de placa do Ford Fusion 2006, não está acendendo.

    Alguém poderia me indicar onde fica o fusível da luz de placa ?

    Eu achei no capô uma caixa do lado direto do motor onde tem alguns fusíveis, qual destes seria o da luz de placa ?

  5. Troquei as lampadas da placa do meu nissan sentra e parou d funcionar troquei por led.
    Testei as orinais denovo mas tbm nao funciona.

    1. Olá Josue. Verifique se algum fusível queimou. Embora na maioria dos carros o fusível da luz de placa seja o mesmo de um lado das lanternas, pode ser que a Nissan tenha colocado um fusível separado. Lembrando que nem todos os carros aceita leds. Abraços. e obrigado por participar.

  6. A luz da placa de meu Palio 2013 está com problema sério. Assim que a lâmpada queima, troco-a por outra nova. Porém, a nova lâmpada fica queimada depois de 3 ou 4 dias. O que deve estar inutilizando as lâmpadas?

    1. Olá Frederico. Primeiro verifique a marca da lampada. As importadas queimam mesmo. Segundo, o aterramento deve ser vistoriado. Ele também pode queimar a lampada. Se a lampada queima e fica com cor leitosa, branca,então é água que está queimando ela.

      1. A lâmpada fica preta, esfumaçada. O manual recomenda colocar lâmpada de potência 5 W para iluminar a placa, mas coloquei uma de 3W, a única disponível na loja. Essa lâmpada de potência mais fraca pode ser o motivo da queima?

  7. Olá, tenho um Cobalt 2013, no painel apareceu o conde 24, verifiquei e vi que se refere a luz da placa. Ela não ascende porem vi que a mesma não esta queimada e o fusivel também esta bom.
    Vi que não esta chegando nenhuma tensão nem corrente nos terminais o que devo fazer para que elas funcionem. É possível que o cabo esteja rompido?

  8. Olá boa tarde tenho um gol quadrado e fui trocar a lanterna de placa direita mais quando o parafuso entra em contato com a lata do carro faz curto e queima fusível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *