O que é uma sonda lambda?

Sonda Lambda. Esse nome parece ser de uma peça do seu carro? Verdade seja dita: parece mais com um peça de submarino. Também nos lembra aquela famosa resposta de um mecânico em uma propaganda antiga: “É dona… O problema do seu carro é na repimboca da parafuseta!” Mas a verdade é que você não está sendo enganado. Essa peça existe realmente e faz parte dos carros com sistema de injeção eletrônica. O grande problema é o diagnóstico que vai além da frase escrita no visor do instrumento profissional que testa a injeção do seu carro.  Resumindo: uma simples condenação da sonda lambda, na maioria das vezes, não é o que parece ser.

sondalambda

Mas a verdade é que você não está sendo enganado. Essa peça existe realmente e faz parte dos carros com sistema de injeção eletrônica. O grande problema é o diagnóstico que vai além da frase escrita no visor do instrumento profissional que testa a injeção do seu carro.  Resumindo: uma simples condenação da sonda lambda, na maioria das vezes, não é o que parece ser.

O que é uma sonda lambda?

Ele mede a quantidade de oxigênio que sai pelo escapamento e informa a central que providencia mudança para um melhor desempenho do motor. Sem muito blá blá blá técnico, ela examina os “excrementos” do motor examinando partes da saúde do seu carro. A questão é que a origem do problema pode estar em outro lugar e os instrumentos de medição passam a culpar a inocente sonda Lambda do seu carro. Então, na maioria das vezes ela é trocada sem necessidade.

Pensem: segundo algumas fábricas uma sonda Lambda tem vida útil de até 80 mil quilômetros! Então, se o seu mecânico condenar a sonda, peça para ele investigar mais o motor, um outro problema qualquer que fez a dita cuja “passar” uma informação errada por simples obrigação técnica. Ela foi feita para isso. Muitas vezes ela não é a causa o do defeito e sim a consequência.

O fato é que, se o seu carro é mais recente, a troca da sonda será inútil e a luz da injeção vai acender novamente em pouco tempo. É preciso descobrir o que está fazendo a sonda passar a informação incorreta e uma das causas pode ser o combustível adulterado, como a presença de muito chumbo.

Uma boa tentativa é escolher um posto de gasolina de confiança, passar a abastecer nele com frequência e observar se a luz da injeção vai apagar. O importante é sempre estar informado. É saudável para sua relação profissional com seu mecânico e também para o seu bolso.

Please follow and like us:

This article has 14 Comments

  1. Boa Tarde.

    Tenho 1 citroen Xsara Brk – 1.8 16v 2000 – gasolina. Recentemente começou a dar uns trancos no motor, na maioria das vezes pequenos, mas já deu um muito forte. A luz de ignição acende, fica uns 3/5 ms depois apaga.
    O que pode ser?
    Outra ajuda voce conhece, sem ser concessionária, alguma oficina citroen/peugeon no Rio de Janeiro, Centro, Z. Sul ou Z. Norte.
    Grato

    1. Olá Edgar. Obrigado por participar. Se a luz da injeção acendeu,então o motivo da pane vai estar registrado na memória da Central. Pode ser combustível Ruim, bobina com defeito intermitente e outros. Por isso vc deve procurar uma oficina especializada em injeção.Como somos de Minas, não conhecemos uma Oficina por aí para recomendar.Procure referências com amigos ou através se um clube de citroen. Existem muitos com sites na internet. Abraços.

  2. Tenho um ecosport 2008 e uns dias para cá começo acender a luz de ignição acende e o carro perde força.. Queria informação sobre esse problema?

    1. Olá Thiago. Veja bem, o primeiro passo é escanear (Central da injeção) o carro para saber o motivo e analisar possíveis causas. Mas o que temos observado é problemas por combustível ruim, como o álcool ou gasolina com adulteração. Fora isso, de vc abastece seu carro em locais de confiança, o Scanner vai ser necessário.

  3. tenho voyage 2010 1.6 há alguns dias atrás ele vinha farrapando até que a luz da injeção acendeu e ele está contando e esquentando muito está passando dos 90º . O que fazer ?

    1. Olá Haroldo. O primeiro passo é examinar com urgência o sistema de refrigeração do motor. Pode ser ventoinha ruim ou algum vazamento de água. Procure um mecânico de confiança, pois os danos podem ser caros. Abraços e obrigado por participar.

  4. Bom dia Amigo, tenho um gol g6 2013 1.0, o mesmo está com a luz da injeção acesa, fiz o checkup e acusou sonda lambda 2, troquei a mesma e não resolveu o problema, a luz acendeu novamente. O que pode ser?

    1. Olá Nicássio. Vá até uma casa de escapamento e peça para verificar o catalizador. Ele também faz a luz acender por causa da sonda. Combustível ruim também faz a sonda enviar sinais errados para a central.

        1. Será um exame diferente, visual. Ele pode entupir o escapamento ou alterar as medidas anti poluição. Existe um teste de pressão de catalizador e escape.Normalmente ele é ligado no local onde fica a sonda lambda.

  5. Tenho uma space fox 2012 Imotiom a luz da injeção acendeu o carro perdeu força fica falhando , foi passado o scaner marcou defeito no sensor de rotação foi trocado a luz continua acesa e o carro falhando foi testado o módulo e nada to com o carro a uma semana na mecanica e não conseguem descobrir o q é,

  6. Olá, boa tarde. Meu pai está com um corolla XEi 2005/06, e a luz da injeção acende após certa velocidade (cerca de 60, 80km/h). As vezes fica acesa e as vezes apaga, depois acende de novo, mas não fica piscando. Apenas acende por um tempo, apaga por um tempo, e volta a acender, não há uma estimativa de tempo entre esse intervalo. Sabe o que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *