Já explicamos em outro post o que é um platinado. Como vimos, esta peça é antiga, não existe mais nos carros modernos. Então, esse post é para aficionados por carros antigos, ou até mesmo para profissionais do ramo que não conheceram o platinado. Todos os carros antigos da Volks saíam equipados de fábrica com platinado. Mas não é algo exclusivo da fábrica alemã. Opalas, Chevetes, e modelos da Ford, também usavam platinados, até o advento da ignição eletrônica.

regulagem de platinado

Para muitos, foi a ignição eletrônica que acabou com o prazer de regular um carro, assim como a injeção eletrônica nos tirou o prazer de regular um carburador. Mas tudo tem seu preço. E a tecnologia cobrou o seu.

Como regular um platinado.

Retire a tampa do distribuidor. Ela pode estar presa por parafusos ou travas metálicas, de acordo com o modelo do carro. Você vai precisar de uma (talvez duas) chave de fenda média, e um pedaço pequeno de lixa fina, no caso de você perceber pela aparência que  os contatos merecem uma lixadinha.

Atenção: trabalhe com a chave do carro desligada. Também não será necessário retirar o distribuidor do carro.

Imagem: Tonella

Imagem: Tonella

A regulagem do platinado é algo bem simples. Você pode retirar o rotor para facilitar ainda mais. A intenção é regular a abertura do platinado quando ele passa no ressalto. Primeiro você vai girar o motor até o platinado ficar em cima de um dos ressaltos. Basta girar a polia inferior (no caso do Fusca) para “casar” o platinado com o ressalto. Feito isso, solte um pouco o parafuso na base do platinado.

No passado se usava um conjunto de palhetas próprias para regulagens de abertura em peças mecânicas, como o conjunto da foto abaixo.

como regular um platinado

Não é uma ferramenta fácil de se encontrar no mercado. Talvez um mecânico mais antigo na profissão tenha um desse guardado. A abertura do platinado varia entre 0.40 e 0.50 milímetros – uma medida muito parecida com a espessura de uma lâmina de serra de ferro… Com a “lâmina” correta entre o martelo e a bigorna do platinado, você deve apertar o parafuso que afrouxou antes. Remonte todo o distribuidor (não se esqueça do rotor) e acione o motor do carro observando se ele está bem regulado. Lembrando que com o platinado totalmente fechado – ou colado – o motor não vai pegar. Com ele muito aberto pode falhar ou também não funcionar. Durante o serviço, e observando a reação do motor, você vai perceber qual é a melhor abertura para o seu platinado. Mas se o distribuidor estiver em boas condições, com certeza a regulagem será bem mais fácil.

como regular um platinado

 

 

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