O vidro elétrico parou de funcionar. O que pode ter acontecido? Em dias de calor intenso, dirigir com o vidro elétrico quebrado é algo quase impossível, principalmente se ele parar de funcionar fechado. Se seu carro não tem ar condicionado, então, aí a situação fica terrível.

Mas o vidro elétrico também pode dar defeito com ele aberto, o que é igualmente complicado. Como deixar o carro estacionado com o vidro aberto? Como dirigir o veículo com o vidro aberto durante uma chuva forte?

Os vidros manuais raramente apresentam defeitos assim, mas os vidros elétricos podem parar – e por diversos motivos. O que fazer? Neste texto, damos algumas dicas sobre os defeitos mais comuns em vidros eléricos.

Vidro elétrico: os defeitos mais comuns

Depois da luz de freio e da lâmpada de farol baixo, o vidro elétrico é o equipamento do seu carro que mais pode apresentar problemas. 

As peças do conjunto de um vidro elétrico são o motor elétrico, a máquina do vidro elétrico, o botão ou tecla de acionamento dos vidros, os chicotes ou fiação, o fusível, os relés (em alguns modelos de vidro), o alarme do carro e o módulo.

Continua após a publicidade..

Tendo em mente essas peças, vamos a algumas explicações possíveis para por que um vidro elétrico que parou de funcionar:

  • O fusível do vidro elétrico está queimado
  • A tecla do vidro elétrico com defeito
  • Os relés de vidros elétricos estão queimados
  • O módulo dos vidros está com defeito
  • Plugs deste módulo e relés com mau contato
  • Motor do vidro elétrico queimado (isso é bem comum)

Vidro parou de funcionar? Sobe e desce sozinho? Testes que você pode fazer!

Seu vidro apresenta defeito abrindo e fechando a porta? Com a porta aberta ou somente com a porta fechada? Se ainda não percebeu isso, experimente e veja em que situação está a porta quando o defeito acontece.

Em seguida, sente no banco do motorista, ligue a chave do carro apenas para acender o painel, e aperte a tecla do vidro para qualquer lado. Este teste tem que ser feito quando o defeito acontece.

No vão da porta do carro você irá notar a passagem da fiação de tudo que é elétrico dentro da porta.

Defeitos mais comuns em vidros elétricos

Repare a “sanfona” preta entre a porta e o carro. Mexa nesta sanfona e ao mesmo tempo acione as teclas do vidro com defeito. Se ele funcionar ou ameaçar funcionar, o defeito é fio partido escondido nesta proteção. A solução é óbvia: conseguir acesso aos fios, encontrar o fio “quebrado” e o reparar. O mesmo pode estar acontecendo em outra porta.

Vidro caiu dentro da porta ou faz muito barulho ao funcionar

Se o vidro ficar “caindo” dentro da porta, ou acontecer muito barulho ao funcionar, então provavelmente o defeito é na máquina que é levantada pelo motor elétrico, essa da foto abaixo.

Nesse caso, a máquina deverá ser trocada em uma loja de acessórios automotivos.

os defeitos mais comuns em vidros elétricos

Como saber se o módulo do vidro elétrico está queimado?

Depois de testar fusíveis e medir corrente na fiação do circuito, resta o módulo dos vidros ou “módulo conforto”.

Essa peça faz parte do conjunto do alarme do carro e é responsável pelo levantamento dos vidros quando acionamos o alarme. São vários os modelos no mercado e podem se distinguir na aparência.

Dentro desta peça encontramos dois relés, que são responsáveis por energizar os vidros. Ele é instalado como se fosse uma ponte entre os fios dos vidros elétricos.  Um, ou os dois relés desse módulo, pode dar defeito. Encontre uma caixa parecida com a imagem abaixo e experimente limpar a pinagem.

Outra maneira é dar umas leves “pancadinhas” nele e ao mesmo tempo acionar as teclas dos vidros. Se o defeito sumir, basta trocar este módulo. É bom saber que, quando o motor do vidro está quase queimando, ele esquenta e impede a central (ou módulo) de enviar corrente para o próprio motor, que as vezes funciona outras não, ou até param de vez.

Continua após a publicidade..

vidro elétrico parou de funcionar

Normalmente, uma oficina especializada substitui ele por um módulo de teste. Se o vidro elétrico voltar a funcionar, então é defeito no módulo.

