Como regular um platinado

Já explicamos em outro post o que é um platinado. Como vimos, esta peça é antiga, não existe mais nos carros modernos. Então, esse post é para aficionados por carros antigos, ou até mesmo para profissionais do ramo que não conheceram o platinado. Todos os carros antigos da Volks saíam equipados de fábrica com platinado. Mas não é algo exclusivo da fábrica alemã. Opalas, Chevetes, e modelos da Ford, também usavam platinados, até o advento da ignição eletrônica.

regulagem de platinado

Para muitos, foi a ignição eletrônica que acabou com o prazer de regular um carro, assim como a injeção eletrônica nos tirou o prazer de regular um carburador. Mas tudo tem seu preço. E a tecnologia cobrou o seu.

Como regular um platinado.

Retire a tampa do distribuidor. Ela pode estar presa por parafusos ou travas metálicas, de acordo com o modelo do carro. Você vai precisar de uma (talvez duas) chave de fenda média, e um pedaço pequeno de lixa fina, no caso de você perceber pela aparência que  os contatos merecem uma lixadinha.

Atenção: trabalhe com a chave do carro desligada. Também não será necessário retirar o distribuidor do carro.

Imagem: Tonella
Imagem: Tonella

A regulagem do platinado é algo bem simples. Você pode retirar o rotor para facilitar ainda mais. A intenção é regular a abertura do platinado quando ele passa no ressalto. Primeiro você vai girar o motor até o platinado ficar em cima de um dos ressaltos. Basta girar a polia inferior (no caso do Fusca) para “casar” o platinado com o ressalto. Feito isso, solte um pouco o parafuso na base do platinado.

No passado se usava um conjunto de palhetas próprias para regulagens de abertura em peças mecânicas, como o conjunto da foto abaixo.

como regular um platinado

Não é uma ferramenta fácil de se encontrar no mercado. Talvez um mecânico mais antigo na profissão tenha um desse guardado. A abertura do platinado varia entre 0.40 e 0.50 milímetros – uma medida muito parecida com a espessura de uma lâmina de serra de ferro… Com a “lâmina” correta entre o martelo e a bigorna do platinado, você deve apertar o parafuso que afrouxou antes. Remonte todo o distribuidor (não se esqueça do rotor) e acione o motor do carro observando se ele está bem regulado. Lembrando que com o platinado totalmente fechado – ou colado – o motor não vai pegar. Com ele muito aberto pode falhar ou também não funcionar. Durante o serviço, e observando a reação do motor, você vai perceber qual é a melhor abertura para o seu platinado. Mas se o distribuidor estiver em boas condições, com certeza a regulagem será bem mais fácil.

como regular um platinado

 

 

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This article has 4 Comments

  1. Ótimas informações. Tenho uma brasilia 81 e tá difícil manter a regulagem do carburador(duplo).
    Como sou pouco entendido no assunto, tenho que depositar confiança no mecânico que já trocou todas as juntas velhas por novas mas mesmo assim o motor demora para voltar na lenta quando vou mudar uma marcha para outra, sendo as trocas quase todas feitas com motor ainda acelerado mesmo tirando o pé do acelerador. quando abro a tampa do motor notei que o carburador do lado direito faz um barulho tipo puf,puf de tempo em tempo ( de 5 em 5 segundos mais ou menos) sendo que um outro mecânico disse poder ser a base do carburador que esta com defeito, mas o que trocou as juntas e regulou diz que não.

    1. Olá Alexandre. Motores como o seu coM carburacao dupla pode precisar de um aparelho chamado equalizador para regular. Mas é antiguidade e você vai ter que confiar nos ouvidos do mecânico até ele acertar. Muitos mudaram para um carburador exatamente por esta dificuldade.

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