Sonda Lambda. Esse nome parece ser de uma peça do seu carro? Verdade seja dita: parece mais com um peça de submarino. Também nos lembra aquela famosa resposta de um mecânico em uma propaganda antiga: “É dona… O problema do seu carro é na repimboca da parafuseta!” Mas a verdade é que você não está sendo enganado. Essa peça existe realmente e faz parte dos carros com sistema de injeção eletrônica. O grande problema é o diagnóstico que vai além da frase escrita no visor do instrumento profissional que testa a injeção do seu carro.  Resumindo: uma simples condenação da sonda lambda, na maioria das vezes, não é o que parece ser.

sondalambda

Mas a verdade é que você não está sendo enganado. Essa peça existe realmente e faz parte dos carros com sistema de injeção eletrônica. O grande problema é o diagnóstico que vai além da frase escrita no visor do instrumento profissional que testa a injeção do seu carro.  Resumindo: uma simples condenação da sonda lambda, na maioria das vezes, não é o que parece ser.

O que é uma sonda lambda?

Ele mede a quantidade de oxigênio que sai pelo escapamento e informa a central que providencia mudança para um melhor desempenho do motor. Sem muito blá blá blá técnico, ela examina os “excrementos” do motor examinando partes da saúde do seu carro. A questão é que a origem do problema pode estar em outro lugar e os instrumentos de medição passam a culpar a inocente sonda Lambda do seu carro. Então, na maioria das vezes ela é trocada sem necessidade.

Pensem: segundo algumas fábricas uma sonda Lambda tem vida útil de até 80 mil quilômetros! Então, se o seu mecânico condenar a sonda, peça para ele investigar mais o motor, um outro problema qualquer que fez a dita cuja “passar” uma informação errada por simples obrigação técnica. Ela foi feita para isso. Muitas vezes ela não é a causa o do defeito e sim a consequência.

O fato é que, se o seu carro é mais recente, a troca da sonda será inútil e a luz da injeção vai acender novamente em pouco tempo. É preciso descobrir o que está fazendo a sonda passar a informação incorreta e uma das causas pode ser o combustível adulterado, como a presença de muito chumbo.

Uma boa tentativa é escolher um posto de gasolina de confiança, passar a abastecer nele com frequência e observar se a luz da injeção vai apagar. O importante é sempre estar informado. É saudável para sua relação profissional com seu mecânico e também para o seu bolso.

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