Mas como saber isso sem ir a uma oficina? Uma dica é reparar se o módulo faz algum barulho quando acionamos a tecla do vidro, mas nada acontece.

Também é muito comum ele produzir um odor típico de queimado. O módulo de vidro elétrico não pode esquentar.

O alarme está funcionando mas o vidro não sobe

Procure saber se o alarme do seu carro também levanta os vidros quando é acionado. Isso é importante porque, nesse caso, o alarme passa a fazer parte do circuito elétrico dos vidros – e o defeito pode estar nele.

A regulagem dos vidros é um defeito muito comum no caso do alarme não subir mais os vidros. Isto quase sempre acontece quando a bateria do carro é desligada ou trocada. Já expliquei como regular o vidro elétrico do carro em outro texto. 

vidro elétrico parou de funcionar: os defeitos mais comuns

Defeitos mais comuns em vidros elétricos

Vidro elétrico parou de funcionar um lado

Quase sempre é tecla do acionamento com defeito. Um teste simples é verificar o estado dela, se está com movimentos diferentes ou até com algum barulho.

Também pode ser a fiação que passa entre a coluna da porta e a porta, como já dito acima. O defeito pode ser no módulo, mesmo que outros vidros elétricos funcionem. 

E o fusível? Pode estar com defeito? Sim, mas apenas em modelos que tem fusíveis para cada vidro. Normalmente, existe apenas um fusível para todos os vidros elétricos.

No mais, se nenhum desses testes solucionar o caso, o forro da porta deverá ser retirado. Mas isso cabe a um eletricista especializado fazer. Um fator bem importante em vidros elétricos é a segurança. Nesse caso, estamos falando de possíveis acidentes com o sobe e desce desse equipamento, como esmagamento de dedos.

Continua após a publicidade..

Vidro elétrico sobe, mas não desce

O vidro elétrico sobe, mas não desce? (ou vice-versa). 

As causas desse problema são semelhantes a de outros defeitos citados. Podemos destacar: tecla ou botão funcionando só para um sentido; fiação dentro e fora da porta; defeitos em alguns motores de vidro elétrico (modelos mais antigos).

O sistema de segurança do carro também pode causar este defeito, mas mais raramente. Não existe fusível só para descer o vidro ou para subir, o que descarta esta opção. 

Botão do vidro elétrico não funciona

Quase sempre ele estraga pelo tempo de uso ou por forçar a tecla. Esse é um defeito mais comum no lado do motorista, por motivo óbvio: é o lado mais usado.

Alguns eletricistas consertam esta tecla. Mas será que vale a pena? Essa é um peça de baixo custo , principalmente em carros mais populares. A troca não é um serviço difícil de fazer. Já nos modelos mais luxuosos, este botão faz parte de um conjunto que comanda todos os vidros elétricos, travas do carro e até retrovisores elétricos externos. Estes têm um custo bem maior.  

Qual é o fusível do vidro elétrico?

Depende do modelo do seu carro. Não existe padrão para caixa de fusíveis e nem para os próprios fusíveis. Alguns têm o desenho de um vidro elétrico na tampa da caixa de fusíveis como referência rápida. Mas o correto é procurar a lista de fusíveis do seu carro, que está no manual do veículo.

Qual a função do fusível de vidro elétrico?

A principal finalidade do fusível do vidro é proteger os componentes elétricos contra correntes elétricas excessivas ou curtos que poderiam danificá-los ou causar falhas no sistema.

Como saber se o fusível do vidro elétrico está queimado?

Com ajuda do manual do carro, localize a caixa de fusíveis e descubra qual o fusível do vidro elétrico. Desligue a ignição e desconecte o fusível. 

Os fusíveis tipo lâmina (mais comuns) são transparentes, permitindo que você veja o filamento interno. Olhe para o fusível e verifique se o filamento está contínuo ou se há uma interrupção. Se o filamento estiver quebrado, o fusível está queimado.

Quanto custa consertar o vidro elétrico de carro?

Isto depende do modelo, do ano e do sistema dos vidros. Os mais simples possuem as peças mais baratas, principalmente os instalados em loja de acessórios. Já os originais de fábrica são mais custosos e muitos deles precisam de peças de reposição, também originais.

O mais barato é consertar em loja de acessórios que já vendem a peça com defeito instalada. Oficinas elétricas cobram a mão de obra.

Um conserto de vidro elétrico pode variar entre 200 a até mais de 1000 reais.